terça-feira, 16 de agosto de 2011

A História das Coisas

Assistam ao seguinte vídeo:www.sununga.com.br/HDC

Agora respondam:
1) Como eu contribuo pra ora manter o que se denuncia, ora transformar?

2) Qual a relação entre o discurso para a qualidade de vida presente no campo da saúde e as denúncias que o vídeo apresenta?


Responder até dia 02/09/2011

324 comentários:

  1. 1-)ah contribuição parte de vivermos em um mundo totalmente capitalista na qual é se pensado em fazer consumir e consumir com o discurso de q com isso o pais se desenvolve, gera em prego etcc....
    mais que encobre todos os processos de como esse produto chega ate nos.......temos q pensar refletir sobre isso pois a tendência se ñ fizermos algo é de piorar

    2-)é a de mostrar q vc ñ é bom o bastante de modo que vc se ve fazendo com isso q vc de algum modo busque em algo ou coisa a perfeição q supostamente vc ñ tem
    caio reis ra:26655

    ResponderExcluir
  2. Bom podemos contribuir mudando o nosso modo de pensar sobre o que e velho e o que e novo porque desperdiçamos muitas coisas que ainda se tem serventia para ter um novo , e ai o que mais ruim ainda e que poluímos os ambientes que só prejudica a nos mesmos.
    A relação disso tudo e que todos só falamos e não cumprimos pois temos medo de enfrentar essas pessoas de mais alta inquisição que pode nos derrubar na vida . ronaldo pacheco ra: 28339

    ResponderExcluir
  3. 1-Quando compramos algo,pensamos de onde ele vem e o que foi feito para chegar em nossas mãos?não né na maioria das vezes só pensamos em nosso prazer e bem estar,infelizmente nós seres humanos não pensamos no que foi e sim no que será,distruir o planeta "que pena"mais eu não fico sem minha tv de plasma ou de acessar meu facebook,orkut,msn,pô fazer um blog e mudar e renovar a cada semestre,muito legal né,mas e as coisas ruins que vem junto com essa evolução ninguém ta nem ai né.Através de diversos meios de comunicação espalhados pelo mundo podemos discutir sobre tudo e o video nos mostra que a distruição em massa e o consumo descontrolado faz com que não haja um futuro,por isso,temos que realmente conscientizar o mundo para cada um fazer sua parte,esse é o nosso jeito de mudar o mundo.
    2-Hoje podemos dizer que o mundo é dos idosos,apesar de que para muitos não pareça.
    É contraditório algumas pessoas falarem sobre qualidade de vida,sendo que,desde a amamentação o bebê já está adquirindo para si algumas toxinas transmitida pela sua mãe,pois essa vive no mundo transformado,tecnológico.Dizem sempre"comam frutas,verduras,comam alimentos saudaveis...",mas infelismente voçê trabalha tanto para o consumo e prazer pessoal que acaba comendo uma lasanha,que em apenas 15 minutos está pronta.Onde está a qualidade de vida?
    O mais cômico é que os meios de comunicação dizem,com S tudo tem mais sabor.
    Mateus Manzan de Assis RA 26662

    ResponderExcluir
  4. O cunsumismo é e sempre foi a grande jogada do sistema o qual usam a midia e a moda para que possamos consumir cada vez mais e o pior muitas vezes consumimos sem necessidades alguma, e com isto só estamos contribuindo para uma grande desgarça planetária e ambiental, pois já deveriamos ter enchergado essa realidade, pois os nossos governantes não estão nem aí para o planeta muito menos para o consumo conciente pois a prioridade do sistema infelismente é manter a ceta dourada a todo vapor e fazer com que consumimos cada vez mais e quem vai pagara consequencias é o planeta e seus habitantes, Edson soares RA:27093

    ResponderExcluir
  5. O que poderiamos fazer daqui para frente é nos concientizar com o consumo e ao consumirmos qualquer coisa ou objeto seria importante analizar se irá valer apena o consumo de tal mercadoria ou objeto, pois não podemos cair na malha fina do sistema que é o grande responsável por toda desgraça planetária inclusive o aquecimento global devido as poluíções tais adivinda principalmente dos Estados unidos.Edson Soares RA:27093

    ResponderExcluir
  6. Eu acredito que não faço o suficiente para ajudar o planeta á melhorar.. Já a relação que este video faz com a saúde é assustadora e uma tremenda verdade, cada vez mais nos tornamos monopolizados pelo que consumimos e sem pensar muito estamos acabando com nossa saúde. Esta na hora de nossa sociedade consumista passar a ser mais responsavel. VC É O QUE VC CONSOME - mais ou menos assim. Obrigada. MAYARA C.L. 33764

    ResponderExcluir
  7. 1ªquestao, tento contribuir nâo jogando fora o que eu ja tenho, e sim tentando consertalo para poder utilizalo novamente. Mas nem sempre é assim, porque e como o video demonstra tudo e muito barato, que acabo comprando um novo e jogando fora o velho.

    2ªquestão = o governo da uma maquiada dizendo que contribui com o bem estar do cidadão, dando lhe saúde, lazer e segurança. Mas na realidade ele esta preocupado é com as grandes indústrias, não dando a mínima importância com a saúde do trabalhador e com o meio ambiente. O objetivo e que as pessoas consumam cada vez mais, jogando fora o que não serve no lixo, onde esse lixo vai ser incinerado ou aterrado poluindo o ar, o solo e a agua, com as toxinas que são liberadas. O que realmente precisamos fazer é parar com aquela ideia antiga de usar e jaguar fora. BOY RA - 26252

    (comentário redirecionado pela moderação)

    ResponderExcluir
  8. 1- Tendo em vista que até mudarmos nossos pensamentos leva um pouco de tempo e esse tempo esta cada vez mais se acabando.
    Ou seja a maneira mais correta de se contribuir para tudo isso é manter e cuidar dos nossos bens para assim não termos que troca-los a cada estação.
    Ao invés de jogarmos tudo fora , podemos concerta-los e manter-los em bom estado para assim poder prolongar a sua duração.

    2- A melhor coisa para o país é que cada vez mais se torne um país consumidor , visando somente gastar aquele dinheiro em que você suou parar ter, em bens muitas vezes desnecessários.
    Ou seja o consumidor a partir do momento em que está fazendo compras está se auto prejudicando pois ocorre todo o ciclo citado no vídeo comprometendo assim sua saúde.
    Assim o governo fica cada vez mais satisfeito, sabendo que o consumidor esta se prejudicando em quando eles colocam dinheiro no bolso.
    Bruno Leonel Legarra. Ra: 29057

    ResponderExcluir
  9. 1- Retirando a mascara da alienação usada por alguns de nós que apesar de estamos cientes das coisas mantemo-nos a margem. Com isso não incito ao ativismo, mas a contribuição individual consciente, pois ser um exemplo, mesmo que na maioria das vezes calado é melhor que nada fazer, visto que sempre e em qualquer lugar estamos sendo observados e daí surgem os questionamentos feitos pelo outro.
    2- Estamos “vivendo” um ciclo diário de 48 horas - repouso, trabalho, diversão, convívio familiar e social - repouso – isso é quase utópico, contraditório, torna-se redundante falar em qualidade de vida principalmente morando em grandes centros, pois o governo e as corporações querem o empregado produzindo e assim como o produto que foi feito para durar seis meses, ele também em qualquer tempo pode ser descartado e substituído por outro com “conhecimentos e saberes específicos de ponta”. Júlio Novo – RA 25355

    ResponderExcluir
  10. 1- A contribuição é inerente, o que talves venha a ser 1 dos X's da questão seria como, consumimos e precisamos consumir, como consumimos pode ser o diferencial.
    2- Que bom que é somente um discurso, ele provoca impacto pois aceitamos o mesmo, é como o discurso da sustentabilidade, causa impacto, aceitamos esse discurso, QUEREMOS isso?
    Tiago Roediger RA: 26340.

    ResponderExcluir
  11. 1 – Pela questão da sobrevivencia acabamos contribuindo para tal. Entretanto, para uma transformação, seria necessário refletir sobre essas atitudes e como educadores levar esta reflexão para a prática docente, dessa forma contribuiríamos na transformação de uma sociedade.

    GUILHERME LOPES DE PAULO - RA: 21720

    2 - Nenhuma relação!
    Pois, se estamos contribuindo para um sistema de consumo, estamos também consumindo um discurso da "qualidade de vida" deste sistema. Um exemplo disso é a suposição de vida saudavel com academias, planos de saude privados,... ou seja, as pessoas precisam sacrificar-se ao máximo para poder manter este padrão.
    A proposta apresentada pelo vídeo seria um efetivo significado para a qualidade de vida. Isso só ocorrerá em uma sociedade que reflita sobre seus atos fazendo este atual sistema mudar.

    ResponderExcluir
  12. No meu caso procuro contribuir separando o lixo, do reciclavel, tipo papel, papelão, lata, plástico, do lixo orgânico, procuro economizar, gastando pouca água e luz, como por exemplo: Ao invés de lavar o quintal usando a água da mangueira, utilizo o balde, e as vezes a água do enxage da máquina de lavar roupa, tomo banho rápido,entre outras coisas. Em relação a qualidade de vida existe dois pontos muito terrivél ao mesmo tempo. Primeiro o consumismo que nos obrigado, estimula a termos tudo a qualquer custo, quando mais conforto temos mais sedentário ficamos, o segundo nós tornamos escravos do padrão de beleza, que é outro tipo de consumismo, e se não nós enquadramos neste padrão de beleza somos excluidos. Ao meu pensar o prof. tem uma ardua missão, pois além do seu papel de educador, também tem que contribuir para que as pessoas, exercite a cidadania de forma justa, honesta.
    Valter RA 25542

    ResponderExcluir
  13. Eu penso de uma forma um pouco diferente de alguns que postaram. Eu acredito que são nos pequenos gestos diarios, que vamos conseguir conscientizar e mobilizar a massa que o povo a Nação,forçando os nossos governantes e as grandes corporação a se mexem e mudarem as suas políticas.
    Valter RA 25542

    ResponderExcluir
  14. 1)todos nós fazemos o que o video está falando, consumimos tudo e em menos de 6 meses estamos jogando fora para comprar novos e mais modernos. vamos apartir de hoje parar com esse consumismo e ajudar o planeta e afundar esse governo que só quer saber do nosso dinheiro.
    2)O discurso fala claramente que somos um bando de consumistas e que estamos ajudando e muito a acabar com o planeta. Compramos tudo que é ilegal que vem dos desmatamentos e das fabricas que poluem nosso planeta. Nos só estamos pensando em nossos bem estar, o video denuncia o governo e as industrias que só pensam em cada vez mais se apoderar do mundo. Marcos santista R.A 25435

    ResponderExcluir
  15. concordo plenamente com o pensamento claro e evidente da Mayara, quando ela fala que samos o que consumimos, só que nem todos pensam dessa forma, portanto cabe a nós nos concientizar e concientizar a outras pessoas a consumirem de forma conciente, pois o que está em jogo é a nossa saúde e a de nossos familiares e consequentimente a saúde da humanidade, além disso o planeta pede socorroooo!!Edson Soares RA:27093

    ResponderExcluir
  16. 1-Temos que quebrar o sistema,passar de consumidores para apreciadores.Afinal vivemos num circulo vicioso.Temos que criar algo novo.
    2-A publicidade na mídia faz com que se tornamos cada vez mais consumidores do sistema criado pelo governo e suas corporações que extraoriza o verdadeiro custo de produção.
    Ítalo da Silva Magalhães RA:25342

    ResponderExcluir
  17. As conseqüências de um consumo descuidado são desastrosas em vários níveis, mas a maioria destes fatos é por vários motivos manipulados e escondidos dos nossos olhos pelas empresas e políticos e os objetivos principais são o lucro e o poder que obtêm de que o mundo de consumo exagerado e das propagandas que enfiam produtos guela a baixo de todos, criando um desejo de que consumir e comprar são a solução para todos os problemas e que só podem ser realizado à custa de sofrimento, exploração e destruição ambiental. Tentar nos conscientizar a respeito do problema e de como novos conceitos como sustentabilidade e energia renovável, podem ajudar a mudar esse quadro lastimável causado por nós mesmos. Débora Aparecida Bohnke R.A: 34924

    ResponderExcluir
  18. 1) Quando compramos algo não pensamos qual o impacto que teve no ecossistema, que muitas pessoas estão doentes por ter trabalhado nesta fabricas. A minha mãe diz que hoje em dia tudo é descartável, porque as coisas não duram, as coisas na época que ela casou eram mais resistentes que duravam por anos, hoje eles já fazem para não durar mesmo, para que compremos outra vez para encher os bolsos das pessoas que estão no poder.
    2) A mídia tem mostrado como devemos ser, se não tivemos de acordo o que eles passam, não fazemos parte da sociedade, principalmente mostra-se uma imagem que devemos está saudáveis, com corpo legal sarado com o cabelo impecável, fazendo-nos sentirmos mal.
    Fabiana da Silva Viera RA: 25379

    ResponderExcluir
  19. Eu vi esse vídeo há dois anos e percebi que durante esse pouco tempo as coisas só vêm piorando, pois a população de um modo geral é muito consumidora, mais isso não se limita em roupas, objetos, aparelhos eletrônicos. Existe também consumo em conhecimento como cursos, capacitações, sites de relacionamento como twiter e facebook onde quem tem mais seguidores ou amigos é considerado popular, há consumo também em questão da pegação onde se eu “pego” mais mulher ou homem sou considerado o “foda”. Então as questões tem que ser revista, pois dentro desse consumo todo que eu citei existe uma pequena minoria que ganha por trás disso e quem perde somos nós mesmos e para que esse quadro mude temos que primeiro mudar as nossas atitudes.
    Everton Pedro RA 27426

    ResponderExcluir
  20. bom eu vou dizer que discordo em um ponto na visão de caio reis não e porque o mundo e capitalista tem essa violencia contra a população se propria população quisesse ela controlava sim valeu parceiro ronaldo pacheco 28339

    ResponderExcluir
  21. Acredito que além de tudo, do capitalismo ser constante, e de que se pararmos de realizar tais ações o mundo vai melhorar, não seria a forma mais precisa para as condições em que vivemos hoje, a melhor forma de se ter oportunidades de não viver em um mundo consumista seria, fazendo com que o governo que ao invés de olhar para nós nos mantém nesse sistema que nos faz caminhar felizes sabendo desse destruição de povos e de recursos naturais, passe a nos observar ao invés de se deixar a ser dominado por corporações que acreditam que esse é o melhor sistema de vida do ser humano...

    O engraçado é que assim, estamos felizes vivendo em um mundo que nos faz pensar que tudo que é nosso é ruim, porém deixamos de observar que nossa saúde esta se extinguindo aos poucos que somos diariamente entoxicados, não apenas pelas ações das corporações mais pelo que o mundo se transformou hoje, vivemos em constante estresse,no emprego, no transito tanto no carro quanto no ônibus, nos estudos,pela politica, o futebol, entre outras condições, se alimentando muito mal, por sentir prazer em certos alimentos já toxicados, rs ai minha indignação se torna visível, o ser humano não raciocina e sim se deixa levar pelas condições e assim vamos sendo destruídos por nos mesmo de pouco em pouco....

    Jackson - 26628 - Noturno

    ResponderExcluir
  22. Discordo com o Edson e a Mayara e o Walter por mais que são favoráveis essas ações que nos realizamos diariamente enquanto no poder o governo se limita pelas corporações utilizar de seu dinheiro para esse sistema bruto nossas ações não ganhariam força acredito que devemos fazer com que o governo passe a entender que o dinheiro investido nessas corporações será instinto se o capitalismo continuar nessa forma o mundo que já é finito como citado no vídeo sera extinto mais rápido ai quem vai utilizar desse dinheiro rs...

    Jackson - 26628 - Noturno

    ResponderExcluir
  23. 1-Tento fazer o possivel para reciclar o que consumo, tomar banhos mais rapidos, passar adiante essas informações à pessoas que nao tenham acesso, com isso colaborando com o sitema como um todo.
    2- A relação creio que seja, se nao tivermos cuidado com nossos atos poderemos chegar a um pouco lastimavel que nao teremos nem agua para beber pois a agua sera mais caro que ouro.
    Flavio N. Minozi - RA:28760

    ResponderExcluir
  24. 1) Bem, a contribuição ocorre sem que possamos meio que perceber, devido ao sistema ja criado a tempo, ja faz parte da nossa cultura. Mudando a cultura possamos no futuro superar toda essa ocasião que estamos passando agora.

