domingo, 16 de outubro de 2011

Homofobia

Acredito que vocês já leram ou ouviram algo sobre a carta-manifesto publicada no site do Mackenzie em relação a lei sobre a homofobia. Estou enviando a carta na íntegra, pois acredito que é fundamental analisar e posicionar-se em relação a este "manifesto" da igreja presbeteriana, ainda mais que tal posição foi vinculada à uma destacada universidade, que historicamente é o local de discussão e debates para a construção da sociedade".



http://www.4shared.com/document/Smp0j0a8/Manifesto_Presbiteriano_sobre_.html



Responder até 27/10

307 comentários:

  1. A carta demonstra a um grupo que luta por reconhecimento e espaço, por outro lado para se manter convicto no que prega e tentando manter apenas a sua verdade a igreja vai contra o fato, talvez por medo do diferente. Esse é um assunto que deve ser abordado na sala de aula, pois de nada adianta o professor trabalhar com reconhecimentos de corpos se ele ainda carrega marcas preconceituosas. Alex Maciel RA 29149 manha

    ResponderExcluir
  2. A Igreja se posiciona "em cima do muro" na minha opinião. Não fica contra, mas também não fica a favor. Respeita os direitos humanos, mas entende o homossexualismo como pecaminoso. Se posiciona contra a lei porque ela vai impedir a igreja de fazer o seu papel que é o de formar um pensamento ideológico incontestável,24205 josias

    ResponderExcluir
  3. Muitas pessoas usam da fé e textos bíblicos, para manifesta os seus preconceitos, por acha que a vida que leva é a mais correta do que a de outros. Às vezes destorcendo a própria bíblia para se fundamentar no próprio preconceito, tem uma passagem na bíblia que diz que pecado esta no que vc acha que é errado, e cada um interpreta o que quer
    Fabiana da Silva ra 25379

    ResponderExcluir
  4. Acredito que qualquer manifestação que relaciona-=se à exclusão e discriminação, caracteriza-se por preconceito. Portanto, a homofobia é mais uma delas. A carta mostra o interesse de parte, por tornar válida a lei contra homofobia, apoiados em trechos bíblicos, então acaba sendo difícil classificar esse tipo de atitude e parece ser mais difícil ainda, se posicionar diante disso. Mas sabemos, pelas leis que temos, que todos têm o direito de acessar à escola, independente de sua relação com um parceiro ou uma parceira. é algo extremamente complicado.
    Róberson Cristiano de Souza 25558

    ResponderExcluir
  5. O Manifesto, apesar de em todo momento ressaltar que aceita a homossexualidade como opção, só vem a demonstrar o quanto as Instituições ligadas às Igreja se apegam aos seus dogmas religiosos e não estão abertas ao debate e nem mesmo a entender o ser humano em sua complexidade.
    É importante que se tenha espaço para debates sobre todas as questões, mas a Igreja, como sempre, não só quer ser mediadora como e principalmente quer o papel de juiz.
    Um olhar rápido na história mostra que em quase todos os grandes problemas e conflitos na sociedade a Igreja esteve por trás, não exercendo seu papel, de defender a humanidade, mas preocupada em defender seus interesses econômicos.
    Essa dualidade, que usa o espaço acadêmico, mas por trás trabalha para perpetuar suas próprias idéias só dá razão para aqueles que vêem na Igreja mais problemas que soluções. De qualquer forma, eles se utilizam de dogmas e crenças subjetivas para dominar e subjugas os povos e sempre foi assim, e continuará sendo...
    Só mais uma instituição hipócrita como a própria sociedade.

    Emerson José RA: 39017

    ResponderExcluir
  6. Apoiado (entenda-se aqui acobertado) em dogmas fica claro que a Igreja Presbiteriana e/ou o Rev. Dr. Augustus Nicodemus Gomes Lopes, Chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie assume uma posição homofóbica, e tomando por base de apoio a contituição brasileira e citações bíblicas, incentiva a sua comunidade, e por que não dizer demais grupos homofobos a prática da homofobia. Com certeza esse documento não representa toda a comunidade da referida instituição, pois sem dúvida dentre eles existem muitas vozes abafadas e reprimidas, alguns por serem homossexuais, outros por não concordar com tal documento e principalmente com práticas que tirem o direito de ser e de se expressar como queira. Ao citar “lei dessa natureza maximiza direitos a um determinado grupo de cidadãos” fica claro o incentivo ao preconceito.
    Fica o meu pensamento: Religare a quem e em qual sentido, acima ou abaixo, ou simplesmente no homo? Creio que os apócrifos sejam mais verdadeiros.

    Júlio Novo RA 25355

    ResponderExcluir
  7. As pesssoas tem o direito de serem o que querem eles não são melhores e nem piores que nós só por opitar relacionamneto do próprio sexo. A lei está ai tem que ser cumprida, o nosso mundo muda a cada dia estamos numa rede de culturas e cabe a nós respeita-la.
    "ADERE A HOMOFOBIA OS INGNORANTES"
    CELY DE SOUZA DANTAS RA 28570 MANHA

    ResponderExcluir
  8. Comentário sabre o comentário do aluno Róberson Cristiano de souza, concordo com tudo o que diz, fica complicado mesmo a homofobia é um preconceito onde exclui as pessoas e temos direitos de ir e vir, tai a igreja que se torna homofobica em relação aos homossexuais(ela é contra a homofobia, mas é contra tb os homossexuais.
    CELY DE SOUZA DANTAS 28570 MANHA

    ResponderExcluir
  9. Após ler a carta tirei a conclusão de que nem todas as pessoas que fazem parte dessa instituição tem o mesmo pensamento, e algumas pessoas que tem um maior poder faz com que as outras aceitem suas ideias de qualquer forma sem ter o que falar e sem ter o direito se expressar o que acha certo ou errado.!

    Luiz Fernando Araujo R.A: 29774

    ResponderExcluir
  10. Bem, como vemos todos manifestam-se alguns preconceitos através de alguns modos de comunicações, as vezes mal interpretados porem fundamentados na bíblia, só mostram o quanto as Instituições ligadas às Igrejas se apegam-se aos seus dogmas religiosos e não estão abertas a negociações e ate mesmo entenderem os seres humanos.
    Vejo que a igreja só age quando o seu meio econômico esta para ser abalado, como em algumas manifestações anteriores que não são espostas a mídia.
    Observado também em filmes novelas, etc...que a igreja não admite ser preconceituosa com o homossexualismo, porem com uma lei dessa natureza fica claro o incentivo ao preconceito, sem culpa nenhuma.
    Claudio Marinho R.A.: 31203

    ResponderExcluir
  11. PRA MIM ESSE CASO DE HOMOFOBIO E HOMOSSEXUAL É UMA BESTEIRA, QUEREM COLOCAR LEI COMO CRIME DE CHAMA O VIADO DE GAY É UMA BESTEIRA,
    TEM MUITAS COISAS MELHOR PRA SE PENSAR EM MELHORAR DOQUE PENSA EM HOMOFOBIO E HOMOSSEXUAL .
    SOU CONTRA ESSA LEI
    TANTA PESSOAS SE PREOCUPANDO COM A LEI DO HOMOFOBIA E OS POLITICOS ROUBANDO GRANA DA GENTE , PEGANDO DINHEIRO DA GENTE PRA CONSTRUIR ESTADIO E OS CAMBAL EU SOU TOTALMENTE CONTRA A ESSA LEI.

    LEANDRO JULLIAN SANTANA
    21904

    ResponderExcluir
  12. Em todo o tempo que tivemos de aula com o prof. Mario aprendemos a respeitar e administrar as mais diversas culturas existentes em nosso país não abstendo as internacionais, mais ainda recentemente tocamos no assunto de aprender a fazer uma leitura destas culturas. Atualmente, tenho em minha concepção que estamos passando por um forte período de transição de idéias diretamente relacionadas a cultura em questão. Sabemos ainda, que este assunto tem muito o que falar ainda e que posicionando a favor ou contra esta carta magna, não deixarão de existir homossexuais ,assim como, espero eu que também não interfira no crescimento ou repressão da mesma classe, pois assim como dizem quem é assim, é porque já nasceu assim e não porque um determinado grupo do seu convívio ou algumas pessoas que exercem forte influencia o influenciaram. Portanto, minha opinião ainda não está formada com relação a este assunto, mas se formos levar em consideração a origem da humanidade e seus precedentes bibliográficos realmente isto é uma afronta e não deveria ter continuidade.

    Nathan Politano R.A 26450

    ResponderExcluir
  13. Bom, tive uma criação dentro da igreja Presbiteriana, difícil entender qual a real possição da universidade Mackenzie, por um lado direito a expor suas opiniões, direito esse constitucional, por outro se expor certas opiniões vc se torna um criminoso, não sei quem esta certo ou errado, não poder expor nossas opiniões seria nos calar diante de algo que nos fazem pensar a respeito, isso não medo, falta de respeito, preconceito ou o que quer que queiram chamar, expor uma opinião sobre um determinado assunto ou no caso sobre os homosexuais, não creio que seja discrimina-los e/ou homofóbico, acho que isso é se posicionar sobre um assunto que permeia a sociedade como qualquer outro (politica, cultura, esporte, educação etc.), penso que utilizar de recursos vexatórios, ofensivos, não reconhecer que esse "grupo" de seres humanos estão e fazem parte da sociedade, excluílos de certas práticas, colocações no mercado de trabalho, isso sim são ações homofóbicas... Sendo assim acredito expor sua opinião independente de sua religião, opção sexual, situação economica dentre outros, não seja preconceito, ou o nome que se quer dar.
    Tiago Roediger RA:26340

    ResponderExcluir
  14. Na carta é colocado um tema muito importante nao so pelo fato de ser sobre a homofobia mas sim por se tratar de uma forma de desrespeito com o proximo onde chamamos isso de preconceito. A lei ainda respauda quem esta apenas se pronunciando sobre o assunto mesmo este pronunciamento sendo Homofobico, pois nao deixa de ser um preconceito onde todos temos o direito de ir e vir e fazer o que quizer da vida logicamente sem atrapalhar a vida de ninguem.

    Flavio N. Minozi RA:28760

    ResponderExcluir
  15. Concordo com o Alex, a igreja acaba indo contra por nao ter talves o conhecimento da verdade e do fato que ocorre ou até mesmo por ter medo de ser uma assunto ou umaatitude diferente. tambem concordo com relação a ser um tema abordado em sala de aula com os alunos justamente para que eles possam distinguir e perseber que não importa a opção sexual do individuo mesmo porque somos todos iguais.


    Flavio N. Minozi RA: 28760

    ResponderExcluir
  16. A Carta mostra sobre a lei da Homofobia, que já deveria ser tratada como crime faz tempo. O pessoal da Igreja e Mackenzie tentam enganar falando que tem que respeitar todas as pessoas, independente de sua sexualidade, pois verdadeiramente eles acreditam,no que a Bíblia diz e pregam, que relação é somente entre homem e mulher.

    Danielle Santos RA: 28949 - Noturno

    ResponderExcluir
  17. A carta refere-se ao ser humano e a suas escolas a igreja influi muito sim porém cada um tem suas prorias opinioes,cada um tem o direito de se expressar como quizer, somos livres em escolhas as igrejas tem seus proprios conceitos de sociedade, por outro lado está carta foi polemica a religiosidade crista .Elaine Barreto RA 32775

    ResponderExcluir
  18. Concordo com a fabiana muitas pessas usam a fé como principio,e preconceitos mas o pecada esta em você acha que é certo ou errado.Elaine Barreto RA 32775

    ResponderExcluir
  19. Concordo com Fabiana da Silva, pois essas entidades acham que por ser de uma religião afetiva e estar presente com uma fé em seus textos bíblicos, acham que só essa é a maneira correta de se portar, e assim acabam nem dando oportunidade para os outros manifestar-se suas próprias opiniões.

    Luiz Fernando Araujo, R.A: 29774

    ResponderExcluir
  20. Julio eu concordo com você quando diz que Augustus Nicodemus Gomes Lopes, Chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie assume uma posição homofóbico, então podemos dizer que ele é a favor há violência aos homossexuais, nessa situação vemos que a educação não quebra os preconceitos, se a pessoa é homossexual ou não o problema dela e o que as outras pessoas tem haver com isso, eu assisti uma filme que um personagem era militar, casado, opressor, (machão), e tinha preconceitos aos homossexuais, no final do filme teve uma cena que ele se encontra com um vizinho, e ele pensa que o vizinho era homossexual, e ele acaba se revelando que os dois poderiam ser um casal, quando descobriu que o vizinho não era homossexual ele deu um tiro na sua própria cabeça. Moral da história às vezes estes preconceitos acontecem para esconder sentimento enrustido.

    Fabiana da Silva 25379

    ResponderExcluir
  21. Meu comentário de segunda à noite não foi postado ainda, ele chegou para análise?
    Róberson 25558

    ResponderExcluir
  22. è cruel !!!!!!!!!!!!!!!
    levamos isso em geração em geração que colocaram em nosso ouvido pois a igreja que se pois dentro disso , como meus avós e pais falam que so depois de casamento que se pode fazer sexo ! e que deus fala na biblia que ter pessoas do mesmo sexo tem um relacionamento é pecado! entao isso vem levando em geração , e atraves disso sugi o preconceito atual ,

    leandro jullian santana21904

    ResponderExcluir
  23. Ao ler a carta nota-se que a igreja defende suas opiniões em cima de um histórico biblico e que a mesma ainda tem uma visão de uma sociedade conservadora, com relação ao preconceito no fundo existe esta discriminação assim como várias outras que não partem somente da igreja mas de outros setores também. Infelizmente muitas situações so são respeitadas a partir do momento que se transformam em lei, isto quando as mesmas são cumpridas, o homossexualismo nos dias atuais ja e presente na sociedade em que vivemos, portanto devemos respeita-los e esperar que haja o respeito por parte daqueles que tem esta opção em respeitar aqueles que não concordam, sem que ocorra violência por nenhuma das partes.

