domingo, 25 de setembro de 2011

Cultura Popular

"A modernidade tem como pressuposto a superação do conhecimento da cultura popular pela razão. Por conta disso, a educação das classes populares é considerada a chave para o progresso de uma nação. No entanto, a cultura popular também virou alvo da Indústria de Massa, que é um produto das classes dominantes. As práticas da cultura popular presentes nas diversas mídias são criticadas ora pela sua mercadorização, ora por uma estética de mau gosto. Diante das imagens, que integram o popular e o midiático, e com base no que elas transmitem, posicione-se criticamente frente às propostas de trazer pra o currículo escolar essas culturas".

Agora Assistam aos vídeos e comentem:

http://www.youtube.com/watch?v=4naUiDYWDpo&feature=player_embedded
http://www.youtube.com/watch?v=UYoVsnJYdok&feature=player_embedded

Responder até 05/10

254 comentários:

  1. a diferença da cultura de cada um, é como quem ta mais acima no topo diante desta desta situação de superioridade. eles são frutos da clases dominantes;quanto mais pessoas desenformadas mais a classe dominante domina...
    valmirete lima noturno 28812...

    ResponderExcluir
  2. O que a midia quer é escandalizar as pessoas quanto mas simples e leigas são as eles querm pelo fato de poder manoziar do jeito deles e ganhando em cima pq as pessoas quanto mas são humilhadas em publico a população gosta e acabam ganhando em cima disso... e isso acontce muito nas escolas quanto mas simples é o aluno mas eles querem humilhar e muitos gostam disso e participam para nãos serem humilhados

    Débora Ramos RA: 29422

    ResponderExcluir
  3. A mídia se aproveita desse tipo de cultura para aumentar ainda mais o ibope do programa, em que o mosqueiro do Pará tinha 30 segundos e permaneceu por 10 mín. e 55 segundos. Diante de o currículo escolar trazer essas culturas para dentro escola, para que os alunos possam vivenciar diversas habilidades motoras culturalmente determinadas, ou seja, aprendendo a cultura do outro.
    BOY VESPERTINO RA - 26252

    ResponderExcluir
  4. A cultura popular faz parte da história de um povo e deve ser preservada e transmitida para não sumir. Adaptar as diferentes culturas populares regionais ao currículo é respeitar os valores e tradição.
    Muito importante que se consiga trabalhar os temas atuais e modernos e paralelamente a isso, não deixar a cultura popular.
    A escola é responsável pela transmissão da tradição juntamente com a própria comunidade em que ela está inserida.
    A partir do momento em que um povo conhece suas raízes e preserva sua cultura, ele consegue entender quando está sendo usado como massa de manobra.

    Emerson José RA: 39017

    ResponderExcluir
  5. As questões cada vez mais difíceis. O baguio vai ficando louco a cada etapa.
    O que vemos nas imagens é uma demonstração de cultura, bem diferente daquela que a classe dominante (hegemônica) espera e institui como certa, adequada e ideal. Pois cultura é algo que não se mede e não se compara, apenas se vive. Como não podemos atuar em nossa área sem o curso superior (nome que já coloca os indivíduos que aqui estão, "acima" dos outros), precisamos estudar. O que não quer dizer que precisamos da cultura para ensinar. O que precisamos, não é de popularidade nem mídia, precisamos de desejo, desejo de fazer, desejo de realizar. Precisamos de nosso conhecimento e trazer para os nossos alunos as diversas culturas, mas não estipulando qual é certa ou errada.
    Róberson Cristiano de Souza 25558

    ResponderExcluir
  6. Essa cultura ja esta no curriculo escolar, mas não são explicadas, é so observar principalmente nas escolas de classe alta e media alta, as crianças so querem coisas de marcas, falam de viajens para o exterior, as coisas importadas ``são melhores´´ e outras coisas mais, até mesmo nas classes menos privilegiadas tambem tem esse pensamento, quando não conseguem comprar original gastando todo o salario compra um falsificado so pra falar que esta na moda, e isso poderia ser mais uma materia falando de como as industrias e os poderos querem que agente a massa, gaste cada vez mais com coisas insignificantes e que eles lucrem cada vez mais com isso, mas isso tem que ser explicado desde do começo, fazendo com que as crianças cresçam com uma cabeça mais aberta, sabendo como administrar o seu dinheiro, sua vida pessoal e profissional.
    Marcelo Coelho da Mota RA:39840 noturno