    2) Esta tudo relacionado como um todo, para a qualidade de vida esta ai pra todo mundo ver o descaso, pessoas egoista que pensam apenas em si não pensa no proximo no futuro, o video apresenta toda a realidade então basta criarmos a conciencia e mudarmos. (( Salvem o Planeta))
    Claudio Marinho RA: 31203 Periodo noturno.

    ResponderExcluir
  25. 1-infelizmente pra grande maioria vai continuar aconsumir,e a quelas pessoas que tenta explicar que esse consumo execivo só nos prejudica,geralmente essas pessoas nao gosta quando falamos que ela esta errada.
    2-qualidade de vida é estudar,trabalhar e ter um pouco de tempo para passar com seus filho e familiares,coisas raras hoje em dia. infelizmente as industrias está predominando em nossas vida com os seus alimentos pré-cozidos e suas praticidade. Edson m dos santos ra 28671

    ResponderExcluir
  26. 1-Acredito que posso contribuir, repassando esta informação á outras pessoas e valorizando mais as coisas quando ás compro. Porém transformar é além de cuidar dos objetos, transformar é envolver-se mais na política e cobrar dos governantes.

    2-Ao mesmo tempo em que o governo prejudica a "saúde" da população como foi mostrado, ele quer que os mesmos tenham mais "saúde" para não faltar mão de obra,ou seja, para continuar este ciclo de interesse,para tanto faz campanhas para "Qualidade de Vida"(Hipocrisia)!
    Elaine Priscila RA:28806

    ResponderExcluir
  27. Partindo da premissa de que não fomos educados com consciência ambiental, para sustentabilidade de nossas necessidades pessoais e do mundo, continuamos a ser reprodutores e disseminadores da destruição. Nossos modos e atitudes assim falam por nós. Reprimimos os nossos filhos quando nos pedem algo, mas não temos a mesma atitude para conter os nossos impulsos (e o pior de tudo vejo que essas pessoas só sabem mesmo ligar e desligar um celular para atender ou fazer uma chamada, sem fazer uso de todo o potencial de um aparelho celular; e assim ocorre com outros aparelhos, só pelo fato de ter e fazer parte, me diga do quê?). Quanto aos filhos ainda existe ações mais descabidas ainda, cobrimos-lhes com roupas e calçados de marca, colocamos em suas mão celulares e outros eletrônicos ‘da hora’ só para que eles parem com aquele ‘nhem nhem nhem’ em nossas cabeças. Devemos fazer um uso melhor do NÃO em nossas vidas e na vida dos nossos filhos.

    JÚLIO NOVO – RA 25355

    ResponderExcluir
  28. 1.para contribuir um pouco pelo menos com isso é divulgar isso q estamos aprendendo,tendo oportunidade para mostrar para outras pessoas,e ensinar um pouco do q a gente aprende nas aulas de ed.fisica não é só esporte.e sim tambem sustentabilidade e consumo .
    2.temos q parar de ser consumistas e zelar pelas coisas q temos por mais simples q seja,não importa o valor,mas sim o valor oculto de cada produto,para contribuir devemos comprar menos e colocar em pratica todo este nosso conhecimento q temos.vamos dar valor as coisas simples
    mauricio j.rossi 26.124

    ResponderExcluir
  29. mauricio jesus rossi 26 124
    ola valter
    concordo com vc com simples gestos podemos chegar longe,mas nao adianta fazer a sua parte e se o visinho nao esta afazendo a dele e vc nao falar nada.
    vc lavando seu quintal com o balde e ele do seu lado com uma vap lavando ate a calsada e ate mesmo a rua.vc como um educador tem que educar ele como se faz.
    mas vc ta certo temos que dar exemplo tambem
    parabens...

    mauricio 26124

    ResponderExcluir
  30. mauricio 26124

    ola mayara

    VC É OQ VC CONSOME...

    MAS VC É OQ VC TEM.

    se uma pessoa chega e pergunta vc conhece o jose q estuda a noite, moreno,alto e que é forte, estudioso,e inteligente,do 5 semestre.a pessoa fala nao,nao to lembrado quem...
    ai fala o q tem um carrao vermelho.
    ela fala lembrei conheço sim aquele boy

    entendeu ...abraço

    por isso é dificil mudar

    ResponderExcluir
  31. 1) Em primeiro lugar, vivemos em um mundo altamente capitalista no qual primeiro pensam em fazer as pessoas consumir, e consumir com o discurso de que com isso estaremos fazendo com que o país se desenvolva e gere emprego, saúde, habitação e etc..
    Mais na maioria das vezes não paramos para pensar no está por trás de todos esses processos e de como esse produto é nos oferecido e que caminho ele faz até que chegue a nós que somos os grandes consumidores. Temos que pensar e refletir sobre isso pois a tendência se não fizermos algo é de piorar. O vídeo nos mostra que a destruição em massa e o consumo desenfreado faz com que não haja um futuro, por isso,temos que realmente conscientizar as pessoas para que cada uma possa fazer sua parte, para que possamos viver em um mundo melhor.

    2) A relação disso tudo e que todos só falamos e não cumprimos pois temos medo de enfrentar essas pessoas de mais alta inquisição que pode nos derrubar na vida. O governo e as corporações querem o empregado produzindo e assim como o produto que foi feito para durar seis meses, ele também em qualquer tempo pode ser descartado e substituído por outro com “conhecimentos e saberes específicos de ponta.

    Thiago de Menezes - RA: 29290
    Noturno

    ResponderExcluir
  32. 1)eu contribuo fazendo parte do sistema que é a troca excessiva de por exemplo:aparrelhos eletrônicos,ao invés de pelo menos aproveitá-los melhor ou por mais tempo.

    2)a cada dia fica mais claro que,quanto mais poluição menos é a saúde(qualidade de vida)e nós mesmos causamos estas situações .
    Vilma de Novaes S. Fausto RA:41296

    ResponderExcluir
  33. Bom, é sempre muito difícil nos mantermos firmes na tentação de consumir, poluir, desperdiçar, mas sabemos que são simples gestos que fazem a diferença. O que procuro fazer, é aproveitar ao máximo o que tenho, desde roupas até eletrônicos, estes, principalmente, embora saiba que um computador ou um celular que possuo, esteja ultrapassado segundo as propagandas, os informativos e segundo a mídia e a tecnologia impõem sobre nós diariamente, e mesmo não sabendo se funciona ou não esse "benefício", reciclo aquilo que "lixo seco", porém, algumas coisas, devo estar reciclando incorretamente. E o que percebo como maior dificuldade em nossa sociedade, é o consumo de alimentos, pois quantas vezes compramos um lanche e jogamos o papel no chão? Ou tomamos um café, um suco, um refrigerante e largamos o copo em qualquer canto? Vejo que as empresas e pessoas que reciclam, não são suficientes para combater esse baque de poluição e desperdício.
    Acredito que nós da área da saúde, pregamos algo sobre vida saudável, exercício físico regular, bons hábitos alimentares, enfim, coisas que sabemos serem importantes e se compararmos ao vídeo, vemos que a relação da história, origem e destino das coisas, está associada ao nosso futuro, à nossa saúde, pois embora sejamos saudáveis fisicamente, a poluição do ar, da água e do solo, são enormes e parece quebrar esse nosso ciclo de promoção de saúde.
    Róberson Cristiano de Souza 25558

    ResponderExcluir
  34. Elaine Priscila, sua ideia realmente se enquadra no que vivemos, pois os mesmos que coletam o lixo de nossas casas, contribuem para consumirmos mais e automaticamente, fazermos com que as empresas produzam mais e vendam mais.
    Se existe a poluição, eles (empresas, governantes), acreditam que existam profissionais que possam "corrigir" e melhorar isso, pois estamos aqui para, digamos, "curar" a doença que eles causam, mas percebemos que não tem sido suficiente, pois eles não nos ajudam nessa tarefa, mas sim, ajudam eles próprios.
    Róberson Cristiano de Souza 25558

    ResponderExcluir
  35. 1)Na realidade nós não contribuímos para a melhoria do nosso planeta(do mundo em que vivemos),pois somos consumistas,pensamos em em comprar ao invés de consertar ou doar.

    2)nós queremos sempre qualidade de vida mas,não colocamos em prática, pois com a correria do dia dia optamos pelo prático e não pelo saudavel(comprando enlatados,comidas prontas),contribuindo assim para o aumento da poluição mundial.
    Lucimeire,LU RA:38944

    ResponderExcluir
  36. Em nosso mundo as pessoas tem como objetivo crescer profissionalmente e adiquirir bens materiais, pois é o que a midia nos mostra,o governo e as escolas nos dizem que pra sermos alguem na vida temos que ser bem sucedido, ter carro do ano, casa boa nos melhores bairros, se não vc é descriminado pela sociedade como pobre sem futuro.
    Hoje é o meio ambiente está sofrendo e implorando por ajuda, vemos isso pela qualidade do ar seco consequentimente crescimento de doenças e extinção de nossa faunas e floras.
    Rafael Antunes RA: 26880

    ResponderExcluir
  37. 1) Como eu contribuo para ora manter o que se denuncia, ora transformar?

    A minha contribuição é realizada diariamente mediante a separação do lixo orgânico do reciclado e ensinando isto para a minha família.
    O consumismo é exagerado porque vivemos numa sociedade na que para sermos aceitos devemos estar bem trajados (com roupas de marca) e usando símbolos de status (carros, celulares, etc.), tudo isto impulsionado pela mídia.
    Desejamos e consumimos produtos que não necessitamos, e dessa forma nós contribuímos com a carreira da concorrência inescrupulosa do mercado.
    Os governos começaram os primeiros passos para o controle ético da cadeia de produção, mediante o controle das condições de trabalho (trabalho escravo, condições ambientais, etc.).
    Ainda há muito caminho a ser percorrido, mais também muito já vem sendo feito, o que podemos confirmar se estudarmos a composição das fábricas 100 anos atrás onde a maioria dos funcionários eram menor de idade.

    2) Qual a relação entre o discurso para a qualidade de vida presente no campo da saúde e as denúncias que o vídeo apresenta?

    O consumismo está presente em todos os meios, inclusive na área da saúde, onde podemos comprovar o consumo excessivo de serviços por parte dos consumidores, que em ocasiões fazem da atividade física uma atividade frenética de consumo, deixando a atividade física como uma forma de cobrir as suas necessidades afetivas.
    Claudia Ocana RA 27567

    ResponderExcluir
  38. 1-) Consumir apenas o necessário é um primeiro e grande passo para a transformação. Deixar as outras pessoas cientes desse processo, também ajuda bastante. Porém, uma das coisas que ocorre com o ser humano, é a mesma coisa que ocorre na hora da reciclagem, ele acha que se só ele fizer alguma coisa, não será o suficiente.
    2-) No campo da saúde, pouco vemos tão detalhadamente todo esse processo, que faz mal ao planeta, e consequentemente à saúde.
    Leandro Bertolini – RA: 25545

    ResponderExcluir
  39. Faço o mesmo que o Boy disse, procuro sempre consertar minhas coisas, e em último caso comprar um novo. Porém, ás vezes tenho que ver a minha condição financeira, e acabo comprando um novo, pois arrumar não vale mais a pena.
    Quando a economizar recursos e reciclar, aqui na minha casa faço as mesmas coisas que o Valter disse, inclusive reaproveitar a água da máquina de lavar roupas.
    Leandro Bertolini - RA: 25545

    ResponderExcluir
  40. o mundo se encontra em uma gana de crescimento que muitos não se dão conta do q estão fasendo com o nosso planeta, onde deveriamos ser grato e preservalo
    marco aurélio r.a;25,380

    ResponderExcluir
  41. acredito se todos nós contribuirmos para divulgar um protesto em conciencia global,poderiamos contribuir os concentizando-os sobre o mau uso doque muitos acreditam não ter mais utilidades
    marco aurelio r.a;25,380

    ResponderExcluir
  42. 1- Eu como muitos colegas somos verdadeiros consumidores, em momento algum pensamos qual é o processo feito de uma peça eletrônica (exemplo) ela é feita, vimos nesse videio todo esse processo e o quanto eu contribuo negativamente para o meio ambiente, Países negativamente eté mesmo para toda a nação, como os próprios responsável pelo planeta
    2-Pelo que vimos no videio temos que pensar, procurar usar e comprar somente o que precisamos e não abusivamente pois o problema já estar aí, agora só nos resta dizer como resolver.
    LEOSMAR RA 25799

    ResponderExcluir
  43. Creio que o Roberson e a elaine estao corretos em afirmar que as empresas e governos tem a obrigação de fazer o possivel para arrumar e consertar o que eles mesmos fazem mais infelizmente isso não esta sendo possivel. Portanto muitas vezes fica dificil de concertar certas coisas, pois acaba valendo mais apena comprar outro produto.
    Flavio N. Minozi - 28760

    ResponderExcluir
  44. concentisar a população não é o problema o problema é ela querer entender ou seja ,ser concientizada ,pois as mesmas ja estão tão calejadas de tanta conversa pois se falar que o nundo acabara o mes que vem elas apenas sorrirão
    marco aurelio r.a;25,380

    ResponderExcluir
  45. Hoje vi uma reportagem sobre os bens de comsumo, um tanto quando intrigante, essa mesma reportagem citava uma diversidade de equipamentos semelhantes o apelo para que possamos ter tais produtos o currioso foi:
    compre pois é bonito
    diferente
    em pouco tempo está desatualizado, dentre outros;
    contudo pouco se falou sobre as vantagens de como ele pode te auxiliar realmente no mundo globalizado em que vivemos.....
    no fim compre hoje para comprar amanhã novamente.
    Tiago Roediger RA:26340

    ResponderExcluir
  46. 1)A melhor contribuição é sempre estarmos sempre atualizados tanto em conhecimentos quanto nos acontecimentos do dia a dia.
    2)A relação é da faldo discurso onde a prioridade não é a saude, nem estao nem ai p/ o povo, fazem discurso apenas p/ amenizar os problemas serios da area da saude.
    Sandra Rodrigues RA 26274

    ResponderExcluir
  47. Como o Ronaldo Pachecou postou as pessoas sao muito consumistas no sentido de dar valor nos objetos e coisas que ainda sao de muita serventia...precisamos ter mais consciencia.
    Sandra rodrigues RA 26274

    ResponderExcluir
  48. Roberson! realmente é muito dificil a tentação de consumir roupas, aparelhos, etc,mas num pais como o Brasil, considerado um pais vai lá um pais de 3 mundo, a consciencia em comprar apenas o que é necessario, faria muita diferença na vida das pessoas vc nao acha, abraços.
    Sandra rodrigues RA 26274

    ResponderExcluir
  49. Eu acredito que nem todos as pessoa sabem o mau que fazem pra si mesmo com muita radiação,químicos diversos e comprando de tudo que aparece de tecnologia e outros artigos e nem sabem de onde vem as matéria primas de cada aparelho que jogam na mídia que obriga as pessoas compra cada vês mais e iludindo as pessoas do que eles estão fazendo com nossas florestas,rios,montanhas e com isto ajuda acabar com acama de ozônio do nosso pais e o nosso governo não esta nem ai com essas coisas só visam o mundinho deles só vão acordar e ver esses problemas quando não tiver mais jeito e não esta muito longe desta destruição do nosso mundo.
    Que merda de pessoas que estamos se tornando
    ALEX 24610

    ResponderExcluir
  50. Bom Marcos Santista como podemos apartir de hoje parar com esse circulo vicioso do consumismo?....Se o que é ¨legal hoje¨ é mostrar para os outros o moderno,vamos disser,mostrar que estamos na moda.
    Eu vejo isso como uma cultura criada pela sociedade e mídia!
    Ítalo da Silva Magalhães RA:25342

