Referências:
Diretrizes para o Ensino Fundamental e Médio
Diretrizes para a Educação Física.
Unidade 2- Trajetória da Educação Física e sua crise de identidade:
Referências:
Teorização Curricular e Educação Física. In: Neira, M.G. e Nunes, M.L.F. Educação Física,Currículo e Cultura. São Paulo: Phorte, 2009.
http://www.4shared.com/document/nOleTdi2/01_-_Teorizao_Curricular_e_Edu.html
Bracht, V. Identidade e crise da Educação física: um enfoque epistemológico. In: Bracht, V. e Crisorio, R. (coords.). A Educação Física no Brasil e na Argentina: identidade, desafios e perspectivas. Campinas: Autores Associados; Rio de Janeiro: PROSUL, 2003.
Unidade 3- Construção cultural do corpo:
Referências:
Fontana, R.C. O corpo aprendiz. In: Carvalho Y. e Rubio, K. (orgs) Educação Física e Ciências Humanas. São Paulo: Hucitec, 2001.
Souza, E.S. e Altmann, H. Meninos e Meninas: expectativas corporais e implicações na educação física escolar. Caderno Cedes, ano XIX, nº 48, Agosto/1999.
http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v19n48/v1948a04.pdf
Louro, G. L. Teoria queer - uma política pós-identitária para a educação. In: http://www.scielo.br/pdf/ref/v9n2/8639.pdf
Unidade 4– Linguagem, lúdico e cultura corporal.
Referências:
Neira, M.G. e Nunes, M.L.F. Pedagogia da cultura corporal: motricidade, cultura e linguagem. In: Neira,M.G. Ensino de Educação Física. São Paulo, Thomson, 2007.
http://www.4shared.com/document/SW-GEmFc/04_-_Pedagogia_da_cultura_corp.html
Neira, M.G. e Nunes, M.L.F. Contribuições dos Estudos Culturais para a educação física. CONBRACE. Congresso Brasileiro das Ciências do Esporte, 2009.
http://www.4shared.com/document/h10V_9IA/07_-_contribuies_dos_estudos_c.html
Projeto Futebol Society – www.portalsme.prefeitura.sp.gov.br
http://www.4shared.com/document/GVduTbmw/06_-_Relato_de_Experincia_proj.html
Orientações Curriculares – Expectativas de aprendizagem – www.portalsme.prefeitura.sp.gov.br
http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Documentos/BibliPed/EnsFundMedio/CicloII/OrientacpesCurriculares_proposicao_expectativas_de_aprendizagem_EnsFundII_edfis.pdf
Unidade 5- Tematizando a cultura corporal na escola na perspectiva cultural:
Referências:
Neira, M.G. e Nunes, M.L.F. Praticando Estudos Culturais na Educação Física. São Paulo: Yendis, 2009. Neira, M.G. e Nunes, M.L.F. Educação Física,Currículo e Cultura. São Paulo: Phorte, 2009.
Unidade 4– Linguagem, lúdico e cultura corporal.
Referências:
Neira, M.G. e Nunes, M.L.F. Pedagogia da cultura corporal: motricidade, cultura e linguagem. In: Neira,M.G. Ensino de Educação Física. São Paulo, Thomson, 2007.
http://www.4shared.com/document/SW-GEmFc/04_-_Pedagogia_da_cultura_corp.html
Neira, M.G. e Nunes, M.L.F. Contribuições dos Estudos Culturais para a educação física. CONBRACE. Congresso Brasileiro das Ciências do Esporte, 2009.
http://www.4shared.com/document/h10V_9IA/07_-_contribuies_dos_estudos_c.html
Projeto Futebol Society – www.portalsme.prefeitura.sp.gov.br
http://www.4shared.com/document/GVduTbmw/06_-_Relato_de_Experincia_proj.html
Orientações Curriculares – Expectativas de aprendizagem – www.portalsme.prefeitura.sp.gov.br
http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Documentos/BibliPed/EnsFundMedio/CicloII/OrientacpesCurriculares_proposicao_expectativas_de_aprendizagem_EnsFundII_edfis.pdf
Unidade 5- Tematizando a cultura corporal na escola na perspectiva cultural:
Referências:
Neira, M.G. e Nunes, M.L.F. Praticando Estudos Culturais na Educação Física. São Paulo: Yendis, 2009. Neira, M.G. e Nunes, M.L.F. Educação Física,Currículo e Cultura. São Paulo: Phorte, 2009.