    João Santana
    Ra 28834
    Noturno

    ResponderExcluir
  24. Este e um assunto muito polemico, que trata de preconceito contra os homossexuais, estamos falando que a Igreja e preconceituosa, e quem somos nós para julgarmos esta tal igreja? Li alguns comentários e quase 90% criticam a Igreja pelos seus atos, pelos seus erros, pela sua conduta. Eu gostaria de saber se estas pessoas fazem parte de algumas Igreja,e se conhecem o cotidiano de uma comunidade, se sabe quais os esforços que se fazem para tirar jovens das drogas, das ruas, procurar mostra que neste mundo ainda existem pessoas boas. Que através do Evangelho de Jesus Cristo conseguimos resgatar alma sem esperança nenhuma, pessoas que viviam sem espectativa de vida, passaram a viver uma vida de esperança pelo simples fato de elas acreditarem que existe pessoas boas. Só para conhecimentos de alguns as portas das igrejas estão sempre abertas para todos, homossexual, bandido, prostituta, traficante,casado, divórciado, sepado, mãe solteira. Agora não podemos esquecer que nesta Igreja que e Santa por que e conduzida pelo Espírito Santo de Deus, também e conduzida por pessoas, que são seres humanos que erram, quando realmente são se deixam ser conduzida pelo Espírito Santo de Deus. Como a palavra de Deus nós fala. "Quem nunca pegou que a tire a primeira pedra". Na postagem anterior eu chamei atenção para o "Vigiai, pois agora que temos um pouco mais de conhecimento, acreditamos temos o direito de julgamos,quem está certo ou errado? Mas quando na verdade muitas vezes práticamos aquilo que condenamos nos outros.
    Sou fruto da Igreja Católica, através da Igreja me tornei uma pessoa melhor, uma pessoa mais feliz, alegre, cheio de esperança em Deus e nas pessoas, aprendi a ver mundo com outros olhos,a enchegar a pessoa de outra forma, de respeitar cada pessoa do seu jeito, de ser critíco e ao mesmo tempo ser manso, prudente, e ter discernimento. Todos temos o livre habitro, apenas precisamos ter discernimento e sabedoria para usufluir dele. Que Deus abençoe a todos e nós de sabedoria e discernimento para conduzir os nossos problemas.
    Valter RA 25542

    ResponderExcluir
  25. A Igreja na minha opinião concorda e discorda ao mesmo tempo, concorda pelo o pronunciamento que afirma dizer por um lado o respeito devido a todas as pessoas, independentemente de suas escolhas sexuais, discorda por esta escrito na bíblia, que Deus criou a humanidade com uma diferenciação sexual (homem e mulher) e com propósitos heterossexuais específicos que envolvem o casamento, a unidade sexual e a procriação.Na minha opinião a vida é pra se viver e cada um tem a sua então viva para ser feliz.

    Renato Oliveira Souza RA:28888

    ResponderExcluir
  26. Infelismente as pessoas não tem conhecimento vão pelas ideias dos outros a igreja tem um poder de manipular as pessoas que não tem opinião própia se a pessoa é Bi Omo Trans Negra Judeu Alienigena ou até um multanye não temos o direito de julga la acho que todos tem seu valor e sua importancia Dhema29238

    ResponderExcluir
  27. Percebe-se através do texto lido que certas opinioes se esbarram , sendo assim, pessoas que sentem vontade de se expressar de uma outra maneira não podem pq tem que ter os mesmos pensamentos de seus superiores, guardando aquela vontade de se expressar dentro de si.

    Bruno Leonel Legarra: Ra: 29057

    ResponderExcluir
  28. Concordo com o comentário do Julio Novo, pois se o Chanceler da universidade assume essa posição, é pq ele deve ser a favor de todas as outras violências citadas em nosso dia a dia pela mídia.

    Bruno Leonel Legarra: Ra: 29057

    ResponderExcluir
  29. com cordo com a fabiana por que hoje em dia tem uma igrejas em cada esquina as pessoa estão fazendo da biblia um comercio usando a palavra de deus pra enganar as pessoas.
    por isso tem uma igrija em cada esquina.RA:25379: Maria Aparecida de sousa:RA 25817

    ResponderExcluir
  30. Ela prega, como um dos seus maiores princípios, a isonomia, a igualdade. Todos são iguais perante a lei”,mas o preconceito contra homossexuais existe
    Aversao, raiva, rancor, sentimentos contra a opiniao sexual.
    SHIRLEY SANTUCCI RA:34981

    ResponderExcluir
  31. Não existe uma verdade e sim opiniões diferentes, a igreja é contra a homofobia tanto que não aceitam o casamento e outras religiões já não vê nenhum problema.
    O Brasil é um pais preconceituoso em relação a sexualidade, cor, religião e classe social.
    rafael 25339

    ResponderExcluir
  32. concordo com o alex, mas esse tema tambem deve ser abordado em casa o papel dos pais nesse caso é mais importante do que os dos professores.
    rafael 25339

    ResponderExcluir
  33. eu concordo com Augustus Nicodemus Gomes Lopes, Chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie, pois também é um direito dele não aceitar pois vai contra o pricipios e cultura dele. Não concordo com abusos, descriminação ou algo do genero e temos que respeitar a opinião de cada um e suas escolhas assim como nós mesmos.
    Rafael antunes RA:26880

    ResponderExcluir
  34. Concodo com aluno 24205 josias, quando ele diz : ( A Igreja se posiciona "em cima do muro" )
    O relacionamento entre a homossexualidade e a religião varia de maneira enorme durante tempos e lugares.
    Durante toda a história do cristianismo, a Igreja Católica se posicionou explicitamente contra a homossexualidade e condenou a prática de sexo entre pessoas do mesmo sexo. Há inúmeras citações no Novo Testamento (e nos trabalhos de Justino, Clemente de Alexandria, Tertuliano, Cipriano de Cartago, Eusébio de Cesareia,Basílio de Cesareia, São João Crisóstomo, Agostinho de Hipona e de Tomás de Aquino) que servem de base para a crença de que a homossexualidade é errada e pecaminosa.
    FABIO ROGERIO RA 32531

    ResponderExcluir
  35. A carta aborda um tema muito interessante e de grande discurso que é a homofobia,na qual apesar de não ser dito exatamente mas mostra o quanto preconceitos ainda existe.Na minha opinião, a igreja diz que todos devem respeitar a lei biblica em relação a sexualidade,qu todos tem direito de escolhas mas no meu ver não há muito respeito em relação ao que as pessoas pensam, acredito que todos tem direito de ser feliz da maneira que querem desde que respeite outras pessoas da mesma maneira de que querem ser respeitados.

    Yasmin C.R.Nascimento RA: 19395

    ResponderExcluir
  36. Concordo com o Leandro Jullian Santana, pois há coisas piores a se preocuparem não com a homossexualidade das pessoas, cada um é cada um todos nós somos livres pra vivenciarmos o que quizermos desde que haja respeito uns com os outros.

    Yasmin C.R.Nascimento RA:19395

    ResponderExcluir
  37. A carta relata a homofobia onde a igreja mostra o certo e o errado influenciando outras pessoas apesar de quererem dizer que todos somos iguais, há um certo preconceito guando eles abordam esse tema.

    Mayara Cristina RA:33764

    ResponderExcluir
  38. Concordo com o Luis Fernando Araujo, é como eu já havia dito guando há uma certa pessoa no poder eles querem influenciar por mais que seja não necessariamente obrigando mas usam palavras que influenciem, manipulem tendo de certa forma um certo preconceito por mais que digam das nossas semelhanças e demostrando o certo do errado.

    Mayara Cristina RA: 33764

    ResponderExcluir
  39. Descobri ao ler este texto que sou homofobico, pois, concordo com o manifesto, a carta não esta agredindo ninguém apenas reforça os preceitos da igreja presbiteriana e ao mesmo tempo respeita a opinião dos outros, ou haverá também uma lei contra a heterofobia, o que deve ser repudiado é a violência gratuita e não você ter opinião.Assim como a igreja acho que se existe o homem e a mulher é assim que deve ser, contudo, respeito quem discorda, se não for assim cada um fazendo o que acha melhor pra si e respeitando o Outro como ele é, não preciso mudar de opinião. Marco Freitas RA 28886

    ResponderExcluir
  40. Sou totalmente CONTRA a aprovação desse lei que irá favorecer a uma minoria! haja visto que tem leis com mais urgencias de serem aprovadas, agora td q se fala referente ao homossexualismo eh moda até pq a maioria aki eh influenciado pela TV! e a maioria que está dizendo que é a favor naum tem personalidade para se pronuciar contra com medo das reações dos demais que estão lendo! eu só reconheço na sociedade dois tipos de sexo, o Masculino e o Feminino ou na certidão de nascimento de alguém está escrito homossexual? então vc não nasce homossexual. é uma opção sua e que vai contra tudo que está escrito no livro mais importante do MUNDO que é a BÍBLIA SAGRADA.

    Thiago de Menezes - RA:29290

    ResponderExcluir
  41. Discordo da maioria que é a favor da lei, ja que são á favor da lei do homossexualismo, por que não fazer uma para o negro tb, que é quem mais sofre com o pré-conceito em nosso país? Conheço mtos que estão se posicionando a favor aqui no blog mais quem nas conversas se dizem totalmente contra, onde está a coerência?

    Thiago de Menezes - RA 29290

    ResponderExcluir
  42. Falar de religião é sempre um assunto difícil pois, cada pessoa tem o livre arbítrio de pensar e acreditar no que quiser e religião como todos sabem, não se discute. O fato de a igreja presbiteriana ser a favor ou contra o homossexualismo não deve interferir em nada na vida dos cidadãos e principalmente dos alunos do mackenzie, afinal somos livres pra termos nossas próprias opiniões independente da instituição de ensino a qual freqüentamos.
    O que devemos nos preocupar é com relação ao preconceito. Se é certo ou errado ser homossexual, isso realmente não é o foco do assunto, mas sim o respeito que todo ser humano tem direito seja ele homem, mulher, criança, negro, gordo, magro, estrangeiro, homossexual, etc. O que as universidades tem que lutar é pela liberdade de expressão e pelo direito de sermos o que quisermos. Sem preconceitos ou ditaduras pré impostas.



    Concordo com a Fabiana da Silva quando ela menciona que as pessoas geralmente tendem a distorcer a bíblia e interpretá-la como bem entendem. Ninguém é dono da verdade ou levam uma vida absolutamente correta. Afinal o que é ser correto? Será que o fato de nos preocuparmos com a vida, a religião e as opções sexuais dos outros não nos tornam pessoas incorretas? TATIANA CRISTINA CALLORE – RA 26.382 - TARDE

    ResponderExcluir
  43. Róberson existe um comentário seu do dia 16 referente a homofobia, e em relação ao pós colonialismo o seu status é 100%

    ATT Angélica Salom

    ResponderExcluir
  44. Todos tem seu direto garantido pela constituição que não descrimina nenhuma prática ou atitude desde que esse não entre no direito de outro.Então podemos dizer que a Igreja Presbiteriana não consegue respeitar a cultura do próximo e tão pouco a Constituição, fora as suas camuflagem.
    LEOSMAR RA; 25799

    ResponderExcluir
  45. RELIGIAO VERSO A VERDADE , RELIGIAO = ATE PRECONCEITO??