    ResponderExcluir
  51. Bom, é dificil de acreditar que somos todos escravo de papeis simbolizando valores financeiros, cujo nassas vidas se tornam dependente a tal valor, é por ele que matamos, roubamos, compramos, entristecemos, conquistamos as alegrias, envejamos, subornamos entre outro montates que citaria em diversas linha desta coluna.Infelismente é um ciclo sem fim, somos criados como ser capitalista, vivemos em um mundo competitivo e nem nos damos conta no que vira pela frente e que mal pode fazer, qualquer ação em minoria que fazemos, por muitos somos ironizados. Temos que concientizarmos em grande massa, mudar nossa postura, assim como dizia GAbriel o Pensador " Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura
    Na mudança de postura a gente fica mais seguro
    Na mudança do presente a gente molda o futuro" na sua composição ( Até Quando)

    Ricardo de Freitas RA: 30160

    ResponderExcluir
  52. os homens oa longo dos anos foi degradando os bens mais valiosos,para esplorar materia prima destruindo os recursos neles encontrados,a amazonia esta sendo devastadas pelas maquinas dos homens
    marco aurelio r.a;25,380

    ResponderExcluir
  53. oconsumo é o ponto alvo da midia onde elas priorizas lucro em propaganda,em vender produtos por meios de tv, revistas,jornais e propaganda.com grandes anuncios que chamam a atenção ,do tipo PROMOÇÃO ouLIQUIDATUDO SÓ HOJE.
    MARCO AURELIO R.A;25,380

    ResponderExcluir
  54. 1-não é facil contrubuir, sempre precissamos compar novas coisas, mais se comprar sempre o necessario já é o primeiro passo.
    2- com essa correria do dia-a-dia, são poucos que param pra pensar "que o mundo esta sendo destruido" e desses poucos alguns contribui para melhoria do planeta.
    Márcio Honório RA 25384

    ResponderExcluir
  55. Pra falar a verdade fico horrorizado com a verdade do nosso país, levo uma vda tão agitadadurante o dia que não páro para perguntar a mim mesmo: Para onde está indo o dinheiro dos meus impostos? Estão empregando bem ese dinheiro? Quando eu vejo esse tipo de vídeo(denuncia) acordo pra vida real até então não tenho notado coisas importantes que estão em minha volta como por exemplo: A política brasileira que tem como consequencia a corrupção. Adriano Fernandes RA: 29182

    ResponderExcluir
  56. 1)É necessaria uma reflexão nos nossos consumos,esse video serviu pra que eu mesma tivesse um momento de reflexão pelo fato de consumir até mesmo o mais que necessario porém quero muito mudar esse hábito.
    2)A relação entre o video e os dias atuais são a de ainda ,não termos condições de abrir a nossa boca e ir contra o sistema que nos prendem a esse sistema ,brigar pelos nossos direitos.
    solange lopes ra:28783

    ResponderExcluir
  57. Como alguns dos nossos colegas como o leosmar ,eu tambem sou mais uma consumidora ,e sem pensar em como e qual seria o processo de finalidade das coisas,mais esse video me fez ver o quanto estamos acabando com noso planeta e saúde.
    solange lopes ra:28783

    ResponderExcluir
  58. Esse nosso consumismo exageradamente, continuamente e sem um auto controle, nos resulta em sérios problemas que pra ser revertido levará a um longo processo de adaptação e consciência do que estamos fazendo com o nosso planeta.Que por sinal já nos mostra de uma forma gritantemente pelo os meios dos climas que está sendo cada vez mais CATASTRÓFICOS.Somos impulsionados a ser consumista gradativamente, desde a mídia até o seu convivio com outras pesssoas,mas, devemos ser cautelosos com o que compramos e para que compramos !!! Não devemos parar em apenas em disser em querer mudar , mas sim, em querer mudar, em querer fazer e sim em querer transformar . Porque si você começar a fazer a sua parte quem agradece é o planeta ... !!! MICHELLE DA PAZ RA: 24441 MATUTINO.

    ResponderExcluir
  59. 1 O vídeo retrata a realidade infelizmente em que vivemos infelizmente mais vimos no vídeo que e possível mudar a nossa realidade só cabe a nós sei que quando assistimos algo assim relatando à decadência do nosso planeta a grande maioria fica pensando se realmente faz parte de tudo isso que foi falado e ao fim desse pensamento chegamos a conclusão que sim fazemos agora não basta simplesmente se sentir culpado temos que fazer a nossa parte pois isso e o mínimo e não ficar só no pensamento atitudes podem mudar e não só pensamentos agora a pergunta que eu me faço nesse exato momento quantas dessa pessoa que assistiram esse vídeo e nos próximos digamos 4 meses terão o alto controle para não ir a uma loja comprar algo novo seja um tênis ou uma camiseta que no fundo sabe que não precisa e que será utilizado por você no mínimo por um ano ? pense nisso.

    2 Para o governo e tudo um grande cálculo a começar por nos que somos apenas 1 e esse 1 significa o seu voto que e o que da o poder a ele, depois vem o calculo das despesas que geramos para o governo e depois vem o valor que contribui e por ultimo o valor gasto ao consumir que e o mais importante pois quanto mais você consome mais você contribui por esse motivo ate mesmo o governo rapidamente surge com novos planos de governo dizendo que vai gerar bem esta a todos melhor qualidade de vida
    Que isso vai ajudar a economia do pais vai gerar desenvolvimentos e melhor qualidade de vida .
    Ricardo Leal Silva RA:29093

    ResponderExcluir
  60. A verdade é que todos dizem que estão fazendo alguma coisa pelo planeta, mas por exemplo: eu já tentei fazer reciclagem na minha casa, mas não moro somente eu, então se os outros não me ajudam, sempre vai ficar difícil melhorar algo, mesmo que eu tente. Do que adianta eu TENTAR fazer a reciclagem em casa, se quando saio na rua não existe em todo lugar por onde ando os lixos recicláveis, e as vezes, nem lixo tem?
    Fica muito difícil quando falamos "se cada um fizer a sua parte", acho que TODOS deveriam fazer.
    Eu tento fazer o mínimo que posso, pq com toda essa correria do dia-a-dia, o estresse e todo o resto, acabamos aceitando aquilo que temos e nos deixamos levar... e aí não estamos ajudando em nada.
    Quanto ao discurso da "Qualidade de vida", este é totalmente contraditório. É um discurso que a mídia nos impõe pra nos deixar mais consumistas ainda. A "qualidade de vida" que eles vendem não significa ter saúde, significa vc ter tudo aquilo que aquela atriz linda tem... o corpo perfeito, o cabelo perfeito, o carro perfeito, etc...
    Então vc vai buscar isso, como? Comprando, gastando, consumindo...Pra que e porque?
    Pra ficar linda igual a ela, ter o corpo, o carro, a vida que ela tem. Porque é isso que a mídia quer... que vc compre!!!
    Veja pq é contraditório: Uma propaganda de cigarro, mostra o quanto fumar é legal, mostra paisagens lindas, mulheres e homens... e no final mostra o quando o cigarro acaba com a vida da pessoa. A mesma coisa acontece em propagandas de suplementos, remédios e outras coisas, é só prestar atenção.

    Janaina Vanessa RA 25347 - Noturno

    ResponderExcluir
  61. 1 O sistema vem nos manipulando a muito tempo,e de uma forma que nem percebemos.Contribuiria muito deixando de consumir tanto,e evitando o máximo de desperdício,em todos os sentidos.
    A transformação seria a conscientização do problema e uma maior divulgação,e reflexão.
    E para a geração futura,nos Educadores teremos que fazer a diferença...

    2 nenhuma. pois o discurso da saúde visa ainda o consumo.E o vídeo a conscientização do problema e o incentivo a uma mudança.E que depende de nós,basta que cada um faça a sua parte para começarmos a mudar.
    Nilza A.Moreno Delgado RA 28989

    ResponderExcluir
  62. descordo do Jacson e ao mesmo tempo concordo,de certa forma sabemos que os governantes indendente do pois são paus mandados das grandes industria ou fabricas, então quem sustenta essas fabrica e posteriomente as indústria samos nós, cabe a nós refletirmos no que desespeita sobre nossos atos, mais tudo pede começar a mudar com um simples jesto, eu sou conciente dos meus atos!! e vocês???? Edson Soares Ra:27093 noturno

    ResponderExcluir
  63. 1-Questão- A realidade, é que a sociedade moderna está acostumada à lógica do consumo. Comprar, muitas vezes, é sinônimo de felicidade e bem estar. E aí está o problema: nem tudo o que compramos é para suprir necessidades reais. A mídia joga com nossas emoções, estimula um consumo inconsciente e desenfreado. “Quem não tem a calça da moda, a câmera, o celular, o computador de última geração não é feliz”. Então, para sermos “felizes”, compramos. E, pior, geramos lixo sem pensar nos direitos das gerações futuras. A minha contribuição, é consumir só o necessário, evitar desperdício, consumir o que realmente precisamos para nossa sustentabilidade, conscientizar as pessoas também a fazerem isso, pois, muitas das vezes as mesmas nem têm condições de comprar algo que acabou de lançar no mercado, vai lá e compra só porque tá na moda acho isso ridículo, as pessoas não dão prioridade pra coisas que realmente precisam, e dessa forma acabam contribuindo para a degradação do nosso planeta. CRISTIANA DA SILVA NOVAIS RA:36203.

    2-Questão. Se tratando da qualidade de vida, percebemos o quanto esse assunto vem sendo discutido, isso porque, tem se tornado cada vez mais raro encontrar pessoas que conseguem alcançar este feito morando em metrópoles, tendo trabalhos estressantes, perdendo horas nos trânsito, tendo pouco tempo para o lazer e muito menos para se alimentar de forma correta. Na verdade a relação do vídeo, é que vivemos em um mundo totalmente consumista e as pessoas não estão nem aí pra qualidade de vida, querem é mais acompanhar essas mudanças assustadoras que vêm ocorrendo com uma velocidade muito grande e esquecem que com isso estão favorecendo e destruição muito mais rápida do nosso planeta, é lamentável... CRISTIANA DA SILVA NOVAIS RA: 36203

    ResponderExcluir
  64. Hoje em dia é muito difício manter as nossas necessidades sem buscarmos o melhor sem destruir o planeta. Como o filme retratou consumimos muito e não reciclamos nada. Porque nós seres humanos não buscamos somente o necessário para se viver? E por que o melhor é considerado o melhor?

    Leonardo RA: 25403

    ResponderExcluir
  65. Na realidade mesmo que queremos contribuir com o que se denuncia não há como, pois como mostra o video, mesmo que tentamos melhorar já existem aqueles que destroem (todos nós). A tecnologia já está tão presente em nossas vidas que nem percebemos ou pesquisamos, como é feito esses "bens" tão "necessários".

    Bianca RA:29082

    ResponderExcluir
  66. Infelismente eu contribuo com a distruição do nosso planeta,quando sai algo novo no mercado logo quero compra mesmo tento um bom em casa que so muda algumas coisas, porém logo que compro dou o meu para outra pessoa não jogo fora, dessa forma contribuo com a preservação do nosso planeta.Eu nunca jogo fora minhas coisas sempre dou elas a alguém que tenho certeza que vai usar, contribuo com a preservação tamém e ajudo o próximo com muito orgulho.
    2.A saúde de hj é uma vergonha o governo não está preoculpado com sua saúde ele quer é que vc fique doente, lembre-se tudo que gastamos tem imposto e um dos maiores impostos estão nos remédios.A situação infelismenteé caótica e tente a piora, pois as pessoas não tem conhecimento do que acontece tudo é acoiado, sabemque a tecnlogia vem a cada dia mais avançando mas não sabe o que ela destrói para chegar lá. Cely de S.Dantas 28570 matutino edf

    ResponderExcluir
  67. Á MAURICIO ROSSI..



    Concordo com vc sim, Mauricio.. e como mudar?
    na minha opinião essa situação só tende a piorar.. não adianta tentar que não vai mudar, ninguem deixa de escrever uma msg de celular para mandar p alguem.. e escreve uma carta. Ninguem vai deixar de sair de carro para viajar e trocar por uma bicicleta.. infelizmente é assim.. eu estou fazendo minha parte.. convenci minha mão a trocar o fogão a gaz por fogão a lenha no frio, no calor podemos tomar banho gelado.. entende..acho que é issooo !!

    MAYARA CRISTINA 33764

    ResponderExcluir
  68. Mayara concordo com vc. Podemos fazer o mínimo... como substituir algo que pode destruir por um que diminua o estrago.
    A primeira coisa a ser mudada é nossa atitude, tanto na hora de reciclar e não poluir, quanto na hora de cobrar de nossos governantes aquilo que foi prometido, pq tbm é dever deles incentivar e fazer.
    Eu sei que é muito difícil, mas se nos conscientizarmos e conscientizarmos os outros, com certeza podemos melhorar, só não podemos garantir que seja no mundo inteiro.
    Não podemos mudar o mundo, mas podemos fazer a nossa parte e levar informação para aqueles que não conhecem.

    Janaina Vanessa RA 25347 - Noturno

    ResponderExcluir
  69. Olá Leonardo...

    Em minha opinião as pessoas não buscam somente o necessário, porque querem sempre mais e mais, nunca estão contentes com as coisas que tem, mesmo não precisando só porque é lançamento ou coisa do tipo, vão lá e compram, querem acompanhar as evoluções do mundo e com isso não têm consciência do quanto estão contribuindo para a destruição do planeta, ou seja, quase impossível as pessoas consumirem somente os necessário justamente porque elas não sabem o que é necessário para vida.... E em minha opinião o melhor é considerado o melhor, justamente por ser o “melhor”, algo que queremos sempre para nossas vidas em todos os sentidos... Agora me responda você LEONARDO em sua opinião, o porquê o melhor é considerado o melhor e por que não conseguimos consumir somente o necessário? CRISTIANA DA SILVA NOVAIS RA: 36203

    ResponderExcluir
  70. Elaine Priscila:

    Se existe a poluição, eles, acreditam que existam profissionais que possam melhorar isso, pois estamos aqui para, tentar "curar" a doença que eles causam, mas percebemos que não tem sido suficiente, pois eles não nos ajudam nessa tarefa, mas sim, ajudam eles próprios.Não podemos mudar o mundo, mas podemos fazer a nossa parte e levar informação para aqueles que não conhecem.

    Thiago de Menezes
    RA: 29290 - Noturno

    ResponderExcluir
  71. É mais ou menos como o MEU parceiro LEOSMAR disse. Todos somos consumidores, não é porque queremos ser assim, é que infelizmente a mão de obra acaba sendo mais cara do que comprar um novo. Na minha simples opinião, o que o governo tinha que fazer é abaixar o custo da mão de obra ao invés de ficar pensando só em vender. BOY PERIODO VESPERTINO RA 26252

    ResponderExcluir
  72. 1)Bom podemos usar somente o que precisamos sem ter tanto as coisas, porque ja sabemos que tudo esta perdido e vamos morrer mais cedo,pois todos fazer diferente o melhor errado,acabando com as maravilhas do mundo como o ar puro e as florestas isso é triste mais fazendo nossa parte tudo pode melhora se consumi menos e preserva o planeta terra.
    2)O video mostrou o realidade pois nunca pensamos nisso como consumidores só queremos compra e compra mesmmo tantas coisas que não temos nem lugar pra tanta coisa e todos sem dinheiro e cheios de contas para pagar tá ai podemos mudar isso ainda.Jaqueline(MORANGO) RA:26086

    ResponderExcluir
  73. 1)Eu penso que para manter o que se denuncia devemos permanecer com aquilo que já possuímos,independentemente o que as pessoas possam falar ou pensar de cada um de nós.O importante é não contribuir mais para o bolso do governo,enchendo-o de dinheiro,e prejudicar ainda mais a saúde da população,porque nem tudo acaba passando por reciclagem.
    2)No presente momento podemos notar que a produção de tudo que é inovador querendo ou não chama á atenção do consumidor,que faz o mesmo adquirir na maioria das vezes por impulso.As coisas de hoje em dia tem pouco tempo de durabilidade,e por este motivo o consumidor acaba sempre trocando as coisas de uso continuo por coisas novas.Em parte nós contribuimos para que isso aconteça,e com isso acaba prejudicando o meio ambiente que por sua vez prejudica a saúde de cada um de nós.
    Adriano Luis Pertinhes/RA-34490

    ResponderExcluir
  74. 1° Resp.
    O vídeo é interesante porque nos mostra o desequilíbrio do capitalismo, ou seja toda vez que o consumo cai o Governo aparece para influenciar os consumidores a gastar mais e se endividar, para manter a maquina do capitalismo girando.
    A maneira que temos para mudar essa situação é nos perguntar se realmente precisamos desses modismo que tem um marketing muito forte, somo colocados em um mundo ilusorio, (quanto mais temos,mais somos invejados). é isso.

