quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Violência Contra a Mulher

1 -Realizem a leitura do texto:
Souza, E.S. e Altmann, H. Meninos e Meninas: expectativas corporais e implicações na educação física escolar. Caderno Cedes, ano XIX, nº 48, Agosto/1999.
http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v19n48/v1948a04.pdf
2 - Assistam ao seguinte vídeo
3 - Agora respondam:
Por que a EF, em suas perspectivas acríticas, é vista como responsável pela marcação de gênero, e como ela poderia atuar para a transformação dessas relações de poder?
Responder até dia: 07/11

346 comentários:

  1. Meninos e Meninas
    Os problemas mencionados ocorrem em maior ou menor grau em muitas cidades grandes e pequenas das várias regiões do Brasil. Afetam famílias, estudantes, educadores e as escolas. Há consenso sobre a contribuição da educação e da escola para a reprodução ou mudança cultural e social, e para o reforço ou superação dessesproblemas. O currículo, o conhecimento, as normas e valores escolares constroem ou desconstroem o mundo, as relações sociais... O currículo é campo de luta cultural, de reprodução e de produção.
    O princípio da eqüidade de gênero se refere à valorização das características culturais masculinas e femininas, assim denominadas provisoriamente, numa perspectiva construcionista. Para transformar a cultura androcêntrica é preciso valorizar as manifestações femininas por exemplo, a delicadeza, o cuidado como qualidades e valores que devem ser incorporados e cultivados por homens e mulhere.

    MILTON/RA: 20794

    ResponderExcluir
  2. VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
    As mulheres têm medo de sofrer represálias, temem um escândalo com abalo de sua reputação no meio social, ou não sabem a quem recorrer. Insegurança, medo, indiferença das autoridades públicas e da sociedade, impunidade, dentre outros fatores, contribuem para que não haja a denúncia.
    MILTON/RA:20794

    ResponderExcluir
  3. Educação Física devem ser repensados, com a correspondente transformação em sua ação educativa. não pretende negar a tradição da área construída pelos professores, mas ampliar e qualificar suas possibilidades de atuação.
    Desta forma a Educação Física tem por objetivos levar o aluno, ao longo de sua escolarização e após, a melhores oportunidades de participação e usufruto
    ou seja, a educação escolarizada visa aumentar o repertório dos alunos,
    incluindo em suas vidas, mobilizar seus desejos e potencialidades, possibilitando a tomada de consciência de suas vinculações socioculturais.
    MILTON/RA:20794

    ResponderExcluir
  4. a violencia da mulher sempre foi um fato de agreções e maxismo contra elas. pelo fato de ter sociedade uma visao da mulher como ser fragil. o professor nas aulas de educacao fisica deve priorizar alem das outras pespectivas a questao de genero como corpos em aprendizagem e nao como diferenciado, para que assim comece a concientizar as criancas a se respeitar entre eles.
    nome: genivaldo ramires teixeira junior
    ra: 29348

    ResponderExcluir
  5. A educação física é uma poderosa ferramenta para evolução da criança como um todo, às vezes criticam muito a ed. física por a mesma só visar o corpo perfeito, mais era uma visão de outrora hoje devemos nós condicionar a usá-la para o bem do individuo e sua cognição para ajudá-lo a imergir algo novo, sendo que baseado na literatura e nas atualização antes tinha professores grosso modo jogadores de bola, hoje temos por incrível que pareça bons e até profissionais. Mas cabe a cada um de nós do blog plantar essa semente que aos poucos vai se formando até virar uma arvore solida e Consistente.
    Luciano José dos Santos Ra 27109 manhá

    ResponderExcluir
  6. Angélica, analise bem, mas postei dois comentários no blog na tarefa anterior da homofobia. Beleza?
    Róberson Cristiano de Souza 25558

    ResponderExcluir
  7. A educação física pode ser responsável quando coloca meninos de um lado como mais fortes que as meninas, e estes sem orientação tornam-se covardes,para agredie pessoas mais fracas que eles.
    A EF deve continuar oeientando os alunos para respeitar o próximo, para formar um círculo de respeito, pois, em algum momento vc será O PRÒXIMO.
    Marco Freitas RA 28886

    ResponderExcluir
  8. Abordagens na perspectiva acrítica significam uma visão mais voltado para a educação física com foco no ser biológico, natural, logo, reduzindo sua atuação, e negando a importância do aspecto antropológico, social e cultural.
    Assim, por ser historicamente centrado nos aspectos biológicos, é fácil notar a distinção de gênero, homem e mulher. Isso se dá pelas atividades separadas, divisão de forças e afins.
    Não acredito que exista apenas uma abordagem que seja perfeita, entendo que o processo de desenvolvimento se dá com evolução e continuidade, assim, além da abordagem cultural, as outras têm seus valores. E ainda creio que, a união de alguns aspectos de diferentes abordagens possa ser o ideal, diferente do pensamento que prega que juntá-las é falta de conhecimento do profissional.
    Emerson José RA: 39017

    ResponderExcluir
  9. concordo com milton a educação fisica tem o objetivo de formar seu alunos , assim dando oportunidade de agregar se na sociedade
    genivaldo ramires teixeira jr ra 29348

    ResponderExcluir
  10. roberson, favor enviar dúvidas por e-mail

    ResponderExcluir
  11. MENINAS E MENINOS
    todos sabemos que o nosso pais esta devendo muito para as nossas crianças porisso sem o respaldo do governo ou de alguns governantes
    desetabiliza muitas familias.de acordo com o que
    nós vimos na faculdade,nós os futuros professores vamos trabalhar para mudar a atual
    cultura das escolas de só reproduzir,e vamos
    parti para uma nova era,e mostrar que podemos
    fazer muito mais,e que meninas e meninos podem
    trabalhar juntos sem essa que menina é fragil e
    que menino pode tudo,devemos mostrar que todos
    somos iguais.
    Edson m dos santos RA 28671

    ResponderExcluir
  12. violência contra a mulher:infelizmente temos muitos casos contra a mulher,mas estamos progredindo por que tem muitas mulheres que estão
    denúnciano o seu companheir,sabe porque elas estão cheia de apanhar,é claro que tem muitas mulheres que não denúncia com medo,porque ela
    denúncia o companheiro ea policia prende, ai a
    justiça vem e solta,ai começa tudo de novo,a
    mulher se sente acuada,sem sabe o que fazer por
    que não tenho para quem recorrer.
    Edson m dos santos RA 28671

    ResponderExcluir
  13. na minha opinião está questão é de sua importância para o desenvolvimentos dos alunos, devemos abrir uma critica e um dialogo sobre este assunto na sala de aula. e mostra que a mulher e igual a o homem, todos tem o mesmo direito de ir e vim.e as mulheres devem buscar o seu espaço e mostrar que ela é muito importante para o nosso pais.

    mauricio rossi 26124

    ResponderExcluir
  14. Violencia contra a mulher

    É muito comum observar a realidade que acontece com muitas mulheres, todos os dias e bem perto de todos nós.Isso pode acontecer com qualquer familia.A Mulher vítima de agressão precisa de muito apoio da familia amigos e sobretudo psicológico para sair dessa...!Na verdade tentar sair ou querer mudar esta situação sozinha aguentando calada,pode causar varios danos fisico e psicologico ou até mesmo a morte,embora seja dificil a denuncia dessa pratica domestica por isso é preciso uma ação conjunta da sociedade para mudar este quadro, começando dando mais atenção a essa realidade que muitas vezes é encoberta.essa lei maria da penha, embora seja decretado como lei..!!não tem muito valor,muitas mulheres que sofrem ou sofreram violencia domesticas, as que estão vivas,fizeram corpo delito, e nem por isso o marido esta preso.Talvez isso traga o silencio para algumas mulheres.

    Solange Andrade Nogueira RA:25564

    ResponderExcluir
  15. A educação fisica tem o dever de compreençao como um todo, a inclusão do aluno a suas praticas de cidadania e suas participaçoes adotada aos deveres sociais politicos e civis.Independente de sua situação moral e social,vivenciando suas culturas como um todo,respeitando , valorizando seus diálogos como forma de valor coletivo,de forma que não afete valor sociocultural de povos e naçoes,a educação fisica é vista como um intuito militarista,onde as pessoas acabam ficando escravos da beleza,nós futuros professores devemos reverter este contexto transformando essas praticas em vivencias culturais e sociais.Não achar que a ed.fisica é relacionada como um corpo perfeito.logico q em alguns casos ajuda no desenvolvimento motor e bem estar, mas p isso acontece deve se valorizar as cuturas e vivencias dos alunos.
    Solange Andrade Nogueira RA: 25564

    ResponderExcluir
  16. Concordo com o Marco Freitas...todos os alunos devem ser iguais perante o professor.independente de suas praticas esportivas.
    Solange Andrade Nogueira RA:25564

    ResponderExcluir
  17. muitas vezes vimos nas aulas de educação fisica o colocar uma aula de futebol era questao de dizer que futebol nao era pra meninas , e que o volei nao era pra menino , aonde que a visao era o menino que jogasse voleibol era viado e a menina que jogasse futebol era sapatão , entao isso vem epocas em epocas eu acho , mas ao pouco estao mudando a forma de se lida com o processo, hoje dia esta mudando ,


    leandro jullian santana 21904

    ResponderExcluir
  18. Na nossa sociedade existem muitos meninos que tem o pensamento que meninas não pode jogar bola,não pode brincar de carrinho, que menina só deve ficar em casa ajudando a mae com tarefas de casa, na ED FISICA alguns professores ainda tem esse tipo de pensamento, que na aula tem que separar meninas de meninos, e assim as meninas ficam excluidas das aulas de ED FISICA criando um certo pensamento que não pode jogar bola e nem fazer coisas que geralmente só homem faz.


    Sobre a violênçia contra a mulher serei preve e rapido, quem faz esse tipo de coisa nem deveria existir, pode ser a pior mulher do mundo na minha opinião mulher nenhuma deve se agredida.

    Jefferson Santos Fernandes RA:26116

    ResponderExcluir
  19. A maioria das pessoas ainda tem a visão que a mulher é um sexo fragil podemos mudar essa ideia com a ed fisica não separando meninos das meninas como é feito em muitas vezes e assim mudar essa visão de gênero.
    Márcio Honório RA:25384

    ResponderExcluir
  20. Dentro da atual conjuntura, o papel do professor é de tamanha importância, pois através de seus conhecimentos poderá intervir de forma positiva, ou não, para a proliferação desta marcação de gênero.As aulas de EF, indiretamente carregam uma enorme responsabilidade, afinal é o momento onde os alunos procuram o equilíbrio. Nesta situação é esperado um convívio saudável entre a turma, num ambiente de respeito e incentivo, para que nenhum ser ali presente sinta-se inferior.
    DOUGLAS SANTOS RA: 24138

    ResponderExcluir
  21. A marcação do gênero na educação física esta na separação atividade física, culturalmente alguns são predominantemente masculinos e outros predominantemente femininos, por essas questões que isso acontece porque esta impregnada na nossa sociedade que os meninos são fisicamente mais fortes e são agressivos e as meninas são frágeis e delicadas, porque vivemos numa sociedade predominantemente machista.
    O professor precisa está atento, para intervir quando necessário, e dar oportunidade para os alunos experimenta qualquer atividade sem se preocupar se são de meninos ou são meninas.
    Fabiana da Silva Viera 25379

    ResponderExcluir
  22. a educação fisica deve preservar a igualdade de ambos os sexo e genero para que se solidifique uma integração hegemonica de ambos os lados
    marco aurelio ra;25,380

    ResponderExcluir
  23. a violencia contra a mulher e nada mais que um ato de poder exercido pelo bicho homem que sente dizendo ,bem em agredir auguem tão fragil no papel de educador devemos trabalhar a integração e integridade de uma forma que a violencia não torne um ato de poder sobre as mulheres
    marco aurelio ra;25380

    ResponderExcluir
  24. Desde os primórdios as mulheres eram vistas de forma diferente se comparada aos homens, desde as obrigações matrimoniais, tarefas de casa, estudos etc. Os tempos são outros, no entanto, ainda há fortes resquícios do que era visto como correto no passado.
    Cabe à própria sociedade evoluir e perceber que as pessoas são iguais. Falamos da violência contra a mulher, mas isso é, infelizmente, apenas mais uma forma de violência, pois, não há quem não corra riscos na forma como a sociedade está sendo conduzida. Uma pena.