    LEANDRO JULLIAN SANTANA21904

    ResponderExcluir
  46. A carta dis que a igreja é contra essa lei por a biblia citar que Deus fez o homem e a mulher para viverem juntos e procriarem. Por isso ela fala que essa lei é contra a vontade de deus mas a igreja fala tambem que toda a humanidade tem direito de expressão e pode fazer o que acha certo. Marcos vasconcelos RA: 25435

    ResponderExcluir
  47. Concordo com o Thiago nenezes ele está certo se fizeram uma lei para os homossexuais por que não fazem para os negros que tambem sofrem preconceitos da humanidade a muito mais tempo. Marcos vasconcelos ra:25435

    ResponderExcluir
  48. O texto deixou bem claro o posicionamento da igreja presbiteriana, sobre a aprovação da lei sobre homofobia que esta para entrar em vigor, ou seja, no entendimento deles essa lei falece a lei MAGDA DO PAÍS, favorecendo a um determinado grupo de cidadãos. Portanto, esses cristãos se deixam se levar pelos referenciais morais da bíblia e não pelas mudanças de valores que ocorrem em todas as culturas.
    BOY VESPERTINO RA – 26252

    ResponderExcluir
  49. Implementando o que a colega Cely disse. Sou proprietário da ACADEMIA É SHOW, e que na minha recepção trabalha um rapaz GAY. Em que ele trata todo mundo muito bem diante de várias meninas que já trabalharam comigo. E deixo bem claro que qualquer atitude de discriminação dos outros funcionários será passível de advertência e suspensão, e em casos mais extremos dispensa do funcionário. Portanto, no meu entendimento seja na escola, na igreja ou no trabalho, os responsáveis deveria assumir essa postura e coebir qualquer ato de homofobia, de maneira firme e objetiva, pois só assim, iremos conseguir terminar com a discriminação.
    BOY VESPERTINO RA – 26252

    ResponderExcluir
  50. Acredito que muitas pessoas usam a fé para manifesta o preconceito por acha, que a igrija v leva uma vida diferente das de mias pessoas e acham que são melhores por que tem uma religião que se feste difrente. Portante a homofobia é mais uma deles, por isso tem que ter esse debates principalmente nas escolas, sobre todas as questães.Maria Aparecida de souza RA 25817

    ResponderExcluir
  51. EU NÃO ACHO SERTO O CARA NASCE HOMEM E QUERER VIRAR MULHER É LOGICO QUE ALGUMA COISA ESTA ERRADO. MAIS TAMBEM NÃO CONDENO NIGEUEM. A BIBLIA É CLARA NÃO EM TENDE QUEM NÃO QUER EM TÃO NÃO VAMOS DE TORSSE NÃO FALEM BESTEIRA SEM SABER A PALAVRA DE DEUS É MUITO SERIO. QUEM SOMOS NOIS PRA JULGAR TEMOS QUE RESPEITA O PROXIMO DEPENDENDO DA SUA OPINIÃO SEXUAL É UMA INGUINORANCIA QUERER BATER EXCLUI AO CONTRARIO TEMOS QUE AJUDAR UM AO OUTRO.E O DEVER DA IGREJA É AJUDA NÃO JULGAR PORQUE QUEM VAI JUGAR É DEUS.
    NOME: DAVI ABREU CORREIA RA 14724

    ResponderExcluir
  52. oi eu entendo o seguinte a igreja nunca vai deixar de ser preconceituosa a esse ponto do homosexualismo sempre fara o possivel para derrubar isso da homofobia.ronaldo gomes pacheco ra 28339

    ResponderExcluir
  53. na minha opinião concordo com a tatiana ninguem nesse mundo e correto tem seus defeitos seja ele na vida religiosa quanto na vida comum não somos donos da verdade. ronaldo gomes pacheco RA 28339

    ResponderExcluir
  54. A carta tenta fazer a conservação de culturas que não mais condizem à realidade da sociedade mundial de hoje. Eles têm de ter a última palavra. Mas existe verdade de um fato, circunstância? As pessoas têm direito ao livre arbitrio e fazem de suas vidas o que bem quiserem para serem felizes, eu como ateu ignoro todas as manifestações de cunho religioso, pois seria Deus verdade ou mentira? Para mim é uma mentira feita para conservar princípios de igrejas estas que cometeram as maiores atrocidades contra a humanidade.

    DANILO DE MEDEIROS TONIOLO RA 29127 MANHÃ

    ResponderExcluir
  55. Bom discordando totalmente do Thiago vejo que as aulas do Mário não têm surtido efeito em sua pessoa, se ele acredita na bíblia que para mim é monte de palavras mentirosas não consegue respeitar que é homossexual? A pessoa não se torna homossexual e sim nasce com essa homossexualidade, você acha mesmo que não queriam ser "heteros" já que ganharia o reconhecimento da sociedade muito mais facilmente? Óbvio que ninguém escolhe um viés de vida mais complicado, portanto vamos refletir mais antes de escrever as neiras.

    DANILO DE MEDEIROS TONIOLO RA:29127 manhã

    ResponderExcluir
  56. Com relação ao comentario do Thiago de Menezes - RA 29290 se falarmos de pre conceito todos sofrem a mulher a criança o pobre o Negro Até mesmo alguma pessoa que está ao nosso redor e derrepente não consegue desenvolver um bom dialogo a questão é que o homossexualismo não é visto como uma opção de vida assim como opção de sexual o problema é que as pesssoas se incomodam com as vidas dos outros Dhema 29238

    ResponderExcluir
  57. Uma Instituição com a importância que tem o Mackenzie deveria se posicionar de forma mais democrática, aceitando as pessoas como elas são e em sua pluralidade e complexidade. No entanto, como ocorre com todas as instituições dirigidas e controladas pela igreja, ainda se perpetuam as idéias baseadas nos escritos bíblicos, lembrando que quem as escreveu foi um homem.
    Emerson José RA: 39017

    ResponderExcluir
  58. Concordo com o comentário da Fabiana, muitas pessoas, usam a biblia para poder mostrar o seu preconceito e colocar a culpa nela, "porque a biblia diz que é pecado", cada um tem quer sua própria opinião e não ficar seguindo as idéias dos outros.

    Danielle Santos - RA: 28949 - Noturno

    ResponderExcluir
  59. Estou de acordo com o que o Marcos Freitas cita em seu comentário, todos temos direito a opinião, e o respeito com relação as diferentes opiniões tem que ser aceito. E ao transformar qualquer situação em lei, tem que se ter uma atenção redobrada, pois sempre tem queles que aproveitam da situação para tirar proveito ou prejudicar terceiros com relação a questão do preconceito.

    João Santana
    Ra 28834
    Noturno

    ResponderExcluir
  60. Eu particulamente respeito a opinião de todos inclusive da Igreja Presbiteriana do Brasil ao manifestar sua opinião, é verdade que Deus criou o Homem e a Mulher, e quando chegamos ao mundo chegamos com detreminado sexo, este sexo pode ser modificado ao longo do tempo e não é ninguem e nehuma religão que vai modificar a vontade de cada um ser o que quiserem, contudo eu penso que devemos respeitar a opinião e a vontade de cada um, independente da religião, sexo, raça, étinia e cultura, a livre expressão é lalida o desrespeito não! Edson Soares RA:27093

    ResponderExcluir
  61. Caoncordo com Danielle santos quando ela fala que a igreja tenta mostrar uma coisa que ela não é, pois a Igreja presbiteriana é a primeira a se manifestar contra a determinada sexualidade e isso é desrespeitar a opinião do outro e a vontade de algumas pessoas com relação a sexualidade,.Edson Soares RA:27093

    ResponderExcluir
  62. Caoncordo com Danielle santos quando ela fala que a igreja tenta mostrar uma coisa que ela não é, pois a Igreja presbiteriana é a primeira a se manifestar contra a determinada sexualidade e isso é desrespeitar a opinião do outro e a vontade de algumas pessoas.Edson Soares RA:27093

    ResponderExcluir
  63. Concordo com a Elaine Cristina e acrescento ainda que, existem diversas denominações de igreja evangelica e outras religioes tambem. Caso a pessoa não esteja de acordo com as doutrinas adotadas basta mudar de opção e escolher uma em que se sinta melhor.

    Nathan Politano R.A 26450

    ResponderExcluir
  64. Angélica, eu me refiri a um comentario sobre homofobia do dia 17.
    Bom, o que precisamos entender é que o texto é da Mackenzie que é Presbiteriana, portanto coloca a visão deles sobre o assunto como se fosse a igreja toda, de qualquer religião falando sobre o assunto. Porém, a Bíblia coloca que é necessãrio que se unam homem e mulher no intuito de procriar, um caso homossexual acaba sendo uma ''coluna no meio do casal'', o que impede a perpetuação da espécie. A Igreja não exclui os homossexuais, mas destaca tal ato como pecado grave, pois está indo totalmente contra os desígnios de Deus. Essa é a questão, a Igreja não exclui os homossexuais e nem os condena, apenas é contra a prática do homossexualismo, por esta ir contra a geração de novas criaturas.
    Róberson Cristiano de Souza 25558

    ResponderExcluir
  65. Nossa agora errado é igreja o mundo ta virando de ponta cabeça é logico que cada um tem o direito de escole o que quer pra sua vida mais não quera com vence que homem vira mulher é normal para logico que não podemos vira as costa pra niguem exclui niguem perante a Deus somos todos inguais todos somos pecadores.não esqueça que homem não deve condena ninguem .mais um dia teremos que presta conta a Deus então cuidado com suas escolhas.Hore pra Deus que ele vai te orientar o caminho serto não é igreja não tem nenhum santo, NEM UM HOEM so DEUS.
    DAVI ABREU CORREIA:RA 14724

    ResponderExcluir
  66. Cada um tem direito de expressar sua opinião, respeitar e ser respeitado. Nesse caso, acho que a Igreja Presbiteriana se comporta de uma maneira como se só ela tivesse razão. Por outro lado, acho que a situação está invertida no seguinte contexto: se nós não respeitarmos e aceitarmos os homossexuais, seremos punidos. Porém, várias vezes, já presenciei homossexuais desrespeitando os heterossexuais e estes, por sua vez tem que engolir calado, porque se não o homossexual processa porque agora é lei. Eles estão se aproveitando um pouco da situação. NÃO GENERALIZO. A maioria dos homossexuais respeitam. Alguns estão fugindo à regra rs. Diante das mudanças culturais, uma hora a igreja vai ter que ceder, mesmo não concordando.
    Ivani C. Morais R.A.: 28508

    ResponderExcluir
  67. Concordo com Rafael, quando diz que não existe uma verdade, mas sim opiniões diferentes. Acho que o certo e o errado é muito complexo, pois todos são seres humanos dotados de inteligência e sentimentos bons e ruíns e isso aflora em todos sem excessões. Não é porque um é gay que é má pessoa ou porque é pastor que é um ladrão. Ninguém sabe a real verdade, somente o Criador de todas as coisas que não criou nenhuma religião específica. A religião é invenção humana que está ligada à cultura dos povos.
    Ivani C. Morais R.A.: 28508

    ResponderExcluir
  68. Bom como fui criado na igreja evangelica tambem estou de acordo com a igreja Presbiteriana ao se manifesta contra a aprovação dessa lei, pois acredito na biblia, e segunda ela isso esta errado. Não tenho preconceito,trato todos com respeito independente de ser homossexual ou não.
    Boaz 29010

    ResponderExcluir
  69. infelismente isso acontece em todos os lugares que uma pessoa de mesmo sexo se relaciona com outra, esse preconceito vem desde os tempos antigos não tendo o homossexual nos dias de hoje o direito de ser feliz do seu modo isso independe de religião , classe social ou alguma outra definição que queiram dizer assim como um homem com uma mulher tem o direito de serem felizes ,esses mesmos direitos tem que servir de apoio pros casais homossexuais quem somos nós para julgar e ao mesmo tempo já condenar essas pessoas esquecem que são seres humanos e merecem ao seu jeito o mesmo tipo de felicidade que qualquer um de nós Arnaldo (topete) RA 28385

    ResponderExcluir
  70. Não concordo com o aluno Josias quando ele diz que a igreja fica em cima do muro, pois a igreja manifesta-se contra. E ja que a igreja segue a biblia, e a mesma diz que é pecado então a igreja devera ser contraria a essa lei.
    Boaz 29010

    ResponderExcluir
  71. Em relação ao manifesto feito pela igreja, acredito que sendo contra a aprovação da lei e qualquer tipo de manifesto e ensino do homossexualismo a igreja com seus dogmas esta repudiando os homossexuais. Tambem não concordo com criações de leis, mas como não ocorre uma politica de integração social isso acaba sendo necessario. Afinal a Biblia diz que "O principio da criação,Deus os fez homem e mulher"..mas o que é ser homem e mulher?? é só ter orgãos sexuais?? atitudes?? Isso é um conceito dado ao longo da história!!!

    Elaine Priscila RA:28806

    ResponderExcluir
  72. Eu concordo com a colega Cely pois a pessoa tem o direito de ser o que quer se ela se sente bem com a opção escolhida quem somos nós para repreendela essas mesmas pessoas tem o mesmo direito de frequentar qualquer local que aqueles que se consideram (diferentes delas )pagam as contas trabalham para se sustentear e muitas vezes cuidam até da familia se é o jeito correto como muitos acham não sei, más volto a dizer quem somos nós para julga-las?Arnaldo (topete)RA 28385

    ResponderExcluir
  73. A carta aborda um tema que não é novidade na qual ainda mostra que existe preconceito. o chanceler é formado por determinados grupos que defende uma ideologia, não era pra existir mais faz parte. o foda é que ainda existem pessoas que ao invés de se preocupar com ele fica peocupado com os outros, e parece que não sabe que todos somos iguais só com ideias diferente.
    Márcio Honório
    RA: 25384 vesp.

