quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Pós Colonialismo

Esta atividade deverá ser realizada em três etapas. Primeiro, assista ao filme e descreva as suas sensações. Passados dois dias, leia os comentários dos colegas e veja a apresentação em pps. para a seguir, expressar o impacto que as imagens e os textos causaram. Após isso, leia o texto disponível e comente sinteticamente, com base nas aulas, como vc poderia organizar um projeto que envolvesse a temática pós-colonial.
1 - Filme
Vista minha pele

http://www.youtube.com/watch?v=fNssyjM3_Y8
http://www.youtube.com/watch?v=h_5MpJS6cKg&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=anBESp9o_G4&feature=related

2 - Apresentação em pps
Efeitos da Colonização Africana pelos Europeus

http://www.4shared.com/document/mfbmkoRE/EUROPA_ENCERRADA.html

3 - Texto a ser lido
Oliveira, L.F. Concepções docentes sobre as relações étnicos-raciais em educação e a lei10.639.


http://www.anped.org.br/reunioes/30ra/trabalhos/GT04-3068--Int.pdf



Responder até 16/10.

373 comentários:

  1. mauricio rossi 26124

    as pessoas deveriam se colocar no lugar do outro antes de começar a falar qualquer coisa, que possa ofender. o racismo até que está sendo um pouco apagado, em questao de pele, mas o racismo de cultura ainda existe muito, com os grupos diferentes.por exemplo:um japones nun grupo de brasileiro, uma loira nun grupo de morena,um nordestino,pessoas de outros generos, e assim por diante temos que rever estes conceitos e parar de rir um do outro ou debochar,quando aparece uma pessoa diferente.

    ResponderExcluir
  2. O filme me fez lembrar momentos que eu passei na década de 80, onde eu era barrado por causa da minha cor, meu cabelo black, por ser do nordeste e não ter roupas da moda, se eu for falar tudo isso se tornará um tcc, então é melhor ver com os olhos de que vivi e vivo em algum momento esse problema de pele e até mesmo cultural. LEOSMAR R.A; 25799

    ResponderExcluir
  3. O filme ao meu ver... não iria mudar o contexto da história e nem ajudaria acabar com o preconceito existente no passado, presente e futuro de ambos os lados!!
    Já o PPs mostra a gana do homem por lucros e mais lucros independente da cor sempre vai falar mais alto, temos vários exemplos de brancos roubando de brancos e negros roubando de negros!!
    quando iremos entender que o necessário nos satisfaz??


    Leonardo Barbosa RA: 25403

    ResponderExcluir
  4. Caramba! Isso percebi somente hoje, após assistir os vídeos, na escola acontecia isso fazíamos brincadeiras, durante o descobrimento do Brasil, um colega era chamado de “Bahia”, o professor agia com pena de certa parte, não víamos a “malicia”. Mas o que a colonização causou no nosso país, imagina isso na África, onde acontece até hoje conflitos sociais?
    Caio Henrique (BLAH) – 26149 - tarde

    ResponderExcluir
  5. Faz uma boa critica ao pensamento racista, que apesar de menor ainda existe, no Brasil e de certo em todo o mundo. Entretanto por já não ser tão atual este video, creio eu que estamos bem melhor com relação a esse assunto e não há tanto racismo assim. Existe sim o preconceito!! Que analisando a palavra percebemos que nada mais é do que uma prévia concepção de algo ou alguem. Mas apesar disso é visto que apesar de ainda existir, a grande maioria já esta muito mais aberto a novas opinioes e culturas que recebemos diariamente de diversas maneiras.

    Nathan Politano R.A 26450

    ResponderExcluir
  6. O filme nos mostra o velho preconceito,que se passa de geração,em geração.Mesmo existindo leis,e que todos somos iguais,na prática não é assim que funciona.Existe ainda muitas pessoas preconceituosas,disfarçam ,com medo de um processo,sem contar o cultural.
    O preconceito continua desmotivando e destruindo sonhos.Se colocando no lugar de quem sofre o preconceito,podemos refletir,e quem sabe modificar esta situação.Nilza A.Moreno Delgado RA 28989

    ResponderExcluir
  7. O filme tem muito boa intenção. Só vamos realmente sentir o que o próximo sente com empatia, só se você presenciou ou sentiu algo diferente poderá discursar sobre o fato. Acredito que nossa cultura nunca permitirá ignorarmos as diferentes culturas presentes em nosso cotidiano mas podemos minimizar os efeitos e impactos negativo que isso nos trás. O preconceito é quase que inerente do ser humano, sempre vai se achar superior a outrem, precisamos repensar nossos conceitos. Esta disciplina veio me fazer uma pessoa mais feliz sem dúvida. Ah não nos esqueçamos, não existe ninguém diferente, somos todos iguais.

    DANILO DE MEDEIROS TONIOLO RA: 29127 - manhã

    ResponderExcluir
  8. Quanto aos apps, realmente lamentável hoje o que acontece na periferia do mundo enquanto os grandes centros usufruem de riqueza e qualidade de vida, conquistadas graças suas colônias dizimadas por séculos pela supremacia branca européia. Hoje se exige um passaporte e em muitos casos vistos para adentrar àquelas terras que têm por referência riqueza e "civilização", mas será mesmo? Têm de dar de volta seja como for o que foi tomado de colônias, mas isto já acontece, ao fato de que muitos europeus já vêm buscar saciar sua crise aqui no Brasil por exemplo, atrás de emprego e etc. A França que é hoje praticamente a África na Europa visto que sua seleção de futebol é quase que 100% negra e todos devem exigir seus direitos e refletir a história que os fizeram como são hoje.

    DANILO DE MEDEIROS TONIOLO RA: 29127

    ResponderExcluir
  9. Inicialmente foi estranho porque é muito "comodo" ver negros dentro de um contexto onde é alvo de racismo e preconceitos. É legal, principalmente pra quem é racista ( brancos ou negros, ou outras raças) pois mostra os dois lados da história e como é possível mudar diferentes situações.

    Fernanda Rodrigues RA 20058

    ResponderExcluir
  10. Percebemos que o preconceito ainda existe,mas não mais como no filme,precisamos fazer com que as pessoas parem de piadas,gozação com as pessoas por causa de linguagem,aparencia,cor etc....Abrir o olhos por que as pessoas ficam sentidas...
    Adriano Luis Pertinhes RA-34490

    ResponderExcluir
  11. O documentário "Vista a minha pele" tendi em levantar a questão do preconceito da forma literalmente direcionada ao Racismo que foi abordado da forma/ou maneira diferente(vamos disser assim), mas ao mesmo tempo objetiva e com o intuido de mostrar essa troca de lugares( como o propio nome do documentário diz).No decorrer do filme tem uma passagem que diz o seguinte: "São as pequenas acões que somando e somando fazem grandes transformações",diante a isso com as adversidades de culturas/preconceitoS, si cada um fazer a sua parte , com certeza teremos grandes mudanças e o primeiro passo pra que isso acontece é simplesmente respeito ao próximo.
    MICHELLE DA PAZ RA:24441 MATUTINO

    ResponderExcluir
  12. O filme na minha ótica não iria mudar o contexto da história e nem ajudaria acabar com o preconceito existente no passado, presente e futuro de ambos os lados.
    As pessoas deveriam se colocar no lugar do outro antes de começar a falar qualquer coisa, que possa ofender. O racismo até que está sendo um pouco apagado, em questão de cor da pele, mas o racismo de cultura ainda existe muito. O que vale ressaltar aqui é que não existe ninguém diferente, independente da cor da pele, somos todos iguais diante dos olhos de DEUS que é o todo soberano do Universo.

    Thiago de Menezes - RA: 29290 - Noturno

    ResponderExcluir
  13. interessante o vídeo mostra um tipo de preconceito, mas não podemos nos prender apenas no preconceito racial, sendo hj o preconceito esta escancarado de diversas formas, parece q as pessoas não podem mais gostar de um tipo de musica q é descriminado, não pode ter uma religião q tb sofre a discriminação,não podem ter uma opção sexual diferente q sofre. enfim o video me fez refletir sobre os diversos tipos de preconcito.

    DENISE ROCHA RA 30839

    ResponderExcluir
  14. Só quem esta na pele senti o préconceito, e a discriminação, as vezes não damos conta da quantidade que existe sobre este assunto, o preconceito não existe só na cor de pele ou etnia, um dos préconceito que mais pesa é entre as classes sociais , as pessoas acham por ter dinheiro é melho do que as outras, mas quem nunca foi descriminado por alguma coisa.por isso que devemos pensar sobre o assunto cada vez mais.
    Quem ocupa o trono tem culpa
    Quem oculta o crime também
    Quem duvida da vida tem culpa
    Quem evita a dúvida também tem
    É um trecho da música, Somos Quem Podemos Ser,
    dos Engenheiros do Havaii.
    Fabiana da silva RA 25379

    ResponderExcluir
  15. Sepre existiu o preconceito a ter com eles mesmo são preconcituosos, mais vivemos com numa sociedade de competição de cor,indentidade,sexo,entre outros pois não podemos culpa um ao outro por quer desde que nascemos ja vivemos em uma sociedade assim mais podemos respeita ums aos outros para poder vivem em conjunto. Maria Aparecida de Souza:RA 25817

    ResponderExcluir
  16. Racismo existe, não há dúvidas. Mas é evidente que ele tem sido menor. Nesse curta, eles inverteram os papéis e isso com certeza mexeu com muita gente, não aceitaram nem num curta de 20 minutos, ser inferior. O Brasil e o mundo, são governados por brancos, mas os negros vem conquistando seu espaço. Somos todos diferentes, mas temos direitos iguais. Aqui foi uma ideia de como é ser excluído, escrachado e humilhado, pois foi assim que os negros viveram durante muito tempo. Temos que lutar contra o racismo e o preconceito. Apenas assistindo, me senti excluído, pois sou branco, imagina quem passa por isso realmente.
    Mas ficou uma dúvida: quem venceu a eleição?
    Róberson Cristiano de Souza 25558

    ResponderExcluir
  17. Aprender a se colocar na situação do outro é apenas um passo para abrirmos a noosa cabeça, acho que parar para ouvir, para saber os motivos do outro, aprender a valorizar o que nos trazem e nos mostram, acho que isso sim é uma forma de vencer qualquer tipo de pré-conceito. Acredito ainda que vivemos em um país repleto de preconceito,de todas as maneiras, mas acho o que é pior é como nos camuflamos atrás deles.
    Eduardo Neto RA 41477 (tarde)

    ResponderExcluir
  18. Após assistir o vídeo, ficou uma certeza de que o preconceito com outras etnias são feitos por pessoas que não sabem sobre a história das coisas ou seja como tudo que existe hoje um dia surgiu. Afinal no vídeo a menina branca era ajudada por uma negra, demonstrando que a familia desta á ensinou que todos são iguais e que os brancos também ajudaram com o desenvolvimento do país, tanto que o pai também ajudou á comprar os votos. Portanto entendi que ao existir uma classe predominante sempre existirá uma tendencia e quando se tem o conhecimento pode-se viver na igualdade.

    Elaine Priscila RA:28806

    ResponderExcluir
  19. Percebe-se no filme que ainda existe um pouco de preconceito, até mesmo por aqueles que os sofrem.
    Este assunto ainda continua sendo uma batalha que a cada dia que passa ja achamos que esta resolvido e nao esta resolvido coisa nenhuma.
    E ainda mais a cada dia existe um preconceito novo, agora contra homossexuais e contra pessoas que curtem certos tipos de musicas.
    Ao invez de progredir estamos regredindo !
    Somos todos iguais, independente de tudo.

    Bruno Leonel Legarra Ra: 29057

    ResponderExcluir
  20. Com os pps ficou ainda mais nitida a certeza de que a história explica muita coisa e que muitas vezes na escola não se contam os verdadeiros acontecimentos, porque a cultura predominante faz com que todos e até mesmo alguns curriculos como o critico e o acritico estejam voltados para uma determinada verdade....Ainda bem que mesmo após muito tempo e só agora na facu sei os porques de muitas coisas......

    Elaine Priscila RA:28806

    ResponderExcluir
  21. È um filme para se pensar, analisar o que acontece em nossa volta, talvez por não vivenciar na pele como o nome do filme diz, eu não veja desta forma pelo menos no meu circulo de vivencias eu não percebo esta ações, porém se analisarmos de maneira mais global deve ser o que acontece.

    Marco Freitas RA 28886

    ResponderExcluir
  22. Pude perceber que preconceitos ainda existe,com isso, o filme nos mostra o preconceito,que é gerado entre as pessoas e cada vez mais é passado de um para os outros,por mais que as autoridades tentem impedir isso, infelizmente preconceitos sempre vão existir porque é uma história dita há muito tempo atrás,na qual hoje só não é igual a antigamente devido as leis implantadas. O filme mostra um lado bom em relação a isso, relatando criticamente esse tema que eles abordaram nos colocando num posição "e se fossemos nós na pele desses indivíduos" apesar de não ajudar muito a mudar sobre esse contexto.