    Emerson José RA: 39017

    ResponderExcluir
  25. ed física ela vai demorar um pouco para que
    mudamos a famosa tradição contruida pelos professores,de poder sobre os alunos,temos que
    colocar os alunos em primeiro lugar antes de
    qualquer coisa,os professores tem que deixar os
    alunos falar o que eles gostão,ai vocÊ estara dando a palavra a uma pessoa que achava que não
    tinha direito algum,dentro da escola,as crianças
    são as pessoas mais importante da escola,pois são
    eles o nosso futuro.
    Edson m dos santos RA 28671

    ResponderExcluir
  26. Acho que em nosso tempo de hoje as coisas ja mudaram, a mulher vem ganhando seu espaço no mercado de trabalho, hoje existe mulheres que fazem trabalhos e papeis de homem,mas ainda vivemos no mundo de preconceitos,nao somente com mulheres mas tambem com pessoas do mesmo sexo, isso para muitos é uma vergonha, para outros é normal,mas o preconceito sempre existira, mas ate mesmo a violencia contra as mulheres, ate mesmo a novela argumenta isso, homens achando que sao dono e podem fazer o quer sera que hoje com tanta divulgaçao isso talves mude um pouquinho.
    Aparecida Cristina RA: 25354 tarde

    ResponderExcluir
  27. A EF. vai continuar a ser responsável se continuar a separar meninas e meninos, escolhendo os melhores, não deixando as mulheres também atuarem, por serem mais fracas, mas atualmente a Ef mudou hoje temos um novo currículo de EF, onde os profissionais procura atuar sem excluir nenhum aluno. Muitas vezes a mulher por ser frágil e dependente, até mesmo por não conhecer os seus diretos, ela acaba sendo submissa do magismo do homem, isso já vem de séculos atrás, mas hoje estamos vendo uma mudança onde elas estão procurando o seu espaço, procurando participar juntos, tanto no esporte como no trabalho, mas ainda sofre muitos abusos, sexuais, violências devido a sua inferioridade e machismo do nosso currículo. LEOSMAR RA25799

    ResponderExcluir
  28. Quanto ao texto, os professores precisam ficar atento as crianças,pois a criança ja nasce com sua opniao sexual,a uns 15 anos atras a educaçao fisica era separada meninos x meninas, hoje nao mais,os professores precisam dar soluçoes e abrir debates, discurssos, procurar fazer projetos em grupos e ate mesmo com os familiares, mostrando que nossa cultura vem mudando, é obvio que isso vai gerar muitas discurssoes, mas precisamos ajudar a todos, pois é facil nos jugarmos as pessoas, mas só voce vivendo na familia pra saber o preconceito.
    Aparecida cristina RA: 25354 tarde

    ResponderExcluir
  29. violencia conta mulher todas elas deveria denunciar mas não é bem assim a maioria de seus parceiros além de bater ameaçam seus familiares se acaso elas denunciar então elas ficam com medo e acaba apanhando quieta dentro de sua própria casa.

    SHIRLEY SANTUCCI RA:34981

    ResponderExcluir
  30. Infelizmente estamos vivendo em um pais onde o bicho homen se ve no direito de agredir, violentar a mulher mesmo ela nao sendo mais a sua companheira, ainda bem que existe poucas mas existem mulheres corajosas ao ponto de denunciam estes infelizes para que eles possam pagar pelo que fez.

    Flavio N. Minozi RA: 28760

    ResponderExcluir
  31. Concordo com o Marco Aurelio, pois a educação fisica deve preservar a igualdade entre os sexos, justamente para que nossas crianças possam ter outra visão de tudo que esta acontencendo para que eles nao venham repetir o que estamos presenciando nos dias de hoje.

    Flavio N. Minozi RA:28760

    ResponderExcluir
  32. Ainda vemos nos dias de hoje as pessoas acharem que a mulher é um sexo fragil, pois hoje em dia à muityas mulheres em posição onde somnete homens estariam como nossa presidente Dilma, porem precisamos acabar com isso ja na escola onde nas aulas de Ed. Fisica é separado meninos de meninas, portanto devemos fazer com que nossos alunos possam ter essa integração juntamente com as meninas em praticamente todas as atividades.

    Flavio N. Minozi RA: 28760

    ResponderExcluir
  33. As mulheres sempre foram vistas de maneira diferenciada diante da sociedade.
    Agora que as mulheres estão cada vez mais fortes dentro de suas respectivas tarefas esbarram no machismo , pois a cada dia a mulher vem ganhando mais espaço no cotidiano, tendo em vista que até a Presidente é mulher.
    Assim os homens menos favorecidos ficam sem ter o que fazer partindo muitas vezes para a agressão fisica, onde ainda tem sua superioridade.

    Bruno Leonel Legarra: Ra: 29057

    ResponderExcluir
  34. Meninos e Meninas, tem sim que trabalhar juntos, e nada de que menina é fragil ou fraca.!
    Prof de Ed Fisica, nas suas aulas tem que deixar Competitividade e o machismo de lado e fazer com que integrar em suas atividades ambos generos pois assim vai acabando de vez com essa ideia de que mulher não suporta certas coisas. !

    Luiz Fernando Araujo, R.a: 29774

    ResponderExcluir
  35. Concordo com Emerson José, só nos mesmo podemos fazer com que a nossa sociedade caia na realidade e veja de uma vez por todas qe as pessoas são iguais e todas tem a mesma condição de exercer alguma atividade!

    R.A: 29774

    ResponderExcluir
  36. Tão discutidas no meio acadêmico, as diferenças entre homens e mulheres ultrapassam divergências físicas e/ou sexuais. Além de haver uma má distinção relacionada aos conceitos de sexo e gênero, conta-se com a constituição de pressupostos sobre o que vem a ser feminino e masculino.Tem-se o gênero como uma "construção sócio-cultural", organizada ao longo das décadas por concepções desenvolvidas e aplicadas pela sociedade, baseando-se em fatores lapidados, essencialmente, pela cultura, variável entre as regiões. A questão do gênero mostrou-se difícil ao ser trabalhada na escola, mas o professor deve acreditar que é possível contribuir para que as diferenças de gênero não sejam um problema separador e excludente nas aulas, muito pelo contrário, ele pode criar alternativas que faça os alunos perceberem que juntos, meninas e meninos, podem unir as habilidades de cada sexo para construírem algo melhor e produtivo,sendo gênero uma categoria relacional, há de se pensar sua articulação com outras categorias durante aulas de educação física, porque gênero, idade, força e habilidade formam um ‘emaranhado de exclusões’ vivido por meninas e meninos na escola.
    Dessa forma a aula de Educação física é um ótimo “meio” para se trabalhar a questão de gênero, pois as atividades realizadas nas aulas ressaltam as diferenças entre os sexos. Os educadores devem utilizar esse aspecto positivamente, propiciando atividades integradoras que motivem a participação de meninas e meninos, em que um dependa do outro para realizar a atividade com mais sucesso, e os façam perceber que as diferenças podem ser um fator agregador e não segregador,comi sso os educadores devem trabalhar a questão do gênero em suas aulas com práticas integradoras que levem os alunos a perceber que ambos ocupam o mesmo patamar na escola, e na sociedade como um todo, e tem direitos iguais independente do sexo ou habilidades que possuam.

    Ra: 37175

    ResponderExcluir
  37. Porque a educação física ainda em suas praticas faz a separação entre meninos e meninas no momento de participar de várias atividades, e desta formas ja se aprende desde cedo que mulheres e do sexo frágil, e o homem e quem tem mais poder (força), e certamente isto reflete na sua vida adulta onde muitos se acham no direito de agredir mulheres em qualquer circunstâncias por se sentirem superiores a elas com relação a sua força por terem esta visão de que elas são fragéis.

    João Santana
    RA 28834
    Noturno

    ResponderExcluir
  38. A violência contra mulher é um fato nojento pearnte a sociedade ela tem medo de denuciar o seu parceiro. Por que ele alem de ameaça-los; na mesma hora jura amor eterno.e com tudo isso vai empuraando com a borriga é quando essas mulheres vai ter noão infelzmente já é terde.

    Valmirete Lima noturno 28812

    ResponderExcluir
  39. Eu compreendo a posição do marco aurelio. Pois a mulher sempre foi tratada como um objeto, com total poder pelo género masculino.A educação física hoje em dia na escola podem é devem resgatar este ato de preconceito de que a mulher é frágil.Mostrar para a sociedade que a mulher é capaz é terá de ser respeitada igualmente ao homem....

    Valmirete Lima noturno 28812

    ResponderExcluir
  40. O vídeo da violência contra mulher é meio pesado, o pior é que acontece muito disso, e as mulheres que sofrem agressões geralmente não tem coragem de se expor, acho que por medo ou vergonha, em pleno séc. 21 ainda tem muitos homens achando que as mulheres são propriedade deles, um absurdo.
    DOUGLAS SANTOS RA:24138

    ResponderExcluir
  41. Pois é tudo, que vemos acontecer na sociedade, como a violencia contra a mulher e a homofobia por exemplo,esta se esclarecendo agora, porque o Esporte contribui sim para estes fatores. Se analisarmos que o homem é ligado com um sentimento de força e a mulher com a fragilidade isto se tem sentido quando se tem uma EF que determine certos tipos de praticas corporais nas aulas. Por isso acredito que com a força que o esporte tem na sociedade ele pode causar uma grande reviravolta em muitas questões se o professor souber intermediar.
    Elaine Priscila RA:28806

    ResponderExcluir
  42. A educação fisica sempre separou os generos, por acharem que determinadas praticas eram exclusivas de meninos e outras praticas para meninas.Por preconceito, machismo, por exclusao mesmo. Acredito que já existe uma mudança, em relação a esta separaçao, e temos que mudar ainda mais neste aspecto.
    Sandra Rodrigues RA 26274

    ResponderExcluir
  43. Marco Aurelio concordo com vc quando diz que a Educação fisica deve promover a igualdade nas aulas de educação fisica, assim nao teremos a fama que temos de separação de generos.
    Sandra Rodrigues RA 26274

    ResponderExcluir
  44. Quem agride uma mulher fisicamente, fere tbm sua alma e seu espirito. Nao tem perdão esses covardes.
    Sandra Rodrigues RA 26274

    ResponderExcluir
  45. Dentro do contexto social e cultural estabelece tais rejeções. Apredemos que menino so deve brincar com carrinhos e menina com boneca.E sem obstaculo essa ideia chega a escola,a realidade vai para a sociedade com indiferença gerando essa violência contra a mulher. Hercules RA: 26844

    ResponderExcluir
  46. Acredito que do mesmo jeito que a Ed. Física é vista como fator que marca os gêneros pode ser vista como fator que desmistifica essa diferença. É como o Márcio Honório disse, não cabe mais hoje em dia dar aulas separadas para meninos e meninas, pois isso reforça coisas como: "sexo frágil, sem habilidade, não pode jogar com contato físico, etc". A Ed. Física (assim como qualquer disciplina) é o reflexo quase que integral da sociedade. Ora, uma vez que a sociedade é machista, os conceitos de como dar uma aula também serão. Por isso eu acho que a Ed. Física, a escola, a família e tudo que envolve as diferenças entre os gêneros devem evoluir. Acho que tudo isso anda muito atrasado... Os tempos mudaram e esses segmentos têm de acompanhar as mudanças do mundo.

    Eduardo Mazotti Garcia
    25.412
    Manhã

    ResponderExcluir
  47. AS VEZES A PROPRIA EDUCAÇÃO FISICA LEVAM O JEITO MACHISTA DE SER DENTRO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA , POR COLOCAR SO MENINAS PRA JOGAR VOLEI , E COLOCAR OS MENINOS PARA JOGAR FUTEBOL , AONDE NISSO QUANDO A MENINA QUER JOGAR FUTEBOL AS VEZES VIMOS DE OUTRA FORMA DE FALAR Q A MENINA É SAPATÃO ETC ,
    MAS PODEMOS SIM AGIR DE OUTRA FORMA SIM , COLOCAR MENINAS E MENINOS , EM AULAS IGUAIS CADA UM TENDO SEU DIREITO DE PARTICIPAR E FALAR

    LEANDRO JULLIAN SANTANA
    21904

    ResponderExcluir
  48. Nas teorias acríticas os sexos são separados e quando existem jogos mistos vai acontecer de fuder tudo pois geralmente acontece do professor criar algumas regras como só as meninas podem fazer gol, só pode fazer gol quando todos pegarem na bola, não pode ter muito contato físico, isso eu vejo no tempo que eu estudava, no estagio e na faculdade, isso reforça a ideia de Souza e Altmann quando eles falam que a superioridade do homem sobre a mulher passa ser somente biológica. Nas teorias acríticas essa superioridade do homem sobre a mulher sempre vai existir e por mais que o professor crie estratégias jamais irá mudar essa situação

    EVERTON PA JESUS 27426

    ResponderExcluir
  49. com a nova lei de diretrizes e bases de ed. nacional (1996), e reforçada pelas diretrizes curriculares do ens. fundamental (Brasil, CNE 1998) e dos parâmetros curriculares nacionais (PCNs, Brasil 1997). Que juntas abrem espaço como um começo de a que educação garanta os direitos e deveres da cidadania, num principio da inclusão numa perspectiva metodológica de ensino-aprendizagem que busque a cooperação e a igualdade de direitos. Portanto, cabe ao professor planejar sua aula para que todos possam participar, ou seja, do mesmo jeito que meninos e meninas participam das outras disciplinas todos juntos, na aula de educação física não tem que separar as meninas dos meninos e sim criar novas estratégias para que todos possam participar, pois a educação física tem que ser enxergada também como uma disciplina e não como esporte de exclusividades do sexo masculino.
    BOY VESPERTINO RA – 26252

    ResponderExcluir
  50. Na verdade essas ideia des separação de brincadeira de meninas e de meninos já vem da nossa própria casa, através dos nossos pais, quando compram brinquedos que caracterizam de meninos ou meninas e nos dizem não brique de boneca porque e brincadeira de menina, no que se traduz e que nos transformam como preconceituosos no futuro, e o resto só vai ser a consequencia de tudo isso, porque já convivemos com isso, e levamos para fora de casa. Edson Soares RA:27093

    ResponderExcluir
  51. Dando continuidade no que o meu parceiro Leosmar disse. No decorrer desses anos, vem ocorrendo diversas mudanças em que a mulher não é mais vista como um ser frágil e sim como uma mulher que está procurando seu espaço, seja no meio do esporte, mas também no mercado de trabalho. Como por exemplo, antigamente só víamos homens dando aula de educação física, hoje também podemos ver mulheres dando aula de educação física que é um fator de extrema importância. Portanto, com a presença tanto de professores e de professoras, determinar atividades de prática conjunta, mudando a dinâmica da aula para possibilitar a interação entre meninos e meninas.
    BOY VESPERTINO RA – 26252