    ResponderExcluir
  7. bom todo mundo tem sua propria cultura e amidia as veses exponhe isso querendo ridiculariza, cendo que todos tem o direito de ser o quer e fazer o melho dentro da sua realiadade de vida, mas ha sociedade tenta muda pra trasfoma o sujeito no que a sociedade acha certo. Maria Aparecida de Souza. RA25817

    ResponderExcluir
  8. com cordo com adebora Ramos:
    que as pessoas são ridicularizada pela midia são exposta pra servi de audiencia, pra o crescimento da propria emissora como o caso de rapaz com sua musica com o seu jeito e sua cultura, e sua engenuidade quer fazer parte de outra realidade que não e a sua e caba sendo comprado. Maria aparecida de souza. RA 25817

    ResponderExcluir
  9. A mídia, controlada pelos Capitalistas da alta classe, ignora a cultura popular e a exclui. Mas no momento em que notam o seu potencial de mobilização, se apoderam dela e usam como ferramenta de controle de massa. A Globo é expert nisso.
    Agora a pergunta que muitos já fizeram: a TV precisa educar ou é puro entretenimento? As emissoras têm obrigação de educar? Quantos de nós assistimos a TV cultura, sem hipocrisia?
    Emerson José RA: 39017

    ResponderExcluir
  10. Isso é revoltante , pois a midia sempre quer se aproveitar daquelas pessoas ingenuas , que infelizmente são leigas e nao sabem que estao ali simplesmente para fazerem o pessoal dar risada com a sua simplicidade e ''burrice'', e acham legal aparecer na televisão , ja que assim ficam conhecidas pela população muitas vezes , como motivo de chacota.

    Porem essa cultura ja esta estampada em nosso curriculo escolar, visando sempre chegar a essas datas para ganhar dinheiro e consumir mais e mais a cada ano !

    Bruno Leonel Legarra: Ra: 29057

    ResponderExcluir
  11. Acredito que sim apesar de existirem fatores culturais ligados ao consumismo que so podem trazer malefícios mais existem os que podem trazer benefícios e não só conhecimentos sobre a nossa cultura mais também sobre outras culturas devem sim ser inseridos no curriculum escolar pois através no conhecimento seria possível evitar certa forma de descriminação existente quando se refere a outras culturas

    Ricardo Leal Silva
    RA 29093 Manha

    ResponderExcluir
  12. Bom, eu assisti no dia em que passou o Maike no faustão e juro que agora estou com muita vergonha porque na época não tinha tanto conhecimento como hoje e ri muito, agora vejo de outra maneira essa situação, é impressionante como a cultura popular serve de sarro para a mídia.Levar a cultura popular para a escola é importante para acabar com a ignorancia de algumas pessoas que desnospresam algumas culturas.

    Elaine Priscila RA:28806

    ResponderExcluir
  13. A diferença e que as escolas usam a apresentaçoes culturais para divulgar as diversas culturas que existem no Brasil,contra partida a midia leva uma pessoa de determinada cultura e muito humilde para se apresentar em um determinado programa,somente para tirar vantagens dessa pessoa, isto e uma vergonha, mas por incrivel que pareça quem dao audiencia para estes programas de tv a maioria e humildes tambem e nem sabe que estao sendo motivos de chacota.Edson m dos santos RA 28671

    ResponderExcluir
  14. Todos nós sabemos que o que a mídia quer é ibope,não importando o assunto, e se tiver que colocar uma pessoa analfabeta para cantar em inglês, mesmo que a ridicularize, irão colocar, o problema é que ridicularizamos, desvalorizamos o que é nosso e batemos palma para qualquer outro que venha de fora, mesmo apresentando o mesmo conteúdo, nos agrada. estranho neh...

    Phelipe RA:26044

    ResponderExcluir
  15. No primeiro video mostrou várias culturas espalhada nesse Brasil a fora,culturas que tem suas riquezas e deveriam ser apresentadas nas escolas, as crianças precisam conhecer essas culturas.Como vimos em sala de aula com um exemplo do professor é que todos nós temos um parentesco com culturas de todo lado, ex: o pai de Paraná casado com a mãe do Alagoas.
    Ja no segundo vídeo a mídia não perde a oportunidade de ganhar em cima de dessoas assim humildes como o mike do shananam dando a ele 15 min de fama e ganhando muito mais com certeza.