    2° Resp.

    Bom! desde sempre temos em mente que a qualidade de vida é mante a nossa saúde em dia. Só não esperamos que muitas coisa que são para melhor a nossa saúde, estão embutido 90% ou mais de produto químico maléficos a nossa saúde.
    É isso.

    José Patriota RA= 25605

    ResponderExcluir
  75. 1.A minha contribuição é valorizar as coisas que tenho, tentando evitar gastos em bens materiais, que muitas das vezes compramos somente por impulso,pq tá moda ou pq a mídia quer nos padronizar . Repassar este vídeo para familiares amigos etc seria muito importante, muitos não iriam dar a mínima, mas já estarão cientes do que esta acontecendo em nosso planeta.

    2.Infelizmente Eu sou consumista Vc é consumista o Mundo é consumista,é pior não temos consciência do que acontece, não brigamos pelos nossos direitos, apenas dizem, sempre foi assim, não vai fazer diferença nenhuma se eu mudar.O mundo pode até não mudar, mas com algumas novas atitudes já estaríamos fazendo a nossa parte.Enfim como vídeo nos mostra o planeta suplica pela nossa colaboração, assim colaboramos com nos mesmos.
    Priscila, 25427

    ResponderExcluir
  76. Concordo com meu colega Valter quando diz “que são nos pequenos gestos diários, que vamos conseguir conscientizar e mobilizar”, assim reforça o que postei, quando disse que só com algumas novas atitudes estaríamos fazendo algum pelo planeta.
    Priscila, 25427

    ResponderExcluir
  77. OLA MAYARA CRISTINA

    MAS É DIFICIL

    olha meu caso.
    comprei um not book no ano passado e paguei 1000 reais por ele,e agora quebrou a placa mae e custa 400 reais + ou -,e com 600 reais eu compro outro bem melhor que o velho,com tecnologias e versificaçes melhores.
    e ainda me falaram q se eu arrumar ele nao vai durar muito tempo e o novo tem garantia...

    Mauricio ROSSI 26124

    ResponderExcluir
  78. O filme retrata o quanto os processos industriais afetam de forma direta e indireta o desenvolvimento sustentável.
    A empresa que trabalho visa o lado da sustentabilidade, capacitando seus colaboradores através de cursos e palestras, para contribuir com meio ambiente. Sendo assim para contribuir, implantou um tratamento de água , onde toda água utilizada é tratada e reutilizada com aproveitamento de 90% só não chega a ser potável e existe também um controle de energia e parceria com os fornecedores onde todas as embalagens dos produtos comercializados são recicláveis,ate mesmo as matérias primas, onde temos hoje a linha Ekos, que nada mais é do que extrair da natureza e devolve-la.Talvez se todas as empresas que utilizassem dos recursos naturais tivessem a capacidade de preservá-los não perderíamos tão cedo o planeta.


    Ronaldo Leao RA 25662

    ResponderExcluir
  79. Lonardo,

    Concordo com você, pois o nosso crescimento de consumo se da a necessidade de que o marketing nos influência, pois ficamos obcecados por alguma nova invenção, melhor do que já possuímos e quando nos é apresentado um modelo novo não resistimos e assim sucessivamente e realmente se torna impossível não consumir e contribuir cada vez mais para o uso abusivo da destruição do meio ambiente.

    Ronaldo Leão RA 25662

    ResponderExcluir
  80. O consumo está cada vez mais fortalecido, e a cada vez mais cedo ele se faz parte integrante da nossa cultura, um exemplo disso é o quarto de uma menina de 5 anos com todos os tipos de bonecas, roupas diferentes para cada boneca, e comerciais com crianças brincando com novas bonecas e a cada dia aparece mais um modelo diferente de boneca. Ou em uma musica com o seguinte refrão: A lei da selva consumir é necessário Compre mais, compre mais Supere o seu adversário, O seu status depende da tragédia de alguém, É isso, capitalismo selvagem Ele quer ter mais dinheiro, o quanto puder. Alex Maciel R.A 29149

    ResponderExcluir
  81. Resp 1. A pessoa estuda, vai para o trabalho com o intuito de ganhar dinheiro e possuir mais coisas, essa é realmente nossa realidade. Isso é como um vicio comum e da mesma forma que um viciado em alcool não se aceita como viciado, fechamos os olhos para compra de coisas que não utilizaremos.
    Resp 2. Dentro desse sistemas buscamos qualidade de vida somente em discursos, e como resposta a pratica de atividades fisicas, mais não conseguimos ver que somos mais escravos do que os proprios escravos foram. Atualmente não temos tempo para lazer a não ser o lazer indutivo as compras em grandes shop... Alex Maciel RA 29149

    ResponderExcluir
  82. como disse meus parceiros leosmar e boy ......a mao de obra para consertar um produto sai mais caro q um novo .....ai acabamos comprando um novo para repor esse é o grande negocio mudar esse habito de quebrou compra outro....

    caio reis ra:26655

    ResponderExcluir
  83. 1-achei o video bastante interessante realmente ele nos diz muito de nossos politicos e os acontecimentos de nosso planeta, onde mtas pessoas realmente nao enchergam isso, ainda sim as pessoas ue se comovem em denunciar (nossa floresta amazonica ) o que sabemos pela midia sao as mortes, pois pessoas de alta influencia é quem manda. o povo tem medo e acabam fechando os olhos para isso inclusive nossos politicos que recebem valores para apoiar as cachorradas e aqui fora fazem papel de bons mocinhos.


    2-ja o presidente tem o direito de legislar e cobrar os direitos dos cidadaos e os cidadaos nao cobram seus direitos,pois a populaçao precisa de dinheiro,pensando no seu bem esta os empregos que oferecem riscos, pois pensando em melhorar e mudar de vida o povo nao encherga isso, principalmente as pessoas que moram em zona rurais e periferia o sonho da casa propia, carro, e dinheiro para gastar.
    aparecida cristina ra: 25354 tarde

    ResponderExcluir
  84. 1-Eu me pergunto como seria possivel viver em uma sociedade, da forma como vivemos e dependemos uns dos outros, sem participar da forma de vida imposta pelos q mantem o poder politico e economico. Até a forma como jogo o lixo depende da opçao oferecida, ja q a pesar de q gostaria de reciclar, ñ posso porq a forma de recolher o lixo ñ me permite.Eu tambem utilizo substancias q poluem como os detergentes, carro a gasolina, etc etc..poderia escrever paginas e mais paginas de como participo de forma direta. Acredito q sozinha posso fazer pequenas mudanças no dia a dia q podem contribuir muito pouco p um planeta sustentavel. Utilisar os recursos de forma a ñ desperdiçar ñ é muito dificil, mas acho q se necesitam atitudes mais urgentes, mudanças provocadas por nós povo q ñ deixem outra opçao aos donos do poder do q provocar mudanças na forma de fazer as coisas, q sejam apropriadas p a sustentabilidade de nosso planeta e vida e possivel o cumprimento a todos. Ñ somente a uns poucos que tentam fazer a diferença sendo diferente da maioria da sociedade. A educaçao, a escola sao parte fundamental desta mudança.
    Clédina Chaves-Vespertino- R.A.:39708

    ResponderExcluir
  85. 2-Primeiro se cria umas condiçoes de vida q acaba com qualquer qualidade de vida; se acumula as pessoas em grandes centros, onde se trabalham horas sem fim p tentar manter um "estilo de vida aceitavel", se perde horas num transito no mínimo inumano p chegar ao trabalho e outras quantas horas p voltar, então se distrae a atençao do verdadeiro problema convencendo as pessoas q os problemas de saúde q elas tem vem da falta de atividade física e má alimetaçao (alimentos estes produzidos e vendidos livremente p consumo humano) e ñ do proprio estilo de vida adotado por nossa sociedade. Considero importantissimos o cuidado alimentar e atividade física, mas ñ como desculpa, muleta, usadas p camuflar os verdadeiros culpados das maselas da nossa sociedade.
    Clédina Chaves-vespertino- R.A.:39708

    ResponderExcluir
  86. Jaqueline (morango). Concordo no que você diz, tem uma fabula que retrata exatamente seus pensamento.
    Certa feita, uma linda e arborizada floresta começou a pegar fogo. Os animais, assustados, começaram a correr, fugindo desesperadamente da bela floresta. Mas um deles, um passarinho, corajosamente decidiu fazer alguma coisa para impedir o ímpeto das chamas: ele pegava um pouco de água pelo bico e jogava água nas chamas, na tentativa de apagar o fogo. Os outros animais lhe diziam que seria impossível que ele conseguisse apagar o fogo sozinho. Mas o passarinho não hesitou em responder: “Não importa. Estou fazendo a minha parte”. Moral da história: devemos sempre fazer a nossa parte, mesmo que pequena.
    E se todos pensarem assim terá um mundo melhor. Fabiana da Silva Viera RA: 25379

    ResponderExcluir
  87. Bianca, concordo com o seu modo de pensar, o ser humano é movido as novidades, e com tantas novidades no mercado fica muito dificil resistir a tentação de consumir,mesmoque seje só por curiosidade.
    Sandra Rodrigues RA 26274

    ResponderExcluir
  88. Como o Mauricio citou não vale mais a pena concertar o produto antigo que esta quebrado e sim comprar outro, pois com uma diferença minima você consegue um produto novo e nunca utilizado com uma garantia maior do que aquele consertado.

    Bruno Leonel Legarra - Ra: 29057

    ResponderExcluir
  89. 1)Esse video mostra a maioria das coisas muito baratas,hoje em dia as coisas mudam rapido de mais por isto que dou valor em algumas coisas minhas que ja estam totalmente ultrapassada,porem éinevitavel não ter que acompanhar algumas mudanças.
    2)O nosso governo na realidade ele ludibria nós com produtos novos mas sempre se preocupando com industrias e o capital e se esquecendo do povo e do meio ambiente e sempre forçando todos nos a comprar cada vez mais coisas novas jogando fora as coisas velhas de quatro meses atraz,para algumas pessoas essas coisas velhas incorretamente ira para o lixo de uma forma errada assim prejudicando todo o nosso meio ambiente.Porem devemos refletir mais sobre algumas atitudes nossa.
    Bruno Henrique.C.Pereira RA-34489

    ResponderExcluir
  90. 1) Mantendo o que se denuncia, eu contribuo comprando, comprando...
    Para transformar, eu começo contribuir com uma vida mais simples, mesmo em meio à alta tecnologia. É uma escolha. Eu posso todo o ano comprar um modelo novo de computador ou utilizar o que tenho por vários anos. Isso vale para roupas, móveis, etc.

    2) É que falta muito para conseguirmos mudar o que o vídeo apresenta. Não é impossível, mas o processo é lento. O discurso presente no campo da saúde é maravilhoso, mas o ser humano já estragou tanto!

    Ivani Costa de Morais R.A.: 28508

    ResponderExcluir
  91. 1- Eu contribuo para manter oque o video denucia consumindo,de forma desordenada, produtos industrializados, fast foods entre outros.
    Como futuros professores temmos a imcumbencia de demonstrar a nossos futuros alunos que o caminho do consumismo desenfreado irá acabar com o mundo que conhecemos hoje.
    Daniel do nascimento RA.29163- noite
    2- A qualidade de vida proposta, visa o consumo desenfreado de serviços, produtos etc.Assim, o discurso de qualidade de vida vai de encontro as denuncias propostas no filme.

    ResponderExcluir
  92. (1) Infelismente Mesmo tentando ajudar da melhor forma acabamos caindo "nessa conpiração global cujo o intuito é gasta fazer a moeda girar e com isso acabar com nosso planeta praticamente temos que comessar essa mudança des de um gesto bem simples pra depois conseguimos coneuistas maiores como eu memo fasso parece um gesto bobo mais ja ajudo a naõ jogar lixo na rua não ser consumista e sim consumir apenas o que realmente é util. (2) no video podemos observa o poder que as influencias da midia das propagandas tem ensima ensima de nós vivemos num pensamento que pra sermos felizes temos que ter sempre o "melhor(A)" com oq é passado para nossa formação como por exemplo ao praticar corrida pra ter uma vida uma saude melhor buscamos o melhor tenis mais confortavel mais caro tauves e etc... Valdir Rodrigues RA:25396

    ResponderExcluir
  93. 1)Hj em dia vivemos num modismo,compra-se um produto hj e daqui alguns meses surge uma versão nova,visto a idéia da sociedade que nos rodeia este produto depois desse tempo precisa ser trocado contribuindo assim para o contínuo consumismo.A tecnologia veio para revolucionar nossas vidas e nos deixar dependendes dela tbm,embora tenhamos conhecimentos teóricos sobre alguns assuntos mostrados no vídeo,na prática pouco nos preocupamos em fazer diferente e assim o governo sai ganhando pois para eles o cidadão vale mais doente do que saúdavel arrecada-se mais dinheiro com a indústria farmacêutica.

    2)É difícil fazer uma relação,já que o discurso no campo da saúde é de mantermos uma alimentação saúdavel,praticar atividades físicas,dormir bem e etc.Mas como ter uma alimentação saúdavel com tanto apelo ao consumo de alimentos processados(comidas congeladas,fast food,trangênicos)compostos de tantos elementos quimícos.Atividades físicas e boas horas de sono então difíceis já que não podemos perder tempo, temos que trabalhar,trabalhar...assim o famoso estresse toma conta da população,trazendo cada vez mais problemas de saúde,e o governo só lucrando as nossas custas e deixando para trás o cuidado que deveria ter com o povo ,principalmente os trabalhadores de mão de obra barata,já que as condições de trabalho são péssimas.
    Francisca Mª.Mesquita Dutra-RA 29309

    ResponderExcluir
  94. 1) Para manter o que foi denunciado é preciso expor a opinião de forma clara, ou seja, fazendo por onde levando o assunto a diante. Discutindo de forma inteligente na escola, casa, faculdade no trabalho. Não deixar que o assunto seja falado de vez em quando, mas entender como uma questão extremamente importante que merece respeito e ser discutida de forma que possa ser divulgada na internet através de redes sociais, sites especializados. Divulgar da forma que for possível para que o assunto na caia no esquecimento.

    2) Para transformar é preciso deixar as palavras de "lado" e tomar uma atitude. É preciso entender se você é um consumista desenfreado ou não. E mesmo que não seja o caso olhar a situação com preocupação.
    Consumir menos é uma opção, usar um aparelho celular não como algo dispensável, mas entendendo que não é preciso jogar fora e sim passa-lo para outra pessoa. Esse tipo de atitude seria o básico. Se todos tivessem consciência de qual é o processo que cada produto passa até chegar na loja. A atitude de muito iria mudar esse tipo de assunto não divulgado da forma que merece.
    Cada pessoa poderia ter consciêcia de usar menos a internet, deixar o celular de lado no final de semana, reciclar, assistir menos televisão. Tudo isso ajudaria se cada um fizesse sua parte, mas cada um tem suas necessidades e suas vidas, não é um ato simples.
    Existe o governo e as grandes empressas que estão por cima de tudo isso...
    E nesse caso é preciso mais que divulgar e sim votar com consciência e exigir os direitos.
    Tudo é questão de atitude, mas da forma como vemos as coisas caminhar, parece que o consumo só vai aumentar e as empresar continuarão mais ricas e o governo mais aos pés dessas empresas.

    William S. Cândido RA: 29257

    ResponderExcluir
  95. 1- Todos nós somos, inevitavelmente consumidores. E por mais triste e suja que seja esta história, o consumismo faz parte das nossas vidas. Pois é assim que as coisas evoluem. É uma questão cultural. Porem, é claro que sensatez não faz mal a ninguém e não sermos “Maria-vai-com-as outras” já é um bom começo pra consumirmos moderadamente o que precisamos. Afinal é muito bom poder trabalhar e comprar algo que almejamos porém não precisamos comprar só por comprar, para nos gabarmos do que temos e sim pra nosso próprio bem estar.