    Yasmin C.R.Nasimento RA:19395

    ResponderExcluir
  23. O video mostra claramente que o preconceito existe ainda nos dias atuais so que aparece no video de forma invertida com relação a cor da pele. Mas fica evidente que aqueles que detem melhor condição economica fara parte da classe dominante e consequentemente os que estão na classe dominada sofrerá vários tipos de preconceito, entre eles o racial.

    João Santana
    RA 28834
    Noturno

    ResponderExcluir
  24. Vivemos em pleno no século XXI, e ainda estamos vivendo o racismo. O filme é bom porque mostra o outro lado da história onde poderiam ser os negros dominantes e os brancos escravos, para quem é racista isso coloca a pensar bem nas coisas, porque força a pensar como seria se o mundo fosse do modo do filme.

    Régis de Oliveira , RA 30352 - Noturno

    ResponderExcluir
  25. Após ver o filme, só tive a certeza de que esta mais evidente que algumas pesoas ainda se deixam levar por sua pele ou sua origem. Infelizmente o mundo de ontem, hoje e amanhã será do mesmo jeito, mas temos que fazer algo para minimizar este assunto no futuro.

    Luiz Fernando Araujo R.A 29774

    ResponderExcluir
  26. A idéia do filme é ótima!!! A inversão de papéis das raças faz com que pensemos mais no assunto do racismo. É uma pequena amostra dos inúmeros preconceitos que o negro sofre! Difícil responder a pergunta que a protagonista faz ao final do filme, mas acredito que um dia que qualquer tipo de preconceito sumirá!
    Leandro Bertolini – RA 25545

    ResponderExcluir
  27. No Brasil todo mundo é igual, o que muda é o manto que cobre cada ser humano nesse país, ou seja, todos somos iguais indeferente de raça, cor e sexo temos os mesmos direitos e deveres.Os meus melhores amigos são negros.
    BOY VESPERTINO RA - 26252

    ResponderExcluir
  28. FILME
    O FIME RELATA UM RACISMO NÃO MUITO COMUM OU MENOS VISTO ONDE O OBJETIVO E O MESMO...ONDE DESCRIMINAR ALGUEM POR SUA COR RAÇA OU RELIGIAO NAO DEIXA DE SER RACISMO..
    O MUNDO SERIA BEM MELHOR SE AS LEIS BRASILEIRAS FUNCIONA DE ACORDO.... POIS O PRECONCEITO ESTA EM TODOS OS LUGARES SEJA ENTRE NEGROS OU BRANCOS, RICOS OU POBRES ETC...
    DOUGLAS RA:24138 NOTURNO

    ResponderExcluir
  29. Gostoi muito do filme pois mostrou a realidade do racismo quanto com (brancos e morenos) isso é triste, o preconceito está menos,mais mesmo assim ainda existe. A cultura não é respeita e sim muitas vezes críticadas e debochadas,e todos tem a sua cultura e temos que conhecer um ao outro e lutar sempre pelo objetivo desejado com força e coragem sem desisti de vencer e chegar lá. E sabemos que todos tem direitos e somos todos iguais,independente de cor,classse social,gênero e outros.
    Jaqueline(mor@ngo)RA:26086

    ResponderExcluir
  30. A proposta do vídeo me parece ser sobre as dificuldades enfrentadas por pessoas que não estejam dentro do padrão da sociedade que vivem, o filme traz uma "caricatura de uma realidade", para através da inversão do papel costumeiro mostrar como se sentem os negros em nossa sociedade, mas não está muito longe do que vivem pessoas que não estejam no padrão de consumo ditado pela mídia, e consequentemente absorvido por nós. Já viram quantas propagandas na TV de pessoas negras? ruivas ou orientais? ou até mesmo com origem árabe..
    Elas até existem, mas são determinadas por pesquisas de mercado que mostram que essas pessoas não idealizadas anteriormente, também são consumidoras do produto vendido, ou seja antes de sermos pessoas somos consumidores e se não temos o padrão ditado não somos bons o suficiente.

    ANTARO MONTEIRO R.A. 25909

    ResponderExcluir
  31. Esse filme releta oque nós negros dizendo assim como descendente,que apesar de não ser tão citado ou seja ``lembrado``em atualidades sempre vai esistir,não com tanta intensidade,mais brincadeiras preconceituosas,não só a negros mais também com diferentes culturas etnicas.
    marco aurelio camargo machado ra;25380

    ResponderExcluir
  32. O vídeo trás uma prosposta muito boa, uma sacada gênial, por que e muito cômodo todos falarem de direitos iguais, mas na primeira oportundade que aparece não peder a oportundade de tirar uma "casquinha"de "menos prezar as pessoas". E ao estar na pele da outra pessoa vc consegue ter um mínimo mas muito mínimo do que a pessoa possa estar sentido. E para mudar não apenas está questão,e mas muitas outras, a pessoa primeiro precisa entender que e necessário mudar, não para agradar a sociedade, mas sim, para a uma satisfação, para crescimento e desenvolvimento pessoal. O texto sugere uma mudança na postura e visão da Europa, podemos aproveitar o gancho para fazer o mesmo.

    Valter RA 25542

    ResponderExcluir
  33. os conteudos do filme não é novidade, eu acredito que o preconceito nunca vai acabar. parece que o preconceito faz parte da "cultura" de muitos. nos ouvimos falar em igualdade racial, mas na pratica poucos conhece.
    Márcio Honório
    RA:25384 VESP.

    ResponderExcluir
  34. O filme apenas alterou a cor da pele, o que precia ser feito é mudar o discurso, pois no filme o branco apanhava como escravo e não tinha oportunidade de trabalho como nos dias de hoje, ou seja, o que tem é o poder no dominio, a lei diz que no brasil se vive em igualdade, mais na vida sabemos que isso não ocorre, isso sim precisa ser mudado. O discurso do pai da menina e do menino branco trabalhando e conformados com a situação, temos que ter o pé no chão. O preconceito não está na cor e sim em quem tem o poder, devemos nos unir e lutarmos juntos contra a desigualdade social. Alex Maciel RA 29149 manhã

    ResponderExcluir
  35. Será que seríamos preconceituosos e racistas com os negros, caso não fôssemos colonizados por europeus? É nítida a influência deles sobre nós, fomos dominados por eles e levados a ver os negros como seres escravos, "reféns", pessoas que não servem senão para serem pisadas. Queremos ser ricos, porque achamos que essa é melhor maneira de se viver, mas esquecemos que tem muita gente vivendo em condições totalmente inferiores às nossas. Agora sei que países como Angola e Moçambique falam português, porque foram escravizados pelos portugueses, bem como Costa do Marfim, possui dialeto francês pelo mesmo motivo, escravização.
    Rosa de Saron numa música fala: Somos o que fazemos para mudar o que fomos. Porquê? Não gostamos de quem nós somos e esquecemos daqueles que AINDA sofrem consequências.
    Róberson Cristiano de Souza 25558

    ResponderExcluir
  36. foi muito importante esse video, mas percebemos que o preconceito ainda esta evidente, realmente ainda tem pessoas que são preconceituosa mas na minha opinião são menoria pois é complicado porque tem pessoa que tem preconceito dela mesma da sua cultura seu lugar de origem independente da sua classe social. JOSÉ EURICO CASÉ DA SILVA. RA 29788

    ResponderExcluir
  37. Esse filme me mostra varias coisas que o racismoe o preconceito não esta somente na cor da pele,mas que infelismente no modo de vermos o outro se vestire,se ele ou ela tem carro é visto com outros olhos ou se tem formação academica,ou se ja conheceu os estados unidos,nós somos o que temos muitas vezes mais como o professor mario disse uma vez em aula a alma não tem protese e nem a cor ou raça.emerson cunha ra 32934-vespertino.

    ResponderExcluir
  38. Eu penso que o racismo já vem de berço,pois o filme visa mostrar a realidade do nosso cotidiano, cabe as famílias mostrar a realidade educando seus filhos através de diálogos independente da sua cor, religião ou cultura. Edson Soares RA:27093

    ResponderExcluir
  39. Concordo com o colega Márcio, como ele, também penso que o preconceito vai sempre existir, porém com menor proporção em relação ao passado, nos ouvimos falar em igualdade racial, mas na prática poucos se quer conhece.Edson Soares Ra:27093

    ResponderExcluir
  40. Concordo com o Alex Maciel, pois embora eles tenham mudado a cor da pele o preconceito ainda continua e por mais que o nosso país implantem leis dizendo que somos todos iguais o preconceito ainda continua.

    Yasmin C.R.Nascimento RA:19395

    ResponderExcluir
  41. O filme mostra que por mais que mudem a cor da pele, preconceitos ainda existem,e por mais que as leis tentem deixar todos iguais preconceitos sempre irá existir.

    Mayara Cristina RA:33764

    ResponderExcluir
  42. Concordo com a Yasmin Carvalho RA:19395, o preconceito é gerado entre as pessoas e as autoridades só ajudam a controlar um pouco mas não impede o preconceito e por mais que o filme mostre o ldao bom de nos colocarmos no lugar de quem sofre o preconceito ele ainda continua muito presente.

    Mayara Cristina RA: 33764

    ResponderExcluir
  43. Na verdade, quando o racismo não vem do branco, vem do negro. Eu sempre vejo o branco contra o negro e nesse filme o negro está contra o branco. A percepção do professor perante a menina branca foi boa e precisa. Sinceramente, acho que isso nunca vai acabar. Não quero ser pessimista. Quem sabe um dia. A real é que a maioria das pessoas falam que não são racistas, mas dentro de si tem preconceitos contra o cabelo crespo, a cor da pele, o olho puxado, a altura, etc. A menina branca tentou um espaço e sofreu com isso.
    Ivani C. Morais R.A.: 28508

    ResponderExcluir
  44. Concordo com o colega edson quando diz que o diàlogo familiar è muito importante, pois a construcão do sujeito como cidadào è tambem decorrente do ambiente em qual està inserido.A educacão comeca em casa atravès dos pais, e deverà ser continuada na escola com frequentes diàlogos entre alunos e professores sobre o assunto. O preconceito racial è vem da influ encia dominante europèia,portanto, cultural,mas que pode ser mudada. SERGIO PIPOLLI PIMENTA MANHÃ RA 26374

    ResponderExcluir
  45. Montaria um projeto baseado na història do Brasil. Faria com que os alunos descobrissem atravès de pesquisas, a importancia que os negros tiveram na formacào do Brasil. Indicaria a eles um fime que retratasse como o esporte pode unir brancos e negros, evitando dessa forma, vàrios tipos de conflitos. SERGIO PIPOLLI PIMENTA RA 26374 MANHÃ

    ResponderExcluir
  46. O Filme nos mostra a realidade que vivemos de um modo invertido, justamente para impactar, nos fazer refletir. No momento que a personagem Maria está ali na competição de Miss Festa Junina, ela percebe que o seu maior prêmio foi ser Reconhecimento e sua atitude! Sim! Porque ela sofria o auto pré-conceito e o pré-conceito dos colegas da escola, a partir do momento que ela recebeu apoio de sua amiga Luana, ela começou a confiar em seu potencial, ela inovou e fez bonito! Já em outro momento, Maria disse que não aguentava mais ver o olha de pena de seu professor, ai refleti nessa hora, temos que abordar de uma forma mais objetiva um aluno nesse conflito, tentar mostra-lo que nós não temos pena, mais sim preocupação em faze-lo superar seus conflitos, contando sempre com a ajuda e participação familiar que é de suma importância. Resumindo: Depende de cada um de nós para multiplicarmos essa ideia de igualdade para assim combater a desigualdade e praticar que é o mais importante, com debates e projetos voltados a essa temática.

    Em relação ao PPS que fala dos Efeitos da Colonização Africana pelos Europeus, eu resumo tudo em uma única palavra: CONSCIÊNCIA ! Muito se foi explorado do povo africano, todos que de uma certa forma contribuíram dessa participação sabem da importância que ele tem para o desempenho econômico e cultural, eles tem consciência disso , mais não abrem mão de seus orgulhos, e fecham os olhos para tantas tragédias que esse povo guerreiro enfrenta.

    Luciano José dos Santos R.A: 27109

    ResponderExcluir
  47. O pps, vem mostrar o quanto a Europa com sua ganancia roubou e destrui povos por onde passavam e julgavam inferiores por eles, além de roubar não abre a porta para fornecer oportunidade de ser reconstruido, somente com a informação e a união dos povos oprimidos teremos força para lutar contra. Alex Maciel RA 29149 manhã.