    DENISE ROCHA 30839

    ResponderExcluir
  16. Bom seria se hoje as crianças tivessem uma pequena noção de quais são suas origens e como é constituída a cultura de seu próprio país. O mundo moderno faz tudo parecer brega e fora de um contexto de sucesso. Tirando o Carnaval, manifestação que movimenta milhões e milhões todo ano, qual outro evento que tem a atenção da mídia? E como o brasileiro só vive em função dessa mídia, ele fica preso a só aquilo que as classes dominantes querem que temos acesso. Todo costume regional está ameaçado onde houver mídia! E estamos hoje cada vez mais americanizados, dando ênfase aos costumes de outros países...
    Trazer a questão cultural para as aulas é uma obrigação da escola.Provavelmente está dentro do currículo escolar. As crianças adoram tudo que é novo. Estão dentro da escola com vontade de aprender e levá-las para um repertório onde ela possa viajar nas culturas é fascinante! Mesmo sabendo que muitas só vão tomar conhecimento do contexto cultural naquele momento e que, ao chegar em casa, ligar a tv corre o risco dela esquecer tudo, ainda sim, vale a pena informar e afirmar quem somos e de onde viemos. Daí saber pra onde vamos... Só Deus sabe! Mas nossa parte a gente fez!
    Cristiane santana RA39815

    ResponderExcluir
  17. não concordo com ROBERSON AS CULTURAS SE MISTURAM no cotidiano pode ser dificil as vezes transmitir outras culturas mas ñ impossivel .
    Elaine Barreto RA:32775

    ResponderExcluir
  18. Ao meu entender a cultura popular virou comercio e audiência.

    No primeiro video mostram imagens e uma musica de fundo da cultura popular, porém não discute a luta que esse povo teve para ser reconhecido.

    No segundo video mostra um homem humilde, e um comportamento "estranho" perante a todos que estravam naquele local depois dos 10 minutos de fama ele será esquecido e outra pessoa com as mesmas caracteristicas dele humilde, engraçado, tralhador, fora das grandes cidades, será a bola da vez

    EVERTON PA JESUS RA 27426

    ResponderExcluir
  19. As culturas populares brasileiras estão relacionadas as nossas historias, ou seja, já fazem parte do currículo histórico. É fundamental que trabalhamos com as diferentes culturas dentro do ambiente escolar, para que não perdemos nossas origens e principalmente a produção de conhecimentos através das diferenças.

    Vinicius Ribeiro RA 28871 Noturno

    ResponderExcluir
  20. O Multiculturalismo é muito importante pois constantemente é visto na prática. O profissional de educação fisica tem o dever de indentificar as diferentes culturas e trabalha-las nas nos curriculos criticos sempre colocando um tema, ou até mesmo os próprios alunos endentificarem um problema e eles próprio forem solucionando assim podemos ajudar-los a ter uma autonomia e virarem um sujeito critico.
    Luis Henrique Alves Abbade R.A 22143

    O professor deve sim trabalha o multicuturalismo para que as criança entenda de onde a outra pessoa veio e quais pesperquetiva trazem com elas.

    Luis Henrique Alves Abbade R.A 22143

    ResponderExcluir
  21. È lamentavel como as informaçoes são passadas. muitas culturas são mostrada de acordo com o objetivo de quem esta transmitindo. a midia tem uma ideia de passa a cultura que chama a atenção ai ela esconde muitas informações importante.

    Márcio Honório
    RA: 25384 vesp.

    ResponderExcluir
  22. A cultura de cada um influencia e muito no que as pessoas vão achar de você sendo favoráveis ou não! Pois pessoas com simplicidades e como esta no video do Piaui, um estado de baixa renda,a pessoa se expõe de uma tal forma que para outros chegam ser banal para motivos de risos, então hoje em dia a pessoa que tem um baixo conhecimento ou uma cultura diferenciada irá ser motivo sim de ZUAÇÃO.

    Luiz Fernando Araujo R.A: 29774

    ResponderExcluir
  23. CONCORDO plenamente com o BOY, Acho qe todos nos deveriamos aprender a cultura de todos, para nao haver essas diferenças e certas situações que por imaturidade ou até mesmo falta de conhecimento, vira motivos de tiração de sarro um com o outro.!