    2- O vídeo cita como a amamentação é prejudicada pelo uso indiscriminado de toxinas pois os produtos tóxicos usados na fabricação dos bens de consumo se acumulam em nós humanos e o leite materno acaba recebendo uma grande quantia destes produtos. A falta de alternativas de trabalho também levam as pessoas a trabalharem com produtos que fazem mal à saúde. A queima de lixo também é responsável pela produção de toxinas e estas se tornam ainda piores após este processo.

    TATIANA CALLORE RA. 26.382

    ResponderExcluir
  96. Então Róberson, isso mesmo, atualmente a sociedade é estigada a comprar e descartar. Vemos isso diariamente, mas não tomamos atitudes para ajudar. Muitas vezes o que é descartavel para uns, para outros pode ser a solução. Vi uma entrevista sobre o bairro do Capão Redondo, onde falta saneamento básico entre outras coisas, um morador considerou muito bom o que vem acontecendo por lá, disse que melhorou bastante, porém o cantor Mano Brown, falou que enquanto muitos tem celular super modernos outros não tem onde morar e nem o que comer....Essa é a realidade

    Elaine Priscila RA:28806

    ResponderExcluir
  97. Concordo a com a Mayara Cristina e a Janaina Vanessa, todos nós somos e sempre seremos consumidores. Como eu disse faz parte da nossa cultura porém se pudermos fazer o mínimo é sempre válido... Mas trocar o fogão a gás por um de lenha é um pouco exagerado não é? Chega a ser inviável, imagina se todos tiverem a mesma idéia, vai haver um super consumismo pelos fogões à lenha e a história recomeça... Acho que bom senso é a palavra chave nesta guerra em que vivemos.

    TATIANA CALLORE RA. 26.382

    ResponderExcluir
  98. O mundo gira em torno de um circulo vicioso: trabalhar, ganhar, gastar... Todos nós contribuímos para a destruição do planeta, Consciente e inconscientemente. A oferta de produtos e a mídia andam juntas para nos incentivar a consumir. Sabendo de todo esse desastre ambiental, passou da hora de nos policiarmos e tomar todos os dias, cada vez mais atitudes sustentáveis, vamos ver o planeta morrer sem ter feito nada para salvá-lo. Cristiane Santana RA 39815

    ResponderExcluir
  99. Contribuição é de que pensamos no que é necessario para nos, e não exagerar no consumismo, pois gastar é bom mas as vezes podemos beneficiar muito mais os outros qe fazem com qe o produto esteja ali para a venda do que para noós mesmo. Acho que no mundo em que vivemos hoje, o consumismo é muito influente a qualquer pessoa, mas sendo assim aquela pessoa que tem aquela qualidade financeira boa de ter um consumismo, uma vontade de ter, acho que não fará mal a ngm só que tem suas limitações, acho que não precisaria ser tão exageradamente como em alguns casos, todos tem o direito de ter, conquistar, lutar e gastar, mas temos qe ver tambem o lado da politica qe ganha mto com isso, não é todas as pessoas que tem a situação financeira boa para ter esse tipo de consumismo.

    Luiz Fernando Araujo, R.A: 29774

    ResponderExcluir
  100. Concordo plenamente com Willian S. Candido.
    A pessoa que se acha consumista, não é preciso deixar esse consumo totalmente de lado, mas sim por a mão em sua consciencia e deixar que esse consumismo se torne um vicio dependente!
    Temos que deixar de olhar esse consumismo como um ato de realização para si proprio, e por na cabeça qe isso pode beneficar muito mais as empresas e o governo qe não faz nada para nos beneficiar, e sim somente a eles.

    Luiz Fernando Araujo, R.A: 29774

    ResponderExcluir
  101. realmente Tatiana e Cristiane somos consumistas e estamos cada vez mais destruindo nosso planeta, isso é um fato mas podemos mudar, assisti um filme que vcs conhecem o nome é "O DIA QUE A TERRA PAROU" ele retrato o que estamos vivendo em nosso mundo, as destruições, o desrespeito com o proximo, o egoismo e etc, com tudo isso acontecendo ETS vem a Terra para salvar nosso planeta de nós mesmos, pq são poucos os planetas que sustentam um ecosistema como o nosso. Pra que quizer ver o filme o nome ta la em cima tem muito aver com o que estamos vendo. abraço galera
    RAFAEL ANTUNES RA:26880

    ResponderExcluir
  102. 1)A função do governo, nesta sociedade, é a tarefa de proteger os direitos do homem,só que dependem das corporações...O capitalismo gira em torno de propriedades privadas, nosso sistema faz com que tenhamos que conseguir propriedades. O consumo é uma propriedade com fins por exemplo, o computador é uma maquina que atualmente você não saber operar você esta fora do mercado de trabalho, estão surgindo programas novos, você deve se atualizar sempre.
    Concluindo o pensamento, cada um contribuindo de forma num senso de que há necessidade do produto poderia trocar, mas sem necessidade fica como algo incoerente, vou buscar pensar e agir dessa forma daqui pra frente.


    2)Observando no vídeo com que está acontecendo agora. Fazendo aumentar doenças como câncer e asma entre outras, causados pelos resíduos tóxicos.Uma sugestão seria parte da corporações, onde exploram os materiais, o governo que tem a tarefa de proteger a nação, "por outro lado não faz", poderia exigir o número menor de produção, menor extração de produtos naturais e fazer novos processos de reciclagem. Assim diminuiria a produção absurda de lixo tóxico. Pode ser fora dos ideais do capitalismo mas seria um jeito para começar a diminuir esse problema mundial...

    CAIO HENRIQUE (BLAH) R.A.:26149

    ResponderExcluir
  103. Bom dia a todos os bloqueiros, e muito bom poder discutir um tema tão importante para o planeta. E perceber as diferentes opinões e sugestões que cada um tem para contribuir para a melhora do nosso planeta. No meu ponto de vista,as pessoal pensam que essa batalha e disleal, mas eu garanto para vcs que não é. Como o Ronaldo citou a empresa onde ele trabalha que tem esta preocupação, existe outras milhões de pessoas fazendo o mesmo, o problema e que estas milhões de pessoas ainda são a minoria entre os bilhões ou trilhões de pessoas que habitam o planeta, então vamos por a mão na massa, deixa de lado o nosso comodismo e colocar em prática o que realmente desejamos. Realmente somos tentando a consumir a todo instante, a comprar novos aparelhos por que não vale a pena conserta, entre muitas outras coisas. Como o meu parceiro Mauricio disse não adianta apenas fazer a minha parte, tenho que conscientizar os meus vizinhos, amigos e parentes, Maurício essa e a pior parte, pois as pessoas estão acomodadas e procuram cada vez mais acomodação, praticidade. Acreito que todos nós somos culpados direto e indiretamente, por necessidade ou não, o que não podemos e ficar esperando que as pessoas(Governo, Empresas)façam a nossa parte. Faça a sua parte mesmo que para vc não seja muito, mas somando com a minha, com a do Mauricio, Jana, Jackon, Leandro, Flavio, Thiago, Marcos,Edson, Mayara com a de todos tenho certeza que de alguma forma vamos poder dormir mais tranquilo, por que estamos contribuindo para o futuro dos nossos filhos.
    Quero deixar um abraço a todos que estão participando, E um especial para o meu parceiro Mauricio, e a mlk como estão as coisas?
    Valter RA 25542 Nortuno.

    ResponderExcluir
  104. leonardo RA:25403
    discordo do que vc falou, hoje não tem nada facil, porem quando queremos fazer algo tudo é possivel, temos que fazer tudo não pensando só em si temos que pensar nas outras pessoas e nas proximas gerações, se pensar assim pode ter certeza que contribuirar.
    Márcio Honório RA:25384

    ResponderExcluir
  105. 2) Qual a relação entre o discurso para a qualidade de vida presente no campo da saúde e as denúncias que o vídeo apresenta?

    Para explorar recursos naturaris é preciso de pessoas, para trabalhar em uma fábrica ou loja é preciso do ser humano. Para comprar e usar um produto é preciso de consumidores. O video denuncia tanto os abusos quanto exploração exagerada de recursos naturais de forma nada ecológica como o trabalho escravo e perigoso que as pessoas estão expostas.
    Todos esses fatores juntos contribuem para o mal dos que trabalham e para os que consomem, trabalhadores mal pagos e sem expectativa não são bons para empresa, ainda mais respirando tóxicos e trabalhando com uma escala desumana.
    Os consumidores são bombardeados com a midia que só fala em consumo e para piorar muitos aparelhos transmitem ondas magnéticas que longo prazo causam muito mal. Todos são prejudicados em geral enquanto só duas partes ficam mais ricas, ou seja, governo e empresas privadas!

    William S. Cândido RA: 29257

    ResponderExcluir
  106. 1- Muito interessante, pois sempre iremos contribuir com o governo por sermos consumidores.O consumismo faz parte das nossas vidas. Por questão cultural sempre consumiremos Porem, nos estamos adestrados para tal feito, e a primeira promoção que aparece estamos lá.Amelhor forma de amenizar e começaarmos comprarmos com conciência.

    2- O vídeo mostra a realidade em que vivemos, pois cada dia que passa, estamos nos matando, e como o propio video fala que so a reciclagem não é o suficiente, e que nossos governates não estam nem ai, e agora, que poderá nos defender. O chapolim colorado....
    ANDRÉ LUIS RA:24571

    ResponderExcluir
  107. 11-cada vez mais a sociedade esta consumindo, não pela necessidade massim pelo vício que ja esta imbutido na questão que muitas vezes o "outro tem então tenho que mostrar que tenho mais".temos que boicotar essas ações do consumo desnecessário.
    2-O vídeo esfrega na nossa cara o quanto somos escravos da mídia,das propagandas e desse sistema falho.muitas vezes faltam forças para lutas contra esse sistema com medo do que "o outro pensa"

    DENISE ROCHA RA 30839

    ResponderExcluir
  108. 1) Um exemplo eu trabalho com tênis.
    Por esse motivo tenho que compra bola de tênis porque os meus alunos exigem sempre que pra que eu compre bola nova e dessa forma a contribuição não tem como ser reduzida.

    2) Pra que o mundo tenha uma boa qualidade de vida no campo da saúde é estudar uma forma de como diminuir as tecnologias por esse motivo ela faz com que pessoa fique pendentes as coisas que são inovadoras ex:(maquina delavar).
    Milton VIEIRA RA: 20794

    ResponderExcluir
  109. 1ªEu contribuo da seguinte forma, penso bastante antes de saír descartando objetos por aí, análiso para vê se tem concerto, ou se server p/ alguen de alguma forma ou se posso transforma, reciclar em outro objeto.
    2ªVivermos em uma sociedade consumista,onde muitos atos é por impulso, quando quero comprar algo penso bastante, para não saír comprando aleatoriamente por impulso.algo que sirva só p/ aquele momento, e quando fico com duvida se compro ou não analiso, chego a conclusão que não preciso de derteminado busca(a sociedade precisa ter conciência destes hábitos, que contribuir só p/ destruição de nosso planeta).
    Roseni Lima Ribeiro RA 25648

    ResponderExcluir
  110. 1º Eu tento sempre utilizar o que compro, doar ou reciclar entregando para quem faz esse trabalho tão importante para todos nós, Mas acho o mundo muito consumista, isso pode ser bom para parte economica do Pais, mas ruim para o mundo natural.
    2ºO mundo sofre com o que descartamos e assim o ser humano terá consequencias violentas desses atos, por isso devemos dar exemplo e tambêm conscientizar a população.Vejo hoje as coisas com muita facilidade e não doam para consertos ou para reciclar, jogam direto no lixo, criando serios problemas para natureza e para nós.

    Simone RA:25500

    ResponderExcluir
  111. 1-O consumismo só tem aumentado e com isso as consequencias vem aumentado e não sendo observadas os danos que vem ocorrendo.o avanço da tecnologia tem camuflado todo o processo de desenvolvimento e só mostrando o lado positivo.
    2-sabemos que a mídia e as propagandas mostram que exercicios fisicos são qualidade de vida.mas não mostram a realidade que a sociedade enfrenta devido as proprias cobranças do consumismo tendo em mente e pensamentos que o individuo pra ter qualidade de vida precisa de esportes,mas pra ele conseguir esse tal esporte ele precisa se matar de trabalhar para oferecer e ter esse devido tempo ao esporte com a sua família.

    RONEY CHINALIA RA 29372

    ResponderExcluir
  112. 1 Infelizmente comtribuo colocando mais lixos e desses lixos mais poluição tentando transforma a conciencia de todos que estão ao meu redor e principalmente a minha. de um gesto ão simples para transforma nosso planeta des de se desfazer de algo quando realmente for preciso.

    2 Na qualidade de vida nos sempre ouvimos que para ter uma boa saude temos que praticar esporte e comer coisas saudaves mais infelismente todo que comemos ou consumimos é industrializao e assim degradando nosso planeta.

    Maria Aparecida De Souza RA 25817

    ResponderExcluir
  113. 01-Infelizmente nao estou contribuindo,talvez pelo comodismo e a facilidade que a modernidade nos trás acabo me tornando uma contribuinte para que nada seja feito. Dificil opinar e citar fatores para a transformaçao, acho que se trata de uma briga de longo prazo. Relato que devemos rever valores antigos e ensinamentos deixados pelos mais velhos se vc nao precisa porque consumir ou comprar . Sigo ate hj e talvez desta forma indireta possa contribuir.

    02-Geralmente só nos percebemos de um problema quando ele nos atinge diretamente, mais precisamente quando chega á parte mais sensivel do nosso corpo. Somos consumidos lentamente pelo produtos Industrializados, o video demostra que ao deitarmos para o nosso descanso a nossa saúde também esta corre riscos. Afinal o que fazer?

    Adriana RA 29693 vespertino

    ResponderExcluir
  114. a minha contribuiçao no meu modo de pensar e ver as coisas,é que ainda nao parei parar pensar nessas coisas que acontece no planeta,a minha vida é tao corrida,tarbalho, estudo familia,so na sala de aula e assistindo esses videos e que vejo,que eu posso fazer mais pelo nossa planeta,vou procurar fazer as coisas de maneira diferente do que eu fazia antes,vou tentar mostrar para as pessoas,que podemos mudar essa realidade,essa vai ser a minha contribuiçao para a sociedade.
    : lourival nascimento RA 26644

    ResponderExcluir
  115. (2)na minha opinâo,para se ter qualidade de vida depende de varios fatores,vivemos em uma sociedade,onde a maioria das pessoas so se preoculpa com si mesmo,neste mundo as pessoas so querem ganhar dinheiro poluindo a nossa atmosfera,todos os dias as fabricas produz produtos que é para o nosso consumo,e que ao mesmo tempo e ruim para as nossas vidas,e os nossos governates que tem o dever de cuidar do nosso pais,se vendem,e passa ano entra ano,e continuarmos votando nas mesmas pessoas, e se queremos um mundo melhor para os nossos filhos, chegou a hora de mudar,ou vamos morrer sem conhecer nossos netos.
    lourival nascimento RA 26644

    ResponderExcluir
  116. concordo com vc cristiane,nossas vidas estar voltada para isso,trabalhar,ganhar,gastar,cumprir metas,e a qualidade de vida? so trabalhar e estudar e deixa as coisas como estao,so vai contribuir ,para adquirimos doenças e morrer mas cedo,vamos pensar nas nossas saudes e na qualidade de vida.
    lourival nascimento RA 26644

    ResponderExcluir
  117. Reavaliar consumo e pós- consumo para assim evidenciar meio ambiente, clima, solo.Reanalisar a materia prima no ponto de vista de impacto á natureza, selecionar o produto e fornecedor ético que devem permanecer no mercado.Márcia Priscilla S. Candido RA: 37680

    ResponderExcluir
  118. 1)É difícil mudarmos nosso conceito de consumo pois é isso que a mídia nos ensina a consumir, e mesmo você não consumindo você é descartado da sociedade,eu posso começar a ver melhor as coisas e querer mudar, mas isso não sera suficiente pois necessitamos consumir como os eletrodomésticos não dura como antigamente ele é como se fosse descartável para que depois que quebrar você comprar outro, então é difícil todos entrarem no bom senso pois o fabricantes vão fabricar produtos vamos se dizer com data de validade pra que você volte a comprar um novo muito breve.