    ResponderExcluir
  74. Algumas religião tenta viver só com pessoas da sua própria religião.
    Essa questão do homossexualidade e complicada porque nossa cultura e diferente sobre essa situação.
    7 anos atrás eu Eraldo presencie um casal de homem se beijando no meio da rua quando eu vir fiquei pensando que coisa louca,e muito assustado.
    Claro fui criado vendo casal normal homem com mulher.
    Hoje e normal cada um viver da maneira que bem entende.
    Numa aula do professor Mario ele mostrou uma fotos de dois homem que são um casal normal homem com homem nesse lugar e normal.
    Penso que esses casos tem que ser mais trabalhado mais com a população para não ocorre preconceito com as pessoas que viver de outra maneira.
    Ealdo R de Souza
    RA28797

    ResponderExcluir
  75. Vejo muitos programa de TVs católicos,evangélicos fico pensando as vezes para quer eles pedem aqueles monte de ofertas valores muito alto.
    Um dia um pasto pediu quer 1oo.000.oo mil pessoas dessem ofertas de 1oo.reais cada pessoa já pensou quando da esse dinheiro todo.mais para quer esse monte de dinheiro? Outro pediu ofertas de 1000.oo reais.
    Penso que as pessoas tem quer olhar para essas coiasas
    Quem ta certo? Quem ta errado?
    Eraldo R de Souza
    RA28797

    ResponderExcluir
  76. Por se tratar de uma igreja cristã, a homossexualidade nao estaria num principio de moral que eles zelam, mas ao mesmo tempo querem acolher todos em igualdade, sem descrição,pra mim a igreja ficou indecisa em relaçao a essa publicação.
    Sandra Rodrigues RA 26274

    ResponderExcluir
  77. Concordo com vc Yasmim, quando diz que as pessoas devem respeitar a sexualidade dos outros.Tofos tem direito a ser feliz independente de suas escolhas.
    Sandra Rodrigues RA 26274

    ResponderExcluir
  78. A manifestação da igreja,expressa o modo de vê sobre determinado abordagem,o modo crítico e preconceituoso representado por apoiado nos dogmas religiosos, contra n homossexual, onde chega a concepção de determinar o convívio das pessoas.
    Roseni RA: 25648

    ResponderExcluir
  79. Concordo c/ Flavio Minozi, as pessoas tem direito de ir e vim, não por influencia de determinada atitudes ou porque alguém é assim, tb vai ser.Temos capacidades de sabe e pensar no que queremos ser e definir o que é melhor para si próprio.
    Roseni RA: 25648

    ResponderExcluir
  80. Acho certo o posicionamento da institiçao Mackenzie, pois é uma universidade presbeteriana, que tem fundamentos voltado a uma doutrina religiosa...
    mas acredito que no mundo de hoje temos que aceitar as diferencias e culturas diversas que existe em nosso cotidiano....
    NOME:Ítalo da Silva Magalhaes RS:25342

    ResponderExcluir
  81. A igreja é homofóbia por que ela segui a escrita,por isso os seguidores mais velhos não aceitam os homossexuais de maneira alguma mas não é só a igreja presteriana,mas sim todas as religiões, mas como as igrejas precisam dos homossexuais para ajudar principalmente no dizimo, por isso é que a igreja fica encima do muro, há não precisava nem fazer lei para que as pessoas tenham os seus direitos respeitados.
    Edson m dos santos RA 28671

    ResponderExcluir
  82. concordo com o Rafael que diz o Brasil é um país preconceituoso, pois ai que devemos tentar com um bom dialogo reverte esta situação,esta mudança vai acontecer com os nossos filhos,nossos netos e nossos alonos.
    Edson m dos santos RA 28671

    ResponderExcluir
  83. Valter você esta certíssimo, pois, ao defender sua posição ou idéia não esta sendo preconceituoso ou homofóbico, a não ser que para respeitar um espirita você tenha que se tornar um espirita, temos que entender que há uma diferença entre respeitar e concordar com o Outro.
    Marco Freitas RA 28886

    ResponderExcluir
  84. Acredito na carta e acho a preocupação verdadeira, sou cristão, e respeito todas as diferenças, como já dizia a letra da musica eu tenho amigo homem eu tenho amigo gay, sabe sei lá..... O que eu penso é que não podemos ficar criando leis favorecendo grupos etnicos ou nos classificando por nossas diferenças, devemos todos nos respeitar como cada um é.

    Acho que a criação dessa lei é uma forma preconceito, assim como a criação de cotas para negros e a legalização de casamento entre pessoas do mesmo sexo. Gente se somos todos iguais e temos o direito de ir vir e manifestar as nossas opiniões, pronto, já basta.

    Mas continuamos pensando e agindo como oprimidos, nos inferiorizando.

    O Filme que assistimos do Nelson Mandela, nos mostra isso. (Para quem assistiu), Mandela talvez tenha sido o mais reprimido de todos e como ele diz, porque devemos mudar o nome do time e suas cores, porque não aprendemos com eles e o respeitamos.

    Eduardo Neto 41477 (tarde)

    ResponderExcluir
  85. Ao DANILO DE MEDEIROS TONIOLO RA:29127 manhã

    CAro Danilo a diferença é que não puxo saco de nenhum professor diferente de alguns que dizem amém para td q os professores dize, e o Mário não é o dono da verdade, algumas coisas q ele diz eu concordo outras eu discordo. E eu acredito sim na Biblia! e ja que vc acha a biblia mentirosa acredito q vc deva ser ATEU? ou naum?? e ngm nasce Homossexual. fica esse versiculo da Biblia para sua meditação e tire suas conclusões sobre a Bibilia ou se preferir consulte seu GURU o Prof. Mário! LEIA A BIBLIA faz bem para a Alma! #ficaadica

    Quando também um homem se deitar com outro homem, como com mulher, ambos fizeram abominação; certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles.
    Levítico 20:13

    Thiago de Menezes - RA: 29290

    ResponderExcluir
  86. Concordo com alguns colegas quando dizem que as pessoas não nascem gays, isso é construido culturalmente, até porque quando se tem um menino ou uma menina que não apresentam uma maneira de agir e ser como a maioria, essas crianças são taxadas por não estarem dentro do "PADRÃO", que deveria ser seguido.Discordo de outros colegas,galera muita coisa a igreja condena..aborto,camisinha...etc.. A questão da homofobia deve ser encarada com a realidade de uma sociedade cada vez mas globalizada, não adianta esquecer a realidade, porque é fácil falar quando não se vive, mas se alguem que critica tiver um filho ou uma filha homossexual e ai? vai fechar os olhos?? "Buscai o entendimento para ler a palavra de Deus"

    Elaine Priscila RA:28806

    ResponderExcluir
  87. uns 3 meses atrás estava vendo um pasto falando sobre esse assunto homossexual.por que no (STJ ) estava para aprova um casamento de duas mulheres.ele falou se isso acontecer, o quer esta escrito na bíblia não vai valer nada. dizendo ele pasto.http://www.verdadegospel.com/stj-julga-reconhecimento-de-casamento-gay/.no final ele fala em lixo moral não pode se perpetuar na sociedade.
    Eraldo R de Souza
    Ra.28797

    ResponderExcluir
  88. PROJETO DE LEI ORIGINAL Nº 5.003-A, DE 2001
    Determina sanções às práticas discriminatórias
    em razão da orientação sexual
    das pessoas.
    Art. 2º Para os efeitos desta Lei são atos de discriminação
    impor às pessoas, de qualquer orientação
    sexual, e em face desta, as seguintes situações
    I – constrangimento ou exposição ao ridículo;
    II – proibição de ingresso ou permanência;
    III – atendimento diferenciado ou selecionado;
    IV – preterimento quando da ocupação de instalações
    em hotéis ou similares, ou a imposição de pagamento de mais de uma unidade;
    Justiticação
    A sociedade brasileira tem avançado bastante.
    O direito e a legislação não podem ficar estagnados.
    E como legisladores, temos o dever de encontrar mecanismos
    que assegurem os direitos humanos, a dignidade
    e a cidadania das pessoas, independente da
    raça, cor, religião, opinião política, sexo ou da orientação
    sexual.

    Eraldo r de Souza
    RA28797

    ResponderExcluir
  89. DIÁRIO DO SENADO FEDERAL
    A orientação sexual é direito personalíssimo, atributo
    inerente e inegável a pessoa humana. E como direito
    fundamental, surge o prolongamento dos direitos
    da personalidade, como direitos imprescindíveis para
    a construção de uma sociedade que se quer livre, justa
    e igualitária. Não trata-se aqui de defender o que é
    certo ou errado. Trata-se de respeitar as diferenças e
    assegurar a todos o direito de cidadania.
    Temos como responsabilidade a elaboração leis
    que levem em conta a diversidade população brasileira.
    Nossa principal função como parlamentares é
    assegurar direitos, independente de nossas escolhas
    ou valores pessoais. Temos que discutir e assegurar
    direitos humanos sem hierarquizá-los. Homens. mulheres,
    portadores de deficiência, homossexuais, negros/
    negras, crianças e adolescente são sujeitos sociais,
    portanto sujeitos de direitos.
    O que estamos propondo é fim da discriminação
    de pessoas que pagam impostos como todos nós. É
    a da garantia de que não serão molestados em seus
    direitos de cidadania. E para que prevaleça o art. 5º
    da nossa Constituição: “Todos são iguais perante a
    lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se
    aos brasileiras e aos estrangeiros residentes no país
    a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade,
    à segurança e a propriedade.”
    A presente proposição caminha no sentido de
    colocar o Brasil num patamar contemporâneo de respeito
    aos direitos humanos e da cidadania. E é por
    esta razão que esperamos contar com o apoio das
    nobres e dos nobres colegas para a aprovação deste
    projeto de lei.
    Sala das sessões, 28 de agosto de 2001. – Deputada
    Iara Bernardi, PT/SP.
    LEGISLAÇÃO CITADA
    Eraldo R DE Souza
    RA28797

    ResponderExcluir
  90. As opiniões expressas nesta carta, pelo chanceler da universidade presbiteriana do Mackenzie, demonstram claramente seu posicionamento contra a lei da homofobia, mas se tratando de uma universidade que teoricamente deveria ser um espaço democrático onde não deveria acontecer nenhuma forma de preconceito ou oposição em relação à sexualidade de qualquer indivíduo, acredito que alguns valores deveriam ser repensados. Se analisarmos os motivos pelos quais a universidade se posicionou contra a lei da homofobia, perceberemos o discurso de um determinado grupo tradicional repassando sua cultura e oprimindo as demais.
    Matheus Silva RA: 26857

    ResponderExcluir
  91. Concordo com o Róberson, pois, uma vez que, a Universidade se apoiou em trechos da bíblia para expressar sua opinião contra a aprovação da lei, fica complicado para muitos de nós discutirmos sobre essas questões, pois envolvendo assuntos referentes à religião, corremos o risco de também sermos preconceituosos referente aos assuntos religiosos. Acredito que a melhor forma de se amenizar o preconceito é respeitar as pessoas, de modo que não haja a intenção de mudá-las por não seguirem as concepções e valores impostos pela sociedade, desde que isso não afete os demais direitos humanos.

    Matheus Silva RA: 26857

    ResponderExcluir
  92. Mayara Cristina descordo de vc quem falou que a igreja mostra o certo e o errado ela é feita por um determinado grupo que defende uma ideia, isso não quer dizer que é certo ou errado.
    Márcio Honório RA: 25384

    ResponderExcluir
  93. ZZZ, ESTE É O CRITÉRIO A FAVOR DOS RELIGIOSOS E JUSTOS QUE NOTAMOS NESTES TEMAS QUE O MAGISTRADO NOS TENTA ENVOLVER, ASSIM, ESTE PROPÓSITO CIENTÍFICO OU NÃO, É MERAMENTE DESCONCIDERADO POR NOSSA FAMÍLIA RELIGIOSA QUE FREQUENTAM OS REDUTOS ACADÊMICOS E DESPENDINDO MAIS UMA CRÍTICA ÀS CRÍTICAS QUE LHE PROMOVEM, BLÁ, BLÁ, BLÁ. EDUARDO HENRIQUE DE MENEZES LIMA, RA: 12033, E.F., 6º SEMESTRE, MATUTINO.

    ResponderExcluir
  94. Acho de devemos ver o problema de uma outra maneira, não devemos nos preocupar com a lei se vai ser aprovada ou não, o que devemos como professor é ensinar a respeitar as diferenças, não é somente a questão de sexo, preconceito pode ser de cor, raça, religião, entre outros. Esse tema apresenta a homofobia, mais poderia ser um ato contra Nordestino, rotulado por muitos. Se posicionar a favor ou contra, não quer dizer que o professor vai entrar na sala de aula e falar que ser nordestino, homossexual é bom ou ruim. Vai apenas dar uma ferramenta para o aluno entender o que está ocorrendo e respeitar a outra pessoa. Alex Maciel RA 29149

    ResponderExcluir
  95. Uma vez que nos é dado o direito de expressão, sem interferência nenhuma do estado ou de qualquer outra coisa, nos é reservado o direito de ouvir e de falar, sem ofender e sem criticar qualquer manifestação sendo ela aceitável ou não a nossa religião. Não temos nenhum direito de dizer o que está certo ou errado do que acreditamos, se algo desse tipo se torna lei é porque esse direito não está sendo respeitado por nenhuma das partes, por ninguém. O que acontece hoje é o abuso de direito, o abuso de falar o que quer sem querer assumir ou agüentar as conseqüências.
    Alexsandro Bernardo de Freitas ra 24610

    ResponderExcluir
  96. A igreja desde o inicio sempre foi contra este assunto,porque segundo sua interpretação da bíblia sobre o homossexualismo não é o correto,que homens se relacionem com o mesmo sexo,porque DEUS fez a mulher para o homem, para que eles fizessem uma família e multiplicar-se. Mas hoje em dia a igreja aceita estes manifesto por outras causas, e que tem o dever de abençoar todos e todas sem discriminação de raça, cor, credo e etc.

    mauricio rossi 26124

    ResponderExcluir
  97. A igreja sempre se posiciona no que ela acha melhor.para sociedade na visão dela,
    cada um tem um direito de pensar é deciir; o que é melhor para você.

    valmirete lima noturno.
    28812

    ResponderExcluir
  98. Bom vou deixando aqui meu comentário no meio de tantas discussões de colegas. Eu não tenho preconceito contra homossexuais cada um escolhe a forma que quer viver, e de seu gosto.Estou ouvindo dizer que tem um projeto de lei que vai obrigar igreja evangélica a realizar casamentos de homossexuais é uma lei que no meu modo de ver deixa de ser democracia por que esta obrigando a igreja a fazer o que da sua fé não permite. Será que é só a igreja que é errada?
    Marco Antonio dos Santos RA28943

    ResponderExcluir
  99. É muito dificil falar de pré conceito...!!! sendo que ele só existe porque as pessoas nao tem aquela vivencia. Uma pessoa heterossexual por mais que vennha aceitar,sempre havera um pouco de discriminaçao,independente se for amigo ou membro da familia.É uma questão q deve ser estudada pela a sociedade,é logico que,cada um tem o direito de dar sua opinião a respeito,assim como o, rev.dr.Augustus N. É muito importante a colocaçao dele,nao pelo fato do assunto ser sobre a homofobia mas da forma que ele se refere a o respeito ao proximo,e sendo q o mesmo trata como uma forma de desrespeito e pecado esta pratica, que nada mais é do que o proprio pré conceito.uma pessoa religiosa cresce com o ensinamento q o homem nasceu p mulher ou vxs.l
    Mas se esqueceu da formação do carater,assim como homens e mulheres de bem! ou seja,oq estou querendo dizer.l! é que,se estas praticas homossexuais fosse uma opçao de escolhar...Nao acha que, quem nasceu assim optaria em ser heterossexual????O que faz a sociedade hetero pensar que os homossexuais nao tem o valor devido e que não,entraram no reino dos céus,se todos nós somos filhos de Deus...??E se naquele dia Deus teterminar que todos os gays e lesbicas entre no seu reino quem vai ser o heterossexual que vai empedir o nosso Deus????me diga quem/quem?quem?...É só oq tenho a dizer....