    ResponderExcluir
  48. È tai o filme mostra o preconceito visto de outra forma onde o branco é rejeitado e o negro é o inlustrado, isso é para mostrarmos que niguém é melhor que niguém que o preconceito dói em qualquer um, infelismente ele ainda existe e de várias formas, não só na cor de pele como tb em raças, em culturas , nivel social e outros temos que acabar com isso mostrando as pessoas que nesse mundo somos tds iguais independente da cor da raça do nivel social etc. CELY DE SOUZA DANTAS RA 28570 MANHA

    ResponderExcluir
  49. Concordo com o meu amigo Marcio Honorio o preconceito tai e nunca vai acabar, ouvimos somos iguais não há diferença mas na prática não é bem assim que funciona. CELY DE S DANTAS RA 28570 MANHA

    ResponderExcluir
  50. Após vê estes videos acredito que hoje ainda existir muito preconceito de diversas formas, mas depois de certo tempo,já se tem outro olhar, a sociedade tem passado por algumas transformação,sabermos que TEM MUITO coisa para acontecer e mudar referentes ao preconceito entre as culturas, porque por trás destes fatores muitos sofrem, são injustiçados chegam até morrer.
    Roseni Vespertino RA: 25648

    ResponderExcluir
  51. sempre viamos a historia de um pondo de vista dominante e realmente aconteceu essas situações nas escolas por inde passei, a minoria era negros e a ofenssas, os preconeitos em geral eram muito viziveis e uma certa vez eu e uma menina da minha sala brigamos na ed física e ela é negra, depois quiz saber pq ela era tão agressiva com as pessoas, descobri e entendi um pouco da vida dela, chamei ela pra conversa a sós e ela se abriu e me disse que não queria que ninguem achace que ela era fraca e dependente de amigos ou pessoas que a escutasse e que não gostava quando as pessoas apilidavam de macaca e outros que não devem ser ditos e o pior é que muita das vezes era outro negro que a chamava assim.
    Rafael Antunes 26880

    ResponderExcluir
  52. o preconceito ainda esta muito vidente em todos os lugares. independente da condição financeira de cada um...
    valmirete lima 28812.

    ResponderExcluir
  53. concordo com o marcio que o preconceito sempre existiu é sempre existirá. por que não é de hoje vem é sim de muitos séculos é séculos essa coisa nogenta que a humanidade consegue alimentar...
    valmirete lima 28812

    ResponderExcluir
  54. BOM PARA SER SINCERO NUNCA TINHÃ PENSADO NISSO, SENTIR O QUE OS NEGORS PASSAM COM O RACISMO. ACHI MUTO IMPORTANTE ESSE VIDEO E ACHO QUE A DIFERENÇA RACIAL PODE TARDA MAS UM DIA VAI ACABAR NAS ESCOLAS O MUNDO ESTA SE MODERNIZANDO E JÁ TEMOS ATÉ UM PRESIDENTE NEGRO, TEMOS QUE RESPEITAR A CULTURA DO PROXIMO COMO SE FOSSE A NOSSA. MARCOS VASCONCELOS RA: 25435

    ResponderExcluir
  55. A Europa evita a chegada dos imigrantes africanos em seu território, mas esqueceu de que suas riquezas são devidas de tudo que levou da África, ou seja, invés de ficar dando-lhes lição de moral sobre direitos humanos a Europa tinha que acolher de braços abertos todos os africanos e pedir-lhes perdão por todas as ofensas e dando-lhes um tratamento igual a todos os seres humanos.
    BOY VESPERTINO RA – 26252

    ResponderExcluir
  56. As minhas sensacoes perante o filme foi a de que o racismo e o preconceito sempre existiu,seja vc NEGRO OU BRANCO,BEM SUCEDIDO OU MAL SUCEDIDO,GORDO OU MAGRO DEMAIS,algum dia e em algum lugar ja sofremos algum tipo de preconceito.
    Espero que um dia NAO exista PRECONCEITO E RACISMO,POIS PRA MIM O RACISTA E UM TREMENDO BABACA.
    MATEUS MANZAN DE ASSIS. RA. 26662. VESPERTINO

    ResponderExcluir
  57. O filme mostra a realidade em que vivemos apenas inverteu os papéis, o preconceito continua, independente da cor, raça,classe social, porém de uma forma mais discreta do que no passado.
    "sentir na pele", como o próprio nome diz,é saber a proporção da desigualdade e sentir como os negros são humilhados e desprezados.
    Eveline 24219

    ResponderExcluir
  58. O video mostra que o preconceito racial existe nao só do branco para com o negro,mas tbm com o negro para com o branco, pois envolve culturasreligioes, etc, e isso sempre será motivo de preconceito, pra mim nunca acabará o preconceito, mesmo com tantos esforços pedagogicos,politica, enfim,sempre existirá.
    Sandra Rodrigues RA 26274 noturno

    ResponderExcluir
  59. 1)- O filme mostra uma realidade invertida, onde os brancos sofriam preconceitos, onde os bracos era pobres e os negros ricos. É uma maneira de mostrar os negros, e pobres sofrem com o preconceito, quem sabe atraves desse filme as pessoas que são preconceituosas possam refletir sobre suas atitudes.
    BOAZ 29010

    ResponderExcluir
  60. Elaine Priscila, repeito o seu ponto de vista e modo de pensar, mas essa igualdade a que vc se refere no video, esta bem longe da realidade, nossa sala por exemplo é um bom exemplo de que sempre vai existir as piadinhas sobre negro, louras, nordestinos etc, bjs amiga,
    Sandra Rodrigues RA 26274 noturno

    ResponderExcluir
  61. elaine, respeito sua opiniao,mas essa igualdade a que vc se refere no video, está bem distante da realidade, um bom exemplo´está na nossa propria sala, em relação a piadinhas, gozações, em relação a negros, nordestinos e louras, é dificil falar em viver na igualdade,bjs amiga
    Sandra Rodrigues RA 26274 noturno

    ResponderExcluir
  62. concordo com o leonardo barbosa

    "Já o PPs mostra a gana do homem por lucros e mais lucros independente da cor sempre vai falar mais alto, temos vários exemplos de brancos roubando de brancos e negros roubando de negros"

    igual uma musica do racionais
    quanto mais voce tem muito mais vc quer,
    mesmo que isso um dia traga problema.

    nao é bem assim a musica rsrs

    quando vc tem mais dinheiro para investi mais vc ganha.

    mauricio rossi 26124

    ResponderExcluir
  63. Desfragmentar alguns mitos da pós-colonização, fazem parte da vida academica dos professores. Um projeto interessante seria o mais simples, ouvir a comunidade, saber de onde vieram, para entender e formular um curriculo em cima desses dados. Perguntar, pesquizar e propor um projeto onde os mesmo, poderiam expor dentro da escola, nas aulas de EF suas culturas através de apresentações, palestras, reuniões etc... Assim aos poucos a própria comunidade iria evidenciar as tendencias étnico-raciais.

    Elaine Priscila RA:28806

    ResponderExcluir
  64. bom referendo-se ao filme o que vemos é a realidade que tiamos desde do seculo passado e que amidia ja tinha amaior influncia sobre o racismo. e que nos dia de hj esta um pouco menos mais que existe muito ainda,as pessoa que ainda são pizada para pode ter algo ao alguma coisa ou mesmo ater sobreviver nessa sociedade. infelismente estamos no meio disso. Maria Aparecida De souz\a: RA 25817

    ResponderExcluir
  65. O filme deixa claro que a questão do racismo está fortemente ligado as relações de poder, onde a cultura que ocupa a posição de "dominante" transmite certos valores de superioridade e inferioridade.

    GUILHERME LOPES DE PAULO - RA: 21720

    ResponderExcluir
  66. Após vê estes videos acredito que hoje ainda existir muito preconceito de diversas formas,mas de certo tempo,já se tem outro olhar, a sociedade
    tem passado por algumas transformações, claro TEM MUITO coisa para acontecer e mudar referente preconceito e entre as culturas, porque por traz destes fatores muitos sofrem, são injustiçados chegam até morrer.

    Roseni Vespertino RA: 25648

    ResponderExcluir
  67. É bom,depararmos com esses conflitos, que nos mostra o Filme, o Texto e os Slides.
    Aparentemente tentam quebrar as barreiras que existem entre os povos, culturas e custumes de outro país,mas não sabem como conseguir tal feito. Quando viemos ao mundo já tinha toda esta força negativa do preconceiota, e nos fomos
    criandos vendo serta diferenças das outras pessoas, vendo seu carro, sua casa, seus bem meterais, vendo sua cor, seu cabelo, seu costumes, suas opções sexuais e vemos tudo isso só para jugar e achar o que é melhor para nos, agora se é bom para os outros esquecemos de ver, e assim somo criados. Durante toda a vida.
    existe muito Preconceito qui no Brasil ainda, e em todos os países que se jungam melhor que os outros.
    É isso.

    josé Patriota RA=25.605

    ResponderExcluir
  68. Eu concordo com meu amigo Valter RA 25542, os grandes preconceitos se estalam na sociedade porque são tiradas pequenas (casguinhas), e isso vai crescendo e se desenvolvendo como normal, e nunca paramos para peguntar se o outro gostou da brincadeira sem graça que fizemos.
    É isso.

    José Patriota RA=25.605

    ResponderExcluir
  69. OS EUROPEUS TRAZEM VARIOS TIPOS DE TRABALHO ONDE O EMPREGADO SE TORNA UM ESCRAVO,EM BUSCA DE SUSTENTO PARA SUA FAMILIA.

    DOUGLAS RA: 24138 NOTURNO

    ResponderExcluir
  70. o pps mostra a história nua e crua, como tudo aconteceu de verdade.
    os que tem poder está no topo,e tem livre arbitro para mandar e desmandar nos países de terceiro mundo.
    Eveline 24219

    ResponderExcluir
  71. Muito interessante este curta, por mais que eu seja contra o racismo e achar que nos dias de hoje o racismo está sendo mto bem superado e existindo em pequena escala, é uma sensacao diferente "vestir a pele" e passar pela situacao que os negros infelizmente passaram e passam.

    Vitor Candido da Costa RA 30965 Vespertino

    ResponderExcluir
  72. O filme tenta inverter o que acontece em uma escola com maioria de alunos brancos (representados pelos negros) e minoria de alunos negros (representados pelos brancos). Inclusive, além das situações vividas na escola, o filme também cria um mundo em que o cotidiano, situações históricas, econômicas e sociais são inversas em relação aos brancos e negros e isso causa um impacto grande, mas nada de novo, pois apenas inverte a questão do racismo. Mas e se o filme estivesse representando uma história real, onde não houvesse a inversão de cor de pele? Será que também aconteceria isso numa escola com maioria negra e minoria branca? Ou só existe na escola com maioria branca e minoria negra? Eu acho que o ser humano nunca soube lidar com as diferenças e isso poderia acontecer em ambos os lados, ou com outras raças, não necessariamente só com os negros e brancos.

    Eduardo Mazotti Garcia
    25.412
    Manhã

    ResponderExcluir
  73. Enquanto algumas atitudes e pessamentos não mudarem dentro do nosso cotidiando, o mundo vai continuar a ser preconceituoso
    Como um verso de uma musica...
    QUEM PLANTA PRECONCEITO, IMPUNIDADE, RACISMO E INDIFERENÇA... NÃO PODE RECLAMAR DA VIOLÊNCIA !

    Leonardo Barbosa RA: 25403

    ResponderExcluir
  74. Entendo que essa desigualdade racial sempre existi e estranho no começo ver que não apenas negros sofrem com esse racismo mais todos e o preconceito e geral ,mais foi interessante ver que a menina não desistiu de lutar pelo seu objetivo.solange lopes ra:28783

    ResponderExcluir
  75. Depois de nas aulas e ver o link do ppn pude enteder que a escola omite muitas vezes o que ocorre por trás de muitas coisas nela ,porém de acordo com a Elaine isso so ficou claro pra mim depois das aluas que estamos tendo com o Mario sobre as teorias criticas e acriticas ,o que me fez pensar muito sobre a falta de informação que o povo tem deixa passar batido muitas coisas erradas na escola.solange lopes ra:28783

    ResponderExcluir
  76. Penso que o filme mostra como é estar do outro "lado" do preconceito, a questão racial é sempre um assunto delicado, pois, é muito engraçado quando as brincadeiras não são sobre você, sobre a tua raça. Acredite é igualmente ofensivo ser chamada de Japa quando tenho nome ou mesmo quando me pedem um pastel...
    ELIANA TOYOKO TARODA N. RA 27050

    ResponderExcluir
  77. Penso que o principio do respeito ao próximo é dar ao outro oque por direito lhe pertence. E o outro merece ser olhado com os mesmos olhos que nos olhamos no espelho, diante de uma imagem que reflete não apenas corpo, cor de PELE, estética e roupas, mas, sonhos, frustrações, esperanças e desesperanças, decisões, indecisões, filhos, famílias e sobre tudo história, vida e esperança. Aqui estamos nos no lugar do índio, do negro, da criança, dos animais, das mulheres, dos nordestinos, dos favelados e agora no lugar da terra maltratando-a e decidindo por pessoas que as vezes nem se quer entram nas estatísticas são os zeros econômicos. Nunca seremos outras pessoas se não mudarmos o pensamento e o viés de um olhar capitalista, racionalista e insensível.