    2) São informações que deveríamos ter acesso, pois como foi alegado no vídeo o leite materno que deveria ser algo sagrado, e onde viciamos as crianças nas toxinas desde cedo, as pessoas deveriam ter acesso a este processo, pois essas denuncias são tampadas para que a sociedade não sinta culpa de consumir, mas esta ai o resultado o mundo esta com grandes problemas climáticos e a culpa é nossa do nosso consumo, posso esta atrasada mas vamos pensar que um dia iria imaginar que ate o leite materno esta prejudicado pelas toxinas, ninguém e sem são poucos, porque não temos acessos a estas informações.
    Fabiane Delicia ( RA 25539 )

    ResponderExcluir
  119. Como foi mostrado, existe uma política que incentiva o consumo, em todas as suas formas. Isso não é de hoje, e se instalou na vida de todos nós, fazendo com que achemos a situação normal ou natural, quando na verdade foi uma situação criada e planejada há muito tempo. Ou seja, quando nascemos e criamos consciência do que é o mundo e nossa participação nele, esse processo já existia há um bom tempo. Por esse motivo, TODOS NÓS contribuímos para manter o que foi denunciado, pelo simples fato de seguirmos o modo de vida que aprendemos e, assim, nós reproduzimos e replicamos para nossos descendentes. Em contrapartida, com esclarecimentos como este, é possível sim começar a mudança. Acredito que a maneira mais legítima de se mudar algo, é pelo voto. Penso que o problema começou com um planejamento de governo e políticas públicas que propiciaram esta situação e que só nesse nível, é que o problema poderia ser resolvido.

    Eduardo Mazotti - 25.412
    Manhã

    ResponderExcluir
  120. Lendo os comentarios postados fico feliz em perceber que estamos todos de acordo com os erros que estamos cometendo, de que neste momento temos muitos fracassos como sociedade e individualmente. Tambem concordamos de que pequenas atitudes individuais fazem muita diferença, que podemos influenciar nosso entorno e essa influencia vai se multiplicando até se tornar uma grande massa fazendo pequenas coisas, um bairro, uma cidade, um pais...quem sabe a influencia ultrapassa as fronteiras e recontruimos um mundo digno para receber un SER HUMANO digno: eu e você!!
    Clédina (a sonhadora) Vespertino R.A.:39408

    ResponderExcluir
  121. 1)termos que contribuir fazendo um consumo cociente usar somente o que precisamos.
    um mau exemplo:conheço uma amiga que tem 20 pares de sapato,esta certo?cada pessoa
    com sua loucura.mais fico pensando para quer se ela só tem dois pé.
    2)hoje os mais ricos tem mais facilidade em tudo,em informação,saúdem,alimentação de qualidade
    escolas boas,emprego bom tudo mais do quer os outros....um dia trocando idéias com um rapaz
    de classe media alta fiquei surpreso,quando ele falou que a mãe dele paga R$2,600,00 de escola particular.vivemos numa sociedade desigual.......
    Eraldo rodrigues RA28797 matutino

    ResponderExcluir
  122. Há certa crítica sobre o consumismo excessivo que faz a produção de lixo e demanda de matéria-prima, ser extremamente alta, realmente a produção de lixo e demanda de matéria-prima é um dos problemas que devem ser solucionados, ou pelo menos amenizados. Parece que não há soluções, mas existem, primeiramente não deveríamos nunca nos deixar influenciar por tudo o que vemos na mídia, devemos ter um senso crítico de tudo o que nos cerca, para que possamos fazer as coisas de forma consciente. Por isso devemos para e pensar realmente se aquilo é essencial para nós e tentarmos comprar coisas o menos industrializadas possível, mas para isso, devemos ter uma boa educação, tanto em escolas, quanto em casa. Se este passo for dado, o segundo fica mais fácil. Todos nós devemos fazer a nossa parte...Débora Aparecida Bohnke RA 34924.

    ResponderExcluir
  123. 1)- A contribuição vem ao longo do tempo , vem da educação , considerando uma realidade americana que afeta o mundo todo , reeducar as pessoas e o mais difícil , reaprender , reciclar enfim e um ciclo que não tem fim a não ser continuar girando lentamente a ponto de explodir.
    2)- Qualidade de vida hoje acabou se tornado um discurso moderno da mídia da pratica da atividade física , porem no vídeo mostra uma rotina americana de trabalhar e consumir , e atividade física zero , com isso fortalecendo o consumismo americano.


    rodrigo dos santos RA:25613

    ResponderExcluir
  124. O importante de toda esta discussão é não deixarmos só no carater de informação, mesmo porque já temos muitas estatisticas nos informando sobre que o consumismo excessivo leva a degradaçõa dos bens naturais, devemos nos engajar em mudar esta situação com atitudes e um pouco menos de dscurso. Daniel do Nascimento RA.:29163

    ResponderExcluir
  125. li alguns comentarios e percebir que algumas pessoas estão preucpadas com o governo, não tirando a responsabilidade dele mas esse sistema foi o própio governo que criou e ele não vai mudar esse cenario pelo contrario vai fazer com que piore ainda mais para encher o bolso de dinheiro

    Então acredito que temos que deixar o governo de lado e pensar por agente mesmo, pois se acreditarmos que o governo fara alguma coisa vamos estar fudidos.

    Everton P.A. Jesus
    RA 27426

    ResponderExcluir
  126. dHEMA COMENTA Quando compramos um celular ou um computador levamos em consideração preço e qualidade!!! Descobrir que o aparelho está carregado de produtos tóxicos e que a empresa produtora não respeita critérios ambientais de descarte e reciclagem e usa energia suja para produzi-lo mudaria essa compra? O comentario da vez é o carro Eletrico que tem 0 de poluição,na teoria muito bom,cada carro custa cerca de $60 mil ,infelismente continuarei poluindo o ar com o meu Poizé velho rsrs (Dhema)Ademir Santos RA 29238

    ResponderExcluir
  127. Concordo com a Tatiana Callore e com as colegas q ela cita na sua postagem, de q sempre seremos consumidores. O mundo a todo momento esta se transformando e nós continuamos sendo enfluenciados facilmente através dos meios de comunicação, e esquecemos que tambem estamos sendo prejudicados com toda essa transfomação, porque uma transformação é para ser de beneficio e não um maleficio. Nós estamos vendo o q esta acontecendo ao nosso redor só q fechamos os olhos ai quando acontece SÓ RECLAMAMOS.

    Fabiana Ferreira RA:26674 matutino

    ResponderExcluir
  128. Concordo com vc sim:janaina vanessa quando voçe cita verdade é que todos dizem que estão fazendo alguma coisa pelo planeta.em alguns comentario vejo falar.é falta de informação pode ser!mais as vezes quando venho do intervalo muitos deixa copo de cafezinho no murinho joga papel fora do lixo.e outras coizas a mais.........Eraldo 28797 matutino

    ResponderExcluir
  129. BRENNO DOS SANTOS....RA: 26.351

    o fato do consumismo,pois mesmo q nao queiramos somos refém dele,claro q acredito q podemos e devemos fazer de td para muda-lo...quando nao jogo lixo nas ruas e tento conscientizar ao máximo quem esta proximo de mim...acredito eu q o mesmo tb se encontra no fato do consumismo desenfreado,pois para obter uma ótima qualidade d vida nao preciso d um tenis novo toda hora ou algumas outras coisas...preciso ter um ar bom pra se respirar,mais tempo para passar com amigos e familia e claro alimentaçao saudavel,lógico além de exercícios e fisicos e etc...mas como conseguir td isso se trabalho feito um louco para viver nao,para sobreviver...pois é isso q fazemos hj em dia...

    ResponderExcluir
  130. nos seres humanos vivemos é uma sociedade,onde as pessoas gastam o que nao tem,com essa facilidade de compras ficou tudo muito mas facil,cartao de credito ,prazo longo pra pagar,as pessoas so percebem que estar gastando muito,so quando chega a conta pra pagar,ai ja é tarde o nome ja foi pro serasa,spc.

    lourival nascimento ra 26644, noturno

    ResponderExcluir
  131. 1- Quando você se vê como um personagem nesse filme.E é verdade trabalhando pra comprar e mais ainda para pagar,que realmente nos damos conta de como somos influenciados pela mídia dizem comprem parcele suas compras, você precisa disso ou daquilo e você acha que realmente precisa trocar o que muitas vezes nem é tão velho assim por um novo, afinal quem não gosta de comprar? Roupa nova, celular novo... esqueçam seus problemas comprando é prazeroso mas não por muito tempo. Agora, depois do vídeo temos um outro olhar, mas critico antes de consumir pensar se realmente estou precisando? Pensar sobre a questão da produção desses produtos, e do lixo toxico, poluição, afinal tudo isso retorna para nós mesmo.

    2- O discurso de saúde diz boa alimentação atividade física e viva por mais tempo, outra vez a mídia nós diz isso, mas que saúde é essa? se os alimentos que achamos ser saudáveis estão contaminados, a água,o ar que respiramos,os objetos que usamos, moveis... vão alem da boa alimentação e de exercícios ou esporte isso ñ é o bastante para o nosso modo de vida, já nascemos contaminados, doentes, trabalhando muitas vezes sentado em frente a um computador que é feito de material toxico como esse que estou escrevendo agora, mas até o travesseiro... essa é demais não? Me contamino até dormindo. É claro que qualidade de vida e saúde depende do ponto de vista. Keila Torquato RA 27243

    ResponderExcluir
  132. 2) Em relação a saúde, não precisamos de muita pesquisa para saber que tudo que comemos, manuseamos e respirando está totalmente comprometido... O leite materno não está livre de tóxicos, cada vez mais cresce o número de crianças e jovens morrendo de câncer. Vocês conseguem imaginar porque isso não acontecia com nossos avós? A destruição do planeta está se dando em tempo recorde!! Todos os dias, menos verde, menos flora, menos fauna, menos SAÚDE!!
    Cristiane Santana RA 39815

    ResponderExcluir
  133. 1.Partindo do seguinte princípio, que o meio ambiente é um assunto que deve ser discutido minuciosamente, e que devemos conservá-lo, é de fato muito importante, portanto se cada ser humano fizer sua parte poderemos reverter essa situação, que sem dúvida poderá ser transformado da melhor maneira possível. Tal que a ligação de onde as coisas vem e para onde elas vão, dependerá de como a sociedade se coloca em relação ao consumo, descontrolado e conturbado que a mídia nos força a consumir e consumir compulsivamente.

    2.Bom, a relação referente a qualidade de vida, se torna cada fez mais complexa, pois a cada dia ficamos reféns, dos produtos industrializados e tóxicos que encontramos em diversos lugares, além do desmatamento da natureza e o não tratamento necessário do lixo, que no vídeo deixa muito claro, sendo que não é suficiente focarmos apenas a reciclagem em si, mais também utilizar o necessário, não desperdiçando a água que ainda nos resta, e criarmos caminhos alternativos para uma melhor qualidade de vida.

    Jarleny F. de Sousa RA: 25957 manhã

    ResponderExcluir
  134. DEBATE
    Milton e o que vc faz com as bolinhas de tenis?joga no lixo? entrga para quem recicla? ou doa para quem não pode comprar uma nova? Espero que não jogue no lixo, pois assim estará realmente fazendo um disperdício, pense nisso.
    Simone 25500

    ResponderExcluir
  135. EVERTON DE JESUS RA: 27426 manhã

    Não concordo com a Fabiana Ferreira, por concordar com Tatiana Callore e com as suas colegas

    Só vamos ser consumidores se quisermos, pois os nossos olhos ja estão abertos cabe a nós abrir os olhos das outras pessoas. Acontece que para muitos essa mesma mensagem que vimos no video vai entrar por um ouvido e sair pelo outro, essas pessoas sim só irão RECLAMAR e fazer PORRA nenhuma.

    ResponderExcluir
  136. 1)Não pensamos por nós mesmos, somos induzidos a pensar pelas autoridades cosiderados competentes que defendem apenas o interesses deles mesmo.
    2)Não podemos afirmar se o que temos e fazemos é qualidade de vida, mas de alguma forma é nossa sobrevivencia, nossa planeta esta se acabando e estamos colaborando com isso, nossa coleta de lixo mesmo que é despachada e assim contaminando nosso solo.
    Shirley Tavares RA:34981

    ResponderExcluir
  137. 1)Infelizmente o mundo perdeu seus valores, as pessoas perderam seus valores, como dizia Renato Russo (legião urbana) desde crianças somos programados ao consumismo, aos produtos industrializados, a substituir vidas por maquinas, lazer por trabalho, alimentos naturais por fast foods............
    2)Como podemos ter qualidade de vida, sendo que sempre as classes mais favorecidas são os ricos e a maior parte da fatia do bolo fica de fora??? no caso 70% da popaulação Mundial!! vcs. acham que haverá mudança?? no meu ponto de vista as coisas vão piorar ainda mais.........

    Carlos Nuñez RA: 25527 (Noturno)

    ResponderExcluir
  138. 1-Com os avanços de hoje em dia, o consumismo é algo na qual as pessoas estão habituadas à terem, podemos constribuir isso nos coscientizando e valorizando aquilo que realmente vale a pena termos e não sermos manipulados por aquilo que não temos certeza se realmente é melhor para nós, ou só pq a mídia oferece, pois só quem ganha são aqueles que influenciam, estando nós sujeitos à serem subordinados por aqueles que se dizem serem autoritários.
    2-Hoje em dia a pessoa vale aquilo que tem e o que é,e se as pessoas não forem a favor daquilo que eles oferecem vc não faz parte do mundo democrático, e da sociedade, qualidade de vida só teremos guando nos conscientizarmos e não contribuirmos para aquilo que querem.
    Yasmin C.R.Nascimento RA:19395

    ResponderExcluir
  139. Infelizmente o CAPITALISMO SELVAGEM é realmente cruel e as pessoas são facilmente manipuladas sem ao mesmo perceber que estão cometendo excessos, prejudicando a si própria e o meio onde estão inseridas cegamente agem como bonequinho de manipulação de grandes corporações e governos. É já passamos do limite precisamos nos conscientizar com relação ao consumismo exacerbado e exagerado, a atitude tem que vir de nós, eu já faço minha parte faz tempo como por exemplo tendo um celular muito obsoleto e é motivo de chacota para alguns e não faço a vontade da indústria em trocá-lo a cada 3 meses. Espero ter contribuído.

    DANILO DE MEDEIROS TONIOLO RA:29127

    ResponderExcluir
  140. 1)Nós contribuimos quando começamos a comprar comprar, mesmo quando não há a necessidade de comprarmos, ou seja compramos algo que nem vamos usar. Para transformar isso devemos pensar se o que estamos comprando é realmente aquilo que precisamos, e não deixar-mos iludir com as propagandas que vemos na televisão.
    Boaz 29010

    2)Sem contar na saúde,porque com o desmatamento em nosso pleneta estamos ficando sem água potavel e com os gases poluidos que sai das fabricas e carros. E sengundo o filme muito toxico são usados pra fazeer produtos para nso usarmos.
    Boaz 29010

    ResponderExcluir
  141. Primeiramente acredito que minha contribuição não seja muita, mas procuro não jogar coisas no chão ou na rua e sim no lixo. Tenho admiração por aqueles que o fazem, como minha sogra que recicla tudo.
    A relação que encontrei foi a de uma vida monótona, onde acordamos, consumimos, trabalhamos e somo escravos da mídia. No campo da saúde isso é muito visível, pois trabalhamos para pessoas que querem corpos bonitos, como os dos modelos da propaganda, que por sua vez pagam tratamentos estéticos para alcançar seu objetivo. Fernanda Rosrigues RA 20058

    ResponderExcluir
  142. Infelizmente, hoje em dia não é tão facil assim ser o bonzinho da história... Vários de nós apoiam inúmeras campanhas de conscientização, ONGs e até participão de manifestos contra a atual situação das politicas adotadas por empresas e governo que sequer pensam em como será a qualidade de vida de seus filhos (pois até que ponto pode-se ter certeza de que seus próprios filhos terão acesso aos que eles tem através da maracutaias que estamos cansados de ver nas manchetes da TV). Mas na hora de agir é bem diferente né?! rs. Um dos pontos mais citados quando se trata de qualidade de vida, é o ar que poluimos através de milhões de carros espalhados por essa selva de pedra... vamos todos trabalhar de bike, a pé, (é dificil!! acordar mais cedo, pegar maior frio na cara, correr riscos enormes) compra um carro híbrido intão (é caro!! o governo não da incentivo nenhum). Também é facil eu ficar falando um monte de coisas aqui, que aposto que a maioria já sabe. Intão o que fazer? Parte de cada um tomar pequenas atitudes que no fim de tudo vão ser muito relevantes para o futuro e pelo menos lá na frente deixar a consciencia limpa pra poder dizer "eu fiz a minha parte".