    Luiz Fernando Araujo R.A : 29774

    ResponderExcluir
  24. Concordo com o comentário da Elaine, ao dizer que muitas vezes a cultura popular serve de sarro para a mídia. Pois bem, é necessário entender que a cultura de cada um, serve com uma identidade, uma marca que nunca será deixada, é importante usá-la como artifício e objeto de estudo, levá-la para a escola.
    Róberson Cristiano de Souza 25558

    ResponderExcluir
  25. Condordo com o Luis Henrique, pois não podemos perder essas origens , assim o professor terá que continuar trabalhando em cima dessas perspectivas, visando o multicuturalismo.

    Bruno Leonel Legarra: Ra: 29057

    ResponderExcluir
  26. Eu analiso como dois videos distintos,um onde a cultura popular foi sendo sofisticada, virando comercial,mas mantendo as origens,se transformando em atrações turisticas.E o segundo um apresentador querendo manter sua audiência, e para conseguir não mede o que faz, como ridicularizar outra pessoa.
    Marco Freitas RA-28886

    ResponderExcluir
  27. Estranho, primeiro temos uma apresentação de algumas das diversidades de nossa cultura, atraves de danças, músicas, vestimentas e outras, e em um segundo momento, a exposição de forma humiliatória de um ser humano que representa nossa cultura, sendo utilizado como objeto, como uma exposição de circo... Realemte os veículo de comunicação promovem coisas impressionantes, seja para o "bem" seja para o "mal".
    Tiago Roediger RA: 26340

    ResponderExcluir
  28. Concordo com o Phelipe: Enquanto nós mesmos ridicularizarmos nossa própria cultura e valorizarmos as de outros países, ficaremos cada vez mais distantes de afirmar quem somos.
    Cristiane santana RA: 39815

    ResponderExcluir
  29. Concordo com o nosso caro amigo Marcio Honório, pois a mídia mostra a cultura do jeito que acha conveniente e, as vezes temas corretos sendo abordados em momentos errados e de forma errada, acabam se tornando temas errados.

    Phelipe RA: 26044

    ResponderExcluir
  30. As questões cada vez mais difíceis. O baguio vai ficando louco a cada etapa.
    O que vemos nas imagens é uma demonstração de cultura, bem diferente daquela que a classe dominante (hegemônica) espera e institui como certa, adequada e ideal. Pois cultura é algo que não se mede e não se compara, apenas se vive. A cultura popular faz parte da história de um povo e deve ser preservada e transmitida para não sumir, adaptar as diferentes culturas populares regionais ao currículo, é respeitar os valores e tradição, Precisamos de nosso conhecimento e trazer para os nossos alunos as diversas culturas, mas não estipulando qual é certa ou errada.

    Thiago de Menezes - RA: 29290 - Noturno

    ResponderExcluir
  31. A cultura popular vem de diverças raizes,cada um tem a sua em particular,poucos são favorecidos que é a classe alta e os menos favorecidos normaumente que vivem em situações precarias acaba virando a diverção para eles espondo por ex:"mike do mosqueiro no faustão"envolvendo o na midia e todos aplaude.Ademilson ferrira dos santos RA:24491

    ResponderExcluir
  32. Nos dois vídeos, um demonstra a variedade da cultura, onde muitas pessoas, como eu, não sabem alguns significados das representações que nosso país têm. No vídeo seguinte como a mídia “massacra”, os ideais de um indivíduo do Pará, é uma pessoa humilde, querendo demonstrar algo, e o apresentador repudiando-o, com certas ofensas no modo da pessoa viver.
    Nas metrópoles ocorrem, com pessoas que migram em busca de melhores condições e acabam escutando certas classificações, como cabeção, nordestino, bahiano; etc.
    Isso vem da globalização, muito “eugenista e americanizada”, onde não buscamos “compreender” aquela situação, mas “taxar” a pessoa dentro do próprio ponto de vista. Está acontecendo nas escolas, conflitos de ideais “identidade” – (Louro 2001) sendo marcados por esses meios citados... Onde a classe dominante (a maioria) tenta massificar querendo se tornar absoluto, sobre um indivíduo que aprendeu de outra forma, chamando-o de “estranho”.
    Caio Henrique (BLAH) - 26149 – tarde

    ResponderExcluir
  33. discordo do comentário da Elaine, ao dizer que muitas vezes a cultura popular serve de sarro para a mídia. Até pq antes de a midia tirar sarro,nós ja estamos fazendo isso, ao chamar uma pessoa de baiana por conta de sua aparencia entre outros aspectos, j aestamos tirando sarro, então nós como futuros professores devemos nos pioliciar com relação a tiração de sarro, pois a msma nem sempre parte de midia! #ficaadica