    ResponderExcluir
  52. Concordo com Luis Fernando Araújo quando diz que Meninos e Meninas, tem sim que trabalhar juntos,e que muitos meninos colocam aa meninas como frageis ou fraca só para se promoverem muitas vezes, Prof de Ed Fisica,em suas aulas tem que deixar Competitividade e o machismo de lado e fazer com que todos os alunos interajam nas atividades, pois independente das atividade na quadra as meninas são tanto capaz quanto os meninos. RA:27093

    ResponderExcluir
  53. Dando continuidade no que o meu parceiro Leosmar disse. No decorrer desses anos, vem ocorrendo diversas mudanças em que a mulher não é mais vista como um ser frágil e sim como uma mulher que está procurando seu espaço, seja no meio do esporte, mas também no mercado de trabalho. Como por exemplo, antigamente só víamos homens dando aula de educação física, hoje também podemos ver mulheres dando aula de educação física que é um fator de extrema importância. Portanto, com a presença tanto de professores e de professoras, determinar atividades de prática conjunta, mudando a dinâmica da aula para possibilitar a interação entre meninos e meninas.
    BOY VESPERTINO RA – 26252

    ResponderExcluir
  54. violência contra mulher sempre existiu, só que nos dias atuais tem aumentado por causa do machismo, porque a mulher do século XXI não é mais vista como uma dona de casa. Ou seja, cada vez mais elas estão procurando seu espaço no mercado de trabalho, e com isso muito maridos ou namorados desconfiados de sua mulher acabam batendo nelas e em casos mais extremos tirando a vida dela. Portanto, no âmbito da educação física, os professores e professoras tem que desde já traçar estratégias que possibilite aos alunos e se conscientizar sobre o respeito que tem que ter entre eles, independente do sexo, raça, etnia.
    BOY VESPERTINO RA – 26252

    ResponderExcluir
  55. A Ed. Física, assim como todas as outras disciplinas são responsáveis pela formação dos cidadãos e portanto tem de se preocupar em promover a integração dos gêneros. O professor deve sempre estar atento a este fato e direcionar sua aula de forma que todos (meninos e meninas) sejam tratados igualmente, recebam as mesmas oportunidades e direitos e possam participar das aulas de forma mais autentica e natural. A mulher não é e nunca foi mais frágil que o homem e este mito tem que ser retificado desde cedo. TATIANA CRISTINA CALLORE – RA 26382.

    ResponderExcluir
  56. Como a maioria dos colegas já citaram, a igualdade de gêneros deve ser o ponto principal para a mudança de comportamento dos futuros cidadãos. Concordo especialmente com a Fabiana da Silva Vieira ao citar que o professor deve propor atividades para que ambos sejam capazes de realizar, evitando a discriminações. Se todos nós soubermos educar as crianças e mostrar que não existem diferenças quanto ao gênero, de que não existe melhor ou pior, forte ou fraco, estaremos dando um grande passo em direção a uma sociedade mais sensata. TATIANA CRISTINA CALLORE – RA 26382.

    ResponderExcluir
  57. A violência contra mulher infelizmente não é nenhuma novidade para todos nós! Este e um problema cultural, que foi passado de geração para geração, consciente ou inconscientemente, os homens e mulher aprendem qual o seu lugar e quem manda. E agora felizmente este quadro esta sendo mudado devido algumas mulher guerreiras que enfrentaram todos os pre-conceitos, para lutar pelos seus direitos, e aos poucos mudando este episódio, tudo bem que a lei Maria da Penha, não dá total segurança para mulher, mas já e uma conquita. Tem outras reportagens sobre a violência contra mulher. A cada postagem, eu tenho uma experiência nova e vejo que ao longo dos anos, como as coisas foram mudando para melhor, mesmo de uma forma lenta, conturbada, mas houve mudanças significativas na vida de milhares de pessoas. E são estas experiências que me motivam a ser professor, pois acredito que posso contribuir para um país melhor.
    Valter RA 25542

    ResponderExcluir
  58. Eu vejo na educação física, uma grande possibilidade de quebra diversos paradigmas, pré-conveitos, encontro neste prática uma oportunidade de mostra para as crianças, adolescente e adultos que temos outras formas de ver mundo, de saberes, que ninguém e dono da verdade e que tudo que aprendemos e pensado e que temos a possibilidade de mudarmos alguns conceitos. A educação física e o espaço ideal, pois posso desenvolver diversas atividades, sendo esportivas recreaticas, aonde ambos os sexos trabalhem juntos, em cooperação e superação,procurando sempre respeitar a diferenças e dificuldades dos outros, procurando demostrando que a sociedade e composta de mulheres e homens, formando uma sociedadade democratica.
    Valter RA 25542

    ResponderExcluir
  59. Acho que o grande segredo esta em respeitar o próximo dentro de suas limitações, posições e em qualquer esfera, temos ensinar a doscutir idéias e não a defendelas a qualquer custo, se podemos ser mal interpretados.
    Marco Freitas RA 28886

    ResponderExcluir
  60. É ISSO AI SANDRA concordo com vc quem agride uma mulher não tem PERDÃO, na minha opinião

    Jefferson Santos Fernandes RA:26116

    ResponderExcluir
  61. Quando ao vídeo,ele mostra que ainda temos este problema de covardes que batem em mulheres, por outro lado temos a lei Maria da Penha que deveria ser válida para todos tipo de violência contra mulher, mais infelizmente isso nem sempre acontece, porque infelizmente a nossa lei ainda é falha e muitos sai em pune voltando a cometer outras crueldades, entendo também que as mulheres deveriam fazer a parte delas, pois algumas preferem não denunciar achando que o sujeita vai mudar e muitas vezes acabam repetindo a mesma coisa, ou seja, agride suas companheiras, portanto mulheres sofreu agressão a primeira vez denuncie. Edson Soares RA:27093

    ResponderExcluir
  62. Violência Contra Mulher....Homem que faz isso nem sei se pode ser chamado de HOMEM,infelizmente isso ocorre e muito ainda nas famílias não importa o grau de sociedade,mais também não podemos vendar os olhos para o que acontece também na versão oposta,muitas mulheres também agride seus parceiros seja por ciúmes e ai vai,alias tem que haver respeito entre ambas das partes pois se não tiver isso seja em qualquer situação não da certo!
    Letícia Pereira da Silva RA: 34614 Noturno

    ResponderExcluir
  63. Menino e Menina têm que trabalhar junto sim, pois não podemos ser egoísta suficiente para dizer que menina não pode jogar futebol ou menino ser um estilista ou costureiro e ai por diante, tem que diversificar mais e mais sempre, pois se o guri não é bom em futebol ele pode ser bom em outra coisa, por exemplo, dançar, jogar vôlei e ai vai!
    Letícia Pereira da Silva RA: 34614 Noturno

    ResponderExcluir
  64. Nós professores da educação temos papel muito importante para concientizar a nossa população da violência contra mulher, devemo contrubuir informando nossos alunos que essa prática é abusiva e totalmente coibida pela nossa sociedade trazendo o aluno oque ele conheçe sobre esse tema e dando informações para que ele torne conheçimentos dessas informações.

    Luis Henrique Alves Abbade R.A 22143

    ResponderExcluir
  65. O currículo é campo de luta cultural, de reprodução e de produção.
    O princípio da eqüidade de gênero se refere à valorização das características culturais masculinas e femininas Essa talves seja uma fala que podemos trabalhar o nosso alunos para não só reprodução desse curriculo e sim produção para que talves tornamos nossos alunos cidadões que se precupa com a questôes da sociedade e não preucupado com sigo mesmo.

    Luis Henrique Alves Abbade R.A 22143

    ResponderExcluir
  66. Concordo plenamente com o Flavio N. Minozi,quando ele diz que temos que fazer com que os nossos alunos possam ter uma integração juntamente com as meninas praticamente todas as atividades,seja ela futebol ou outra coisa que só as meninas participam.
    Letícia Pereira da Silva RA:34614 Noturno

    ResponderExcluir
  67. As mulheres que sofrem com esse tipo de violência têm medo do escândalo, tem vergonha que todas as pessoas que moram próximo da sua casa fiquem comentando, e muitas das vezes não procuram a delegacia para denunciar o marido ou namorado, e acaba acontecendo o que a gente vê por ai,mortes,estrupos e muito mais....
    E o professor de EF pode orientar quanto a pratica, fazendo com que os meninos não se sintam superiores a elas, quanto uma atividade.

    Andressa ap lima dos santos RA:26908 Noturno.

    ResponderExcluir
  68. a ed fisíca deveria ser um espaço aonde as mulheres exercessem o seu direito participando de tudo na parte prática pois só assim os homens não mais as enchergariam apenas como um sexo frágil elas tem totais direitos e competencia para exercer os mesmos papéis ou até mais de que muitos homens na profissão de educadora Arnaldo (topete)RA 28385

    ResponderExcluir
  69. eu concordo plenamente com a colega Solange Nogueira a lei Maria da Penha muitas das vezes só esta no papel pois muitas das mulheres mesmo denunciando o abuso de seus companheiros não são protegidas da forma que devem por isso muitas tem medo de denunciar e continuarem sendo agredidas ou até mortas pois as leis tão demoradas e tão arcaicas de nosso país sempre emperram principalmente quando o assunto infelismente é de um pobre ou favelado porque pra esses as leis nunca funcionam como é para pessoas de outra classe social Arnaldo (topete) RA 28385

    ResponderExcluir
  70. Na minha visão a separação de gêneros na educação física acontece devido a escolha do currículo que é feito com escolhas de esportes que marcamos gêneros e acabam separando-os, e tem a predominância do masculino ou do feminino e também não são cooperativo e sim competitivos que procuram destacar sempre os mais habilidosos na atividade física, isso acontece devido a nossa sociedade que continua sendo machista acustumam-se que desde cedo podem tudo e que as mulheres são inferiores.
    O professor deve intervir começando pela escolha do currículo junto com a escola e colocar atividades onde não predomine jogos de meninas ou meninos e sim jogos em comum da nossas cultura e quando necessário dar oportunidade para que eles mostrem o que pensam sobre assuntos como o de machismo e como lidar com suas frustações e agressividade e explicações para as meninas como a lei que ampara a mulher e o que ela deve fazer nesses casos. Acho que assim poderiam diminuir esses índeces de violência contra as mulheres, crianças e idosos. É um assunto delicado que deve ser tratado com cuidado, mas que deve ser discutido em nossa sociedade, pois fazemos parte dela. Simone RA:25500

    ResponderExcluir
  71. Concordo com a Solange Andrade Nogueira, quando ela fala que a Mulher vítima de agressão precisa de muito apoio da família amigos e e por muitas vezes de psicológico, onde passam por constragimentos e tentam sair ou e mudar desta situação sozinha ficando calada, sendo causados vários danos físico e psicológico, sabemos como é difícil denunciar, mas é necessário e devemos ajudar como futuros professores numa ação conjunta da sociedade. Simone 25500

    ResponderExcluir
  72. Porque as teorias acríticas não são comprometidas por proporcionar em suas aulas um debate acerca do gênero como contrução social. Elas tem por objetivo acomodar o sujeito na sociedade. Conforme Manoel (2008) em seu artigo diz: “enfoca o indivíduo no que concerne ao seu potencial de realização pessoal, tal realização é separada de questões mais amplas, como a sociedade em que o indivíduo está inserido”..... ou seja, ao entender o sujeito estritamente pela biologia e aptidão física por exemplo, não serão capazes de compreender os significados existentes no mundo.

    GUILHERME LOPES – RA: 21720

    ResponderExcluir
  73. A Ed Fisica Escolar numa atuação transformadora seria a análise das diversas formas de movimento existentes em varias culturas e trabalha-las em aula para que os alunos possam compreender, ter uma visão para além do movimento em si, isto é, possam ser capazes de ler, interpretar esses movimentos entedendo seus significados e contrução social. Sendo assim contribui para o entendimento das relações de poder que ainda é forte na sociedade em que a mulher é considerada inferior ao homem.

    GUILHERME LOPES - RA: 21720

    ResponderExcluir
  74. Essa idéia de separação por sexo é algo que percorre gerações, portando não será de uma hora pra outra que mudaremos isto atraves da Ed. Fisica. Realmente é preciso mudar, mas o trabalho deve ser feito a longo prazo em cada instituição. Caso ainda não haja isto na escola a se iniciar o trabalho o mesmo deve ser implementado com cautela e caso ja exista apenas dar-se a continuidade.

    Nathan Politano R.A 26450

    ResponderExcluir
  75. A violencia contra a mulher já passou do absurdo e chegou ao ridículo. Existem campanhas contra e existem órgaos que cuidam disto, ou pelo menos dizem ou tentam cuidar, mas se não houver uma politica de mudança desta ideia desde a infancia não mudará em nada este quadro que vivemos.

    Nathan Politano R.A 26450

    ResponderExcluir
  76. Concordo que a Ed.fisica tem grande parte de culpa em relação a essa situação por estarem sempre questionando a fragilidade das meninas,deixando sempre separadas nas aulas praticas,isso tem sim começado a mudar mais ainda assim,continua engatinhando,e sem pais que ensinem tambem seus filhos a respeitarem a mulher e ao proximo fica cada vez mais dificil. solange lopes ra:28783

    ResponderExcluir
  77. Concordo com alguns colegas quando diz que a educação fisica deve incluir a sociabilização entre os alunos meninos e meninas e ensinalos sobre a importancia do respeito mutùo.solange lopes ra:28783

    ResponderExcluir
  78. Assim como estamos cansados de ouvir em sala de aula e não por isso deixa de ser realidade, o ser estudado nas aulas de Ed. Fisica do ensino superior estão restritos a peças em cloroformio e corpos em um retroprojetor. Há necessidade de muito mais pesquisas de campo e tempo para se estagiar sem esta burocracia toda que exige á faculdade incluindo a nossa. O bom professor é o que está informado e não formado. De nada adianta um canudo se o formado não vestir realmente o manto de um verdadeiro educador!!