    Concordo com o Ítalo da Silva Magalhaes...O ser humano tem direito de ir e vim,independente de suas praticas religiosas cultarais e "opcionais"que na verdade nao é uma opcao e sim um desvio genetico rsrs...Solange Andrade Nogueira-RA:25564

    ResponderExcluir
  100. A Igreja sempre com base na Bíblia,vai descordar de vários assuntos.Anteriormente,tivemos o caso do Aborto e agora do homossexualismo.Esquecendo que a realidade e outra.Muita coisa mudou,este assunto esta mais presente em nossas vidas,e as pessoas não precisam mais esconder suas diferenças.Tenho um familiar homossexual,e fico imensamente preocupada de pensar que alguém pode surrá-lo até a morte.Com a Lei, quem sabe poderíamos amenizar e impedir as agressões dos preconceituosos,e obrigando-os a respeitá-los.Nilza A.Moreno Delgado RA28989

    ResponderExcluir
  101. Lendo, alguns depoimentos,o que mais me chamou atenção foi o do Thiago,porque esta carregado de preconceitos.Ser homossexual não é opção,estudos mostraram ser genético.Concordo com o Danilo quanto diz que seria muito mais fácil ser Hétero,não se assumir.ou então casar,ter filhos,somente para dar satisfação para Sociedade.E quanto a Bíblia,se analisar,referente a procriação,várias situações estão "erradas". A bíblia não fala para respeitar uns aos outros.Então se quer seguir,comece praticando.As nossas aulas são ótimos exemplos.Nilza A.Moreno Delgado Ra 28989

    ResponderExcluir
  102. Bom o tema é complicado porque envolve leis e relegião, Se todos tem os mesmo direitos perante a lei, vamos lá, as instituições representa um determinado grupos de pessoas, e os homossexual também, tem os seus determinados grupos, todos perenrante a lei tem seu direitos, para que todos possam ter o seu direito de expressão.
    Tudo hoje em dia é reconhecido por causas de manifestos de diversas maniras ou seja, muitos se manifesta contra a corrupção, outros pela relegião e outros pelas sua opções e é dessa maneira que os conceitos vão mudando com o decorrer do tempo.

    José Patriota RA= 25605

    ResponderExcluir
  103. Bom, em alguns pontos de vista do meu amigo, Marco Antonio dos Santos RA28943, eu concordo, não com o preconceito, mas no sentido que as igrejas tenham que fazer o casamento, bom não sou contra o casamentos de homens, mas poria existir uma instituição que legalizasse e reconhecesse o casamento. Agora para a igreja que tem sertas cultura e valores é chato né.
    Assim, como os homossexualismo não gostam de determinados culturas e valores, que não são aceitas por eles, as igrejas também tem os mesmos direitos.

    É isso.

    José Patriota RA= 25605

    ResponderExcluir
  104. A questão que não deve colocar Deus entre pre-conceito. Somos individuais, pensamos so em si proprio criticamos,discordamos,não aceitamos opiniões,quanto reverte a cituação, ai esquecermos. devemos aceitar a cultura de cada ser humano, assim deixaremos de se egoista.Hercules RA:26844

    ResponderExcluir
  105. A realidade é uma só, com esses problemas como, homofobia,desigualdade social e economica e outros. Já paramos pra pensar como as crianças sofrem com todos esses acontecimento,tudo isso reflete no futuro da humanidade.Criança maltratadas, sociedade predadora.Hercules RA:26844

    ResponderExcluir
  106. A orientação sexual é direito de cada um, tem a ver com a sua personalidade e deve ser respeitada por todos, como também tem o direito fazer parte da construção de uma sociedade com igualdade. Trata-se de respeitar as diferenças e
    assegurar a todos o direito decidadania. A Universidade Presbiteriana Mackenzie assume uma posição homofóbica, incentivando a sociedade a práticar a homofobia e ao preconceito.O Manifesto, apesar de ressaltar que aceita a homossexualidade como opção, demonstram o quanto as Instituições ligadas às Igreja se se baseiam nos seus dogmas religiosos e não estão abertas ao debate e nem mesmo a entender o ser humano. Simone RA:25500

    ResponderExcluir
  107. Debatendo: concordo com o Ermeson quando diz que é importante que se tenha espaço para debates sobre todas as questões, mas a Igreja, como sempre, não é só mediadora quer impor e julgar. Muitas preoculpadas mais com seus interesses econômicos. Simone 25500

    ResponderExcluir
  108. Muitas vezes as pessoas não tem a conciencia, que hoje em dia é muito comum ver pessoas homosexuais.
    Particulamente eu não tenho nada contra isso o importante é ser feliz....

    JEFFERSON SANTOS FERNANDES RA:26116

    ResponderExcluir
  109. Pra mim as igrejas ficam em cima do muro,ela entende como pecadores as pessoas que são homossexuais,se por acaso alguma igreja pensar de outro jeito diferente,o que vai valer as palavras da biblia.
    Pra mim qualquer tipo de descriminação,e exclusão e preconceito.

    João M.Venancio
    RA25751

    ResponderExcluir
  110. Nós profissionais da area da educação temos o papel de trasmitir o conheçimento na questão da sexualidade para que alunos tenha ciencia que existem várias opções sexuais ja que vivemos em um mundo globalizado e esse tema conserteza o alunos terão muito interesse de entender.

    O professor tem o papel fundamental para que os pais e o alunos converse sobre esse tema tão pouco falado entre eles saber questões de sexualidade é fundamental para uma educação formal de base.

    Luis Henrique Alves Abbade R.A 22143

    ResponderExcluir
  111. Nós profissionais da area da educação temos o papel de trasmitir o conheçimento na questão da sexualidade para que alunos tenha ciencia que existem várias opções sexuais ja que vivemos em um mundo globalizado e esse tema conserteza o alunos terão muito interesse de entender.

    O professor tem o papel fundamental para que os pais e o alunos converse sobre esse tema tão pouco falado entre eles saber questões de sexualidade é fundamental para uma educação formal de base.

    Luis Henrique Alves Abbade R.A 22143

    ResponderExcluir
  112. Desde a idade media a ingreja faz preção para normatizar e regulamentar a forma de convivencias das pessoas,a questão da homossexualidade é vista pela ingreja como um ato de pecado pois a sua interpretação é que homens tenham relações com mulheres para constituirem uma familia.

    Luis Felipe Alves Abbade
    RA:22144

    ResponderExcluir
  113. Carta de Manifesto homofobia e homossexuais é um preconceito onde a igreja não tem uma posição correta pois dizem que vai sai uma lei onde será realizada, casamentos de homossexuais e na minha opinião temos que respeitar a todos não ficar criticando, por que cada um tem direito de escolher o que realmente que ser, sendo assim dito que é um pecado,mas todos nos temos pecados, erramos, julgamos e falamos sempre coisas que ás vezes não sabemos então que somos nós para disse isso é pecado e não podemos julgar ninguém!!!!
    Jaqueline(Mor@ngo)

    ResponderExcluir
  114. Ao mesmo tempo que a igreja da o direito de expressao humanista, ela retira esse direito.
    Da o direito de liberdade as escolhas humanistas, como, liberdade de expressao como esta descrito na lei, opcao sexual, religiao, fé, etc.
    Se a igreja é afavor dos direitos de escolha, ao mesmo tempo repudia os homossexuais pelo que esta escrito na biblia, dizendo que o homem foi feito para a mulher e vice-versa.
    A igreja se coloca encima do muro, dando expressao de liberdade e tirando ao mesmo tempo.

    Vitor Candido da Costa RA 30965 Vespertino

    ResponderExcluir
  115. infelismente as pessoas nunca terá o direito de pensar. por que a igreja tem o poder maior, poder de controle de todos, então essas pessoas mal iformada acaba achando tudo normal, é ate mesmo tá tudo certo....

    valmirete lima noturno 28812

    ResponderExcluir
  116. Luiz Fernando, também acho o mesmo que você por que nem todos que estão lá na instituição se expressa a disser sim o que acham a respeito do assunto homossexuais,mas se calam com medo do pecado ou preconceito
    Jaqueline (Mor@ngo) Ra:26086

    ResponderExcluir
  117. A carta cita duas ou três vezes que a lei considera como atos homofóbicos, os atos que são contrários ao homossexualismo e considera que esses atos não são atos homofóbicos. Ora, se nós interpretamos bem, parece que eles estão, é tendo problemas com a nomenclatura que a lei adotou... Dá a impressão que eles querem mostrar o descontentamento, mas não querem ser muito radicais, pois talvez isso afetasse diretamente a visão dos alunos de hoje em dia. Já pensou se isso cria um atrito com os seus alunos? O quanto eles iriam perder financeiramente? Sei lá, acho que eles queriam dar uma posição mostrando a tradição deles, mas o interesse econômico fala mais alto.

    Eduardo Mazotti Garcia
    25.412
    Manhã

    ResponderExcluir
  118. Uma instituição de ensino superior que se diz renomada e de ótimo ensino, não poderia tomar partido quanto a esse assunto, afinal estamos no século XXI, mas parece que assuntos como esse ainda nos fazem regredir no tempo. Independente de religião ou cultura deve-se respeitar as pessoas, não somos obrigados a concordar mas temos de respeitar afinal são seres humanos como agente, com os mesmos direitos e deveres de cidadão.
    "RESPEITAR OS DIREITOS DO PRÓXIMO É RESPEITAR A SI MESMO".

    RÉGIS DE OLIVEIRA, RA 30352 - NOTURNO

    ResponderExcluir
  119. Acredito que a questão é saber respeitar o próximo e não acabar com a liberdade de expressão. Fazer uma lei deste tipo é pura falta do que fazer. Tantas questões mais importantes...
    Eliana Toyoko Taroda RA 27050

    ResponderExcluir
  120. Este assunto acredito que sempre existirá polemicas, enquanto houver desrespeito ao próximo sempre existirá, todos nos somos livres para ir e vim...só não acho justo criarem uma lei para uma determinada tribo, pois não são as únicas que sofrem pre-conceitos, todos nos sofremos pré-conceitos diariamente, e só pararmos para refletir. Acredito que todas as opções de sexualidade que existem que são muitas é sim uma criação de Deus, pode até não estar no livro sagrado, pois eu particularmente não leio a bíblia, mas acredito que é uma evolução da espécie, o mundo não evolui com suas tecnologias? Então os seres humanos também evoluem... Ou vai dizer que por uma pessoa ser Homossexual, Lésbica, Travesti,Crossdresser etc, elá não é filha de Deus? Não é criação dele?As pessoas julgam muito o próximo depois reclamam de tanta violência.
    Priscila, 25427

    ResponderExcluir
  121. nao concordo com o

    ALEX E O RAFAEL

    beleza os pais tem que comentar e discutir sobre este assunto concordo.

    MAS

    tem pais que trabalha de mais ou nao tem mesmo tempo para os seus filhos

    os pais sao os professores, eles sim pode ajudar a autonomia do aluno.

    o exemplo do mario

    querendo ou nao ele abre a nossa mente e ajuda a gente ser critico e autonomo.

    mauricio rossi 26124

    ResponderExcluir
  122. kkkkkkkkk
    o blog ta tenso em
    ai sim em pessoas criticas

    biblia ou ateu rsrsr

    eu acho que cada um interpreta da sua maneiro

    mauricio rossi 26124

    ResponderExcluir
  123. Concordo com João, o respeito e tudo, independente de ser ou não, só com o respeito ao proximo poderemos tentar acabar com a violência. Priscila, 25427

    ResponderExcluir
  124. Eu não vejo essa carta manifesto como um preconceito. A igreja esta se posicionando em relação a lei sobre a homofobia, de acordo com o que a igreja/biblia prega, sobre o homem e a mulher devem procriar, formar um casal para dar continuidade a espécie. A igreja esta defendendo suas doutrinas. Porém, concordo que estamos numa realidade diferente, em tempos diferentes e que tais "conceitos" da igreja estão muito ultrapassados em relação a sociedade, ao mundo de hoje, onde Deus também nos da a opção de escolha, respeitando o ser humano. A lei veio como uma forma de tentar defender homossexuais de preconceito, agressões e outras mais formas de violencia. Entendo, então que a igreja esta defendendo suas doutrinas com bases na Biblia e na sua historia, por isso posicionando - se contra essa lei, mas não como forma de preconceito. Não da pra se posicionar contra um ou contra outro, pois desse jeito estaremos sendo preconceituosos com um ou com outro, mas sim devemos pregar o respeito com as duas partes, cada um tem uma visão e devemos respeitar isso...