    CLAIVE RA-24964

    ResponderExcluir
  78. 2- Na apresentação de slides, demonstra como a colonização manifestou-se, a Europa usurpando as riquezas e impondo seus ideias na África. Eu questiono. “Onde está os direitos humanos? As supranacionais sabem disso e fazem o que?” As pessoas estão ganhando espaço e questionando sobre os acontecimentos, isso devido a democracia que está crescendo. A “Escola” é o espaço onde deve-se dialogar sobre os acontecimentos que ocorreram, só assim poderia demonstrar os valores morais e respeito ao próximo.
    Caio Henrique (BLAH) – 26149 - tarde

    ResponderExcluir
  79. O video deixa mais que evidente o racismo existente na escola, chega a
    ser um absurdo a forma como a garota branca é descriminada por grande
    parte da turma e da escola. Mas na minha opinião o preconceito, é de
    quem tem o poder nas mãos, é de quem comanda, são esses os principais
    responsaveis por tudo o que ocorre no filme, e ainda faz parte da
    nossa realidade... Temos que mudar isso, e o filme mostra bem como
    fazer, é a união entre as partes, sem descriminação, juntos só assim
    podemos mudar essa triste realidade, não vamos acabar, por que
    infelizmente quanto a gente tem mais a gente quer, mas podemos sim,
    fazer com que as pessoas sejam mais unidas entres elas, valorizando o
    valor que cada um tem.
    Caique César Gonçalves RA: 26384 - Noturno

    ResponderExcluir
  80. Como é as coisas um país como a Europa rico graças a desgraça dos outros, roubando culturas, materiais e tudo que fosse lhe dar lucros sem se importar com ninguém.
    Quem são eles para falar de lição de moral e direitos humanos, será que sabem o que é isso?
    Porque não ajudar quem eles tanto exploraram? só querem trabalha, direitos humanos cadê!
    SOMOS TODOS IGUAIS.
    CELY DE SOUZA DANTAS 28570 MANHA

    ResponderExcluir
  81. Todo o conjunto de atividades vistas até aqui - textos, os filmes Entre os Muros da Escola, Pequena Arvore, esse ultimo Vista Minha Pele e o PPS, deixam claro o que a desnaturalização das culturas pode provocar, um massacre geo-físico-sócio-cultural, é muitas vezes pior que o genocídio, pois a perda da identidade rouba o norte, abre lacunas, cria novos hábitos, desejos, vontades, tendo somente às misérias e as doenças como legado agravam as sequelas dos processos de imposição cultural.

    Júlio Novo RA 25355

    ResponderExcluir
  82. Ao ver os pps nota-se que a classe dominante sempre manipula os acontecimentos de acordo com seus interesses e faz com que a verdade que chegue aos ouvidos das outras pessoas so seja questionado desde que se busque através das histórias no passado seus reais significados e assim possam questiona-las. Com relação ao comentário do mauricio rossi discordo quando ele diz que o racismo ate que esta sendo um pouco apagado, na realidade acontece da mesma forma que a tempos atrás, mas hoje acontece uma certa maquiagem quando isso ocorre pois ja existem leis para aqueles que sofrem este tipo de preconceito.

    João Santana
    RA 28834

    ResponderExcluir
  83. o vídeo demonstra claramente a discriminação por parte dos alunos em relação a garota branca e demonstra também de certa forma como a pessoa acaba se sentindo desfocada isolada infelizmente esse tipo de atitude ainda ocorre em muitos lugares basta ter um grupo que de certa forma sejam iguais e apareça um que para eles seja diferente para começar as piadas temos que acabar com esse tipo de atitude afinal cabe a nos respeitar para sermos respeitados.

    Ricardo Leal Silva RA 29093

    ResponderExcluir
  84. o filme nos mostra de uma forma onde os brancos sofrem os preconceitos pela raça e por serem pobres, mas isso acontece todos os dias com brancos, negros, asiáticos,nordestinos... enfim o racismo, preconceitos com outras culturas e religiões ate com seu próprio time de futebol... o racismo para mim e um vírus da gripe: todo mundo ja pegou e quem não foi pego um dia será.
    Atauata da Silva RA:29250

    ResponderExcluir
  85. É nas hitorias sempre temos os dois lados, e sempre e contado a de quem tem mais poder, vai demorar pra saber os dois lados das historias, mais vamos chegar lá um dia.é isso que o pps mostra e é nossa realidade tambem.
    Márcio Honório
    RA:25384 vesp.

    ResponderExcluir
  86. Fiquei chocado como realmente me sentiria sen do negro e passando por toda esta discriminação. Não sei como é "posto" em nossas mentes que os negros não sofrem mais o racismo, e nem com o mundo desigual...
    Gostaria de achar que o filme não passa de mentiras e que fora feito por pessoas que acham que são perseguidas por sua cor, raça, mas infelizmente não foi isso que enxerguei, que entrendi do video.

    Alexsandro Bernardo de Freitas.
    Ra. 24610

    ResponderExcluir
  87. Racismo é racismo independente de sua "forma", não importa se é raça, religão, opição sexual etc, é racismo, na minha opinião o racismo continua, contudo existem frentes que lutam em favor de lucidar as pessoas que isso ainda perpetua diante de nós, o filme "sugere" algo que pode vir a ser uma opição para que possamos "entender" o lado do próximo, que se colocar no lugar dele, contudo isso não basta, não faz com que vc realmente imagine o que é estar nesta situação, mas o fato de vc tentar se imaginar no outro lado da moeda, pode ser um préludio de buscar por compreender o que ocasionou tal situação, como e porque chegamos a isso, e ai sim permitir que essa diversidade de culturas contribuam com suas historias e opiniões de forma democrática, quem sabe assim possamos um dia dizer que o Brasil está diminuindo sua forma de repressão ao Outro.
    Tiago Roediger RA: 26340

    ResponderExcluir
  88. Pois bem para desenvolver as aulas com pós-colonialismo é necessário o conhecimento amplo das origens de determinada etnia, conhecer sua história e produção cultural ao longo do tempo. E claro junto com isso a quebra de todos os dogmas e de tudo que foi naturalizado ao longo da história que geralmente é ditada pelos brancos, homens e europeus. Trazer à tona a importância do que cada indivíduo e de cada etnia pode e é capaz de produzir, é um processo muito difícil mas que deve e tem que ser feito.

    DANILO DE MEDEIROS TONIOLO RA: 29127 manhã

    ResponderExcluir
  89. Hoje ainda existe muitos preconceito não só com negros mas com todo tipo de religião e nacionalidades. Se um negro é visto andando na rua de madrugada é visto como um vagabundo.

    Jefferson Santos Fernandes RA: 26116

    ResponderExcluir
  90. Os PPS deixaram ainda mais nítido a certeza de que a história explica muita coisa, o quanto a Europa com sua ganância roubou e destruiu povos por onde passavam e julgavam inferiores por eles. E que muitas vezes na escola não se contam os verdadeiros acontecimentos, porque a cultura predominante faz com que todos e até mesmo alguns currículos como o critico e o acíitico estejam voltados para uma determinada verdade.

    Thiago de Menezes - RA: 29290 - Noturno

    ResponderExcluir
  91. A apresentação de slide demonstra como os paises europeus se aproveitaram a partir do momento em que colonizaram os paises africanos , arrancando tudo de bom que havia por lá.
    Assim ocorrendo uma troca de papéis , os paises africanos sofrendo uma terrivel decadencia e os paises europeus se enriquecendo em suas custas.
    Podemos deparar hoje em dia o que isso ocasionou.

    Bruno Leonel Legarra: Ra: 29057

    ResponderExcluir
  92. O filme deixa evidente como vivemos ainda no seculo XXI uma sociedade racista pois temos que fazer como no filme unir as opinioes fazer com que todas as opinioes sejam ouvidas e validas independentemente da raça, cor de pele condição social e sim valorizando o que cada um tem de melhor a oferecer.

    Flavio N. Minozi RA: 28760

    ResponderExcluir
  93. o pps mostra a história que passa na realidade ao meu ver quem tem o poder manda e desmanda e esse tal está sempre no topo da piramide e esse poderá fazer o que bem entender com quem está abaixo dele sem ter o minimo de respeito e consideração com os demais.

    Flavio N. Minozi RA: 28760

    ResponderExcluir
  94. Em relação aos slides fica bem claro o que a Europa fez, e o que esta tentando fazer com os africanos, pois se pararmos para pensar de certa forma alguns dos políticos que nos mesmos elegemos agem da mesma forma para conosco veja só, (europeus e políticos) agiram e ate hoje agem da seguinte forma entram em nosso pais roubam sem o menor pudor tentar mudar a nossa cultura e depois como se nos fossemos uma sujeira tentar nos jogar para debaixo do tapete e esconder todo o mal que foi causado.

    Ricardo Leal Silva

    RA 29093

    ResponderExcluir
  95. O video, mostra o racismo que tem até hoje, pode ser que esteja um pouco escondido, mas de repente aparece de uma forma até pior do que era, e isso é em todo lugar, desde raça até a naturalidade, e se você olhar bem tem racismo entre eles...hoje tenho um filho que esta com dois anos ele assisti desenhos que ensina, trabalhar em conjunto, a não ter preconceito, não ser ganancioso, etc, dentro da minha casa eu, minha esposa, meus irmãos e minha mãe tambem ensinamos essas coisas, mas quando ele for pra escola vai ver que o mundo não é assim, mas eu estou fazendo aminha parte fazendo dele um cidadão sem preconceito, humilde e mais, sei que vai sofrer na sociedade que fazemos parte, mas temos que começar a mudar, principalmente com as novas sementinhas que vamos deixar.
    Marcelo Coelho da Mota RA:39840 noturno

    ResponderExcluir
  96. Através detes videos cada vez tenho mais certeza que, devemos nos colocar no lugar dos outros imaginemos que se os negros fossem os colonizadores dos brancos, com toda a certeza iria haver conflitos. Então já a partir de agora temos que ter a consciencia de quando estivermos na sala de aula vamos deparar com pessoas de diferentes culturas e devemos nos dar bem com todas elas, e isso não se trata só de negros e brancos mas de todas as raças, ex: orientais, indianos, entre outros.
    Marco Antonio dos Santos RA: 28943 Manhã

    ResponderExcluir
  97. O filme mostra o preconceito que não sumiu esta bem escondido dentro das pessoas não só pelos negros mas de tudo aquilo que é ddiferente do que acreditamos ou achamos que ñ é o que queremos temos que primeiro nós avaliar e mudar os conceitos de disciminação ao proximo.ELAINE BARRETO RA :32775

    ResponderExcluir
  98. Concordo com a Penso que o principio do respeito ao próximo é dar ao outro oque por direito lhe pertence. E o outro merece ser olhado com os mesmos olhos que nos olhamos não com discriminação .Elaine Barreto RA: 32775

    ResponderExcluir
  99. Bom o filme mostra a realidade do preconceito, mas de outra versão, na maioria das vezes o negro é a minoria e desta e um branco, o interessante é como mostrar como as pessoas se sentem, e valorizar a todos, independente da raça, cor, relegião etc.
    Danielle Santos RA: 28949 - Noite

    ResponderExcluir
  100. Os pps deixa mais claro de que a escola por mais que tentem, sejem coerentes não mostram muito o que realmente acontece. Nos pps, eles mostram o que é realmente é verdade quem tem poder é quem manda e desmanda e com a pós-colonização, para a cultura realmente ser dita, seria mais interessante buscar nas pessoas nas comunidades buscar um projeto de saber ouvi-los para realmente sabermos de onde veio sua cultura e assim montar um curriculo verdadeiro, ético e mais interssante, de se ouvir e não demonstrações de poderes e desmandas que é mostrado hoje em dia.

    Yasmin C.R.Nascimento RA:19395

    ResponderExcluir
  101. Ja os pps podemos perceber que se trata muito do poder que as pessoas vivem,independente da cor,ou que seja gordo ou magro,nao importa o que importa para essas pessoas é a grana o seu poder diante das pessoas,neste mundo é assim quem tem comanda, quem nao tem obedece, pq se nao tem outro no seu lugar.
    Adriano Luis Pertinhes RA-34490

    ResponderExcluir
  102. Acredito que o racismo e o preconceito nunca irá acabar, porém acredito que conseguiremos conscientizar muitas pessoas, basta comparar outras épocas com a de hoje, mas como disse, acredito que nunca irá acabar, pois ontem era a cor, hoje vemos na tv a opção sexual, e amanhã qual será o choque? vivemos em um mundo multicultural e como o prof ja disse, cada um defende sua verdade.

    Phelipe RA: 26044

    ResponderExcluir
  103. Os pps mostram a realidade, ganancia, o poder de desmanda, a desfragmentação das pós colonização, e com isso ainda fica mais claro a forma que eles montam um curriculo cultural da maneira deles da realidade deles sem mostrar o verdadeiro conteúde de cultura.