    Nathan Politano R.A 26450

    ResponderExcluir
  79. concordo com Emerson José, as mulheres sempre foram vistas diferentes, mais hj temos outra visão. Ainda existe esse alto indice de violencia por causa da lei que e muito falha e flexivel, mais eu acredito que um dia isso ira mudar.
    Márcio Honório RA:25384 vesp

    ResponderExcluir
  80. a educação física deve contribuir com a sua parte, com isso o professor deve selecionar atividades para que as mulheres tenham mais vantagem em algumas coisas e os homens em outras, sempre vai ter uma coisa que uma pessoa faz melhor que a outra, vai depende da habilidade que ele adquiriu independente de ser homem ou mulher.
    devemos mostrar esta questão e discutirmos sobre este assunto e saber oque eles pensam sobre.

    mauricio rossi 26124

    ResponderExcluir
  81. Este fato contra a mulher ainda é um grande problema em nosso pais e muitos casos shega até a morte,mas se todos educadores contribuisse para orientar melhor os alunos nas escolas sobre esta situação acredito que esta atitude irá fazer a diferença em suas vidas Ademilson f. Santos RA:24491 Noturno

    ResponderExcluir
  82. Tem sentido a postagem do Marcos Freitas no que se diz respeito a Ed.fisica tambem ser responsável guando coloca meninos de um lado como mais fortes que as meninas,mas temos que mudar este quadro por que a Ed.fisica é um lugar onde podemos juntar todos sem exclusão de sexo. Ademilson F. dos Santos RA:24491 Noturno

    ResponderExcluir
  83. Peguenas atitudes fazem grandes diferença e isto cabe a cada um de nós contribuir para um mundo melhor sem violencia!!! ADEMILSON f.SANTOS RA:24491 NOTURNO

    ResponderExcluir
  84. Na verdade sempre ouve a violencia e agressão contra as mulheres mas tambem, so que ela antes não existia lei maria da penha
    para ela pode ter ter mas segurança , mas hoje existi as agressões que nõa sabemos por ex: tem uma vizinha que vem soferndo agersões e não tem coragem nem de conta pra familia por que o cara e policial e como todos sabemos são os piores por que não vaõ ser ponido.ele forja tudo. mas não deixamos de denuncia. Maria Aparecida de sousa.RA25817

    ResponderExcluir
  85. com cordo com meu colega n mauricio rossi quando ele fala que as mulheres assim como os homens tem direito de vim e ir estmos conquistando o espaço acada dia principalmente na nossa aria da ed fisica antes so que fazia facudade dre ed fisica era so os homens hoje ja temos o nosso espaço. Maria aparecida de sousa >Ra 25817

    ResponderExcluir
  86. A relacão de poder entre homens e mulheres è cultural. E uma cultura enraizada na mente do ser humano desde muitos anos. As meninas por serem fisicamente mais fràgeis e, mais sensìveis, foram tratadas como inferiores em relacao ao homem.Na cultura dos esportes, hà sempre a idèia de que as meninas pratiquem dancas e ginàsticas, e os meninos, esportes de mais contatos, como por exemplo, o futebol. Isso acaba gerando esteòtipos do tipo que homens que dancam e rebolam são afeminados e, meninas que jogam futebol são masculinizadas. SÈRGIO PIPOLLI PIMENTA RA 26374 MANHÃ

    ResponderExcluir
  87. Como alguns colegas mensionaram, a pròpria educacão fisica exclui. Percebo que em muitas escolas, inclusive na època que estudei, os professores costumam separar meninos e meninas das atividades.Outra forma de exclusão são as adaptacões das regras para as meninas.As meninas tem que participar dos esportes como o futebol, e os meninos da danca. O professor pode motivar as aulas atravès de atividades lùdicas, onde a maiores chances da participacào de todos. SERGIO PIPOLLI PIMENTA RA 26374 MANHÃ

    ResponderExcluir
  88. A aula educação física é um ótimo momento de fazer com que as crianças se respeite tanto meninos como as meninas pois temos que tentar mudar está idéias que a sociedade pensar que os homens são fortes e poderosos e as meninas fracas e delicadas.E que tem professores que ainda separam a turma meninos e meninas por que os meninos são (cavalos) e as menina(fragéis) apartir daí já existe o preconceito e a violência,agressão verbal e física onde os meninos são muito violentos.
    E ninguém merece se espancada, até a morte temos que mostrar que somos iguais e estavos juntos um para ajudar o outro,e não para se matar ficando calada com medo de denuncia e sofrer,o direito que o homem tem a mulher também tem.
    Jaqueline Ferreira Lemos Ra:26086

    ResponderExcluir
  89. Quando falamos em mudanças, falamos no contexto cultural, social, onde a EF, tem a sua participação também, por exemplo não dividir meninos e meninas, todos jogam o mesmo jogo, brincam com o mesmo brinquedo, enfim a igualdade começa na sala de aula. LEOSMAR RA 25799

    ResponderExcluir
  90. Sandra acho o mesmo que voce mudou muito a separação dos gêneros mais um estágio que fiz ouvi uma professora de educação física disse estas meninas jogam só por causa que os meninos jogam pra elas serem agarradas, e ela dizia sempre meninas tem que jogar com meninas e não com os machos, pois acho que teria q tem outra postura e todos participa-se da mesma atividade que gostam o futebol.E quebrar está barreira e tantas outras dela frente.
    Jaqueline Ferreira lemos Ra:26086

    ResponderExcluir
  91. Bom antigamente a ed. fisica era vista como um ponto forte de marcar o homem como forte e mulher cmo fragil, por isso os separavam nas aulas. Hoje em dia não todos tem os mesmo direitos nas aulas sem serem marcados homem pode jogar volei e mulher pode jogar futebol. Essa é a nova sociedade e a ed fisica ta mostrando que não tem desigualdade nem exclusão. Marcos vasconcelos santista RA:25435

    ResponderExcluir
  92. Concordo com o eduardo mazotti, pois a educação fisica pode ocupar os dois lados, esta ficando cada vez mais complexo lidar com certos problemas.

    bruno leonel legarra: Ra: 29057

    ResponderExcluir
  93. Outra coisa é como a sociedade marca as pessoas o homem que joga volei é gay e mulher que joga futebol é machão, não podemos adimitir isso todos tem os mesmos direitos e a ed fisica tem como obrigação tirar da cabeça dos meninos que eles podem tudo a mais que as meninas. tem que respeitar as mulheres como todos elas tambem são muito fortes. Marcos vasconcelos RA:25435

    ResponderExcluir
  94. Concordo com o Marco aurelio que a ed fisica tem que ter uma visão de igualdade para nossos futuros jovens já crescerem com essa mentalização e a sociedade viver sem essas violencias contra as mulheres. Marcos vasconcelos Ra:25435

    ResponderExcluir
  95. Violência que só cresce no mundo, mulheres que aguentam caladas, pois o medo e maior que vontade de denúncia, mas às vezes essas denuncias não valem de nada ,pois por mais que exista a lei, há sempre aquelas que denuncia e as autoridades não vão atrás, não fazem nada. O que adianta ter essa Lei?
    PRISCILA COSTA, 25427

    ResponderExcluir
  96. Infelizmente é mais um problema que o nossa pais sofre, visualizando este contexto acredito que na EF pode sim ser uma influencia para que haja este e outros tipos de violência,já não é de hoje que há essas divisões na sociedade. Na EF a divisão de sexo ,cultura, raça... Podem influencia nas futuras violências para a sociedade, porém existe um intermediador nessa historia, que são NOS professores , pois agora olhando o outro lado na moeda poderemos tentar mudar este paradigma.
    Priscila Costa,25427

    ResponderExcluir
  97. Concordo com Douglas, é de suma importância o conhecimento do professor nestas situações , a EF poderá sim mostrar que todos são iguais.Priscila Costa, 25427

    ResponderExcluir
  98. A relacão de poder entre os generos è cultural, està enraizada na dos seres humanos e sendo reproduzido ao longo das geracòes. Somente a educacão poderà mudar essa visào, comecando pelas escolas, atravès de discussões e debates em sala de aula. A sociedade sempre foi machista, principalmente entre os povos menos instruidos. A educacão fisica assume um papel importante no sentido de transformacào dessa relacão, propondo atividades onde não haja sseparacão de meninos e meninas. Vemos que a maioria dos professores reforcam tal relacão de poder ao separar as meninas dos esportes considerados como masculinos, e os meninos dos esportes considerados femininos, evitando o surgimento de estereòtipos. Acredito que a violencia contra a mulher està diretamente ligada à educacão. Povos mais cultos são mais propensos ao diàlogo com sua parceira. SERGIO PIPOLLI PIMENTA RA 26374 MANHÃ

    ResponderExcluir
  99. Penso eu que a Educaçao fisica tem um grande papel em relaçao a educaçao, percebemos que as crianças nao sao diferenciadas em relaçao meninos e meninas,temos que deixar que eles se conheçam e mostrar que nao a mais forte e mais fraco,e sim que somos todos iquais.
    Adriano Luis Pertinhes RA-34490

    ResponderExcluir
  100. Ja na viiolencia contra a mulher, penso eu que muitas escondem pq,é a vida que esta em jogo e o covarde que faz isto, pode ter certeza que tem coragem de fazer coisa pior,tambem as vezes as mulheres nao denuncia por medo de represarias, e por causa de seus filhos, por diversos motivos.
    Adriano Luis Pertinhes RA-34490

    ResponderExcluir
  101. Algumas das opiniões dos colegas vào de en contro com as minhas no sentido do professor de educacão fisica não separar meninos das meninas em nenhum tipo de atividade. Fazendo isso, ele exclui boa parte dos alunos. Precisa incentivar atividades lùdicas para despertar o interesse dos alunos como um todo. SERGIO PIPOLLI PIMENTA RA 26374 MANHÃ

    ResponderExcluir
  102. Lendo o texto da-se em suas o entendimento entre meninos e meninas por diferenças entre classe social, idade, gênero e cultura, são conceitos comum que diferencia seus desempenhos esta relação
    reforças seus conceitos de suas ocorrências quando se trata de aulas de E.F, tendo a lei PCNS que transcorrer nesta classificação dos gêneros tendo assim a contribuição de comprometimento não exclusão que existe entre as partes. Roseni RA: 25648

    ResponderExcluir
  103. Acredito como Elaine RA 28806, que o Esporte, o professor, a E.F propriamente dita, tem o poder mt grande como mediador de levar este conhecimento e quebra a estes paradigmas entre as partes.
    Roseni RA:25648

    ResponderExcluir
  104. Esse fato está presente na realidade do nosso país, infelizmente esse tipo de covardia acontece. Uma Educação Física acrítica deve mostrar essa realidade, principalmente se for da periferia onde facilmente encontramos pais que se entregam a bebida e acabam violentando mulheres e os proprios filhos. Fazer um trabalho onde meninos e meninas participem juntos, e criar o hábito de se trabalhar ao lado e não contra. Alex Maciel RA 29149 manhã

    ResponderExcluir
  105. A violencia contra mulher , infelizmente é um ato de vandalismo muitos homems são maxistas e autoritaria acha que a mulher é fragil, acredito eu que oprofessor de ed.fisica pode mudar o pensamento demostrando a igualdade entre homem e mulher desde sedo para saberem que a mulher ñ étão fragil e nem o homem tão superior .Elaine Barreto RA:32775 manhã

    ResponderExcluir
  106. Concordo com Eduardo Mazotti do mesmo jeito que a ed.fisica é vista como fator que marca os gêneros pode ser vista como fator que desmistifica essa diferença.
    Elaine Barreto RA :32775 manhã

    ResponderExcluir
  107. Hoje em dia a maioria das escolas nas aulas de Educação Física separam meninos de meninas cada um faz um tipo de tarefa ou algum exercício diferente,o preconceito já esta ali com essa separação sendo assim os meninos começam excluir as meninas e vão crescendo e aprendendo a ser machista nós futuros professores temos tentar mudar isso.
    SHIRLEY SANTUCCI RA:34981

    ResponderExcluir
  108. Creio que somos reféns do aculturamento, onde aprendemos desde crianças que a mulher tem que ser submissa ao homem, como se fosse uma escrava ou um objeto.
    Más as coisas estão mudando,hoje as mulheres têm os seus direitos iguais aos homens perante a sociedade, estão criando coragem de sairem do cativeiro em que viviam, só falta mesmo maior respaldo das Leís até então falhas quanto as violências domésticas.

    Acho que a Escola e a Educação Física têm um papel fundamental para contribuir na questão da inclusão social, jogos cooperativos e direitos iguais para todos.

    Carlos Oscar Nuñez - RA: 25527

    ResponderExcluir
  109. Concordo com Hércules RA 26844 em que somos aquilo que aprendemos na cultura que nos foi imposta.
    Por isso temos que mudar essas raizes machistas impostas pelo passado e ensinar através da Ed. Física os direitos iguais de todos, e o anti preconceito.

