Plano de Aula: Didática

Unidade 1 A função social da escola e a sociedade intercultural
Referências:
As transformações sociais e seus reflexos na educação. In: Neira,M.G. e Nunes, M.L.F. Educação Física, Currículo e Cultura. São Paulo: Phorte, 2009.
http://www.4shared.com/document/3C_-XTgx/01-_As_transformaes_sociais_e_.html

Moreira, A.F.B. e Candau, V.M. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Anped: jul/ago/set/ 2003.

http://www.4shared.com/document/dApjqKh5/02_-_Educao_escolar_e_cultura_.html


Brasil: a educação contemporânea. In História da educação e da pedagogia: geral e Brasil. 3ª ed. Aranha, M.L.A. São Paulo: Moderna, 2006.

Unidade 2 Teoria Curricular
Referências:
Nunes, M.L.F Concepções críticas e pós-críticas da educação. Texto elaborado para o curso de didática da Unítalo. São Paulo: 2008.
http://www.4shared.com/document/wWRXRyJf/04_-_Concepoes_crticas_e_ps_cr.html

Nunes, M.L.F. e Rúbio, K. O(s) currículo(s) da Educação Física e a constituição da identidade de seus sujeitos. http://www.curriculosemfronteiras.org/vol8iss2articles/nunes-rubio.pdf

Unidade 3 - Concepções de Aprendizagem e docência.
Referências:
Rego, T.C.R. Educação, cultura e desenvolvimento: o que pensam os professores sobre as diferenças individuais. In: Aquino, J.G. (org.) Diferenças e Preconceitos na escola: alternativas teóricas e práticas.

Aquino, J.G. A indisciplina e a escola atual. Revista da Faculdade de educação, jul/dez. 1998, vol 24, nº2, p.181-204. ISSN 0102-2555.
http://www.4shared.com/document/jZLM79-t/07_-_A_indisciplina_e_a_escola.html?

Canem, A Universos culturais e representações docentes: subsídios para a formação de professores para a diversidade cultural. Educação e Sociedade.

Lüdke, M. Políticas atuais de formação de professores e a profissionalização do magistério. In: Moreira, A F.M., Pacheco, J. A e Garcia, R.L. (orgs.) Currículo, pensar, sentir e diferir. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

Unidade 4 – O Projeto Político Pedagógico e o Planejamento Participativo
Referências:
Planejamento educacional na perspectiva da escola cidadã. In: Padilha, P.R. Planejamento dialógico: como construir o projeto político pedagógico da escola. São Paulo: Cortez, 2002.

Gandin, D. A Posição do Planejamento Participativo 83. In: Currículo sem Fronteiras, v.1, n.1, pp.81-95, Jan/Jun 2001

Corazza, S.M. Planejamento de ensino como estratégia de política cultural. In: Moreira, A F. B. (org.) Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus, 2006.

A organização relevante dos conteúdos do currículo. In: Torres Santomé, J. Globalização e interdisciplinaridade. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Gimeno Sacristan, J. O que são conteúdos do ensino? Pgs 149-158. In: Gimeno Sacristan, J. e Perez Gómez, A .I. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Unidade 5 - Avaliação.
Luckesi, C.C. Avaliação educacional escolar: para além do autoritarismo. Texto apresentado em fórum de debates, no XVI Seminário Brasileiro de tecnologia educacional.

Esteban, M.T. Diferença e (des)igualdade no cotidiano escolar. In: : Moreira, A F.M., Pacheco, J. A e Garcia, R.L. (orgs.) Currículo, pensar, sentir e diferir. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

Registrando o conhecimento escolar. In: Neira, M.G. Por dentro da sala de aula: conversando sobre a prática. São Paulo: Phorte, 2004.
http://www.4shared.com/document/RFulGxsW/17_-_Registrando_o_cotidiano_e.html