    Mayara Cristina RA: 33764

    ResponderExcluir
  104. É, o slide mostra de forma crua como a Africa foi violentada, europeus chegando, roubando, desrespeitando e saindo e, hoje, muito tempo depois, africanos na miséria e a Europa destratando-a, isso nos faz esclarecer algumas coisas que vemos aí afora.

    Phelipe RA: 26044

    ResponderExcluir
  105. Em relação ao filme, todo o conteúdo dramatizado nele é o que acontece na escola e na sociedade, mas de forma invertida. Nós sempre achamos que do jeito que está tá bom, mas e se fosse ao contrário, como é no filme? Nós iríamos sentir na pele como é sofrer das inúmeras formas de preconceito. O país é dividido, a comunidade negra exclui a comunidade branca e vice versa. Da onde vem todo essa negação das diferenças? Por que os sujeitos não conseguem assimilar tudo que se difere dele? Tanto na escola como na sociedade as diferenças nunca são bem aceitas por ninguém, seja qual forem elas. Os indivíduos não estão preparados para lidar com tudo isso. As solturas dominantes empoem seus hábitos e costumes a todos os indivíduos e quem não seguir esse caminho esta excluído, é torto, feio, gordo, em fim, nos somos aquilo que dizem que somos. A escola se tornou um aparelho reprodutor da cultura dominante, que massacra, classifica e olha com dó e piedade quem se não faz parte dessa cultura.
    CRISTIANA DA SILVA NOVAIS RA: 36203

    ResponderExcluir
  106. O Filme nos mostra a realidade que vivemos de um modo invertido, justamente para impactar, nos fazer refletir. No momento que a personagem Maria está ali na competição de Miss Festa Junina, ela percebe que o seu maior prêmio foi ser Reconhecimento e sua atitude! Sim! Porque ela sofria o auto pré-conceito e o pré-conceito dos colegas da escola, a partir do momento que ela recebeu apoio de sua amiga Luana, ela começou a confiar em seu potencial, ela inovou e fez bonito! Já em outro momento, Maria disse que não aguentava mais ver o olha de pena de seu professor, ai refleti nessa hora, temos que abordar de uma forma mais objetiva um aluno nesse conflito, tentar mostra-lo que nós não temos pena, mais sim preocupação em faze-lo superar seus conflitos, contando sempre com a ajuda e participação familiar que é de suma importância. Resumindo: Depende de cada um de nós para multiplicarmos essa ideia de igualdade para assim combater a desigualdade e praticar que é o mais importante, com debates e projetos voltados a essa temática.

    Em relação ao PPS que fala dos Efeitos da Colonização Africana pelos Europeus, eu resumo tudo em uma única palavra: CONSCIÊNCIA ! Muito se foi explorado do povo africano, todos que de uma certa forma contribuíram dessa participação sabem da importância que ele tem para o desempenho econômico e cultural, eles tem consciência disso , mais não abrem mão de seus orgulhos, e fecham os olhos para tantas tragédias que esse povo guerreiro enfrenta.

    Luciano José dos Santos R.A: 27109 - Manhã

    ResponderExcluir
  107. A apresentação de PPS, só demonstra que o poder aquisitivo da Europa tem grande influencia em ter muitos direitos do que a África que não tem sequer alimentos suficientes, e mesmo assim a Europa esquece que grande maioria foi tirado de países africanos, e graças a África a Europa é o que é hoje em dia. !

    Luiz Fernando Araujo R.A: 29774

    ResponderExcluir
  108. Sobre o texto lido, creio que seria um bom começo para desde o mundo escolar, saber de tudo que jah aconteceu e ainda acontece com etnias-raciais e o povo africano, e até então ninguém da valor para esses povos que hoje tem uma baixa renda e uma qualidade de vida baixa. Acho que seria muito interessante integrar no corpo docente escolar as histórias étnicos-raciais em base na Educação do povo brasileiro.!

    Luiz Fernando Araujo R.A 29774

    ResponderExcluir
  109. O PPS relata o que muitos não sabem, decerto até mesmo muitos africanos! Esse problema, assim como outros, terá que ser encarado de maneira diferente! Não é possível que com tanta miséria e pobreza, o mundo continuará a dar as costas a esses países. Não só os europeus, mas qualquer país que explorou os outros, eu acredito que ainda irão ajudar os menos favorecidos/explorados! Acredito que isso um dia irá mudar....
    Leandro Bertolini – RA25545

    ResponderExcluir
  110. o filme me mostrou a outra face a ser compreendida já que na grande maioria das vezes é sempre o negro a ser discriminado acho que tentaram colocar uma pessoa branca para sentir na pele como é ser negro os olhares atravessadsos quando uma rodinha de branco esta no corredor da escola e um negro chega próximo já vão se afastando para não ter nenhum tipo de contato porque se tem uma falsa ideía de que o negro não tem a mesma cultura que os mesmos, caindo na besteira de que a grande maioria dos brancos é que são os espertos nem lembrando que um dos homens mais poderosos do mundo é NEGRO e a sua cultura , o seu conhecimento e suas convicçoes no mundo de igualdade racial foi o levou a ser eleito em país que é potencia mundial ARNALDO (TOPETE)RA 28385

    ResponderExcluir
  111. em relação ao pps os europeus sempre abusaram do poder pela questão financeira e infelismente a áfrica foi o povo a ser explorado mas isso independe da cor da pele quanto mais se tem mais se quer não importa como conseguir se é passando por cima de diversas culturas ou etnias o objetivo final é o lucro ARNALDO (TOPETE)RA 28385

    ResponderExcluir
  112. concordo com o colega Márcio Honorato o preconceito sempre vai existir não adianta continuar com esse discurso de igualdade social se sabemos na pratica que na realidade do nosso cotidiano não é assim que acontece basta ver nos bancos financeiros da vida a burocracia que é para aprovar um crédito para um negro com o preconceito sera que vou receber esse dinheiro de volta e tantas outras situaçoes que sabemos que existe mais fechamos os olhos e viramos a cara com aqueles dizeres (não é comigo mesmo) mal sabendo que tudo isso vai se refletir de uma uma forma ou de outra na sua vida pois quem não tem uma oportunidade vai tentar encontrar de outra maneira ENTENDEU.......Arnaldo (topete) RA 28385

    ResponderExcluir
  113. Viver sem preconceito ainda é augo longe de acantecer no Brasil e em todos os paises e principaumente com as crianças negras nas escolas ou quando é o inverse um branco no meio dos negros ou um brasileiro no exterior sempre há uma descriminação!existe tambem a dificuldade de adaptação com os colegas,problemas com a aprendizagem e financeiramente isto acontece com todas as raças,mas se tudo isto não bastace ainda existe agueles alunos que precisa abandonar os estudos p/ajudar a mãe e quando retorna a escola vão fazer supletivo de 45 dias."É preciso ter condições e iguaudade p/ todos".Ademilso F Santos RA:24491 noturno

    ResponderExcluir
  114. O racismo esta presente na sociedade, pessoas no mundo deixam transparecer tais indiferença entre o branco e o negro, raça não deve existi dentro da cultura das pessoas. Hercules RA:26844

    ResponderExcluir
  115. Esses videos mostra a realidade do que vamos encontra na sociedade e nas escolas.É nas escolas que devemos mudar esses conceitos com ideias, estudos, pesquisas e muita perseverança.Hercules RA:26844

    ResponderExcluir
  116. Video: Vista Minha Pele
    É incrível como o vídeo “Vista Minha Pele” me causou sensações estranhas, pois estamos tão acostumados com a elite branca no mundo todo e seus estereótipos de beleza, que quando nos deparamos com as culturas desvalorizadas, nos causam certa estranheza, principalmente pelo fato das mídias pregarem que a cultura branca é superior às demais e tudo que não se encaixa a ela não serve e é simplesmente descartada e ridicularizada.
    Matheus silva vespertino RA:26857

    ResponderExcluir
  117. O video mostra como seria se as historias fossem trocadas. Mas mesmo não sendo uma pessoa preconceituosa, vendo o jeito na qual as pessoas travavam a menina branca incomodava um pouco, pois se fosse na realidade em que vivemos, se o video mostrasse uma pessoa negra sofrendo a mesma coisa também incomodaria.24205 Josias

    ResponderExcluir
  118. O conceito pré-requisitado (preconceito) esta presente em todos os lugares. Sabemos que quando um homem negro entra em uma loja de roupa, ele é seguido desde a sua entrada até a sua saida, porém, não acontece preconceito só com negros, também com homossexuais e nordestino.
    Devemos perceber e reconhecer os meritos destas pessoas. Os negros, são hoje os donos dos esportes, são otimos atletas de auto-rendimento, quantos desses não gostaria de ser um Pele da vida?
    Eduardo Expedito RA:23103 Turma: Vespertino

    ResponderExcluir
  119. O filme mostra como o negro é discriminado na sociedade, desde a colonização do Brasil até a atualidade, e como esta sociedade contribui para acentuar a discriminação, colocando o negro à margem e deixando claro a sua posição. Cabe a nós enquanto educadores mudar esta realidade, pois acredito que é na base que conseguimos transformar a sociedade, para colhermos no futuro os frutos do que foi plantado.
    Genivaldo RA: 32682 - noturno

    ResponderExcluir
  120. ISSO NAO ACONTECE SO COM NEGROS OU NEGRAS , TEM MUITOS LUGARES QUE SAO PROIBIDOS DIVERSAS , A RAÇA BRANCA TB É DESCRIMINADA , O FILME DO EMINY FALA MUITO BEM NISSO AONDE ELE ERA UM CANTOR DE RAP´E COPETIA COM OS NEGROS AS MUSICAS . ENTAO NAO É SO NA RAÇA NEGRA QUE EXISTE ISSO NA RAÇA BRANCA TB.

    LEANDRO JULLIAN SANTANA21904

    ResponderExcluir
  121. Nossa, até estranhei agora... heheheheh
    É meio estranho quando você toma o posto do oprimido, ser ofendido realmente é uma coisa que machuca, não estou insinuando que este vídeo prejudicou a imagem daqueles que são brancos. Mas quero dizer que qualquer coisa que se fala em relação à cor na intenção de ´´ tirar um barato `` é algo que venha a ser um pouco pesado.

    Wallace Almeida 26.781

    ResponderExcluir
  122. O Slides,mostra os povos que foram colonizados pelos europeus, onde foi tirado toda as suas riquezas, onde os deixaram totalmente impotente, sem futuro, sem sonho, sem nenhuma ação, totalmente na pobreza, foram arrancados do seu habitat, explorado, usados e depois jogados ao mundo no seu próprio lar sem nenhuma moral, simplesmente roubados, usados abusados.Mas uma coisa os europeus não conseguiram tirar deles, a sua cultura, a sua crença, hoje Os europeus vive com as riquezas desses povos, barra a sua entrada na Europa, onde vive movimentos contra o racismo, direitos iguais, igualdade sociais, e outras coisas mais, porem as Colonias continuam pobres, doentes, morrendo de fome, sem atendimento social, sem nenhum olhar de uma boa pespectiva de vida. Será que na escola é passado pra nós dessa maneira A História da sociedade Modernas e Atuais. LEOSMAR R.A 25799

    ResponderExcluir
  123. O texto suscitou em mim a lembrança de um dito popular:
    “Não seja como o leão diante de um cordeiro, e nem como um cordeiro diante de um leão”. O equilíbrio de forças trás sustentação e amparo.
    No professor as forças em equilíbrio são representadas por meio de suas bases que são: conhecimento (advindo do berço, da sua formação e da sua busca pessoal para clarear seu repertorio), comprometimento (parte do desejo de fazer a diferença em contribuir) e respaldo (ter conhecimento das leis que o regem como profissional e a sua profissão). Com base nas aulas e no repertorio de informações recebidas, somente a partir de um mapeamento amplo seria possível colher informações para delinear a estrutura de um projeto, sendo fundamental a leitura dos corpos, da comunidade em foco bem como as adjacentes que possivelmente possam exercer forças sobre ela.