    Carlos Oscar Nuñez Jr. - RA: 25527

    ResponderExcluir
  110. A mulher sofreu por violencias e preconceitos ao longo da sua historia. mas acredito que hoje ja existe um espaço maior para a mulher na sociedade dentro do contexto de igualdade e direitos.
    geisa almeida ra 26506

    ResponderExcluir
  111. o video mostra a violencia que as mulheres sofrem. normalmente o medo que elas tem dos proprios parceiros impossibilitam delas tomarem alguma atitude.
    geisa almeida ra 26506

    ResponderExcluir
  112. dentro do contexto Havendo igualdade nas aulas de educação fisica sem diferenciação entre meninos e meninas. causariam aspectos diferentes de se pensar na sociedade.
    geisa almeida ra 26506

    ResponderExcluir
  113. Infelizmente é uma realidade nas escolas alguns esportes serem praticados com mais freqüências por meninos especificamente o futebol, basquete ou lutas entre outros que exija força e vice e versa. Porem cabe o professor tentar reverter à situação, pois como foi mencionado no texto pode haver resistências, mas devemos buscar romper a hierarquias de gêneros dentro da escola afinal é um dos nossos papeis somos formadores de sujeitos, temos que ser mediadores em determinadas situações afinal são fatos delicados de serem abordados, pois a sociedade impõe uma determinada postura e atitudes que dividi tarefas que só podem ser executadas por mulheres ou homens. O fato que a divisão ocorre há muito tempo, por este motivo se torna ainda mais delicado devido à própria influencia das culturas dos pais, algumas atitudes adotas por alguns alunos são reflexos em conjunto também impostas pela mídia, religião etc. Adriana Felipe – Vespertino RA 29693.

    ResponderExcluir
  114. Infelizmente ainda nos tempos atuais com a mulher se tornando independente e ativa ate mesmo no mercado de trabalho mostrando o quanto são capazes ainda assim e possível notar que existem obstáculos a serem quebrados pois ainda existe pessoas que pensam que mulheres são inferiores aos homens e quando eu digo pessoas estou me referindo a todas as categorias tais como políticos,educadores e por ai vai mais e isso e um erro pois diferenças existem mais ate mesmo entre o mesmo sexo as diferenças existem como tamanho,peso e outras e essas diferenças não devem ter tamanha importância pois homens e mulheres ou meninos e meninas e meninos devem trabalhar juntos em grupo sem restrições e cabe a nos como educadores futuramente tentar mudar esse papel mostrando que ambos podem trabalhar juntos .

    Ricardo Leal Silva

    RA 29093

    ResponderExcluir
  115. Concordo com vc Sandra quem agride uma mulher fisicamente não deveria nem existir na minha opinão.

    Jefferson Santos Fernandes RA: 26116

    ResponderExcluir
  116. A violência contra a mulher como o videos mesmo fala de certa forma e fruto de uma sociedade machista que foi formada com a cultura de que o homem e superior de que o homem manda na mulher e que a mulher e frágil e submissa ao homem mais ja passou da hora de mudar esse conceito que foi construído e cabe a todos ajudar nos como educadores podemos desde da escola ja demonstrar que homens e mulheres tem direitos iguais e os governantes deveriam trabalhar com o o bejetivos de criar leis mais severas para esse tipo de agressores.
    Ricardo Leal Silva
    RA 29093

    ResponderExcluir
  117. Acho que a ed. física tem o papel de transformar as relações de poder(masc. e fem.), mediante a leitura que o docente faz da turma e a atividade a ser aplicada. As observações cotidianas também são fundamentais. Como está em seu poder movimentos corporais de várias faixas etárias, cabe a ela(ed. física - docente)trabalhar, usando estratégias para que nas novas gerações, não ocorra o que nós vemos nesse vídeo da violência contra a mulher.
    Ivani C. Morais R.A.: 28508

    ResponderExcluir
  118. Concordo com o Mazotti e com o Honório. Dentro das aulas, não tem que haver diferença de sexos, pois meninos e meninas estão juntos nas aulas.É necessário trabalhar com a máxima igualdade possível, com estratégias para mudar pensamentos machistas como está no texto, quando o docente na aula de futebol, diz aos meninos para fazerem gol, só quando todas as meninas tocarem na bola, senão o gol não é válido. Já é um começo.
    Ivani C. Morais R.A.: 28508

    ResponderExcluir
  119. a educação fisica pode contribuir abordando temas relcionados a questão. o problema é que as vezes tem-se muitos pudores em lançar a problematica com talves o medo de um retorno.penso que esse tipo de assunto tem sim que ser trbalhado.

    DENISE ROCHA RA 30839

    ResponderExcluir
  120. concordo com o milton, muitas mulheres sofrem caladas com medo de expor a situação,até pq eu conheço mulheres assim, é uma pena.Tem medo de sua reputação, ou até mesmo pelo "barraco" gerado,nãopode ser mais assim.

    DENISE ROCHA RA 30839

    ResponderExcluir
  121. concordo com o milton, muitas mulheres sofrem caladas com medo de expor a situação,até pq eu conheço mulheres assim, é uma pena.Tem medo de sua reputação, ou até mesmo pelo "barraco" gerado,nãopode ser mais assim.

    DENISE ROCHA RA 30839

    ResponderExcluir
  122. A violência conra a mulher do mesmo mmodo que a homofobia, não passa de um ato selvagem e covarde. Diariamente vemos notícias acerca da violência de ambos os casos e muitas vezes, talvez até na maioria delas, ficamos sem saber o que fazer, como melhorar e mudar isso. Lembro-me que em 2007, havia uma estatística que constatava que a cada 15 SEGUNDOS, uma mulher era agredida. Um verdadeiro absurdo. Será que esses que agridem, gostariam de ver a mãe deles sendo agredida ou estuprada? Com certeza não. Precisamos conscientizar as pessoas sobre isso e tentar mudar isso.
    Róberson Cristiano de Souza 25558

    ResponderExcluir
  123. Meninos e meninas essa questão o professor tem que procurar trabalhar nas abordagens em que todos seu alunos participem de uma maneira obvia e efetiva dando ênfase a suas aulas As aulas dadas pelo professor não deve ser aplicado de acordo com o seu plano de ensino.tem que abordar uma questão de inclusão, ou seja não pensar em esportes q é prioriza só o sexo masculino.Temos que,acabar com essas divisoes e trabalhar com todos os alunos independente do sexo,cor,raça a educação física é para todos até mesmo para qm esta de fora sem poder participar,nem q for só para olhar,ou participar dando suas opinioes e fazendo relatorios, o professor tem q trabalhar em conjuto,com trocas de culturas e e saberes, ensinando e aprendendo com o aluno, sem qualquer forma de exclusão..

    Solange Andrade Nogueira RA:25564

    ResponderExcluir
  124. Leandro Jullian não pode generalizar, do futebol até que concordo, mais do vôlei não, principalmente depois que o Brasil ganhou a medalha de ouro da Olimpíadas de 1992, e o vôlei virou febre, pelo menos aqui a aonde eu moro, era o tempo todo vôlei era na escola, na quadra da praças, nas ruas aonde montavam a rede e todos participavam,e só tinham grupos mistos e não tinha esta que vôlei era de meninas, mais sim o futebol era de meninos e mesma a sim joguei algumas vezes, são poucas porque não gostava.
    Fico pensando diante de tanta tecnologia que existe no mundo, como pode ter tanto preconceito em geral.
    Homens que dizem que ama tanto estas mulheres e as matam, eles são tão seguro de si, que as espancam e as mal trata com palavras. Será que é por puro machismo ou por ter uma insegurança. A sociedade exige que este homem seja assim, que pega todas que vier pela frente, que o homem não pode chorar. Estas são questão que precisamos rever, mostrar algo diferente para novas gerações.
    Fabiana da Silva Viera 25379

    ResponderExcluir
  125. bom hoje ainda no mundo inteiro vemos agressões a mulheres e em homens tbm a educação fisica precisa mostrar a cultura social deles e falar que homens e mulheres são iguais e que não precismos bater nela mais fazer carinho. ronaldo gomes pacheco ra 28339

    ResponderExcluir
  126. estou de pleno acordo com geisa almeida temos que trabalhar com os meninos e meninas igualmente para que o convivio seja bom entre os sexos.ronaldo gomes pacheco ra 28339

    ResponderExcluir
  127. precisamos mostra aos nossos alunos que o preconceito e uma antecipaçao do conceito sobre uma pessoa e achar que a mulher e um ser fragil e incapaz de fazer o que os meninos e os homens fazem e um preconceito devemos estimular a mistura em atividades aplicadas e mostra que cada um tem seu valor nas aulas de ed fisica no trabalho e na vida social
    Alexsandro Bernardo de Freitas ra 24610

    ResponderExcluir
  128. A Educação Física pode sim colaborar com isso, pois deixamos lado a lado meninos e meninas em nossas aulas. Fazendo as mesmas tarefas e mostrando que ambos tem o mesmo valor e os mesmos direitos. É um absurdo o que acontece no Mundo, as agressões e isto é crime, sabemos disso. Creio que durante muito tempo ainda enfrentaremos este tipo de situação, mas creio também que cada vez mais devemos buscar força pra combater isso. No momento que separarmos guris e gurias das nossas aulas, estaremos alimentado um ego violento que futuramente pode agir dessa maneira, agredindo, o que resulta nisso que estamos opinando aqui.
    Chegamos até aqui pra revolucionar e não ser apenas mais um na profissão que escolhemos, que é magnífica e bela.
    Róberson Cristiano de Souza 25558

    ResponderExcluir
  129. bom referente ao textoa Ed fisica e fato de reprodução social seletiva, separando os melheores dos que tem menas habilidade, os menino das meninas
    por acha que são frages, mas para muda isso teria que muda a visão que quer corpo estamos construindo quer tipo de pssoa estamos transformando pra nossa sociedade. Nos como futuro professores temos que muda isso tirando essa visão e buscando ha prende a cuida dessa nova geração, colocando todos da mesma forma respeita cada um, sem quere muda esse aluno, deixando mostra quem elem e, sem quere muda o que ja tem e so acrescentando mostrando que podemos trablha todos junto, respeitando ao o outro.RA 25817. Maria Aparecida de Souza

    ResponderExcluir
  130. com cordo com amiga adriana felipe. ao fala que nos esporte mas acgressivo não coloca as meninas por que tem a visao de que são frages.Infelizmente é uma realidade nas escolas alguns esportes serem praticados com mais freqüências por meninos especificamente o futebol, basquete ou lutas entre outros que exija força e vice e versa. Porem cabe o professor tentar reverter à situação, pois como foi mencionado no texto pode haver resistências, mas devemos buscar romper a hierarquias de gêneros dentro da escola afinal é um dos nossos papeis somos formadores de sujeitos, temos que ser mediadores em determinadas situações afinal são fatos delicados de serem abordados, pois a sociedade impõe uma determinada postura e atitudes que dividi tarefas que só podem ser executadas por mulheres ou homens. O fato que a divisão ocorre há muito tempo, por este motivo se torna ainda mais delicado devido à própria influencia das culturas dos pais, algumas atitudes adotas por alguns alunos são reflexos em conjunto também impostas pela mídia, religião etc. Adria
    Infelizmente ainda nos tempos atuais com a mulher se tornando independente e ativa ate mesmo no mercado de trabalho mostrando o quanto são capazes ainda assim e possível notar que existem obstáculos a serem quebrados pois ainda existe pessoas que pensam que mulheres são inferiores aos homens e quando eu digo pessoas estou me referindo a todas as categorias tais como políticos,educadores e por ai vai mais e isso e um erro pois diferenças existem mais ate mesmo entre o mesmo sexo as diferenças existem como tamanho,peso e outras e essas diferenças.RA 25817. Maria Aparecida de Souza

    ResponderExcluir
  131. Concordo com a Ivani a Ed Fisica nao pode dividir as atividades e sim incluir , mostrar que nao existe o forte ou o fraco , diversificando as aulas, com videos , debates sobres os generos e abordando outros assuntos polemicos de uma forma leve nas aulas, onde os proprios alunos tenha uma critica sobre os assuntos abordados. Como sabemos é dificil a divisão de generos vem do passado e efetuar uma aula prática, onde inclua meninos e meninas sem primeiro mostrar para os alunos que nao tem diferenças vai dar na mesma. Para isto temos que ter um plano de aula abordando o assunto para que tenha sentido nas aulas. Adriana Felipe- vespertino RA 29693

    ResponderExcluir
  132. A violência contra a mulher, não esta restrita a um certo meio, não escolhendo raça, idade ou condição social. Mas nem todos deixam marcas físicas, como as ofensas verbais e morais, que causam dores, que superam a dor física. Humilhações, torturas, abandono, etc. São considerados pequenos assassinatos diários, difíceis de superar e praticamente impossíveis de prevenir, fazendo com que as mulheres percam a referencia de cidadania. A grande diferença é que entre as pessoas de maior poder financeiro, as mulheres, acabam se calando contra a violência recebida por elas, talvez por medo, vergonha ou até mesmo por dependência financeira. A liberdade e a justiça são um bem que necessita de condições essenciais para que floresça, ninguém vive sozinho.A felicidade de uma pessoa esta em amar e ser amada. Devemos cultivar a vida, denunciando todos os tipos de agressões (violência) sofridas. Adriana Felipe – Vespertino RA 29693.

    ResponderExcluir
  133. Violencia conra mulher ainda é uma realidade frequente nos dias de hoje. Isso ainda acontece por motivos de machismo, ciumes doentio e de violencias geradas pelos proprios maridos. Por as mulheres muitas das vezes naõ saberem ondem recorrer, passam anos apanhando e se sujeitando a serem controladas pelos proprios maridos, sem consguirem achr uma saida ou oque fazer, elas não consenguem tomar qualquer atitude ate porqu as vezes nõ see veem mais como uma cidadã por não participarem de eventos sociais com sua proria familia, vivem isoladas só com os afazeres de casa se tornando uma escrava do marido sem elas mesmo perceberem.
    RONEY CHINALIA RA:29372

    ResponderExcluir
  134. Concordo com VC Ricardo Leal Silva ,é realmente um fruto machista ,a população deve exigir do Governo leis severas e firmes, não adianta se iludir achando que esse é um problema sem solução. Uma vez violentada, talvez ela nunca mais volte a ser a mesma de outrora, sua vida estará margeada de medo e vergonha, sem amor próprio, deixando de ser um membro da comunidade, para viver no seu próprio mundo.
    Adriana Felipe- Vespertino RA 29693.