    Nathan Politano - RA 26450 - 6° Vespertino

    ResponderExcluir
  143. 1º Não podemos ser hipócritas e dizer que não contribuímos com esta realidade, até porque nós nascemos e alimentamos esta realidade de alguma forma, então não dá pra dizer que não contribuímos, pois para quem nasceu e vive dessa forma é "normal". Então, nós só pensamos em mudar quando vemos ou nos mostram o porque, pra quem está normal e como solucionar essa anormalidade.
    Portanto um hábito que tenho é de tentar maximizar a vida útil de meus produtos,não dando muita atenção para esse papo de "última geração" , assim retardando esse ciclo de consumo.

    2º- A relação é a forma de maquiagem dizendo que oferece ferramentas para à sociedade, porém ferramentas que não são vistas e quando são, não utilizadas,pelo menos não da maneira correta.

    Phelipe RA:26044

    ResponderExcluir
  144. Concordo com o comentário de Edson Soares, que menciona a mídia a principal ferramenta de consumo. Ela apresenta algo tão bonito, colorido, cheio de vida, que nós nos iludimos e achamos que aquilo é bom pra nós. Acabamos por cair na lábia do consumismo. Isso atrasa mais a mudança que esperamos.

    Ivani Costa de Morais R.A 28508

    ResponderExcluir
  145. todos nos somos escravos dessas tecnologia, do consumo, de as vezes comprar coisas que nem precisamos so apra ficar na moda,pra dizer que estamos atualizados com as coisas que vao aparecendo no mercado atual.sabemos que muitas coisas que compramos nos fazemos mal apra saude mas mesmo assim compramos....sabemos que computador celular, sao toxicos de uma certa forma nos fazemos mal mas nao consiguimos ficar sem..

    iris ra 25899

    ResponderExcluir
  146. a verdade é que na teoria td é muito lindo..

    Mayara Cristina .. 33764 - manha..

    ResponderExcluir
  147. 1-simone é um prazer poder ter com você uma discussão saúdavel (1)vou começar fazendo uma pergunta,quantas horas complementares você já ganhou trazendo garrafas pet e garrafas cheia de óleo aqui na faculdade.(2)simone eu concordo com você,nós precisamos ter um número de telefone para quando divermos alguns objetos que não serve mais para nos,ai nós entrariamos em contato com essa empresa para vir busca o objeto. Edson m dos santos RA.28671

    ResponderExcluir
  148. Á Valter RA 25542 Nortuno

    valeu amigao
    ano q vem to ai a noite de novo
    com vcs ai

    cabeças pensantes rsrs

    este video deu oq falar em
    acho q vai ajudar muito nas nossas vidas [
    daq por diante.

    abraço a todos
    e desculpe por nao responder os debates ai
    pessoal,TCC ta saindo hehe.

    fuiiiiiiiii

    mauricio rossi 26124

    ResponderExcluir
  149. Todos contribuimos para este modelo apresentado no víideo, somos fruto deste meio, muitos de nós, hoje não vive sem o celular, eu mesmo, e sou de um tempo não tão distante, 10 anos atrás, em que o celular era coisa de filme de ficção.
    Podemos contribuir para uma melhor qualidade de vida, uma vida sustentável, com políticas que valorizem o ser humano, acho que é possível, desde que a mudança passa a ser política voltada para nós, "POVÃO" que busque os nossos interesses, dessa forma poderemos mudar. Valorizar o ser humano como um ser humano e não como um consumidor. Eduardo Neto (RA 41477- Vespertino)

    ResponderExcluir
  150. 01-conhecer a materia prima usada nos produtos, para poder transformar algo bom e depois poder denunciar.

    02-usar a materia prima com mas inteligencia e de forma mas responsavel.

    MARIA DE FATIMA CARDOSO DE ANDRADE
    - RA25976 6ºSEMESTRE

    ResponderExcluir
  151. 1-Com os avanços de hoje em dia o consumismo é algo na qual as pessoas estão habituados à terem, podemos contribuir para tal coisa, nos conscientizando e valorizando aquilo que realmente é melhor para nós e não pelo o que a mídia oferece, pois só quem ganha são aqueles que influenciam, manipulam, estando nós sujeitos à serem subordinados por aqueles que se dizem serem autoritários.

    2-Hoje em dia, a pessoa vale aquilo que e o que é, e se as pessoas não tiverem a favor daquilo que eles oferecem não fazemos parte do mundo deles tão democrático não fazendo parte da sociedade também, qualidade de vida só teremos quando todos nós nos conscientizarmos e não contribuirmos para aquilo que eles realmente querem.
    Yasmin C.R.Nascimento RA:19395

    ResponderExcluir
  152. Se torna quase que impossível não contribuir com o que foi mostrado no video, porque dependemos praticamente de tudo e a correria do dia-a-dia acaba fazendo com que não percebamos isso tudo.Nos tornamos submissos a quem vende, por fazerem estratégias que nos forcem a consumir e fazer parte de tudo isso.Bom,tento ter uma contribuição na transformação dando mais vida útil as minhas coisas e reciclando o lixo de casa semanalmente.
    Deu para ver que hoje em dia a saúde esta abaixo de muita coisa.As pessoas que tem o poder(dinheiro), priorizam bens materiais em vez da saúde, vendendo uma falsa idéia que é isso que vai lhes dar uma qualidade de vida.Só que, para pessoas que acham que terão uma qualidade de vida malhor por comprar esses produtos,na outra ponta da corda, pessoas que se quer "tem vida", trabalham para produzir produtos.Pessoas que eu acho, não conseguem sonhar com qualidade de vida!
    Ewerson 27272

    ResponderExcluir
  153. Eu não contribuo, porque não vou no embalo da Mídia, não deixo a Mídia me enfluiciar nas minhas escolha de compras refente a objeto,roupas e etc, sigo uma frase bem conhecida e velho mais e meu rsrsrs Josias RA :24205

    ResponderExcluir
  154. Olá!colegas, concordo com a Mayara Cristina realmente tudo é muito lindo mas na pratica é outra cisa, mas eu acho que entre as varias opções que já ouvimos falar sobre a preservação do meio ambiente ou coisas que compramos... se tentarmos ao menos uma delas é valido,mesmo que isso pareça pouco e é mesmo,mas já é uma parte.ex do que o Edson M dos Santos,eu fechei as minhas hrs compl.com umas 280 latinhas de uma só vez e umas trinta garrafas pets juntei com ajuda da familia é claro rs. mas faria td de novo mas ñ ouvi fala mas sobre reciclagem na Italo, antes recebia e-mail, ñ recebo mais.
    Aliás tenho algumas pilhas e garregadores de celular, celulares usados, que ainda ñ levei ao lugar certo,impressora e dvd tbm usados com algun prob.
    Uma coisa que meu marido e eu fazemos e q pode ajudar é chamar os senhores que trab. puxando carroça,bom nós tbm depende pagamos o dia dele mas pode ser uma troca,para ele levar aquele material ou objeto que a gente sempre tem acumulado e ñ sabe o que fazer ou ñ tem espaço, e ñ pode ser jogado no lixo.
    Pode ser uma opção já que ñ temos um numero de tel.alg ou empresa do gov q faça esse tipo se serviço, vir retirar em casa acho q ñ funcionaria seriam muitas Reclamações.
    E esses senhores puxadores de carroça andam em tds os lugares,eu tbm dôo moveis aparelhos eletronicos, roupas,td que eu ñ uso mais, e que ainda pode ser aproveitado por outa pessoa,ñ gosto de acumular coisa esperando o dia em q vou usá-los,assim sei lá,acho que estou contribuindo, ajudando de uma forma ou de outra assim com eu um dia precisei, e ainda aceito prq não? é uma troca.bjs a tds
    Keila Torquato RA 27243

    ResponderExcluir
  155. olá mayara cristina:concordo com você quando diz que,averdade é que na teoria tudo é muito lindo,mas no minimo tem apróximadamente 120 futuros professores que assistiu o video por isso nós devemos fazer a nossa parte,e passarmos essas informações para os nossos alunos.edson m dos santos RA 28671

    ResponderExcluir
  156. Concordo com as palavras da Yasmim RA: 19395, porém ela diz que temos que mudar ref. ao consumismo, e depois confirma que com a situação em que vivemos, midias, propagandas, moda, fica impossivél mudar....
    Realmente sentimento de mudança nós temos, mas infelizmente o mundo jaz no maliguino, com um câncer que não descobriram a cura.........

    Carlos Nuñez RA: 25527

    ResponderExcluir
  157. Concordo em parte com o que a MARIA DE FATIMA disse, pois nem sempre há como descobrir a origem exata de produtos industrializados que consumimos, desde um simples pote de palmito(que estamos cansados de ver varias vezes apreendidos, por contrabando ou extração ilegal), até bens de consumo duráveis.

    Nathan Politano - 26450

    ResponderExcluir
  158. 1 – Contribuo a partir do momento em que procuro sempre estar atualizando os materiais que faço uso diariamente, iPod, PC, roupas e afins, ou seja, alimentando as grandes corporações !! O consumismo é algo que está internalizado no ser humano do tanto que ele faz sem nem perceber, nem liga para as possíveis conseqüências. Momentaneamente reciclagem e economia e o modo como tento reverter a situação, alias, é a maneira como ´´ TODOS `` dizem fazer :) !! Mas aí alguém explica que o problema está no consumo em excesso, vão achar que esta pessoa é Louca !

    2 – Máscaras em todos os discursos... diariamente vemos, ouvimos e lemos tantas propagandas de trocentos produtos que trazem o ´´ SEU BEM-ESTAR `` ! citando exemplos: Um tênis que vi estes dias ...

    - COMPRE JÁ O TÊNIS TAL !!!!! SÓ ELE TRAZ O PODEROSO SISTEMA DE AMORTECIMENTO TR Ñ SEI DAS QUANTAS, SE ADAPTA A QUALQUER PISADA E AINDA MELHORA A SUA POSTURA , COM ELE VC EVITA FRATURAS E AINDA GANHA UM ABDÔME SARADO !!!!

    A pessoa nem sabe se isso funciona, e compra ! f*** -se o preço. Tenta procurar algo sobre o tal amortecedor milagroso... logo você não acha nada. Deixamos nos levar facilmente ...

    Viver é extremamente sujo e tóxico !!!!!

    Wallace Almeida 26.781

    ResponderExcluir
  159. PARA RONEY CHINALIA

    concordo com vc,é complicado termos essa qualidade de vida sendo que muitas vezes temos que nos matar de trabalhar em 1,2 e até 3 empregos para conseguirmos uma estrutura melhor e um conforto melhor para essa tal qualidade de vida.Complexo!

    DENISE ROCHA RA 30839 (VESPERTINO)

    ResponderExcluir
  160. Somos impulsionados a consumir a cada vez mais, cabe a nós ter um auto controle do que comprar e pra que comprar. Temos conciência que o nosso consumismo é absurtamente descontrolado,afirmamos e decretamos que precisamos consumir.Sendo que dessa forma contribuimos cada vez mais com o que o video nos informa . Temos informações do que o nosso consumismo ressulta na degradação ambiental do nosso planeta, mas, não sei o do porque nós não começamos a mudar ....queremos mudar !!! Mas o que falta pra isso começar acontecer???

    Michelle da Paz . Matutino RA: 24441.

    ResponderExcluir
  161. A mídia é maneira mais eficaz de produzir, transmitir e transformar informações. Porém a sociedade é a parte mais influenciada, de modo a serem mais consumistas por conta do próprio sistema e das grandes empresas.Podemos contribui por qualidade de vida, através dos nossos direitos a serem conquistados como cidadãos.

    Possivelmente não existe relação, por só demostrarem de forma imposta a sociedade que a qualidade de vida só é adquirida através do consumo, para buscarem a satisfação e o reconhecimento pela as outras pessoas.

    Vinicius Ribeiro RA: 28871 Noturno

    ResponderExcluir
  162. Esta e uma pergunta difícil ... pq a solução mais ninguém colabora ... podemos não jogar mais lixo , não poluir, não desmatar .
    Mas existe muitas pessoas desumana que acha que tudo que tem hoje que nao é muito comparado ao séculos passados vai durar para sempre
    doce ilusão
    Eu como tento ajudar o máximo o meio ambiente ... acho que todos tem que ter consciência disso e ajudar também .
    DAVI ABREU CORREIA RA.14724

    ResponderExcluir
  163. 2)O povo é como marionete nas mãos desses governantes fais oque quiser com agente
    somos engandos não tem um pingo de respeito
    com o cidadão.E qualidade de vida relacionada no video cada dia o que passa vamos ter mais problema de saúde com mundo mais poluido sem agua potavel para beber cade veis pior a qualidade de vida.
    Davi abreu correia RA 14724

    ResponderExcluir
  164. 2)O povo é como fosse marionete nas mãos desses governante somos engandos com promessa não tem um pingo de respeito com o cidadão.
    E a respeito saúde relacionada no video atendecia é uma população mais doente um mundo mais poluido

    Davi abreu correia. RA 14724

    ResponderExcluir
  165. 1)eu contribuo comprando as coisas que são fabricadas de forma não correta , tento transformar a informação ao meu favor para abrir os olhos das outras pessoas 2)a qualidade de vida é a pior possível pois não temos o direito a ela pois só os ricos é que desfrutam desse previlégio os pobres tentam sobreviver de acordo com as condiçoes que impõem a eles.Arnaldo ( topete) RA 28385

    ResponderExcluir
  166. Na verdade ainda não tinha parado pra pensar nesta questão, porem o video me fez refletir, que mundo deixaremos para nossos filhos,futuras gerações? porém não basta só falar temos que agir, se queremos um mundo melhor, por outro lado é fácil falar dificil é praticar pois estamos vivendo na era digital onde não sabemos viver sem ela, ou seja, não ficamos sem celular, sem computador, etc... pois tudo gira em torno da tecnologia, praticidade,e antes mesmo de quitar o produto este ja perdeu seu prazo de validade, fazendo você consumir novamente.
    Eveline RA. 24219.

    ResponderExcluir
  167. Eu concordo com o que a maioria esta falando que temos que contribuir para acabar com toda essa maquina que foi descrita no vídeo mais meras palavras não mudam o contexto da realidade então devemos sair do faz de conta e parti para realidade desempenhando de uma melhor forma o nosso papel como cidadão diante dessa sociedade consumista .

    RA 29093
    Ricardo Leal Silva

    ResponderExcluir
  168. 1) Temas que consientisar para uma trasformação teremos que saber economiza ser menos consumista tudo que passa na midia ja é um jeito de induzi a população as compras se todos penssar igual em cada um fazer sua parte ja é um grande começo. Nois como professores pai temos enssinar nossos alunos filhos como é feito essa lavagem celebral na população agradeço aprofessor mario
    por fazer eu encherga porque eu não penssava assim

    2)A qualidade de vida apresentada no video é ema tendecia uma população mais doente com varios problema de saúde ,trabalho escravo da população mais carente.obrigado DAVI ABREU CORREIA RA.14724

    ResponderExcluir
  169. 1)Para o governo melhor forma de lucrar e com nos mesmo e continuamos com esse ciclo descarrilhado que eh o consumismo se nao mudar hoje o nosso modo de pensar e agirmos o mais rapido possivel com TRANSFORMAÇOES no nosso modo de se alimentar no nosso ciclo de vida estaremos cada vez proximo de grandes desastres...