    Júlio Novo RA 25355

    ResponderExcluir
  124. Ver o vídeo me fez lembrar de quando eu era bem pesado - 152kg - os olhares, a cara das pessoas, e os limites que todo mundo tentava impor, além disso os apelidos. Mas por sorte sempre fui bem centrado, e de tudo isso eu sempre conseguia rir e me divertia com a "pequenez" daquelas pessoas. Mas só quem foi vitima de qualquer tipo de preconceito pode saber como é difícil.
    Julio Novo 25355

    ResponderExcluir
  125. Após analisar a apresentação em PPS dos Efeitos da colonização Africanas pelos Europeus , e mesmo sem analisa-las, não é difícil entender o quanto os Europeus e americanos se beneficiaram diante das desgraças dos negros africanos, com os escravos em especial, pois os povos Africanos são uns dos povos que mais merecem respeito entre todos os povos,esses mesmos europeus que se aproveitaram dos negros africanos continuam se beneficiando até os dias de hoje, pois quando muitos africanos e não africanos buscam refugio nos países europeus e americano são imediatamente deportados como bichos, essa é a forma de agradecimento que os europeus e americanos dão as suas própria histórias. Pois devemos muito a esses povos!!Edson Soares RA:27093

    ResponderExcluir
  126. Na apresentação de pps fala que os europeus rouberam tudo dos africanos e deixaram os a ver navios, mas como os Franceses,espanhois,portugueses e ingleses, eles devem a africa e deveriam acolher os africanos de braços abertos pois são o que são graças a africa país em que eles roubaram tudo. marcos vasconcelos ra: 25435

    ResponderExcluir
  127. Concordo com o colega DOUGLAS RA: 24138, quando ele se refere que os europeus continuam escravizando formalmente alguns povos, pois muitos não tem outra forma para sustentar seus familiares e acabam opinando por certos trabalhos.Edson Soares RA:27093

    ResponderExcluir
  128. No texto fala da lei 10639/03 que é obrigatório paulas da no história da africa e do afro-brasileiro, e a pesquisa que fizeram nas escolas do rio de janeiro por três anos foram a reuniões em escolas publicas do rio e viram que os professores estão por fora de como passar essa verdade para os alunos, não sabem como li dar com os slunos preconceituosos e os negres são os mais preconceituos. o ensino tem que ser igual para todos diferente de raça e classe social tem que ser o mesmo. Marcos vasconcelos ra: 25435

    ResponderExcluir
  129. Na minha opinião, é a escola que deveria dar ferramentas para o aluno, ou seja, aprofundar na história dos escravos e africanos alem de outros povos, pois os alunos principalmente da rede publica são pobres de informações referente a cultura de outro povos,dentre eles os Indios, os africanos, a importação dos escravos para o Brasil etc.Edson Soares RA:27093

    ResponderExcluir
  130. os paises europeus desreipeita a africa, como nos mostra nos slide, no momento em que colonizam os paises africanos eles tiram tudo que a de melhor ou seja roubam sem dor ou piedade... os rico cada vez fica mais rico e o pobre c v f m pobre.JOSÉ EURICO CASÉ . RA 29788

    ResponderExcluir
  131. os paises europeus desreipeta os paises africanos como nos mostra nos slide no momento em que colonizam os paise africanos , eles tiram tude de bom ou seja roubam sem dor ou piedade . os rico cada vez fica mais rico e o pobre cada v f m pobre. JOSÉ EURICO CASÉ RA 29788

    ResponderExcluir
  132. CONCORDO COM O CAIO BLAH apresentação de slides, demonstra como a colonização manifestou-se, a Europa usurpando as riquezas e impondo seus ideias na África. Eu questiono. “Onde está os direitos humanos? As supranacionais sabem disso e fazem o que?” As pessoas estão ganhando espaço e questionando sobre os acontecimentos, isso devido a democracia que está crescendo. A “Escola” é o espaço onde deve-se dialogar sobre os acontecimentos que ocorreram, só assim poderia demonstrar os valores morais e respeito ao próximo.
    JOSÉ EURICO CASÉ RA 29788

    ResponderExcluir
  133. O Filme retrata bem a realidade que vivemos nos dia de hoje, e claro que muitas coisas aos poucos estão mudando, mas o preconceito ainda existe em vários lugares e principalmente nas escolas É incrível como o assunto classe social até hoje vira tema, analisando de modo geral suas contraversões o filme mostra uma forma de preconceito ao contrario com as pessoas brancas isso mostra o que realmente os negros sofrem ate hoje o despreparo da escola para lidar com o fato. O que me chamou mais atenção foi como os meios de comunicação influenciam nesse tipo de preconceito. Somos todos iguais independentes das nossas origens. (Cultura)
    Ronaldo Leão RA:25662

    ResponderExcluir
  134. Concordo com o Genivaldo RA: 32682
    Cabe a nós enquanto educadores mudar esta realidade, pois tbm acredito que é na base que conseguiremos transformar a nossa sociedade, em algo melhor.
    Roanldo RA 25662

    ResponderExcluir
  135. O PPS só vem confirmar aquilo que o capitalismo é capaz, acabar, destruir povos, culturas e até nações. Tribos inteiras e suas riquezas se rendem ao capitalismo, que depois da exploração ainda quer colher frutos, ou melhor lucros.
    Eduardo Neto RA 41477

    ResponderExcluir
  136. Meu projeto se basearia nas histórias de imigrantes Africanos, mas contadas por eles, com a visão deles. Traria seus jogos de infancia e brincadeiras, o que comiam, como dormiam e se vestiam, onde moravam. Dar espaço para falarem de sua terra e de suas coisas, aberto sem preconceitos, mostrar realmente como viviam em seu país.
    Eduardo Neto RA 414777

    ResponderExcluir
  137. Efeitos da Colonização Africana pelos Europeus...
    É muito triste ver como os povos do continente africano são tratados pelos europeus, ou seja, um país com alto poder aquisitivo, aproveitando daqueles que não tem nem se quer o que comer, tirando até o que eles não têm deixando-os na miséria, passando fome. Da tristeza e miséria dos outros, ele se apodera se achando realizado como o mais poderoso de todos.
    As imagens mostram também pessoas lutando para sobreviver, e não querendo muito somente uma vida um pouco melhor e não passar nenhum tipo de necessidade, e pelo o que eu entendi eles teriam direito a muito mais, porque seu país foi roubado...
    Essas imagens só mostram um pouco do sofrimento dessas pessoas e infelizmente acho que isso não vai mudar pelo menos não tão cedo porque os europeus só estão preocupados em crescer e enriquecer cada vez mais e não se importam com o sofrimento dessas pessoas. Essa é a realidade que vivemos.
    CRISTIANA DA SILVA NOVAIS RA: 36203

    ResponderExcluir
  138. O texto nos transmite a lei 10639/03, mesmo com essa lei o preconceito existe e esta em todo lugar. Acho que a escola poderia fornecer maiores informações sobre essa epoca dos escravos dos povos africanos pois nas nossa escolas publicas as informações não estao sendo passadas corretamente creio eu, pois, a falata de informação pode levar a algumas pessoas continuar com esse preconceito e o racismo.

    Flavio N. Minozi RA: 28760

    ResponderExcluir
  139. Tenho a mesma opinião que os nosso colegas Edson e Douglas os europeus continuam até os dias de hoje escravisando alguns povos porque muitos deles necessitam deste auxilio para que possa se sustentar porem nao percebem que estão sendo escravisados por falta de informação e por ter que sustentar sua familia.

    Flavio N. Minozi RA: 28760

    ResponderExcluir
  140. O video tenta mostrar como talvez o outro se sente trocando os papeis,mas sabemos que isso é quase difícil de acontecer,porque talvez pessoa que viram esse vídeo respiram fundo e aliviádos por ser só um vídeo e não a realidade e outros voltaram a realidade e ja esqueceram o vídeo.O outro vídeo mostra comos os europeus por sua ganância,desprezaram pessoas que são seres humanos como eles e que não valia de nada a cultura,a vida dos africanos,como a falta de respeito é enorme.
    Ewerson 27272

    ResponderExcluir
  141. tentaria levar ao máximo a cultura africana para dentro da escola e faria com que os alunos pesquisassem sobre a cultura africana.Sei que muitos ja tentaram fazer isso ou estão tentando,mas muita coisa precisa ser mudada por pessoas que se julgam no poder,para ai sim,as crianças cheguem na escola com um pouco mais de conhecimento e nós professores apenas aumentariamos o conhecimento delas sobre o assunto e não ter que "apresentar" para elas esse tipo de cultura diferente da que elas vivem.
    Ewerson 27272

    ResponderExcluir
  142. Com base nas aulas e no repertorio de informações recebidas, somente a partir de um mapeamento amplo seria possível colher informações para delinear a estrutura de um projeto, sendo fundamental a leitura dos corpos, da comunidade em foco bem como as adjacentes que possivelmente possam exercer forças sobre ela.
    Acho que seria muito interessante integrar no corpo docente escolar as histórias étnicos-raciais em base na Educação do povo brasileiro.!

    Thiago de Menezes - RA: 29290 - Noturno

    ResponderExcluir
  143. Bom o pré conceito esta em todos os lugares, quanto mais se fala que não tem, ele acontece cada vez mais forte, não só da cor, mas em todos os sentidos, acontece até mesmo sem que percebamos, atraves de uma comparação ou impolgação ao mostrar o que tem ou ganhou para um que não tem porque não pode. Eu já sofri com isso na escola por coisas ou peso e até mesmo na forma de falar. Com a mordenidade mudaram de pré conceito para o bulling que na minha visão é a mesma coisa. O video só vem para reforçarmos a atençaõ para o que ocorre em nossa volta, devemos ter um novo olhar sobre os alunos e na sociedade. No caso da misss capirinha é o mesmo sempre, pois quem manda é o valor e não quem realmente merece e precisa como um incentivo (o de classe baixa).
    Simone 25500

    ResponderExcluir
  144. Diante do texto podemos perceber que se fizemos um pouquinho só a mais já ajudaríamos bastante para contribuir contra esses tipos de preconceito.
    Adotar esses métodos nas disciplinas escolares seria uma ótima maneira de ajudar a mudar um pouco a cabeça daqueles que ainda estão iniciando sua trajetória, assim tendo outro tipo de pensamento.

    Bruno Leonel Legarra RA: 29057

    ResponderExcluir
  145. na verdade sempre somos obrigado a pensar o que devemos fazer. por que é o jeito certo de ter um determinado curriculo segundo é o mercado de trabalho que exige entaõ somos sempre obrigada a pensar dessa forma. nós somos manipulados o tempo todo. é sendo obrigado a pensar nessa forma de curriculo.
    valmirete lima 28812

    ResponderExcluir
  146. Concordo com a aluna Cely quando ela fala quem é Europa para discriminar a Africa, que que pelo que vimos a Europa ficou rica roubando a Africa. Ainda vem com o discurso de direito humamos sera que sabem o que é isso. Mesmo que devolvessem tudo que roubaram da Africa não sera nada em visto do que fizerm de ruim.
    Boaz 29010

    ResponderExcluir
  147. Com relação ao pps, mais uma vez podemos perceber que grande parte do que queremos é exatamente so pq queremos mesmo, puro luxo. Valorizamos demais certas coisas que aparentam grande valor social, trazendo status.

    Nathan Politano R.A 26450

    ResponderExcluir
  148. É um sentimento triste, de não saber a história real, não saber dos acontecimentos passados, é como assistir um filme em andamento, você não sabe o que aconteceu antes e fica tentando adivinhar, supor o que aconteceu, esta é sensação.
    Marco Freitas RA 28886

    ResponderExcluir
  149. talvez fosse possível organizar um projeto investigativo, junto aos alunos, através da formulação de questões referentes a seus antepassados e a suas origens, aos seus pontos de vistas relativos a sexualidade humana, e após a análise das respostas, organizar uma série de palestras, demonstrações de expressões culturais variadsa, e também sessões de vídeos educativos referentes ao tema em questão, buscando aguçar o interesse das crianças pelo assunto tentando fornecer a elas ferramentas para pensar o mundo sob um outro olhar masis crítico.

    MACIEL SANTANA RA 32741 NOTURNO

    ResponderExcluir
  150. De acordo com texto que fala sobre a referente lei 10639/03, pois desde a regulamentação desta lei, muitos professores que deveriam aplica-la se quer á conhece a mesma, pois se a conhecessem não passariam pelos apuros que muita das vezes ocorrem em certas escolas, como as do Rio de Janeiro e tantas outras, como por exemplo: vivenciar certos tipos de preconceitos e não ter suporte para agir em seguida, pois muitos não agem porque não tem preparo para agir em determinadas situações conflitantes o que acabam gerando um certo transtorno tanto para a criança como para o professor, o que falta é que as crianças aprende sobre a cultura Africana e a origem dos Afro-descendentes brasileiro, ou seja, como eles vieram parar aqui? e porque? e por parte dos professores, quando se depararem com certas situações de preconceito ou racismo chamar os pais da criança para entender melhor o ocorrido, pelo contrario vai continuar a mesma coisa, e cabe também aos governantes darem suporte para preparar e capacitar melhor o profícional. Edson Soares RA:27093

    ResponderExcluir
  151. Concordo com o colega Marcos vasconcelos, pois os professores não tem preparo algum para li dar com certos tipos de situações relacionadas ao preconceito ou descriminação racial ou cultural, pelo contrario muitos acham engraçado e acabam dando o mal exemplo onde deveriam ensinar a igualdade para todos diferente de raça e classe social ou cultural.Edson Soares RA:27093

    ResponderExcluir
  152. O pps relata sobre o Efeito da Colonização Africana pelos Europeus,onde roubou,destruiu e com varias tragédias acontecendo fechão os olhos fingindo que nada está se passado.E todos roubar independente de cor,raça,classe social,mais tem mais quer,onde quem mais poder manda e desmanda sempre que quer,e na escola isso ocorrer frequentemente.
    Jaqueline F.Lemos(mor@ngo) RA:26086

    ResponderExcluir
  153. O filme mostra muito o racismo que está acontencedo em varios lugares e principalmente na escola onde o preconceito está de mais,envolvendo classe social,escolha de sexo e raça tanto brancos e negros todos envolvidos na sociedade,onde devemos um respeitar o outro,sem humilhar,rejeitar,desprezar e jugar ao próximo. Valdi Rodrigues RA:25396

    ResponderExcluir
  154. O racismo só será combatido a partir do momento em que acreditarmos que somos todos iguais, com as diferenças de culturas, mas que ninguém é melhor do que ninguém independente de classe social, cor, sexo...
    Na escola este assunto precisa ser muito bem trabalhado. Começando pelos professores que precisam passar por reciclagem de tempo em tempo, para que saibam o que trabalhar e como trabalhar com os alunos em sala de aula.
    É preciso começar a entender que o racismo não leva a nada e que os negros assim como todas as nações têm historias que levaram a conseqüências boas e ruins, são atos e momentos por qual passamos (nações...) que nos leva a fazer historia. E para que isso dê certo precisamos começar a trabalhar em historia as historias de todas as nações e povos, mesmo que resumidamente, mas sempre contando o lado bom e ruim que se passaram.