    ResponderExcluir
  135. Complementando com meu amigo LEOSMAR, as mulheres das ultimas decadas veem buscando cada vez mais sua propria autonomia e de não ter que depender mais de seus maridos para fazerem oque que tem vontade, vão em busca de suas realizações pessoais e profissionais, que antigamente sua unica relização era casar-se com um bom partido. Hoje com a busca de querem seu proprio espaço sem depender de alguem e serem totalmente livres isso causa uma inSegurança na maioria dos hmens machistas que não aceitam que mulheres tem que trabalhar fora, porque ``lá fora `` elas estão em contato com tudo que o mundo á de oferecer. Mas esse medo todo dos homens acontece porque os proprios são os que mais traem as proprias mulheres, e acham que elas vão fazer igual. Mal sabem que quando uma mulher ama de verdade ela sabe se sobresair em muitas situações melhor do que qualquer homem, porque o objetivo e seus valores são maiores do qualquer coisa.

    RONEY CHINALIA RA:29372

    ResponderExcluir
  136. Acho que devemos entender que os seres humanos são iguais em sua essência e não pregarmos que homens e mulheres são iguais, porque a palavra igual é muito abrangente e pode proporcionar um pensamento incorreto dependendo do momento em que se expressa esta opnião.
    Evidente que fisicamente homens e mulheres não são iguais e que suas capacidades físicas e biológicas se desenvolvem de maneiras diferentes, e, isso deve ser transmitido e deixado bem claro, contudo, devemos nos posicionar e primar pelo direito da igualdade de condições e da defesa das pessoas que estejam sendo oprimidas, constrangidas,ameaçadas, ou lesionadas quer seja psicológicamente , quer seja, fisicamente, independente destas pessoas serem homens ou mulheres, pois, a lei é, ou, deveria ser para todos.Em resumo devemos proporcionar as mesmas vivências as crianças de ambos os sexos formando assim um cidadão que seja liberto de preconceitos, cumpridor de seus deveres e sabedor de seus direitos.

    MACIEL LEANDRO RA 32741 6º NOTURNO

    ResponderExcluir
  137. Infelizmente esse tipo de covardia ainda acontece muito, onde os “homens” acham que são os donos do mundo e que podem tudo. Mas aos poucos esses tipos de discurso esta mudando, as mulheres estão tendo mais coragem de falar e de agir, coisa que antigamente não acontecia. A EF pode quebrar esse tipo de situação, fazendo com que suas aulas não fique separando meninas e meninos e sim todos fazendo com que os mesmos trabalhem juntos e reconheçam uns aos outros culturalmente.

    Fabiana Ferreira RA- 26674

    ResponderExcluir
  138. Concordo com os colegas Mauricio Rossi e a Maria aparecida, quando eles dizem que as mulheres assim como os homens tem o mesmo direito de vir e ir, e cada vez mais elas estão conquistando o seu espaço, principalmente no mercado de trabalho, onde muitas vezes as vagas de trabalho era especifica para homens e hoje a história é outra.

    Fabiana Ferreira RA- 26674

    ResponderExcluir
  139. A frase da Professora é um dos principais focos dessa discursão, no qual ela diz que “o grande manto da violência é o silêncio”, esse silêncio que está presente na vida de inúmeras mulheres por esse Brasil a fora. Tal que para acabar com essa violência tão machista e hipócrita do homem, sem generalizar mais que uma grande parte dos homens, realmente querem tomar posse das mulheres como um simples objeto de desejo, além de faze-la se sentir inferior em relação ao profissionalismo propriamente dito, a cada dia a mulher vem conquistando o seu espaço digno e quem sabe com igualdade social, no entanto o psicológico dessa mulher fica conseguintemente perturbado e desconstruído, a desumanidade é real mais que poderá ser revertida, a parti do momento que a mulher ir em busca de seus direitos e deveres. É através das aulas de educação física, que o Professor deverá plantar essa sementinha que falta em cada criança, mostrando caminhos diferentes à seguir.

    Jarleny Ferreira de Sousa
    RA: 25957

    ResponderExcluir
  140. A Perspectiva acrítica é vista como responsável por centralizar a sua atenção no corpo físico, ou seja, biologicamente constituído - o macho, a fêmea – levando ao esquecimento as feições culturais, sociais desses seres, separando-os em atividades historicamente constituídas que maximizam a supremacia masculina para dominar, e levam a mulher ao minimalismo e insignificância.

    Mas se a perspectiva dessa abordagem em aprimorar rendimento, qualidade e melhor aproveitamento de tempo for manipulada de forma a levar o reconhecimento humano, respeito, a quebra de barreiras entre as diferenças; que um não existe sem o outro; e que existe a interdependência, seria o fim do sectarismo homem-mulher.

    Júlio Novo RA - 25355

    ResponderExcluir
  141. Jamais subestime um ser que sangra 5 dias todo mês e não morre.

    Quem ainda não ouviu essa frase?

    Sim além de sangra por toda vida, vertendo vida, gerando a vida, gerindo vidas, velando as vidas, é um ser humano.

    Que serve para homens fracos, débeis, medrosos e doentes, como saco de pancadas, amélias e escarradeiras.

    E aos homens inteligentes são companheiras, amigas e cumplices na alegria de viver e conviver com amor.

    Júlio Novo – RA 25355

    ResponderExcluir
  142. Nas primeiras aulas de educação física é muito necessária a intervenção docente afim de desconstruir a figura feminina de débil e fragilidade e de que a mesma é incapaz de certas ações que por milênios infelizmente é preconizada e alimentada de forma errônea pela sociedade culturalmente machista. Temos que mostrar que mulheres têm os mesmos membros inferiores e superiores e que portanto são suficientemente capazes de todas as coisas que o corpo pode permitir desde que seja permitida a oportunidade à elas para se expressarem como bem quiseres sem resquícios de culpa e preconceito. As atividades devem ser sempre em comunhão sem se quer lembrar que gênero pode ou não realizar tal tarefa.

    DANILO DE MEDEIROS TONIOLO RA: 29127 manhã

    ResponderExcluir
  143. O comentário da Jarleny é muito feliz quando diz que as mulheres não devem se curvar às imagens do que foi construído do referencial do que é ser mulher pela humanidade quando tenta mostrar que o homem é seu dono, ora ninguém é dono de ninguém! Sim, através as aulas de educação física poderemos desmistificar tal "debilidade" que é preconizada até hoje com relação ao gênero feminino e mostrar para nossas crianças que o mundo pode sim ser mais justo neste quesito.

    DANILO DE MEDEIROS TONIOLO RA: 29127 manhã

    ResponderExcluir
  144. Na educação física não basta apenas colocar meninos e meninas para jogar juntos, temos que ensinar desde ed infantil ao ensino médio a respeitar as diferenças, reconhecer o proximo entender que cada um tem seu limite, saber ouvir e falar sempre possibilitando um dialogo. Alex Maciel RA 29149 manha.

    ResponderExcluir
  145. Dentro das aulas de Ed. Física, eu até compararia essa separação de sexos com a questão da participação dos alunos deficientes. Como o mestrado do Mário relata, a menina por ser considerada fisicamente menos forte que o homem poderia atrapalhar as atividades destes. Logo se cria uma situação em que a menina irá se auto-considerar inútil. O mesmo acontece com os deficientes, se eles jogam com os ´´normais``, atrapalham o desenvolvimento do restante dos outros alunos. Uma forma bem clara de exclusão.

    Wallace Almeida 26781

    ResponderExcluir
  146. Vivemos num mundo cheio de preconceitos hoje em dia, tudo é motivo para chacotas, mas as mulheres e a homofobia ta demais. As mulheres a cada hora são agradidas em casa pelo marido quando não são violentadas em ônibus, metro e até mesmo andando na rua, independente de horario; Já a homofobia já discutida em assuntos anteriores é coisa recente mas como já discutida várias vezes infelizmente tem pessoas que não enchergam o mundo como ele é, temos de respeitar as diferenças sejam elas quais forem, respeitar é bom ser respeitado é melhor ainda.

    RÉGIS DE OLIVEIRA, RA: 30352 - NOTURNO

    ResponderExcluir
  147. Nos dias de hoje a violência nas escolas está demais, são professores que toda semana sofrem ameaças de morte, são agredidos em sala de aula e como recentemente aconteceu um aluno matou a professora quando todos diziam que ele era uma criança doce e depois se matou. Uma criança de 10 ou 12 anos conseguiu achar a arma do pai em casa e fez isso, imagina o que ocorre no dia a dia e não ficamos sabendo, mas para isso melhorar precisamos colocar em discusão isso em sala de aula para nossos alunos desde de cedo, para que haja consientização já do que o mundo os aguarda e de como temos de viver para conseguirmos atingir nossos objetivos.

    RÉGIS DE OLIVEIRA, RA:30352 - NOTURNO

    ResponderExcluir
  148. Concordo com o Flávio Minozi ...
    As mulheres estão começando a administrar postos que seriam supostamente dominados pelos homens, e isso é uma grande forma de minimizar o preconceito feminino.

    João Santana,
    O Sr. está correto quanto ao reflexo da superioridade nas aulas refletirem no cotidiano das pessoas. Isso mostra o quanto damos tanta importância ao fator FÍSICO.


    Wallace Almeida 26781

    ResponderExcluir
  149. O vídeo da violência contra mulher é meio pesado, o pior é que acontece muito disso, e as mulheres que sofrem agressões geralmente não tem coragem de se expor, acredito que por intimidação de seu parceiro ou vergonha, falamos da violência contra a mulher, mas isso é, infelizmente, apenas mais uma forma de violência, pois, não há quem não corra riscos na forma como a sociedade está sendo conduzida. As mulheres sempre foram vistas de maneira diferenciada perante a sociedade, agora que as mulheres estão cada vez mais fortes dentro de suas respectivas tarefas esbarram no machismo pois a cada dia a mulher vem ganhando mais espaço no cotidiano, tendo em vista que até a Presidente é mulher.

    Thiago de Menezes - RA: 29290 - Noturno

    ResponderExcluir
  150. A Educação Física pode sim colaborar com isso, desde que amadureça mais o pensamento dos professores que colocam meninos de um lado da quadra e meninas do outro e dão atividades diferenciadas para cada um dos grupos, isso quando dão alguma atividade, partindo desse principio fica claro a politica de exclusão, onde separa meninos e meninas.

    Thiago de Menezes - RA: 29290 - Noturno

    ResponderExcluir
  151. Com o modelo de trabalho que valoriza, destaca, etc., atividades consideradas e criadas por Homens, a Mulher vem sendo colocada sempre como a que assiste ao que acontece, a que fica do lado, não participa, isso faz com que o Homem acredite ser soberano perante a mesma, creio que a E. Física tem seu papel de colaborar com quebra desses paradigmas, a fim de contribuir para uma sociedade que conforme forem passando o tempo isso possa vir a acorrer menos e caso ocorra que a mulher se sinta cada vez mais com "coragem" de denuncia, creio que dando voz a elas, trabalhando de maneira a atender a todos discutindo aspectos que envolvam e contribuem para uqe essas coisas ocorram, talves seja um dos diverços caminhos que a E.F, possa contribuir.
    Tiago Roeidger RA: 26340

    ResponderExcluir
  152. Bom nos dias hoje ainda existe muita discriminação contra a mulher e a violência ainda esta presenta. A propria educação fisica ajuda nessa discriminação, quando diz os meninos são mais fortes que as meninas, ambos não podem fazer aulas juntos e acaba deixando as meninas mais de lado. Mais ainda bem que isso esta mundo com a politica de inclusão onde todos são iguais e todos tem o mesmo direitos e deveres.
    Boaz 29010

    ResponderExcluir
  153. Concordo com a aluna Jarleny quando ela diz que a frase da professora é um dos principias foco da discussão, "o grnade manto da violência é o silêncio", pois inumeras mulheres apanham dos seus companhiros e agabam não denunciando-os para as autoridas, agreditam que os mesmo possam mudar e a cada dia que se passa vão apanhando mais. E preciso criar leis mais severas, ou iremos continuar vendo essa violência contra as mulheres.
    Boaz 29010

    ResponderExcluir
  154. A violencia contra a mulher é cada vez maior nesse país, devido as leis, que são uma verdadeira bagunça, mas também tem muita mulher que não denuncia por medo, dó marido/companheiro, sei la... Foram criadas várias leis que protegem as mulheres, mas ainda é pouco e fácil de serem "burladas"... é claro que homens e mulheres não são iguais fisicamente, o homem sempre leva vantagem no quesito força e abusam disso pra violentar suas companheiras. Na escola é importante trabalhar isso com os alunos, para que tenham consciencia do tamanho do problema que isso é no país, para que cresçam na sociedade com uma consciencia do mal que isso é... e defendam as mulheres, sejão cidadãos de bem...
    Caique César Gonçalves - RA: 26384

    ResponderExcluir
  155. Nós professores de Ed. Física, temos um papel fundamental nisso. Nas aulas de Ed. Fisica, ainda existem essa separação de meninos e meninas, meninos jogam futebol e meninas volei, só trabalham ainda mais nas crianças essa ideia. Nós temos que colocar os dois para atuarem juntos, buscando proporcionar a mesma vivencia para ambos os sexos, temos que botar meninos e meninas para jogarem futebol, volei, seja qualquer esporte juntos, implantando o respeito, tornando essas crianças, cidadãos de bem, que lutem contra o preconceito e qualquer tipo de violencia fisica ou moral para ambos.
    Caique César Gonçalves - RA: 26384