    Caique César Gonçalves - RA: 26384 - Noturno

    ResponderExcluir
  125. A igreja é contra a lei... O que deu pra entender que ensinar e pregar contra a prática do homossexualismo não é homofobia. Segundo o texto, tal lei interfere diretamente na liberdade e na missão das igrejas de todas as orientações de falarem, pregarem e ensinarem sobre a conduta e o comportamento ético de todos, inclusive dos homossexuais. Acredito que todo ser deve se sentir livre e ter a liberdade para realizar os seus atos e se sentir ameaçado moralmente quando houver qualquer tipo de discriminação ou preconceito que o envolva..
    CRISTIANA DA SILVA NOVAIS RA: 36203

    ResponderExcluir
  126. Acredito que a Igreja não está levantando falso moralismo, simplesmente é sua opinião baseada na bíblia. Não estão indo contra mais também não estão favorecendo o homossexualismo. Ao se colocar contra esta lei estão acreditando nas escrituras. Não seria também um preconceito impedir a forma da igreja expressar sua opinião?
    Hoje em dia a lei defende, apóia e dá os devidos direitos para todos. Temos que respeitar a ser humano como um todo , independente de sua raça , origem ,opção sexual.
    CRISTIANA DA SILVA NOVAIS RA : 36203

    ResponderExcluir
  127. Ironia ou não...na igreja fala-se tanto em igualdade de direitos,respeito ao próximo e no entanto se diz avessa a opção sexual,vestimentas e tantas outras escolhas pessoais dos cidadãos,isso é uma forma de exclusão/preconceito.E se nas escrituras diz que um dia prestaremos contas com Deus,não somos nós aqui que vamos sair apontando uns aos outros pelas suas escolhas,cada um procura o que é melhor para si e respeita os demais.
    Francisca Mª Mesquita Dutra - R.A29309

    ResponderExcluir
  128. Este asunto realmente é muito polêmico, como alguns colegas já descreveram.
    Acredito que é importante existir uma lei contra a homofobia, mas que não seja tão abragente, porque como a Makenzie se posiciona, ela também tem os seus principios, que devem ser respeitados da mesmo forma que deve existir o respeiro aos homossesuais. A lei deveria se aplicar em casos mais sérios, por exempo em caso de agressão física e psicologica. São valores laicos e de Estado, que da mesma forma que a igreja não pode intervir, diretamente, no Estado, ela também não deve intervir em suas creças. O imprtante mesmo seria diminuir conflitos na sociedade, ao buscar conhecer o Outro e respetá-los em suas cundições.
    Valquiria Alves de Oliveira, 25616 - Noturno

    ResponderExcluir
  129. Um questão muito importante, como cita o Alex Maciel, é levar estes assuntos para a sala de aula. Porque se chegou ao ponto de ser necessário criar uma lei para defender os homossoxuais, provalvemente, existe muitas ocorrencias de desrespeito e falta de aceitação dos mesmos. E na escola é um espaço para promover a tolerância reciproca e trabalhar questões de identidades, culturas, para que não haja estes choques, resistencia, conflitos, ao se deparar com o Outro.
    Valquiria Alves de Oliveira, 25616 - Noturno

    ResponderExcluir
  130. A igreja de certa parte sabe dos direitos dos seres humanos, mas segue os ideias da religião, onde o discurso juntamente com a biologia promove a idéia “onde o ser humano deve procriar”, sendo homofóbico nos dias atuais, as famílias são constituídas de outra maneira, com pessoas do mesmo sexo sendo uma homoafetividade, ou seja, atração pelo indivíduo do mesmo sexo e não como doenças que forma criadas em discursos abordados pela psicologia.
    Caio Henrique (BLAH) – 26149 - tarde

    ResponderExcluir
  131. Pessoal vejam o que nós estamos estudando, praticas homoafetivas ocorriam no período da Grécia e Roma “pederastia”, os índios praticavam sexo com indivíduos do mesmo sexo; Devassos no paraíso (TREVISAN). Quando surge o Estado eles se preocupam com os indivíduos, querendo “vigia-los e puni-los” de certas praticas, onde inicia-se questionamentos sobre a sexualidade, a igreja pregando a reprodução devido a mortalidade naquele período, discursos biológicos sobre a saúde “epidemias como a peste e lepra”. A sociedade vai tendo ascensão, aparecendo centros urbanos (ocorre o nascimento do hospital, clinica para loucos, a prisão); Microfísica do Poder (FOUCAULT) com ideais de controlar a população. Isso é de suma importância discutir hoje em que nossa sociedade repudio certas praticas por meio de poder onde os efeitos da razão foram modificadas.
    Caio Henrique (BLAH) – 26149 - tarde

    ResponderExcluir
  132. Bom, respeito o direito e a escolha de cada um, mas sou contra a homofobia, tenho principios cristão e Deus ao fazer o homem e tirou de sua custela e fez a mulher para ser sua companheira, e nao uma pessoa do mesmo sexo...
    enfim não acho que a igreja deva aprovar esse manifesto... porem nao devemos agredir essas pessoas verbalmente e muito menos fisicamento, pois elas escolheram e se são felizes assim, que assim seje até o dia do jugamento divino...

    Atauata da Silva RA 29250

    ResponderExcluir
  133. geneses 26 ¶ E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
    27 E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
    28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
    Me diz: a onde o homosexualismo entra em multiplicaivos??? é a Palava de Deus porque ir contra...
    Atauata da Silva RA 29250

    ResponderExcluir
  134. Caro, Thiago de Menezes o professor Mário não é meu guru, como consegui sobreviver até aqui sem antes conhecê-lo? Apenas estou vendo o mundo com diferentes pontos de vista e tenho minha história, encefálo e leituras para dizerem se tal coisa é certa ou não se é que isso existe? Certo ou errado? Então seria a bíblia sua guru? E acho que todos deveriam estar abertos a novos conhecimentos e não restritos, quem disse que a bíblia é a verdade fiel? Portanto estou sendo crítico e mais nada, vamos pensar e estudar mais antes de qualquer atitude.

    DANILO DE MEDEIROS TONIOLO RA: 29127 manhã

    ResponderExcluir
  135. Concordo com o Alex Maciel, quando ele relata que nós professores não devemos se preocupar com as deferenças, mas sim ensinar para nossos alunos a RESPEITAR AS DIFERENÇAS de cada um.

    JEFFERSON SANTOS FERNANDES RA:26116

    ResponderExcluir
  136. Bom fui criado na igreja evangelica, e a igreja semprefoi contra esse assunto do homessexual, não é certo que homem se relacionem com homem porque Deus fez a mulher para o homem para formarem familia e se multiplica-se.
    Hoje em dia tem algumas igreja que aceita esse tipo de relacionamento sei la...JOSÉ EURICO CASÉ RA:29788

    ResponderExcluir
  137. Concordo com o comentario do danilo,a carta tenta fazer a conservação de culturas que não mais condizem à realidade da sociedade mundial de hoje. Eles têm de ter a última palavra. Mas existe verdade de um fato, circunstância? As pessoas têm direito ao livre arbitrio e fazem de suas vidas o que bem quiserem para serem felizes, eu como ateu ignoro todas as manifestações de cunho religioso, pois seria Deus verdade ou mentira? Para mim é uma mentira feita para conservar princípios de igrejas estas que cometeram as maiores atrocidades contra a humanidade.
    JOSÉ EURICO CASÉ RA: 29788

    ResponderExcluir
  138. Eu acho muito complicado falar de opções sexuais e de relacionamentos entre homem e mulher,como sou cristão,eu acredito na palavra de Deus que é a biblia que desde de o principio deixa bem claro que adão e Eva eram um homem e outro(a)mulher,mas não podemos ficar julgando,porque mesmo eu dentro da igreja sou falho e pecador e não posso me considerar superior aos gays,e lesbicas,pois são seres humanos igual ha mim,as pessoas tem direito de escolhas sejam eles certos ou errados.Emerson cunha ra:32934

    ResponderExcluir
  139. Todo cidadão tem direitos e deveres a serem cumpridos...porém na minha opnião é ridículo vc vê independente de sexo dois homens,duas mulheres ou do sexo oposto, desrespeitando a cidadania.Cada um tem a oportunidade de escolha.E como abíblia já mesmo menciona o livre arbítrio.Porém não sou contra e nem a favor.cada um com suas escolhas.Mais gostaria de mencionar que se fosse para ser asssim deus não teria criado o homem e a mulher,por isso ele fez adão eva.Ele por assim dizer poderia ter feito só homem ou só mulher....Muitos dizem ou chegam aquestionar que as mulheres só existem para reprodução...Mais isso é ridículo...Hoje em dia como a bíblia ja mencionava hámilhares de anos antes de cristo erto se tornaria errado eo errado certo.
    Portanto aí fica uma questão a se pensar...
    Ra: 37175

    ResponderExcluir
  140. A carta demonstra claramente a real situação em que vivemos atualmente pois temos que respeitar as opções das outras pessoas mais não podemos abrir mão de ter nossas próprias opiniões então igualmente a carta nos ficamos meio que usando um termo popular em cima do muro .

    Ricardo Leal Silva

    RA 29093

    ResponderExcluir
  141. Apenas para refletir, agora quem expor sua opinião sobre determinado assunto ex:igreja, será considerado um crimi, sendo assim, pode ser processado segundo a lei x artigo y... todos nós que escrevemos nos contra a tal carta manifesto, sofreríamos processados, iguá-lo isso, ao fato de não poder expor uma opinião sobre homofobia, creio eu que isso não é ser homofóbico, mas querer que eles sejam exterminados, excluí-los de certas praticas, ridiculariza-los, fazer piadinhas etc... essas pessoas estão no mundo fazem parte deles como todos nós independente de sermos, hetero, homo, bi, trans, metro etc... tem todos os direitos iguais, inclusive o diretio a expressar suas opiniões, o que é diferente de agredir física ou verbalmente alguém.
    Tiago Roediger RA: 26340

    ResponderExcluir
  142. Eu católico, acredito na Bílbia, tenho fé em Deus, em Cristo, em Nossa Senhora, e nós Santos, tenho muitos amigos Evangélico que trocamos experiência que agrega conhecimentos par ambos os lados, todos tem o direito de ir, e vir, desde que respeite o espaço do outro. Não sou favor de casamento entre o mesmo sexo, não apenas por que a Igreja e contra, e sim por que os saberes me levam a me posiocionar assim, Talvés amanhã possa me posionar diferente não sei. Uma coisa eu tenho certeza, todos que estão falando que a Igreja e pre-conceituosa, que a discrimina e que a Igreja e isso e aquilo, não sabe o que está falando. Não estou julgando ninguém e nem pretendo, mas me parece que agora só existe uma verdade, qual é? Temos que ser críticos, temos que impor, mas nunca podemos transferi as responsabilidades para o outros. Se existe preconceito e por que todos nós somos preconceituosos. Incluise eu, quando brinco com os colegas de sala, quando menosprezo alguém, agora por que e meu amigo eu posso? Está errado não posso. Estou cansado de ouvir alguns da minha sala ficarem suando a Jackson, isso não preconceito? Antes de falarmos dos outros, olhe para os seus atos, e mesmo se vc não tem nada que te desabone, isso não te dá o direito de menosprezar ninguém. E pra finalizar, a Igreja Católica, a Igreja Evangélica, o templo Espirita cometem seus erros, por que são pessoas que conduzem estas entidades. Não posso falar de outra entidades por que não conheço, mas da Igreja Católica eu conheço um pouco, reconheço seu erros e falhas, mas também exalto seus acertos e vitórias. Antes da Igreja se posicionar contra algo não apenas por que a Igreja quer e por que tem sentido. Eu demorei muito para compreender a Igreja e hj tenho outra visão da Igreja. Nao se deixem levar pelo impulso, imediatismo, reflita, pense, seja sensato, para acertar mais que errar, pois alguns de nós poderemos ser professor do seu ou seus filhos. Para aqueles que não acreditam na palavra de Deus, eu faço um pedido, não sei qual o motivo te leva pensar assim, mas caso queria, peça a Deus que lhe mostre a verdade, lembrando que a verdade doe, mas tenho certeza que vc vai encontra um resposta.
    Que Cristo abençoe a todos e de discermento, sabedoria, paz.
    Valter RA 25542

    ResponderExcluir
  143. Pude perceber lendo os comentários dos meus colegas, que as opiniões estão bem divididas, pois cada pessoa leva para seu lado a história de homofobia, pois quando o assunto e polemico fica dificio debater
    Alexsandro Bernardo de Freitas ra 24610

    ResponderExcluir
  144. Dentro da sociedade religiosa é um ofensa falar e incentivar a homofobia justamente por questões de suas culturas. Mas hoje vivemos em uma sociedade de tranformações e direitos, ou seja, devemos respeitar as atitudes dos proximos, para que possamos acabar com essas diferenças e preconceito sobre o outro.