    Alexsandro Bernardo de Freitas
    RA.24610

    ResponderExcluir
  155. É da aula é foda, a população em geral so conhece um lado da historia. não vai ser facil mostrar o outro lado. pq os alunos tem varias fontes de informações. a escola mostra de um jeito a midia mostra e outro. é isso ai.
    Márcio Honório
    RA: 25384

    ResponderExcluir
  156. Estamos acostumados a ver sempre pelo mesmo lado. Este vídeo nos deu uma clara noção de como é ser minoria no Brasil. E é exatamente isso que deveria acontecer, deveríamos vestir a pele de outras pessoas para termos a real noção de como é ser minoria, para sermos mais justos e exaltar o que os outros tem de bom. Todos somos iguais, e toda raça tem sua beleza e defeitos. Temos que valorizar todos os âmbitos do ser humano e não somente a cor.

    Concordo com o Julio, tbm já fui muito gorda e sei como é ser diferente dos demais e como a sociedade cobra uma imagem padrão de todos sem valorizar as demais qualidades do ser humano. Como ele bem disse, como as pessoas muitas vezes são pequenas ao apontar para outras como se fossem melhores.

    Temos que aprender a enaltecer a beleza como um todo sem preconceitos pois todos somos iguais e todo povo tem seu valor e beleza. Não é pq os europeus dominada as colonizações que são os reis do mundo, o mundo pertence ao povo que nele habita e por isso temos que valorizar cada ser humano independente de sua raça, cor, ou religião.

    Sobre o PPS, o Marcos Vasconcelos bem colocou que devemos muito a África, pois temos muitas influencias em nossa cutura originária deste povo. Temos que nos unir para nos tornar um mundo mais justo e unido.

    Tatiana Cristina Callore - RA 26382 – Vespertino

    ResponderExcluir
  157. Acredito que o racismo só existe pq todos, inclusive os próprios negros se auto-discriminam. Os negros e outras pessoas de qualquer outra etnia são iguais. Todos são feitos de carne, osso e sentimentos e todos DEVEM ser tratados igualmente, independente de qualquer coisa. Portanto, a criação de projetos diferenciados é mais uma forma de descriminação. O que tem que mudar são as cabeças das pessoas (e isso inclui a cabeça dos próprios descriminados) Todos nós temos que ter em mente a igualdade. O exterior de uma pessoa é apenas uma ilusão a qual infelizmente é dada muita importância. Isso vale para pessoas de diferentes etnias e tbm para portadores de alguma deficiência, idosos, estrangeiros, etc...

    Com relação ao texto e ao projeto, concordo como Julio no que diz respeito ao mapeamento, A aluna Elaine Priscila tbm citou o mapeamento e a participação da comunidade fazendo-os vivenciar o dia a dia e sentir na pele as reais necessidades de cada grupo. Tatiana Cristina Callore - RA 26382 – Vespertino

    ResponderExcluir
  158. O filme relata o preconceito que passa de geração para geração seja ele cultural ou ate mesmo pela cor da pele (racismo), todos somos iguais mais na pratica não acontece assim sempre há um gesto de preconceito uma piada por causa da cor, aparência e linguagem. Será que isso nunca vai acabar...

    Renato Oliveira Souza RA28888

    ResponderExcluir
  159. o Filme mostra muito bem as forma de preconceito e racismo, e o brasil existe muito, não sei o porque, pois somos um pais que mais tem descendentes, mais a maioria não olho por esse lado, esse vídeo tem que ser divulgado em campanhas eleitorais, pois assim a população fica sabendo um pouco sobre os próprios preconceito e racismo. André Luis dos Santos Souza Ra:24571

    ResponderExcluir
  160. Ao meu ver o filme mostra o preconceito como algo que esta presente ao longo da história, e que esta longe de acaba, pois ele representa a opinião ou a superioridade de um pessoa a outra.
    Camila Alves RA:26498

    ResponderExcluir
  161. Para mim o preconceito ñoa tera fim enquanto as pessoas acharem que são melhores que as outras,assim se sentindo no direito de ofender ou acredi pessoas que não faz parte do seu grupo social.
    Fabiane Delícia RA:25539

    ResponderExcluir
  162. Eu concordo em partes com o Danilo de Medeiros, pois eu também acredito que, através das sensações transmitidas pelo filme “Vista Minha Pele”, nos levam à reflexões sobre como é estar na pele do outro e podendo nos levar à conclusão de que devemos ao menos nos respeitar. Contudo, discordo com o termo que ele usou: somos todos iguais, pois nós não temos os mesmos costumes, não aprendemos da mesma maneira e não gostamos das mesmas coisas. Acredito que esse termo é inapropriado, por que somos todos iguais, enquanto seres humanos, mas não quanto aos nossos costumes e valores. Então prefiro pensar que os nossos direitos são iguais, mas somos diferentes como pessoas.
    Matheus Silva RA:26857

    ResponderExcluir
  163. App:
    As imagens mostram a África totalmente diferente da que nos é apresentada pelas mídias, pois ela não é apenas um continente cheio de pobreza, tampouco um lugar para ricos fazerem safári, mas sim um belo continente, tanto quanto qualquer outro, mas esse lado da África nunca nos foi apresentado, acredito que isso acontece para reforçar a sensação de superioridade dos países europeus e seus países “colonizados” por sua cultura.Já o texto, dá uma sensação de indignação e raiva, como podem os países da Europa discursar sobre direitos humanos se nem ao menos aceitam em seus países as pessoas que tentam fugir da miséria em que vivem nos países africanos que foram devastados por seus colonizadores por séculos de exploração.
    Matheus Silva RA:26857

    ResponderExcluir
  164. Eu discordo daqueles que acreditam que o racismo nunca deixará de existir. Não quero criticar ninguém pelo contrário, apenas chamar atenção para este tipo de pensamento, somos todos responsáveis por essas atitudes, seje no racismo e discriminações, temos força para mudar este cenário, basta acreditar e querer. Vou citar um exemplo: Certa vez andando com uma colega de trabalho ela jogou o papel da bala no chão, eu pedi para ela não jogar, a resposta dela foi simples, todo mundo joga papel no chão, não vai ser o meu que vai causar problemas. Moral da história, somos levados a esperar que o outro faça a nossa parte. Então para o racismo deixar de fazer parte da cultura, temos que nos comprometer não apenas com a luta contra o racismo, mas também a luta em prol da igualdade para todos. Tenho plena consciência das dificuldades, de como estas coisas estão engajadas na nossa cultura e como será difícil mudar o pensamento de outras pessoas, mas se não começarmos por nós futuros professores, vai começar por quem?
    Valter RA 25542

    ResponderExcluir
  165. temos que pesquisar a cultura do outro e saber conviver com ela, não podemos debochar dos outro temos que respeitar. Todos tem sua cultura e somos humanos vamos construir uma nação mais humana que convive civilizadamente. marcos vasconcelos ra: 25435

    ResponderExcluir
  166. PPS:
    O marcos Vasconcelos levantou um ponto interessante sobre os países da Europa, estarem em debito com os países africanos, pois os povos africanos foram os principais responsáveis pela ascensão econômica da Europa,mas ao invés de demonstrar o mínimo de gratidão com esses povos e proporcionar uma condição social mais humanitária para essas pessoas ,eles fecham os olhos e as portas de seus países , como se não tivessem culpa alguma com o que está acontecendo com a África hoje.
    Matheus Silva RA: 26857

    ResponderExcluir
  167. Concordo com o Marcos Vasconcelos os europeus roubaram tudo dos africanos e de outro povos agora eles tinham que ajudar.
    Márcio Honório
    RA: 25384

    ResponderExcluir
  168. o filme não mostra nenhuma novidade, onde há uma maioria de determinada raça provavelmente haverá preconceito. será que isso irá mudar um dia.
    Adriana Felipe RA:29693

    ResponderExcluir
  169. o filme já da para nós imaginarmos como uma pessoa negra se senti em muitos lugares não sómente na escola.o preconceito existe dentro das pessoas independente da cor da sua pele,tem preconceito com a classe socal,temos preconceito com as diferença de QI,diferença de idade,temos também preconceito com pessoas que vivem juntos e que são do mesmo sexo. Edson m dos santos RA 28671

    ResponderExcluir
  170. concordo com a valmirete lima que o preconceito esta muito vidente em todos os lugares,ai é que entra o papel do professor para tentar minimizar
    todas assas diferenças.Edson m dos santos RA 28671

    ResponderExcluir
  171. o filme nos relata como é comum essa pratica nas escolas principalmente. onde os alunos tiram "sarro" dos nordestinos negros.. gerando um preconceito.!!
    Geisa Almeida RA:26506 manha

    ResponderExcluir
  172. JÁ O PPS MOSTRA QUE A GANANCIA E PROCNCEITOS JÁ VEM DE MUITO LONGE,E AS PESSOAS QUE DOMINAVÃO ERAM OS MAIORES LADRÕES,TIRANDO O POUCO QUE OS TRABALHADORES TINHAM CONQUISTADO COM MUITO SUOR.
    Edson m dos santos RA 28671

    ResponderExcluir
  173. Eu concordo com a Tatiana quando ela relata que até mesmo os negros se próprio se discrfiminam, na minha opinião é muito complicado, compater esse racismo que ainda existe muito por ai.

    JEFFERSON SANTOS FERNANDES RA:26116

    ResponderExcluir
  174. O filme relata uma realidade, a dominancia das pessoas negras,assim mostrando o preconceito racial com outros olhos....
    nesse país todos somos iguais,só temos que correr atraz dos nossos objetivos e sonhos!
    NOME:Ítalo da Silva Magalhães RA:25342

    ResponderExcluir
  175. Uma crítica a respeito do preconceito racista e um ótimo jeito de tentar nos mostrar como as pessoas que recebem o preconceito se sente, afinal só pode falar realmente quem sente ou já sentiu isso na pele. Que o preconceito existe todos sabem, por menor que seja ainda há famílias preconceituosas, mas o pior são os seres humanos, que por motivos que desconhecemos, ou que quer apagar a sua história cometem práticas preconceituosas, esquecendo que existe lei e que todos somos iguais perante ela.Praticar o preconceito parece que ainda é um vício....Débora Ap. Bohnke RA 34924

    ResponderExcluir
  176. Infelizmente o gênero, a raça, a etnia e o local de nascimento de uma criança brasileira ainda determinam, em grande parte, suas oportunidades futuras.

    Carla Hortelan - 18715

    ResponderExcluir
  177. 2) Na apresentação de slides observa-se o processo de ocupação territorial, exploração econômica e domínio político do continente africano por potências européias. Os europeus introduziram culturas que não faziam parte do povo nativo. A partir deste processo de colonização a construção de preconceito ao homem negro e a supervalorização da cultura do homem branco se inicia, e se observarmos, até hoje este pensamento é hegemônico. Ex: As religiões de origem européia (catolicismo/protestantismo) sempre foram vistas como civilizadas, enquanto as de origem negra (candomblé/umbanda) sempre foram vistas como atrasadas, anti-Deus. Vemos também no aspecto beleza, o padrão de beleza dominante é o europeu: cabelo bonito é o cabelo liso. O cabelo de negro é cabelo duro, “pixaim”. Já no aspecto musical, podemos observar que músicas de origem européia são vistas como músicas para pessoas refinadas, de bom gosto (ex: música clássica). Já os estilos e ritmos negros são para o povão, para pessoas sem o mesmo apuro no senso musical. E esses são só alguns dos efeitos da colonização africana pelos europeus...