    2) Comos podemos ter uma qualidade de vida se estamos destruindo o nosso planeta.

    Jurandir Vieira RA 28731

    ResponderExcluir
  170. 1-O argumento que se denuncia o que o vídeo mostrou é de que...Realmente vivemos numa era do consumo, pois hoje tudo tem prazo de validade, nada dura... tudo é descartável. 2-O video mostra que quanto mais queremos estar nesse ciclo vicioso mais perdemos saúde por outro lado estamos dentro da sociedade e na moda ,com menos saúde ,acredito que ate os seres humano é descartavel é dessa maneira que eles enxergam por que todos os dias nasce novos consumidores desse circulo vicioso que foi imposto pelos chefões e governantes ! Rodrigo Ruiz R.A 33939

    ResponderExcluir
  171. 1-nós temos que conhecer melhor o valor das coisas antes de transformar....
    2- nós precisamos melhorar a politica das coisas é aprender a valorizar,mais,ser inteligente é responsavel...
    valmirete lima noturno 28812

    ResponderExcluir
  172. Vou de acordo com o Mazotti, que temos o poder em nosso voto é o início da jornada que pode ser longa mas que não pode esperar, muitos povos já fizeram revoluções e precisamos salvar o planeta conscientemente.

    DANILO DE MEDEIROS TONIOLO RA:29127

    ResponderExcluir
  173. concordo com o eduardo que temos que contribuir com o meio ambiente.E que antes sim celular poucos tinhas meio que era coisa de filme sim.
    Sim tb acho que a concientização para a parte politica tem que ser concientizada nao so do POVAO como ele falo mas tb das classes mas alta do que as mas baixas.
    iris 25899

    ResponderExcluir
  174. 2 as ideias de todos sao miuto boas mais so que o serumano ja nasce egoista so pença no seu imbigo,quando todos abrirem os olhos vai ser tarde para o nosso planeta
    ALEX 24610

    ResponderExcluir
  175. 1) Eu Contribuo, quando consumo novas coisas tais como , computadores, novos tênis, roupas , consumir algo que me faz bem e facilite meu dia a dia .
    2) A qualidade de vida esta sendo destruida a cada produto criado por industrias, que estão destruindo a natureza e criando produtos tóxicos e cada dia diminui a qualidade de vida substituindo por tecnologia.
    DOUGLAS RA:24138 NOTURNO

    ResponderExcluir
  176. ola eduardo concordo com você ,quando o asssunto é preservar o meio ambiente. e concordo mais ainda quando fala da politica esses filhos da mâe sim ,tem que fazer algo para nos ajudar ,uma andorinha só nâo faz verao.corina modesto RA:33656

    ResponderExcluir
  177. Bem, contribuo no sentido sempre que algo estraga saimos e compramos um novo e o velho vai pro lixo.
    O discurso é que sempre a saúde pública está bem, que as pessoas estão sendo bem atendidas em postos de saúde e hospitais públicos, quando sabemos que na realidade isso não acontece, trabalhamos e poluimos sem saber do mau que isso nos faz, e ainda por cima o trabalho infantil continua pelo mundo quando o lugar delas seria a escola, mas ao invés disso saem para trabalhar em fábricas e consumimos todos os tipos de toxinas presentes no mundo.

    Régis de Oliveira, 30352

    ResponderExcluir
  178. Pois é gente, mas é isso que eles realmente querem, uma sociedade consumista.
    Por isso eles já fazem coisas descartáveis ou que não durem tanto tempo.
    Vejam só, há um ano atrás lançaram o supercomputador com tudo que vc nunca viu antes e que fazia coisas milagrosas. Aí vc foi lá, gastou um p** dinheiro nele, e agora vc viu nas lojas que ele está pela metade do preço, sem contar que lançaram um modelo mais novo e muito melhor e não tão caro assim, pois a concorrência tá grande, e o seu que vc comprou não funciona mais tão bem... então o que vc faz? Simplesmente junta um dinheiro a mais e compra o novo.

    É isso que acontece. Agora se alguém sabe a fórmula pra acabar com isso, me fale, pq eu não faço a mínima idéia e não consigo imaginar como posso mudar isso, pq não depende só de mim.

    Janaina Vanessa RA 25347 - Noturno.

    ResponderExcluir
  179. 1 contribuo, pois estou inserido neste sistema capitalista, onde o consumismo faz parte da vida de todos e acabamos contribuindo para este sistema se perpetua. A transformação acontece no momento em que a sociedade tomar conciência da manutenção deste sistema e passar a fazer uso consciente do consumo. Consumindo apenas o necessario e funcional, pois a base da vida é viver bem e não comprar para se satisfazer, criando seres alienados. Esta consciência é dada por meio da educação, que atualmente contribuí para a manutenção do capital, esta em nossas mãos enquanto educadores transformar essa realidade.Genivaldo, ra:27399.

    ResponderExcluir
  180. 2 O discurso da garantia da qualidade de vida na verdade denucia o q esta por tras da produção desta, uma vez que para esta garantia, a população fica a mercê da exposição de substâncias nocivas, gases poluentes, desmatamentos de florestas que prejudicam a maioria do planeta. A população que esta fragilizada e necessitada, esta escondida sob uma mascara do sistema da produção, que caminha numa direção sem volta. Genivaldo ra: 27399.

    ResponderExcluir
  181. Concordo com a maioria que devemos ajudar com a preservação do meio anbiente, porem discordo quando dizemos que temos colaborado para isso. Na minha opinião temos feito o minimo do minimo. Genivaldo ra: 27399.

    ResponderExcluir
  182. Quando o ALEX diz que já nascemos egoístas, é porque hoje os pais já educam seus filhos dessa forma. A pensarem sempre em si, sem cuidar do próximo. A situação do planeta mostra que os valores realmente estão mudados... caminhando cada vez mais para um caminho sem volta...
    Cristiane Santana RA 39815

    ResponderExcluir
  183. 1R-O sujeito consumidor da pós-modernidade é, por vezes, um reflexo do próprio consumo. Assim como um produto que tem uma portabilidade depreciada(ou pelo menos nos fazem acreditar nisso)e por isso é substituído constantemente, surge um sujeito fragmentado que assume varias identidades e obtém a mesma frustração. Devemos primeiramente nos identificar e assumir com responsabilidade essa identidade.
    Independente de qual seja, assumir com responsabilidade social e individual, e incentivando a auto reflexão nos outros individuos para o bem comum.
    Claive RA-24964

    2R-O discurso da saúde, por vezes, produz um sujeito descartável. Porém o lixo não pode ser incinerado... apenas soterrado, soterrado juntamente com nosso modo particular de ser, no amago do nosso intimo. O discurso da saúde surge no homem, na humanidade, mas o ultrapassa. De modo que para chegar ao ser humano realmente saudável é necessário dietas avassaladoras, cirurgias quase mortais e as vezes mortais... manipulação de genes e...muito, mas muito dinheiro é claro. Oque deturpa todo o sentido de saudável.
    Claive RA-24964

    ResponderExcluir
  184. Bom, cada um tem de fato uma idéia diferenciada, mais com focos semelhantes, como pensar em idéias que despertem a reflexão em relação ao meio ambiente...

    Jarleny F. de Sousa RA: 25957

    ResponderExcluir
  185. 1) Devemos avaliar se há a real necessidade do que estamos comprando, ou se é somente para nos mantermos no sistema e para ajudar a transformar esta realidade o 1º passo seria a conscientização das pessoas no nosso meio, mostrando seu funcionamento e seus efeitos e também passar a valorizar as pessoas e não as coisas que elas possuem. Valquiria Alves de OLiveira, 25616.

    ResponderExcluir
  186. 2) Com a perca de poder do Estado para as grandes corporações a qualidade de vida da população deixa de ser prioridade (assistência médica, tempo livre, etc), passando a ser um bem de consumo, no qual, existe um padrão estabelecido, sendo o mesmo inacessível a maioria. Valquiria Alves de Oliveira, 25616

    ResponderExcluir
  187. 1 - O que mais podemos consumir? Já nos tornamos consumidores de tudo que já anunciaram, ou já não nos sentimos tão compulsivos. Bens que eram embalados como extremamente necessários tornaram-se supérfluos, e mesmo os bens de consumo de nossos sonhos não nos interessam mais: ou nossos sonhos mudaram ou amadureceram. Na verdade, hoje parecem não nos abalar mais se não os adquirimos: tornaram-se obsoletos, descartáveis, facilmente substituíveis por outros cada vez mais velozes, quase insuperáveis… até que surge o “mais recente” lançamento no mercado. Aliás, hoje em dia até o casamento virou descartável... não deu certo, troca-se o parceiro, tudo muito simples. Vemos hoje que as alterações no clima são constantes e acontecimentos que nunca antes foram vistos no mundo estarem ocorrendo de uma forma tão constante (Ex: efeito estufa, furacões, buraco na camada de ozônio, etc.). Uma maneira de se tentar transformar esta situação é através da conscientização ambiental por meio das pessoas, das indústrias, o que já poderia contribuir muito para a alteração do quadro atual.

    2 - Globalização significa o aumento da competição, a conquista de novos mercados, a aquisição de novas culturas. A palavra de ordem é “competição”. Diante dessa necessidade de se adaptar a mudanças constantes no cotidiano, o estresse encontra terreno fértil para se desenvolver nas pessoas. Essas pessoas colocam a vida pessoal em segundo plano. É impossível falar da saúde do homem moderno, sem abordar a globalização, fenômeno causador do aumento da incidência da chamada doença do século: o estresse crônico. E é esse estresse crônico a origem das doenças que mais matam e incapacitam os homens no início do Século XXI.

    Carla Hortelan - 18715

    ResponderExcluir
  188. 1)A maioria de nós contribui de maneira negativa e as vezes inconsciente,pois nos tornamos consumistas da ignorância,ou seja,no mundo de hoje vc é o que vc tem no bolço ou o que vc tem.

    2)O vídeo mostra claramente que independendo de classe sociais,procuramos respostas das tragédias que estão acontecendo no mundo e com todos seres vivo,nos lugares errado. Isso por que a resposta esta dentro de nós mesmo; basta reaprendermos o verdadeiro significado da palavra "QUALIDADE DE VIDA"
    ANTONIO BENEDITO R.A.28750

    ResponderExcluir
  189. Podemos contribuir dando mais valor com nosas coisas antigas e obs nossos consumos em exeso




    Jefferson santos fernandes RA: 26116

    ResponderExcluir
  190. A cada dia que passa a tecnologia vem inovando e revolucionando os produtos para a sociedade. Um bom exemplo é o computador, produto indispensável e necessário para nós estudantes, ou seja somos impostos a ficarmos atualizados ate dentro do mercado de consumo. Mas também é uma ferramenta importante para ajudar na reeducação, em matéria de preservação ambiental.

    Continuo com a mesma ideia que não existe relação, por conta da qualidade de vida que apresenta no video ser ligado ao mercado de consumo na sociedade, ou seja, para termos qualidade de vida temos que consumir cada vez
    mais?...

    Vinicius Ribeiro RA 28871 Noturno

    ResponderExcluir
  191. 1R-Com a pós-modernidade que trouxe dentre outras coisas a transição da sociedade de produção para uma sociedade de consumo, surgiu também um sujeito fragmentado. Assim como os produtos que possuem uma portabilidade escassa(ou pelo menos nos fazem acreditar que são assim), o ser humano assume varias identidades com a mesma frustração, tendo quase sempre que recomeçar do zero. Diante disso, devemos assumir a nossa identidade com responsabilidade, independente de qual seja, assumir com responsabilidade social para o bem comum e incentivando a auto reflexão.
    Claive RA-24964

    2R-O discurso da saúde, por vezes, produz um sujeito descartável. Mas esse lixo não pode ser jogado no incinerador, mas sim soterrado, soterrado no amago do intimo humano. O discurso da saúde foi criado pela humanidade, pelo homem mas, o ultrapassa. Programas de televisão estão cada vez mais empenhados nesta formula, com o parecer de especialistas famosos mas que nunca se quer olharam um exame de sangue nosso, dietas avassaladoras, cirurgias quase mortais e as vezes mortais...manipulação de genes e muito, mas muito dinheiro é claro! Deturpando a individualidade e o que é saudável.
    Claive RA-24964

    ResponderExcluir
  192. 1) Contribuo quando por influência da mídia ou moda, consumo quase sempre sem necessidade daquele produto simplismente para não estar fora do padrão perante a sociedade,posso transformar a partir do momento que faço uma auto correção das minhas atitudes e ajudo a conscientizar outras pessoas.
    2)A relação e de que tanto no campo da saúde quanto no vídeo a um padrão a ser seguido e aqueles que não se enquadram nele são considerados ultrapassados e consequentemente se tornam consumistas para acompanha-lo.

    João Santana
    RA 28834

    ResponderExcluir
  193. 1 O que devemos fazer, é nos concientizarmos sobre a politica, pois como a própria politica estam nas mão das empresas, devemos conhecer melhor as propostas dos canditatos e escolher um menos pior.

    2 O video nos alerta para termos mais conciência do que consumimos, pois sempre iremos consumir mesmo, o que devemos fazer para nos auto-ajudarmos é começar a investir mais na reciclagem que não será o sulficiente, mais já é um bom começo.
    Denys Ramos Ra: 35138

    ResponderExcluir
  194. Meu caro Davi,somos marionetes porque o povo tem memória curta e não cobra o que foi prometido pelos governantes se deixa levar pela mídia.
    Como queremos mudanças se nós mesmos não temos atitude?
    Lucimeire Ra:38944

    ResponderExcluir
  195. Eu concordo com a maioria das opiniões,só que para deixarmos de ser marionetes na sociedade temos que falar menos e fazer mas, por que só palavras não basta.
    Vamos fazer a diferença a partir desse video ou vamos só continuar sendo manipulados????

    Vilma de Novaes
    Ra:41296

    ResponderExcluir
  196. Concordo com a Michelle da Paz, se todos nós tivessemos controle do que comprar, para que comprar, se é ou não necessário. As pessoas ajudariam a contribuir com o meio ambiente.
    Na minha opnião sobre a pergunta que fez, o que falta acontecer, são pessoas pararem para refletir sobre seu próprio consumo.
    RA: 29082 Bianca

    ResponderExcluir
  197. Bem, li algumas postagem observei que estão todos se outo criticando, mas acredito que se cada um fizer o seu com conciencia, acreditamos que poderemos mudar, neim que seja um pouco esta situação ira melhoras, mas temos que vir mudando a cultura...la no comecinha onde estamos descobrindo as coisas, para que no futuro não precisemos presenciarmos tudo de ruim que esta acontecendo por ai, isto é apenas reflexo do passado e a tendencia e piorar.
    mas como acredito que todos assimilaram a mensagem cuidem-se.
    Claudio Marinho 31203

    ResponderExcluir
  198. 1- nos contribuímos com o consumo descontrolado, para manter uma pessoa superficial. Só queremos manter a boa aparência. Alem disso os produtos do tempos de hoje acabam de ser lançado num dia e no outro já estão sendo descartados por melhores.

    2- o discurso é que nos precisamos consumir aquilo ou aquilo outro pra manter uma boa saúde, fazendo com que esse ciclo vicioso nunca acabe e apenas visando o lucro deles com produtos inúteis.

    Guilherme K. Kitadai
    RA 26775

    ResponderExcluir
  199. Concordo em partes com a Lucimeire,LU RA:38944, pois muitas pessoas não tem essa consciência, mas também tem muitas que tem e até trabalham em reciclar ou mesmo em casa com eu tento separar as coisas conforme o seu destino, vejo que muitos sabem o que faz de certo e errado e faz porque quer, onde não se preoculpa com o mundo nem com as pessoas.
    Mas acho que esse trabalho de escrever aqui já é um ótimo começo pra concientização. Simone tarde RA:25500

    ResponderExcluir
  200. Porque sistema de coisas do mundo esta acabando, as pessoas so fala dessa tal de globalização mas todos esquecem da importancia da formação das crianças na escola. Hercules RA:26844

    ResponderExcluir

Digite seu comentário, escolha a opção anônimo e ao finalizar o seu comentário, por favor informe seu nome completo e R.A.