    Vinicius Ribeiro RA 28871 Noturno

    ResponderExcluir
  145. A exegese histórico critica interpreta a passagem do 1 capítulo da epístola aos romanos, como Paulo retomando as críticas que o judaísmo da época fazia aos pagãos(conferir sab. 11-12), oque mostra que isso não é algo que nasce com o cristianismo mas sim, uma herança de um convertido ao cristianismo. É importante lembrar que a igreja não é contra o homossexual, mas sim, contra o ato homossexual e suas manifestações em si(ato). Assim como é contra o ato sexual fora do casamento entre heterossexuais. Após o casamento(que é um sacramento da igreja) o ato sexual é permitido. Logo, o homossexual não casa então se pratica o ato, peca como qualquer outra pessoa. Quanto a lei em si, eu me posiciono contra pois o estado não deve se interferir em assuntos religiosos. Vivemos em uma democracia e é direito de qualquer um se posicionar contra ou a favor de alguma coisa desde de que não use de violência, e, não calar a boca através de uma lei de quem quer que seja.

    Claive RA-24964

    ResponderExcluir
  146. Para o Valter, gostei do seu comentário.

    Claive Ra 24964

    ResponderExcluir
  147. o manifesto traz a tona a questão da sexualidade ,porém a igreja ainda preza muito as suas doutrinas e não aceita abertamente a questão do homosexual.Solange lopes ra:28783

    ResponderExcluir
  148. vejo da seguinte maneira ,que mesmo sendo liberado muitas coisas aos homosexuais ainda assim a um grande preconceito das pessoas em relação a essa situação,mais concordo com alguns amigos que disseram em relação a questão do livre arbitrio ,desde que não vá atrapalhar as outras pessoas.solange lopes ra:28783

    ResponderExcluir
  149. NA MINHA OPINIÃO CADA UM SEGUE AQUILO QUE QUISER,RELIGIÃO,OPIÇÃO SEXUAL,PROFISSÃO,ENFIM VIVEMOS COM DIVERSOS TIPOS DIFERENTES E COM PENSAMENTOS TOTALMENTE DIFERENCIADO UM DO OUTRO E TEMOS QUE RESPEITAR TUDO E A TODOS,E QUANTO A POSIÇÃO DA IGREJA TAMBÉM TENHUM QUE RESPEITAR,ASSIM COMO TENHU QUE RESPEITAR O HOMOSEXUAL,O TRAVESTI,O NEGRO,O IDOSO,A MULHER,ETC.
    E QUANTO A LEIS DISSO E DAQUILO,PRA MIM DI NADA VALEM,VEMOS MUITAS COISAS ABSURDAS ACONTECEREM ONDE AS PESSOAS FAZEM O MAL AO OUTRO E NÃO ESTÃO NEM AI PARA AS LEIS,ENTÃO DO QUE ADIANTA,SERIA SÓ MAIS UMA LEI.
    MATEUS MANZAN DE ASSIS. RA26662

    ResponderExcluir
  150. 1- Na minha opinião, não é que a igreja esta apoiando este ato, mas sim de informar a sociedade de que temos o livre arbítrio para tomamos decisões, inclusive sobre nossas questões sexuais, pois se um homossexual buscar ajuda espiritual em alguma religião, no primeiro momento ele não será discriminado, mas no segundo momento, ele será informado que para a sociedade em que ele vive, não aceitará sua sexualidade, tentando explicar através da bíblia desde a criação do homem.
    André Luis Dos Santos Souza Ra:24571


    2- Concordo com vc Alex Maciel, pois existem outros preconceitos que a sociedade em que vivemos acaba descriminando ate mais do que a homosexualidade, e enquanto educadores, devemo mostrar para o aluno que somos diferentes e que cada individuo será formado para exercer determinados papeis na sociedade, basta ele escolher em que sociedade ele ira se formar.
    André Luis Dos Santos Souza Ra:24571

    ResponderExcluir
  151. Acredito em diversas opinioes sobre todo e qualquer assunto, cabe aos ciddadãos compreender e diferrenciar toda e qualquer manifestação, independente de qual for a etnia ou classe social, porém creio que esta lei da homofobia é um passo muito grande no direito das comunidades oprimidas da sociedade mas devemos ser criticos em relação a aceitar qualquer proposta que venha do governo sem ao menos criticá-la.


    Na verdade devemos respeitar todas e qualquer opinião que não esteja de acordo com a nossa, pois afinal de contas estamos em um país democrático.

    RA 29 163- Daniel do NaSCIMENTO GONÇALVES

    ResponderExcluir
  152. A homofobia é um ato de discriminação. O respeito pelas pessoas deve existir de forma independente de suas escolhas de vida. No entanto precisamos garantir o direito e ensinar os valores e costumes da nossa cultura.
    Claudia Ocana RA: 27562

    ResponderExcluir
  153. Penso eu que as pessoas que nao tem o que fazer,fica provocando os outros fazendo homofobia, mas tbm tenho a seguinte opiniao, nao podemos abraçar qualquer ideia do governo sem ao menos conhece-las, temos que ver sse vai ser realmente bom para o pais...vamos respeitar a opiniao pq cada um tem o direito de se expressar como quizer...
    Adriano Luis Pertinhes RA-34490

    ResponderExcluir
  154. Concordo com o Caique César Gonçalves, quando ele diz que a igreja está posicionando-se em relação a lei da homofobia, e que está defendendo suas doutrinas.
    A homofobia é uma ato de discriminação, devemos respeitar as escolhas de cada um.
    No entanto o princípio de que toda manifestação contrária seja homofóbica é contrário as leis naturais.
    A igreja nos impõe um certo de comportamento são os valore que vem sendo passado de geração pra geração.
    Claudia Ocana Ra:27562

    ResponderExcluir
  155. A verdade toda é uma só: O mundo não está preparado para tannnnta diversidade e mudança...
    A igreja não mudou muito desde o inicio dos tempos. Eu diria que ela está mais camuflada. Outras organizações apareceram e ela foi se ajustando. Mas não mudou seus propósitos. E a própria igreja sabe desde quando existe o homossexualismo... A diferença é que era tudo escondido. Uma hora as pessoas iriam se mostrar, como várias outras coisas que ainda vão aparecer nessa sociedade oportunista!
    Cristiane Santana ra 39815

    ResponderExcluir
  156. Depois de percorrer por todos os post, não irei concordar e nem discordar com ninguém, o debate esta muito legal, inclusive temos colegas citando autores, parabéns Caio. Porém penso que como futuros professores devemos ter pelo menos frente aos nossos futuros alunos uma posição de imparcialidade (sem sermos hipócritas claro). Pois sob nossa "LUX" teremos mentes em construção, verdadeiras esponjas sedentas por absorver tudo e qualquer coisa. E um posicionamento indevido pode ser nefasto. Então todo cuidado é pouco, pensemos antes e durante a fala.

    Júlio Novo RA 25355

    ResponderExcluir
  157. Todos somos filhos de DEUS e a propria greja deixa bem claro esse assunto, só que quando é para falar de sertos assuntos ela sai fora e quando esses assuntos é um diferencial ela se posiciona contra,como por ex. a homofobia, a igreja acaba deixando bem claro o preconceito esposto, algo que não deveria acontecer.

    Fabiana Ferreira RA-26674

    ResponderExcluir
  158. Todos somos filhos de DEUS e a própria igreja deixa bem claro esse assunto, só que quando é para falar de certos assuntos ela sai fora e quando esses assuntos é um diferencial ela se posiciona contra,como por ex. a homofobia, a igreja acaba deixando bem claro o preconceito exposto, algo que não deveria acontecer.

    Fabiana Ferreira RA-26674

    ResponderExcluir
  159. Concordo com Alex Maciel quando diz que, a igreja vai contra o fato, talvez por medo do diferente. A igreja em minha opinião sempre vai ter medo do diferente e nunca vai querer demonstrar isso, porque ela sabe o poder da sua hegemonia que tem em cima das pessoas e é por debaixo dos panos que a mesma comanda.

    Fabiana Ferreira RA-26674

    ResponderExcluir
  160. Acho que a igreija,escolas, universidades, a família...devem educar o ser humano para respeitar o próximo e não julga-lo pela escolha de sua sexualidade, cada um de nos somos donos dela. infelizmente muitas informações são passada de forma muito genérica, sem muito esclarecimento a igreija catolica como outras falam muito de preconceitos, as pessoas saem de la mas preconceituosa acredito. A homofobia não é nenhum crime as pessoas devem procurar se informar mas sobre esse assunto que é muito polêmico. M. Fátima RA 25976 manhã

    ResponderExcluir
  161. Concordo com a cely, o mas importante é a pessoa ser feliz não importa se com outra pessoa do mesmo sexo, devemos deixar os preconceitos de lado e"RESPEITAR O PRÓXIMO" acredito que nemhum padre ou dirigente de qualquer instituição interprete a biblia como realmente deva ser interpretada. M. de Fátima RA 25976

    ResponderExcluir
  162. discordo da minha colega valmirete ao coloca quer aigreija tem todo o controle ela e so uma parte o resto e uma sociedade cheia de preconceito, e de atitudes arreda, e que falam mais quando ver uma pessoa diferete ja começa olha com nojo veijo na facudade mesmo isso. isso e a sociedade que vivemos. Maria Aparecida de souza. RA25817

    ResponderExcluir
  163. sou kadercista e baseado na minha religiao aprendi a respeitar a opição sexual dos outros.apesar de algumas igrejas serem contra eles estao abrindo espaço para novas culturas, isso é um grande passo para rever os nossos proprios conceito. a igreja esta totalmente correta é logico que vai ser atacada pelos pre conceituosos porem não devem nem se importar com isso e continuar dando oportunidade sim aos homossexuais.corina modesto ra 33656 manha

    ResponderExcluir
  164. ola cristiane concordo com vc ,rssa palavra camuflada é tudo o que eles fazem.infelizmente o pavo é cego e não ve isso.corina modesto ra33656
    manha

    ResponderExcluir
  165. ola claudia ocana ,vc disse tudo devemos sim respeitar aos outros e principalmente a opiniao deles, assim como nos proprios temos as nossas .
    corina modesto ra33656 manha

    ResponderExcluir
  166. Todos nós somos livres, temos livre arbitrio para escolhermos o melhor para si, então acho que deve existir sim a lei da Homofobia, e cada um que sigua o que é melhor, se quer ser homo que seja, se quiser servir a Deus que sirva, o que temos que parar e com essa hipocrezia do que e certo e o que é errado, a final que não tem teto de vidro que atire a primeira pedra?? apenas um foi perfeito Jesus que pagou na cruz de calvário nossos pecados e até hj. com um simples dobrar o joelho e orar ele nós perdoa pelos nossos erros.

    Carlos Oscar Nuñez Jr. - RA: 25527 (noturno)

    ResponderExcluir
  167. Concordo com a Claudia Ocana RA 27562, o respeito tem que haver entre os seres humanos, cada um esta no seu direito desde que não interfira no direito do próximo, enfim como diz o ditado, cada macaco no seu galho!

    Carlos Nuñez - RA: 25527

    ResponderExcluir
  168. Através da carta da para perceber a visão conservadora que a igreja tem e como ela defende suas ideias em cima da Bíblia. o preconceito infelizmente existe em todos os lugares. o problema é que para se respeitar alguém ou algo deve colocar em lei, e as vezes nem isso funciona. nós devemos respeitar os que tem a opção sexual diferente da nossa e também respeitar os que não concordam, pois sem respeito nós não evoluímos.

    Phelipe RA: 26044

    ResponderExcluir
  169. concordo com a claudia ocana, a homofobia é um ato de descriminação e o respeito deve existir de forma independente de suas escolhas de vida.o que precisamos é sempre esclarecer para nossas crianças que as pessoas não são iguais umas as outras.

    Phelipe RA 26044

    ResponderExcluir
  170. Concordo Josias que igreja se posiciona em cima do muro, não fica contra mas também não fica a favor, respeita os direitos humanos, mais entende o homossexualismo como pecaminoso. Se posiciona contra a lei porque ela vai impedir a igreja de fazer o seu papel que é de formar um pensamento ideológico incontestável.

    Renato Oliveira Souza RA: 28888

    ResponderExcluir
  171. Concordo com o Mauricio da manhã, quando diz que cada um interpreta da sua maneira, afinal estamos numa época em que temos liberdade de pensarmos e acreditarmos no que nos convem. Mas deveriamos respeitar um pouco mais a opinião dos outros colegas, bíblia ou ateu, seja o que você for, ninguém é obrigado a pensar como você. Não teria graça o mundo se todos nós tivesemos as mesmas idéias.

    RÉGIS DE OLIVEIRA, RA 30352 - NOTURNO

    ResponderExcluir
  172. tenho certeza que o blog foi bem pensado,principalmente por que o professor marío
    gosta de jogar no ar assuntos que possam causar
    polemica,e tentar saber um pouco mais sobre o
    aluno a travez dos seus depoimentos, infelizmente
    tem colagas que acaba perdendo a esportiva e indo
    para o ataque pessoal,espero que tenhamos um debate saúdavel e democratico,com muito respeito
    pois nós somos os futuros professores,por isso devemos dar exemplo,obrigado.
    Edson m dos santos RA 28671

    ResponderExcluir
  173. Diz a Constituição Federal do Brasil, todos somos iguais e temos o direito de ir e vir.