    Carla Hortelan - 18715

    ResponderExcluir
  178. Realmente um filme muito forte, onde um branco é o que sofre preconceito devido a sua cor e raça, e também um filme que mostra na pele o que é ter essa sensação tão ruim, quer dizer fazendo com que as pessoas se coloquem no lugar do outro.
    Mas será que um dia as pessoas vão se colocar no lugar do outro como mostra o filme?
    Mas para as pessoas se colocarem no lugar do outro, os mesmos precisam se reconhecer primeiro para depois conhecer e valorizar o outro!!! Porque as culturas são diversas e diferentes.

    Fabiana Ferreira RA-26674

    ResponderExcluir
  179. Marcos! As pessoas não tem noção do preconceito, o meu marido é do rio grande do sul e é de origens italiana e alemã,só que o sobrenome é italiano, como lá é predominantemente colonizado por alemãs, as pessoas tinha muito preconceito e principalmente por ser oringem humilde, e ele é loiro de olhos verde, ele se sentia como os negros se sente, hoje aqui em São Paulo é diferente porque as pessoas não ligam qual é seu sobrenome pelo menos na classe média.o preconceito etno é muito forte vá para outro país e fala que vc é Brasileiro como as pessoas vão te tratar,tenho uma amiga que mora na Espanha, antes de ir o namorado foi primeiro ele é da minha cor parda, os espanhois quando o vistava mudava de calçada.
    Fabiana da silva 25379 vespertino

    ResponderExcluir
  180. segundo está lei o professor deve refletir e dialogar e discutir com os alunos as diferenças das culturas nas suas concepçoes de dignidade humana.e rever que as culturas sao incompletas e problematicas.


    “(...) parte do pressuposto de que, para se construir uma sociedade
    pluralista e democrática, o diálogo com o outro, os confrontos entre os
    diferentes grupos sociais e culturais são fundamentais e nos enriquecem a
    todos (...)”. (CANDAU, 2001)

    mauricio rossi 26124

    ResponderExcluir
  181. mas o professor acha que é dificil discutir sobre este assunto. o professor teria que mapiar bem os alunos e a comunidade e levar problemas e soluçoes. e mostrar tanto uma cultura como a outra é importante para o mundo. imagine se todos pensa-se a mesma coisas e gosta-se das mesmas coisas.
    devemos discutir isso dentro da escola nao fora dele.
    mauricio rossi 26124

    ResponderExcluir
  182. O curioso é que esse filme mostra exatamente o que eu vivi quando entrei para a escola.
    Filha única, fui conhecer a força do preconceito na escola. Todo o tipo: pobreza, racismo... E olha que era escola pública! Eu era excluída das turmas de meninas brancas e ricas, e os meninos me colocavam apelidos.( Até os meninos que eram negros me rejeitavam) Isso não me afetou de uma forma mais ampla. Não cresci revoltada e sabia eu mesma do meu valor graças a educação dos meus pais. Mas... esse filme causa uma sensação muito estranha, como se jamais pudesse ser o contrário.
    Talvez hoje seja muito diferente... Quando olho nas escolas e faculdades vejo uma mistura que não via na minha época. O processo é lento... mas os negros ganharam e estão conquistando seu espaço.
    CRISTIANE SANTANA RA39815

    ResponderExcluir
  183. Realmente o preconceito e o racismo andam um do lado do outro, e o filme retrata bem o que acontece mesmo. Eu vivenciei essa situação ao me mudar para São Paulo, sentia na pele a forma como me olhavam e como muitos faziam brincadeiras de mau gosto como me chamar de cabeça chata, por ser nordestina. Algumas pessoas tem pena das pessoas que sofrem esse tipo de preconceito, mas não se impõem aos agressores verbal e físico, pois tem medo de que eles possam ficar contra eles também.
    CLAUDIA OCANA RA: 27562

    ResponderExcluir
  184. A pps mostra o egoísmo em ter e ter, independente do sofrimento alheio. É injusto o que a Europa fez com a África e continua fazendo. Se hoje há extrema pobreza, é por que tiraram o que é dela. Eu não agüento ter que olhar o capitalismo e boa vida da Europa, sabendo que ela fez um continente inteiro sofrer. E agora pra mudar isso? Além de ser demorado, é quase impossível o começo de uma mudança. Sinceramente, isso dá nos nervos.
    Ivani Costa de Morais R.A.: 28508

    ResponderExcluir
  185. Para organizar um projeto, são necessárias várias discussões, reflexões históricas e culturais, trazer o passado como forma de protesto e mudança de situação para dar início a um possível projeto escolar. Para os docentes, é difícil lidar com as diferenças, pois a sociedade e a escola foi moldada a um tipo de cultura. Outra(s) cultura(s)ameaça, confronta,é diferente e isso já é um obstáculo a ser vencido. Além disso, existem as normas a serem obedecidas e pelo pouco conhecimento que tenho nos estágios que estou fazendo, qualquer coisa que o docente quiser fazer, vai dar trabalho onde não precisaria, é burocrático quando não precisaria ser e nessa o professor passa muito nervoso, cria cabelos brancos e algumas vezes, tem a sensação de que está perdendo tempo no que está fazendo ou idealizando. É difícil, muito difícil e não era pra ser assim.
    Ivani C Morais R.A.: 28508

    ResponderExcluir
  186. O slide mostra o que todos nos não sabíamos... Nunca foi dito em sala de aula, a historia da AFRICA.
    Com tudo isso, podemos perceber que estes países de 1° mundo (EUROPA), lenão os méritos de um pais que foi esquecido. Eles só querem vender suas bugigangas ou lavar os seus carros seus...

    Eduardo Expedito RA:29103 Turma: Vespertino

    ResponderExcluir
  187. Com base no texto, devemos mudar isso daqui pra frente. Sempre em nossas aulas, devemos aplicar situações problemas para que os alunos estejam preparados.
    Só que para aplicar situações da qual sabemos que no futuro terão dificuldade, temos que conhecer quais as dificuldades que os contornam. como fazer isso? Aí é que entra o mapeamento da escola em que iremos trabalhar. devemos buscar qual é a maior dificuldade da comunidade ao redor, devemos reconhecer a cultura de cada um em sala de aula e assim montar o currículo da escola.
    Eduardo Expedito RA:29103 Turma: Vespertino

    ResponderExcluir
  188. A realidade e que o racismo não e so com negros, mas com pessoas de estados, pais entre outros,se fosse ao contrario os negros q teria preconceito com os brancos essa e a verdade, e tem negros q não gosta de branco tbm hj em dia, tem pessoas q n gosta de loira,nordestinos etc fala mais do negro por isso vem de antes , dos escravos, mas o preconceito esta em todo lugar e em muitas pessoas q fala q não tem nem um tipo de preconceito e na verdade tem sim.
    sandra fiuza de souza ra:15003

    ResponderExcluir
  189. NO pps...Apresenta como o capitalismo tem uma influencia mto grande na vida das pessoas.havendo então o processo de manipulação visando o lucro e poder das classes sociais!!
    Geisa Almeida Ra: 26506 manha

    ResponderExcluir
  190. Neste texto não lemos nada alem do que ja estamos cansados de saber só que regulados por uma lei que por sinal, infelizmente, não é conhecida por muitos na sociedade. Concordo com o que foi dito pelo Bruno Legarra, mas lembro que melhor do que fazer um pouquinho e dar o primeiro passo para fazer muito pela nossa sociedade, o grande problema é que muitos de nos não fazemos NADA para mudar. Não somente no dia de hoje, dia do professor, mas sempre devemos parabenizar aos nosso professores que realmente são professores e batalham para fazer um mundo melhor através, principalmente, das nossas crianças, que são o nosso futuro!

    Nathan Politano R.A 26450

    ResponderExcluir
  191. o texto apresenta como o racismo esta diante de nois. e umas das soluçoes e o fornecimento de informaçoes de professores para alunos juntamente com a escola.
    Geisa Almeida Ra 26506 manha

    ResponderExcluir
  192. O texto fala dos afros descentes no Brasil, e como que o professor diante da lei 10.639 e as diretrizes curriculares devem lidar com essa situação pensando numa prática mais cultural sobre a história da África. Porque os afros descentes se matriculam na escola, mas a sua cultura fica para trás. Por isso se faz necessário trabalhar com uma prática mais cultural.
    BOY VESPERTINO RA – 26252

    ResponderExcluir
  193. Dá pra notar que temos opiniões baseadas em muitas informações e percepções, mas só podemos entender o sentimento de cada um quando passamos pela mesma situação. O resto é discurso.
    Emerson José RA: 39017

    ResponderExcluir
  194. Na sociedade que vivemos hoje quase em todos os lugares tem preconceito,com as pessoas.negros,brancos,índios,pobres . é só para um pouco e olha.quando você anda com roupas simples as pessoas começa te olhar de outra maneira.fui um vez na loja da adidas em santo amaro compra uma camisa,eu Eraldo estava com roupas simples,o segurança começou a mi seguir dentro da loja pensando que eu ia rouba algum objeto fiquei pensando e as outras pessoa ele não olha só porque estavam bem vestida,então é só para e observar ao seu redor como as coizas são quase em todos o lugares tem preconceitos.
    Eraldo R de Souza
    RA:28797

    ResponderExcluir
  195. O Filme despertou-me alguns questionamentos e reflexões, no qual foca-se apenas o preconceito em relação a cor propriamente dita. Será que não à diversos preconceitos existentes em outras direções? que se amplia no seguinte princípio, de que a nossa vida, não se resume apenas em cuidar dos interesses alheios , coisa fúteis e insignificantes no momento, mais sim que possamos nos preocupar em construir expectativas, e metas à serem alcançadas, colhendo a cada dia frutos positivos e verdadeiros, para que o simples fato, de ser humano, não venha a ser julgado apenas pela cor ou pelos bens matérias, mais sim pelo seu diferencial na grande massa, que é a Sociedade.

    Jarleny F.de Sousa
    RA: 25957

    ResponderExcluir
  196. Eu concordo em partes com o Marcos Santista e com o Edson Soares. É bem verdade que em algum momento na escola, em todos aqueles anos, ouvimos comentários ou referências de relacionadas ao racismo, vindos de algum professor, infelizmente... Mas não acho que seja culpa só daquele professor. Acho que o professor (assim como qualquer pessoa que é uma referência) é reflexo da sociedade em que vivemos, então não é culpa só desse professor e sim, da sociedade racista em que vivemos. Penso que generalizar não é o caminho para esclarecer as coisas.

    Eduardo Mazotti Garcia
    25.412
    Manhã

    ResponderExcluir
  197. Em relação à apresentação: mostra o quanto a Europa tirou da África, mas mostra de um jeito que nós não aprendemos na escola, nas aulas de História. Por que será que nós aprendemos a história do mundo pelos olhos dos povos "dominantes"? Sendo que nós mesmos fazemos parte dos "dominados"? Acredito que quem quer levar vantagem em tudo, um dia paga pelo que fez... A Europa há tempos que vem passando por uma crise e mesmo com sua "união", ainda vemos países com histórias "riquíssimas" sofrerem greves e mais greves, revoltas políticas, apelo ao Banco Mundial e por aí vai... Não dá pra mudar o que já foi feito, tampouco esquecer, apagar. Mas ainda dá tempo de mudar o pensamento deles, não de uma hora para outra, claro.

    Eduardo Mazotti Garcia
    25.412
    Manhã

    ResponderExcluir
  198. Cada dia mais fica mais evidente que o professores não sabem lidar com as questões culturais, as crianças reproduzem gestos e hábitos que aprendem na TV, na revista, no jornal e principalmente na escola com seus colegas. Toda a seleção dos conteúdos curriculares visa o negro com escravo, como esta curricular, e ai eu digo e repito e se fosse ao inverso?Como seria? É fácil falar que inclusão é linda, que incluir ira acabar com todos os problemas, mas quando você se vê diante de ato de inclusão de alguém ou reconhecimento, na maioria das vezes você não faz, e eu digo por que, porque você também não sabe lidar e aceitar as diferenças. Portanto seja na escola, ou na sociedade as pessoas são formadas sem a capacidade de interpretação e leitura das praticas que se ensinam na escola e dos processos de exclusão....
    CRISTIANA DA SILVA NOVAIS RA:36203

    ResponderExcluir
  199. Acho que o racismo nada mais é que ignorância e falta de diversidade cultural por parte das pessoas, se cada um pensasse em nível global, e respeitasse a opinião do outro, com certeza teríamos um mundo melhor e com muito menos racismo... digo menos, porque sempre haverá algum tipo de discórdia, nem que seja mínima.

    Bianca E. Tissoni RA:29082

    ResponderExcluir
  200. Sobre os PPS perceber quer os negros tinham muitas riqueza,na que La época.hoje muitos negros são maltratados humilhado nós pais ricos como estados unidos.quando alguns negros chega de embarcação são deportados mais rápido possível como se fosse bichos.hoje quem manda e classe mais poderosa quem tem dinheiro. os mais pobres sofrem e só olhar as diferenças ta na nossas vista ver quem não quer.
    Eraldo R de Souza
    RA28797

    ResponderExcluir

Digite seu comentário, escolha a opção anônimo e ao finalizar o seu comentário, por favor informe seu nome completo e R.A.