    ResponderExcluir
  156. Concordo com a jarleny ferreira 25957 quando ela escrever quer tal que para acabar com essa violência tão machista e hipócrita do homem, sem generalizar mais que uma grande parte dos homens,realmente querem tomar posse das mulheres como um simples objeto de desejo.
    Penso que quando uma mulher for agredida ela tem quer tomar suas providencia o mais rápido possível e não fica escondendo a situação.
    Eraldo r de Souza
    RA 28797 matutino

    ResponderExcluir
  157. Temos que planejar aulas que produza reflexões e não confusões.Se somente trabalharmos esporte temos a chance de ser mais um na escola,agora trabalhar pesquisas da historia do continente africano,partindo para quais brincadeiras,esportes comuns neste continente,e uma chance dos adolescentes terem contato co outras culturas..
    Eraldo r de Souza
    RA 28797

    ResponderExcluir
  158. Temos que planejar aulas que produza reflexões e não confusões.Se somente trabalharmos esporte temos a chance de ser mais um na escola,agora trabalhar pesquisas da historia do continente africano,partindo para quais brincadeiras,esportes comuns neste continente,e uma chance dos adolescentes terem contato co outras culturas..
    Eraldo r de Souza
    RA 28797

    ResponderExcluir
  159. Infelizmente vivemos em uma sociedade que denominam/rotulam/padronização situações e caracteristicas , sendo desde gênero, religião, etnia,culturas e tantas outras. No momento a questão que está sendo levantada é essa rotulação que mulheres são de caracteristicas frágeis e os homens fortes , em minha humilde opinião essas caracteristicas não dá pra ser retirada, pois é evidente essa diferença entre os gêneros( falando fisicamente) ,MAS não concordo em rotular tarefas apenas só para mulheres e apenas só para os homens, dá pra ter um conseso nas tarefas/atividades nas aulas de ED.FISICA e também em geral. Na atualidade temos residuos das divisões nas aulas de meninas e meninos ( que até hoje ainda vejo essa divisão), diante a isso cabe a nos a mudar esse discursso e principalmente modifica-lo.
    MICHELLE DA PAZ. RA :24441. MATUTINO.

    ResponderExcluir
  160. INFELIZMENTE vejo relatos de reportagens de agressões em mulheres é uma sensação que nem dá pra ser expressiva de forma direta , pois são tantas sensações ao mesmo tempo q nem dá pra distinguir apenas uma ! O que adianta a mulher denuncia e logo em seguida o sujeito e liberado, sendo assim a agressão torna a ser repetida e até mais agressiva.
    MICHELLE DA PAZ. RA: 24441. MATUTINO

    ResponderExcluir
  161. Ao ler o texto e assistir o vídeo o deu pra entender que a própria sociedade determina essas relações de gêneros, os sujeitos já trazem consigo para a escola isto e é onde claramente demonstram estas relações.
    A EF como disciplina por si própria na sua área de atuação contribui para a resistência ao trabalho integrado sobre gênero.
    A postura docente e as interferências dos educadores se tornam referências necessárias para que os estes sujeitos consigam romper com as barreiras de gêneros existentes, no entanto só o fato de estarmos discutindo e refletindo sobre este assunto nos leva a planejar ações que possam contribuir para melhorar estas relações na escola, mas que isto, mudanças de atitudes e posturas frente as estas situações mencionadas.

    CRISTIANA DA SILVA NOVAIS

    ResponderExcluir
  162. 1- Meninos e Meninas
    Meninos e meninas, todos são capazes de realizar as mesmas atividades, mas a sociedade acaba discriminando estes gêneros devido algumas particularidade devido fragilidade sensibilidade dentre outros, pois isso não vai mudar devido os preconceitos que temos em nos sociedade.
    ANDRÉ LUIS RA: 24571

    2- Concordo com vc Edson m dos santo, pois os professores devem mostrar desde cedo para os alunos que todos podem e devem participar das atividades, pois mesmo com adaptações, justamente por isso, para que se tenha uma chada inclusão social.
    ANDRÉ LUIS RA: 24571

    3- Vídeo
    o vídeo fala das torturas que a mulher tem sofrido, e que ela por muitos motivos não faz denúncia, isso tem que ser divulgado, pois muitas mulheres não sabe que existe uma lei chamada Lei Maria da Penha, que ampara a mulher que sofreu a agressão.
    ANDRÉ LUIS RA: 24571

    4- Concordo com vc Ademilson f. Santos. Que educadores podem contribuir para orientar melhor os alunos nas escolas sobre esta situação, assim eles terão uma opinião e saberão como confrontar com as mesmas.
    ANDRÉ LUIS RA:24571

    5- A ed física, pode contribuir significativamente para que possamos desmistificar essas situações, pois podemos trabalhar as diversidades culturais nas aulas, assim como estamos vendo em sala de aula, através de um mapeamento podemos identificar as figuras de linguagens que a sociedade nos mostra.

    6- Concordo com vc Luciano José dos Santos, que a ed física é uma ferramenta primordial para trabalharmos desde as crianças ate os adultos.
    ANDRÉ LUIS RA:24571

    ResponderExcluir
  163. Acredito que a Educação física é uma das principais responsáveis pela marcação de gêneros, pelo fato de estar intimamente ligada com as praticas esportiva, onde separam os alunos por sexo, causando a impressão de que ambos não são iguais, e deixando bem claro que as meninas são mais fracas que os meninos por isso a divisão, ainda por cima é dado privilégios para os meninos tais como, jogar por mais tempo que as meninas, a possibilidade de escolher a prática esportiva que geralmente é futebol, e muitas vezes deixando as mesmas brincarem de vôlei no canto da quadra, pois os meninos precisam treinar para as competições estudantis de futebol. Essas praticas vão marcando quem é homem e como eles deve atuar perante a sociedade e em relação de poder com as mulheres, assim como mostram também quem é mulher e como elas devem atuar perante a sociedade e aos homens.
    Na minha opinião a melhor forma de amenizar essa marcação de gênero seria apresentar para ambos os sexos, que não existe um gênero superior a outro ,o que existe é um preconceito entre eles em que um é mais favorecido que outro.

    Matheus silva RA:26857

    ResponderExcluir
  164. A atitude machista atualmente ainda acontece.
    É inaceitável que as mulheres que sofrem agressões se calem por vergonha e medo de denunciar seu companheiro e permitam que esses indivíduos permaneçam impunes e o que é pior, que cometam os mesmos atos com outras vítimas.
    No mercado de trabalho brasileiro as mulheres recebem um salário menor para desempenhar as mesmas funções que os seus colegas homens, principalmente nas empresas privadas, sendo este mais um exemplo de machismo na nossa sociedade.
    A educação física precisa servir como elemento de transformação fortalecendo o caráter, a autoestima e a formação de uma cultura que valorize o papel da mulher como membro da sociedade com os mesmos direitos e obrigações que os homens, ajudando a equilibrar desta forma a relação de poderes entre eles.

    Claudia Ocana RA:27562

    ResponderExcluir
  165. De acordo com o comentário da Elaine Priscila o esporte tem grande influência na formação do sujeito e pode se modificar pela forma como este conteúdo e passado, lhe proporcionando mais qualidades que o farão ter uma melhor leitura diante das diversidades.

    João Santana
    Ra 28834
    Noturno

    ResponderExcluir
  166. A marca de gêneros,vem sendo passada de geração,em geração.E não podemos negar que é cultural.E os próprios alunos,estão com este conceito dentro de si,e muitas vezes professores.A EF pode contribuir para modificar esta situação,a partir do momento que o professor não faz separação de gêneros,observa o comportamento dos seus alunos,e juntamente com o mapeamento,currículo, cria estratégias,para aplicar as atividades,e que os alunos possam pensar,e que possam respeitar e criar novo pensamento sobre a realidade.Nilza A.Moreno Delgado RA 28989

    ResponderExcluir
  167. Concordo com Maciel,todas as vivencias tem que ser passadas aos alunos independente do seu sexo.E quem sabe,através EF não conseguiremos,formar novos cidadãos,sem preconceitos,respeitando as diferenças,e sem violência contra a mulher.Nilza A.Moreno Delgado RA 28989

    ResponderExcluir
  168. Todo tipo de violencia deve ser repugnada, Não só contra a mulher, mas contra o homem, as crianças, os animais, etc. No vídeo, fala-se em lei Maria da Penha, em homens que espacam mulheres para se afirmarem ou pelo simples modo em que foram criados. Acho sim que deveriamos ter uma delegacia especializada em mulheres, a delegacia da mulher, mas sou contra a Lei Maria da Penha, pois somos todos iguais o crime que você comete quando bate em uma mulher é o mesmo quando uma mulher bate em um homem ou um homem agride outro.
    O que deviamos é parar de criar nossos filhos dentro de moldes machistas, onde homem não chora, quem manda aqui é o homem, se apnhar na escola, vai apnhar quando chegar em casa e coisas do genero.
    Eduardo Neto RA 41477

    ResponderExcluir
  169. A Educação Física no ambito escolar produz a cada aula que é dada aos alunos a separação de meninos e meninas, a cada atividade que é proposta pelo professor é solicitado que os meninas montem o seu time e as meninas esperem fora da quadra acabar o jogo dos meninos acabar para depois elas poderem montarem o time delas e possam jogar, parece simples mas durante treze anos realizando esse mesmo processo é facil entender que as meninas devem fiacar separadas dos meninos durante as práticas corporais e o fato de os meinos jogarem primeiro mostra que antes das meninas realizarem algo os meninos tem que ter acabado o que eles começaram é como se as meninas só podessem jogar após os meninos acabarem de jogar.Atividades adaptadas para meninas mostram que o professor esta relaizando essa separação de uma forma camuflada. A culpa é do professor de as meninas serem vistas como frageis e delicadas e os meninos serem vistos como fortes e robustos.

    José C. do Nascimento
    r.a. 28836

    ResponderExcluir
  170. Corcordo com o Marcos Freitas ao alegar que a separação dos alunos cria um sentimento de "força,poder,machismo" em alguns meninos e os que não se adaptam são vitimas dos mais "fortes" e que somente com a mudança do curriculo ou da forma de dar aula que se podera criar uma sociedade com outros valores, e NÂO concordo com algumas postagens que alegam que as meninas são frágeis e delicadas porque assim estaremos tendo um pré conceito sobre as meninas e a nossa aula possui grande chace de ser igual ao tema dessas postagens reforçando a separação dos sexos e o machismo.

    José C. Nascimento
    r.a.28836

    ResponderExcluir
  171. Denise Rocha, lhe faço uma pergunta, e quanto homens sofrem calados, que são abusados diariamente por mulheres e por vergonha não se expõem??? Vou colocar um dado quando lia sobre uma reportagem de abuso moral. Segundo a Revista Bussines, hoje para cada 10 cargos de chefia (qualquer posto) 6 são ocupados por mulheres, que muitas vezes são responsáveis por uma linha inteira só de homens....
    Eduardo Neto RA 41477

    ResponderExcluir
  172. As maorias dessa mulheres que apanha do marido não denuncia por falta de apoio familiar não tem pra onde ir e se torna dependente da quela pessoa achando se perde não vai ter pra onde ir se sente incapas de trabalha e conquista seu espaço na sociedade.A Ed fisica tem muito que colabora em sinado meninas e meninos trabalhando em conjunto ensinando que não a diferença entre homem e mulheres que somos todos inguais . Ea familia tem muita culpa nisso enssina as meninas nunca pode faser nada por que é mulher tem que albedece e os menino é macho deixa ele brinca deixa ele corre isso enssina asmeninas ser sempre ser subimiça ao homen.
    RA:14724 NOME:DAVI ABREUCORREIA

    ResponderExcluir
  173. Eu concordo com o Genilvaldo Ramires, quando ele diz que a mulher sempre foi um fato de agreções e machismo contra elas, no qual isso só vai se reverter se a uma grande parte feminina tomar frente desses assuntos com total confiança, valorizando –se, não como ser frágil na sociedade, mais como um ser que tem um importante papel para sociedade propriamente dita.

    Jarleny Ferreira de Sousa
    RA: 25957

    ResponderExcluir
  174. A Educação Física nada mais é um veiculo de comunicação onde este através de trabalhos educacionais possibilitam as crianças a buscarem através dos exemplos dos profissionais sérios o prazer pelo esporte,visando assim um futuro onde haverá esperança.Trabalhando o seu eu interior buscando em si,um controle,para não agressão a si e aos demais.
    MATEUS MANZAN DE ASSIS RA 26662 VESPERTINO

    ResponderExcluir
  175. O HOMEM DE VERDADE NÃO BATE EM MULHER E NEM EM CRIANÇAS,ESSES MONTROS,COVARDES,IDIOTAS E MUITO MAIS QUE FICARIA AQUI O DIA INTEIRO DIZENDO O QUE PENSO DESSES CARAS,FICO REVOLTADO QUANDO VEJO ESTES ACONTECIMENTOS E PENSO QUE PODERIA SER ALGUM PRIMO MEU OU SOBRINHO,OU PAI OU MINHA MÃE OU MEU IRMÃO E REALMENTE IRIA QUERER MATAR UM SAFADO DESSE,POR ISSO NESSES CASOS COMO MOSTRA O VIDEO EM QUE O MONSTRO MATA A EX-NOIVA,SOU A FAVOR DA PENA DE MORTE.
    MATEUS MANZAN DE ASSIS RA 26662 VESPERTINO

    ResponderExcluir
  176. A violência contra a mulher pode se manifestar de várias formas e com diferentes graus de severidade. Estas formas de violência não se produzem isoladamente, mas fazem parte de uma seqüência crescente de episódios, do qual o homicídio é a manifestação mais extrema.
    FABIO ROGERIO RA 32531

    ResponderExcluir
  177. concordo com (MILTON/RA:20794)Pq,
    É fundamental que policiais, operadores do direito e profissionais de outras áreas que atendem as vítimas de violência doméstica e sexual conheçam e divulguem os serviços existentes.
    Faz-se necessário também que toda a população reconheça que a violência contra a mulher é um atentado aos Direitos Humanos, um obstáculo ao desenvolvimento e à consolidação plena da democracia no Brasil.
    FABIO ROGERIO RA 32531

    ResponderExcluir
  178. Percebo, que a separação entre meninos e meninas nas aulas de Educação Física é um recurso muito utilizado por professores e professoras nas escolas. Entretanto, não tenho a pretensão de com este texto crucificar esta prática, nomeando e constituindo-a como uma proposta ‘grande vilã’ desta área de conhecimento no ambiente educacional escolar . Ao mesmo tempo, não objetivo elaborar soluções universais e inquestionáveis para a atuação desta disciplina no formato da separação. Devemos abrir uma critica e um dialogo sobre este assunto na sala de aula. e mostra que a mulher e igual a o homem, todos tem o mesmo direito de ir e vim.
    FABIO ROGERIO RA 32531

    ResponderExcluir
  179. As mulheres na sociedade sempre foram vistas como inferior aos homens. Mas isso não passa de machimos , as mulheres estão cada vez mais fortes dentro de suas respectivas tarefas, pois a cada dia a mulher a mulher vem ganhando mais espaço no cotidiano. Com isso muitos homens tem o pensamento que são superior as mulheres e que elas são dependentes deles.