    Se já existe uma lei que cita isso, para que precisamos de mais uma lei para dizer a mesma coisa de um determinado grupo, será que esse grupo que será favorecido não está sendo preconceituosdo em relação as outras pessoas?, porque um privilégio, de uma lei, para um determinado grupo? Já que todos somos iguais.

    Para quem assistiuo filme do Mandela, sabe que a sua proposta era a da união a do respeito entre todas as pessoas, quando todos achavam que ele seria um opressor ele mostrou o verdadiro valor das coisas e do ser humano.

    Se leis especiais forem criadas para cada grupo que se sente menosprezado ou oprimido, logo viveremos em um país segregado, sem união e senso comum e o pior sem uma identidade. Para quem já leu 1984, um livro que retrata uma sociedade dividida por letras, alfa, beta, etc, onde cada um vive, em seu mundo particular e somente os seus semelhantes e que servem os outros não servem. Estamos caminhando para isso, cada um defendendo o seu interesse e pronto, e ainda temos coragem de falar que não somos preconceituosos. Precisamos criar leis para "diferentes", mas quem é diferente, quando todos somos iguais perante a lei, a lei dos homens e a lei de Deus. Todos criticaram a igreja, mas Deus, antes mesmo de Jesus, já nos dizia e depois criou uma lei (Mandamento) Amai vos uns aos outros, Amai o seu o seu próximo assim mesmo como te ama.

    Eduardo Neto RA 41477

    ResponderExcluir
  174. Este documento com certeza não representa toda a comunidade citada, pois entre eles existem muitas pessoas que não expressam o que pensam, alguns por serem homossexuais, outros por não concordarem com o documento, ficando muito claro o incentivo ao preconceito e a discriminação.
    Na verdade eu acho que se nem as pessoas estão preparadas para tal aceitação, quanto mais as igrejas(religiões).
    Lucimeire RA:38944

    ResponderExcluir
  175. concordo com a minha colega Claúdia, que devemos respeitar não somente a cultura do outro mas também respeitar como elas são independente de suas escolhas
    Lucimeire RA:38944

    ResponderExcluir
  176. A igreja só estar se posicionando para defender os seus interesses, muitas jogadas politicas, medo de um grupo que se conseguirem os seus ideias, com certeza viráoutros, e a igreja terá que aceitar mesmo contra a sua vontade.
    LEOSMAR RA; 25799

    ResponderExcluir
  177. Na minha opiniao a igreja nao esta nem de um lado nem de outo ela respeita os direitos de todos nos, mas ela entende o homossexualismo como um pecado se posiciona contra a lei porque ela vai impedir a igreja de fazer o seu papel que é o de formar um pensamento ideológico incontestável.
    Bruno henrique c.pereira ra 34489

    ResponderExcluir
  178. Está discursão é muito complexa e cheia de detalhes,eu nunca tive,não tenhu e acredito que nunca terei nada contra os homosexuais,somos livres para escolher e trilhar nossos caminhos da forma que quisermos,mas:
    -casar-se na igreja e querer por uma lei para obrigar a igreja a fazer esses casamentos,não sei se estou de acordo,como também não sei se estou de concordo que adotem crianças.
    -está competição não é válida,querer ter os mesmos direitos que um casal homem e mulher tem.
    -mas estamos em 2011,a era da modernidade,evolução,tecnologia,exposição fácil pela internet,embreões,clonagens,vivemos num mundo onde o dinheiro manda em praticamente quase tudo,parém um pouco e pensem,será que estamos no caminho certo ou estamos caminhando para trás.
    MATEUS MANZAN ASSIS RA 26662

    ResponderExcluir
  179. Esse blog esta pegando fogo mais o que deu para perceber que muitos dos meus colegas estao com opinioes bem diferentes sempre levando para seu lado a historia da hemofobia,devido de um assunto muito complexo.
    Bruno henrique c. pereira ra 34489

    ResponderExcluir
  180. Muitas pessoas cocola a religião como verdade quando fala sobre algum assunto,para justificar seus preconceitos, na verdade se esconde atras da religião nesse caso o preconceito e a homofobia,mas tem pessoas q tem uma determinada religião q tem preconceito ate entre eles mesmos no caso não pode usar batom, tem q usar so saia e etc...agora imagina sobre a homofobia, fala ate q não são pessoas de Deus pura ignorancia e preconceito.
    Sandra fiuza de souza ra:15003

    ResponderExcluir
  181. Concordo com o Adriano Luiz, pois as pessoas falam muito da vida dos outros , concerteza nessas pessoas tem um monte de "pecados" por baixo do pano, e tem preconceito da vida de outras pessoas.
    Sandra Fiuza de Souza ra:15003

    ResponderExcluir
  182. No comentario da Cristiane santana,q o mundo não esta preparado para essas mudanças, acho q não precisa estar e cada um tomar conta da sua vida , e ninguem sair matando uns aos outros, e so respeita não precisa amar ninguem.
    Sandra Fiuza de Souza ra:15003

    ResponderExcluir
  183. A igreja como ambiente religioso e que preserva suas origens em relação a união dos seres,se posiciona contra a união de duas pessoas do mesmo sexo. Mas hoje vivemos em uma sociedade que todos lutam por seus direitos, e respeitar o estilo de vida de cada pessoa, é ser uma sociedade democratica, onde todos as pessoas conquista seus espaços.

    Vinicius Ribeiro RA 28871 Noturno

    ResponderExcluir
  184. Acho que ser radical nunca é o correto. Os extremos não fazem bem. Independente qual a religião, o mundo é diferente do que era antigamente e as coisas escritas aqui ou ali, perdem os seus significados quando o mundo muda. Os significados das coisas mudam, por isso eu acho que não devemos seguir ao pé da letra tudo o que a gente lê ou acredita. E outra coisa: nada me tira da cabeça que a carta tem o objetivo político de mostrar uma posição da Instituição, mas ao mesmo tempo omitir o real propósito que, pra mim, é demostrar ser fiel demais aos costumes, quando na verdade eles estão cientes que independente da posição deles, o mundo mudou faz tempo.

    Eduardo Mazotti Garcia
    25.412
    Manhã

    ResponderExcluir
  185. É infelizmente ainda existem pessoas bem atrasada(o) no mundo que ainda não caiu a ficha que vivemos em um mundo presente transformado do antigo mundo dos homens das cavernas,para a era moderna, infelizmente ou felixmente está tudo mundando, é temos que acompanhar essa mudanças; RA 24205 Josias.

    ResponderExcluir
  186. Ferir a dignidade de alguem é crime, e isso estende-se não somente aos gays, estende-se a todo, alem de qualquer relegião ra 24205 Josias

    ResponderExcluir
  187. Acho que a igreja influncia as pessoas de mais, no modo de ela pensar e agir. o preconceito já e fato com isso as pessoas vão ter mais ainda. eu não tenho uma religião hoje, já passei por varias e quando se fala de algum preconceito como esté as religiões na maioria condena se ao menos ouvir as pessoas que está envolvidas. estás religiões que dizem amar o proximo como se fosse assim mesmo.

    LUCIANO JOSÉ DOS SANTOS MANHÁ RA 27109

    ResponderExcluir
  188. A igreja não sabe o que quer, uma hora fala que é contra mas ao mesmo tempo dis ser afavor, com isso ela se faz de vitima pra niguem falar mal, nenhum dos lados, ela se defende falando que esta concordando com quem esta discutindo o assunto, assim ela fica bem com todos a ``agradando Gregos e Troianos´´.

    Marcelo Coelho da Mota RA:39840 noturno

    ResponderExcluir
  189. O preconceito em relação ao um determinado grupo de cidadãos (homosexuais), tende-se ser cada vez mais presente em discursões religiosas, que buscam apenas focar oque é certo e oque é errada para tal sociedade, sendo que cada um tem o direito de obter suas próprias escolhas. Portanto partindo desse princípio de que as manifestação ocorridas sobre a discriminação e a homofobia propriamente dita, deve ser portanto discutida amplamente, respeitanto assim qualquer opinião que venha a ser discutida em quais quer ambiente.

    Jarleny Ferreira de Sousa (manhã)
    RA: 25957

    ResponderExcluir
  190. As pessoas tem o direito de pensar e agir da forma que acham melhor, somos todos iguais perante Deus e, portanto, temos os mesmos direitos, independente da opcão sexual. Serà que não è crime proibir o uso de preservativos nas relacoes sexuais? A igreja deveria interferir menos na vida social das pessoas,tentando manipular e exercendo um poder que não cabe a ela. SERGIO PIPOLLI PIMENTA RA 26374 MANHÃ

    ResponderExcluir
  191. O preconceito em relação ao um determinado grupo de cidadãos (homosexuais), tende-se ser cada vez mais presente em discursões religiosas, que buscam apenas focar oque é certo e oque é errada para tal sociedade, sendo que cada um tem o direito de obter suas próprias escolhas. Portanto partindo desse princípio de que as manifestação ocorridas sobre a discriminação e a homofobia propriamente dita, deve ser portanto discutida amplamente, respeitanto assim qualquer opinião que venha a ser discutida em quais quer ambiente.



    Jarleny Ferreira de Sousa (manhã)

    RA: 25957

    ResponderExcluir
  192. Concordo com a colega Cristiane santana quando diz que a sociedade não està preparada para a diversidade e a liberdade de expressão. Por esse motivo, a igreja tenta manipular as pessoas, aproveitando-se tambèm , da ignorancia e fanatismo dos fièis. SERGIO PIPOLLI PIMENTA RA 26374 MANHÃ

    ResponderExcluir
  193. não concordo com o Leandro e o mauricio cada um tem sua cultura e crenças, jamais será unificada uma só ideia, pois são pessoas que pensam e tem opiniões proprias e construidas ao longo da vida, a ser humano hoje só se torna bitolado se quizer ou por opressão com acontece na china. pessoas de algumas religiões são persseguidas e mortas por não serem iguais a eles..... e gente ja mudamos e evoluimos muito do que era antes.....
    Rafael Antunes 26880

    ResponderExcluir
  194. vivemos e uma sociedade que dizem ser democratica,onde a varias igrejas com varias denominaçoes, cada uma com sua doutrina, vivemos no periodo pós-criticos, pais globalizado,a midia mostra noticias de padres pedofilos,casamentos de pessoas do mesmo sexos,etc, pra mim a igreja e a universidade estao agindo de maneira preconceituosa,afastando os homossexuais das suas instituiçoes, e temos direitos de ir e vim,e se tem condiçoes de pagar estuda onde quer, que pais vivemos?. LOURIVAL NASCIMENTO RA 26644

    ResponderExcluir
  195. Ora se queremos democracia, todos tem direito a opiniao propria sobre a homofobia, se aprovada, será criminoso quem não concorda com o homosexualismo ou quem comete a violencia???. Como educadores a questão é trabalhar o respeito as diferenças que compõem a sociedade, respeito as diferenças também vale a diferentes opiniões.

    GUILHERME LOPES - RA: 21720

    ResponderExcluir
  196. CONCORDO COM QUASE TODOS COMENTÁRIOS, COMO DISSE A CRISTIANE, AS PESSOAS NÃO ESTÃO PREPARADOS PARA AS MUDANÇAS, LOGO A IGREJA QUE TENTA MUDAR AS PESSOAS? ENTÃO O QUE VAI FAZER QUANDO SOUBER QUE TEM ALUNOS HOMOSSEXUAIS NA SUA FACULDADE? VAI POR ELES PARA FORA? NÃO VÃO DEIXAR ESTUDAR? SÃO PRECONCEITUOSOS ESTA É MINHA OPINIÃO. LOURIVAL NASCIMENTO RA 26644

    ResponderExcluir
  197. concordo com o Ricardo, a carta demonstra claramente a real situação em que vivemos atualmente pois temos que respeitar as opções das outras pessoas mais não podemos abrir mão de ter nossas próprias opiniões então igualmente a carta nos ficamos meio que usando um termo popular em cima do muro . JOSÉ EURICO CASÉ RA: 29788

    ResponderExcluir
  198. Princípios respeitados: luis Felipe Salomão ministro do STJ não há como se enxergar uma vedação implícita ao casamento homoafetivo sem a fronta a caros princípios constitucionais, como o da igualdade.obs:STJ autoriza casamento civil,entre mulheres 26/10/11
    Decisão simplifica a vida de gays, pois não e preciso união estável reconhecida
    Eraldo r de Souza
    28797 matutino

    ResponderExcluir
  199. Concordo com a Cristiane Santana, quando ela fala que a igreja esta camuflada, dando a impresão de que está com medo de se aparecer conforme os dias de hoje para não mudar as suas opiniões sobre o que está acontecendo, assim ficando em cima do muro, e como eu ja disse ela tenta agradar a todos pra niguem ficar contra sua opinião.

    Marcelo Coelho da Mota RA:39840 noturno

    ResponderExcluir
  200. Concordo com Cristiane Santana, a biblia foi modificada algumas vezes mas a igreja com seus discursos não, sempre soube que o homossexualismo sempre existiu até mesmo entre eles os dirigente, mais eles continuam se camuflando. M. de Fátima ra 25976

    ResponderExcluir

Digite seu comentário, escolha a opção anônimo e ao finalizar o seu comentário, por favor informe seu nome completo e R.A.