    Renato Oliveira Souza RA: 28888

    ResponderExcluir
  180. Concordo com bruno que as mulheres estão cada vez mais fortes dentro de suas respectivas tarefas e vem ganhando cada vez mais espaço na sociedade. Podemos enxergar isso tendo em vista que em nosso pais o presidente é um mulher. E alguns homens não aceitam e acabam apelando para a violência física como verbal.

    Renato Oliveira Souza Ra: 28888

    ResponderExcluir
  181. A prática da ed. física no Brasil ainda é reproduzida na formação dos papéis sociais, formando mulheres e homens, nas suas posições. Para acabar com esta postura cabe ao proficcional da educação física mudar esta postura, o que hoje é transmitido nas universidades, não é muitas vezes a visão do profissional que atua na área. Tambem a uma forte resistência das crianças e a adolescentes em participar de todas as atividades, pois a uma construção cultural de que a mulher é mais frágil, o homem é o mais forte. Criando desde em casa, até na escola a reprodução desta situação. A violência contra a mulher é algo que deve ser trabalhado desde a família até a instituição escola, pois é na base que conseguímos a grande mudança

    Genivaldo J. Sousa. RA: 27399

    ResponderExcluir
  182. Concordo com o Milton, RA 20794, quando refere que as autoridades não oferecem segurança a mulher que faz a denúncia, e que muitas deixam de fazer por medo, ou até mesmo por falta de conhecimento. Porém há ainda grande parte das mulheres que sofrem violência doméstica e que não fazem a denúncia, pois não querem prejudicar a pessoa que "esta ao seu lado", ou poruqe são dependentes economicamente destas pessoas, ou simplesmente porque não querem fazer. Muitas apanham e ainda se sentem culpasdas, como se tivessem feito algo de errado, reflexo da sociedade machista que estão inseridas.

    Genivaldo J. de Sousa. RA: 27399

    ResponderExcluir
  183. para mim a educaçao fisica tem um peso importante ,se falando de infancia ,comportamento,cultura,atividades etc.são nas aulas de ef que os meninos se sobre saem ,as meninas se escondem e ai vai .cabe ao professor ser mediador fazer com que meninos e meninas saibam o seu lugar e respeitar um aos outros.as meninas sempre foram alvos e sempre serao ate quando aprenderem a se defender,quando a colega citou a frase o grande manto da violencia é o silencio ela falou tudo,so que nem sempre podemos abrir a boca ,sei muito bem o que essas mulheres pensam e passam .na infancia o professor deve ensinar o respeito mutuo aos seus alunos e desde cedo afirmar as meninas que elas podem e devem se defender e saber sempre pedir ajuda.ra 33656 Corina modesto manha

    ResponderExcluir
  184. fabiana ferreira concordo com voce,os homens acham que sao donos do mundo porque são mais forte a força fisica fala mais alto,porem eles esquecem que nos mulheres somos humanas e merecemos carinho.Corina modesto ra33656 manha

    ResponderExcluir
  185. ola jarleny,fico pensando o que aconteceria se todas mulheres que apanham pedissem socorro ou abrisse a boca sera que a sociedade a ajudaria ou criticaria!?.ainda tem esse porem ora as pessoas ajudam ora criticam,então fica muito dificil de julgar e ajudar.Corina modesto ra 33656 manha

    ResponderExcluir
  186. Muitas vezes sim, não só na educação fisica como fala no texto, mais como em outros lugares como no trabalho, a mulher é vista como objeto fragil, e sem capacidades para algumas coisas. Porem se nas escolas mostram desde pequenos, as vezes pelos proprios alunos ou professores este preconceito, não é de se esperar menos coisas que uma agressão de homem em uma molher quando mais velhos.
    A realidade é que na maioria das vezes a mulher gosta tanto do homem que não quer denuncia-lo ou tem muito medo e é ameassada, e quando percebe que teria que ter feito isso já é tarde demais.

    RA: 29082 Bianca Estadella Tissoni

    Concordo com FABIANA FERREIRA, apesar de tudo isso que ocorre com a mulher, muitas delas já estão tomando atitudes. Acredito também que as autoridades estão do lado das mulheres e é mais do que importante que a lei MARIA DA PENHA exista.

    RA: 29082 Bianca Estadella Tissoni

    ResponderExcluir
  187. A Educação Física pode ser vista como responsável pela separação de meninas e meninos nas atividades, pela separação dos melhores de um lado.. mas isso acredito que seja passado, penso que nos dias de hoje os professores integrem todos juntos nas atividades, que busquem a diversificação e não a segregação!!
    Para a transformação dessa situação de poder, os professores devem propor atividades que haja igualdade entre meninos e meninas, que não haja nenhum tipo de separação e que eles possam serem unidos e dividir tarefas, respeitando uns aos outros e também pode ser trabalhado atividades ou mesmo uma aula teórica em que o professor relacione esse tema de violência contra a mulher, propondo discussões e pensamentos dos alunos em relação ao assunto!!

    Amanda Cardozo Silva RA: 39686

    ResponderExcluir
  188. A violencia contra a mulher é uma realidade triste e covarde, que ainda esta presente na sociedade, Mas as mulheres estão aos poucos mudando esta realidade cruel, atraves do espaço que vem ocupando no mundo.
    Enquanto nas aulas de EF nao devemos passar atividades separados para meninos e meninas, e sim trabalhar com todos juntos, ensinando que somos todos iguais independente na cor, raça,sexo.
    Eveline

    ResponderExcluir
  189. Concordo com a Adriana, que a propria escola separa as meninas dos meninos, futebol,lutas só pra meninos,e assim por diante, a Educação Física tem que somar, todos realizando as atividades juntos e nao dividir.
    Eveline

    ResponderExcluir
  190. Meninos e Meninas
    Podemos destacar o preconceito do machismo décadas apos décadas no Brasil.Isso tudo vem sempre diferenciando e dividindo as famílias, selecionando as amizades e dividindo cada vez mais as culturas, dentro das diversas sociedades (escolas,parques,igrejas e etc).Nas escolas existem ainda muitas discriminação seja por etni, cor e sexo, o mais fraco e o menos habilidoso.
    Como podemos ver a escola é onde todos tem direito a educação e ao direito de se expressar, mas ocorrer em muitas escolas oposição a tudo isso e nas aulas de Educação Física é onde se prega o machismo, o forte, o habilidoso.
    As meninas são muitas vezes separadas por que não tem as mesmas condições física que os menino, esse quadro vem mudando acada dia.
    A violência contra as mulheres ocorre devido oa machismo que a raizado na cultura do homem, onde a mulher é um objeto de posse do homem. É uma pena saber que existem homem ainda nos dias de hoje, que agridem, verbalmente e fisicamente e ate matam sua companheiras.

    É isso.

    José Patriota RA=25605

    ResponderExcluir
  191. Concordo com meu amigo Alexsandro Bernardo de Freitas ra 24610, temos que mostra que todos são de competências iguais homens e mulheres, que essa de sexo frágil acabou, e quebrar definitivo
    com o que foi plantado nas mentes de alguns que fortalece esse machismo.

    É isso .

    José Patriota RA= 25605

    ResponderExcluir
  192. Porque antigamente era visto assim gênero diferentes, as atividades formuladas para cada gênero colocando homem superiores e mulheres inferiores, sendo que os dois poderiam está fazendo a msm atividade eles são de formas biológicas diferentes mas são pessoas capazes de fazerem a msm coisa.
    Devemos alterar a formação do professor pois só ele pode mudar a educação e que seja feita a mudança e que ela possa ser execultada.
    CELY DE SOUZA DANTAS RA 28570 MANHA

    ResponderExcluir
  193. Comentário sobre o comentário do aluno Adriano L.P. RA34490 Concordo quando vc diz que a EF tem um grande papel em relação a educação, mas discordo quando diz que a criança não vê diferença elas vêem sim, pois estágio em uma escola onde eles próprios se excluem (há ela não,ela é fraca, ele corre mais, não quero brincar com ele etc) e assim por diante ai sim entra o professor transmitindo para eles que não há diferenças e que somos tds iguais(esse é um grande educador).
    CELY DE SOUZA DANTAS RA28570 MANHA

    ResponderExcluir
  194. A EF, antigamente sempre separou meninos e meninas, pois meninas eram frageis, e outras coisas, por isso essa separação, mas não era só na EF, mas tambem na vida cotidiana, apesar de ter escolas que ainda adotam esse criterio da separação de meninos e meninas na EF. E hoje em dia isso está acabando os professores de EF estão com novos pensamentos, com novas ideias, e filosofia, fazendo a inclusão de todos meninas e meninos juntos até mesmo no futebol onde o preconceito é grande até hoje.

    Marcelo Coelho da Mota RA:39840 noturno

    ResponderExcluir
  195. A violencia contra a mulher vem acontecendo até hoje, pelo fato delas sempre ditas como sexo fragil, elas ainda tem medo de falar o que está acontecendo, elas tem medo que aconteça algo pior com ela ou com alguem da sua familia principalmente com os filhos assim a grande maioria fica queta e aguenta tudo sozinha,(a mulher é sexo fragil?, mesmo hoje a mulher sendo mais independente do homem e se virando sozinha, ainda tem muitas coisas contra elas. E a EF como eu ja disse esta incluindo meninos e meninas nas atividades sem a separação, e o professor tambem pode fazer algumas aulas teoricas para mostrar essa diferença que tinha antigamente e hoje.

    Marcelo Coelho da Mota RA:39840 noturno

    ResponderExcluir
  196. Eu concordo o Milton sobre a mulher ainda ter medo de fazer a denuncia com medo do que possa acontecer.

    Marcelo Coelho da Mota RA:39840 noturno

    ResponderExcluir
  197. A violência contra a mulher do mesmo mmodo que a homofobia, não passa de um ato selvagem e covarde. Diariamente vemos notícias acerca da violência de ambos os casos e muitas vezes, talvez até na maioria delas.Como a maioria dos colegas mensionaram, a pròpria educacão fisica exclui. Percebo que em muitas escolas, inclusive na època que estudei, os professores costumam separar meninos e meninas das atividades.Outra forma de exclusão são as adaptacões das regras para as meninas.As meninas tem que participar dos esportes como o futebol, e os meninos da dança. QUE PENA!!!!!!!Adriano fernandes RA 29182

    ResponderExcluir
  198. Ainda bem que hoje a violencia da mulher diminuiu muito mais ainda tem algumas mulheres que apanham de seus parceiros e nao denunciam por medo, mas todas as mulheres que sofrem algum tipo de agressao deve denunciar sim e nao ficar quieta aceitando ser agredida, nos homens devemos respeitar todas as mulheres.
    Bruno henrique c.pereira ra:34489

    ResponderExcluir
  199. De certo modo eu concordo com algumas opiniões e em outras vezes não com o nosso colega de sala, Roney chinalia, mesmo estudando na mesma sala que eu , acho que muitos tem opinioes diferentes sobre determinados assuntos, um deles é a homofobia, sou gay assumido perante a sociedade mais não sou afeminado, tbm não sou contra quem é , cada um cada um. No entanto a pessoas geralmente fingem que gostam e respeitam , mas no fundo estão cheios de preconceitos et, fazer o que? Bjosss a todos que prestigiam o orgulho gay, fiquem com Deus sempre.Adriano Fernandes RA: 29182 fernandesprimeiro@hotmail.com
    QUEREM DEBATER MAIS SOBRE O ASSUNTO, ME MANDE EMAIL

    ResponderExcluir
  200. A leitura fala muito do que sempre existiu, os meninos se sentem superior as meninas, isso ja vem de casa quando seus pais dizem que o homen manda e desmanda essa e a cultura de muitas crianças. Mas a ED.FISICA pode mudar esse pensamento o professor pode mostrar com atividades em grupos onde todos podem participar juntos que ambos os sexos são fortes da mesma forma, colocando desde cedo as crianças para brincarem e jogarem fazendo com que todos se respeitem por igual isso eu acho que o profissional de ED.FISICA PODE FAZER.
    Fatima RA 25976 manhã

    ResponderExcluir

Digite seu comentário, escolha a opção anônimo e ao finalizar o seu comentário, por favor informe seu nome completo e R.A.