    Thiago de Menezes - RA: 29290 - Noturno

    ResponderExcluir
  34. a midia nao quer saber de nada só quer saber se esta no topo do ibope isso sim é importante para eles,o resto é resto nao importa, mas ainda temos que pensar que um dia vai mudar e tentar acrediatr que é possivel melhorar o mundo e fazer a nossa parte.

    mauricio rossi 26124

    ResponderExcluir
  35. Sabemos que todas as culturas sofrem preconceito, as pessoas sem informação acham graça e pensam que algumas coisas não têm sentido apenas por falta de informação em querer conhecer o outro e aquela cultura. Para posicionar-se criticamente é necessário conhecer as histórias de vida das pessoas por que o ambiente em que cresce forma o cidadão. Todos têm algum preconceito e o pior é continuar desconhecendo sem querer investigar e estudar caso a caso.
    DANILO DE MEDEIROS TONIOLO RA 29127 manhã

    ResponderExcluir
  36. Agora, descordando de alguns colegas onde a mídia têm sim a capacidade de formar o indivíduo, visto que quantos de vocês estão acessando o blog de um ifone? por exemplo. É um tipo de cultura sem personalidade onde as corporações e mídias tem moldam a bel prazer, sim história e fundamentação, apenas de olho no seu dinheiro.
    DANILO DE MEDEIROS TONIOLO RA 29127 manhã

    ResponderExcluir
  37. mauricio rossi 26124

    perante a lei todos somos iguais intependente de tudo.

    ResponderExcluir
  38. O primeiro videio mostra a cultura de alguns estado do Brasil, mostra a simplicidade a garra desses povos quando vão representar a cultura da sua região. O segundo videio confesso que não consegui assistir até o fim, quem tem poder maltrata muito não só aquela pessoa simples que veio para mostrar o que ele sabe fazer, mas também tira toda a sua criatividade, motivação e até a sua crença, pois as pessoas que estavam ali via ele como palhaço e não como um representante da sua gente simples e da sua cultura. LEOSMAR RA25799

    ResponderExcluir
  39. No primeiro vídeo mostra as várias culturas espalhadas pelo Brasil a fora. Várias origens e povos diferentes é uma pena que isso não é passado nas escolas, uma vez que a cultura popular tradicional, produzida por camadas sociais economicamente desfavorecidas, tem sido lembrada na escola somente por ocasião da Semana do Folclore, outras comemorações parecidas.
    Eu creio que essas culturas existam no currículo escolar, só não são passadas e nem exploradas pelos professores e as escolas, sendo a mesma o ambiente propício para a aprendizagem do respeito pelas culturas populares, pouco divulgadas na televisão (portanto diferentes daquilo que se tornou normal para os jovens), obtido a partir do conhecimento de suas formas de expressão materiais e imateriais, na complexidade de suas dimensões históricas, geográficas, sociais, artísticas, religiosas. Vencendo o preconceito com a luz do conhecimento, é preciso formar um público jovem interessado nas suas próprias raízes, não envergonhado, mas orgulhoso delas, com espírito aberto o suficiente para redescobrir e valorizar, nas periferias das grandes cidades onde moram, as belezas ancestrais guardadas na memória de seus pais e avós.
    CRISTIANA DA SILVA NOVAIS RA: 36203

    ResponderExcluir
  40. Concordo com o Thiago de Menezes, muitas vezes nem sabemos a origem das pessoas, porque fala de tal jeito, se porta de tal maneira, já vamos tirando sarro, criticando pela maneira de falar, vesti, andar e até mesmo pela aparência, posso falar disso porque eu não só presenciei várias situações dessas como também já passei, por se de outro estado. Na verdade é como o professor Mário fala temos que apresentar sim as diversas culturas nas escolas, para que futuramente essas crianças, adolescentes não passem por situações do tipo, tendo assim argumentos para se posicionar diante as essas situações de crítica. Hoje eu vejo o quanto é importante ensinar, fazer com que as crianças conheçam, vivenciem e entenda as diversas culturas que existem no nosso país que são tão pouco exploradas no contexto escolar.
    CRISTIANA DA SILVA NOVAIS RA: 36203

    ResponderExcluir
  41. No segundo vídeo na verdade, dá muita vergonha de assisti não pelo fato do cara está lá se apresentando, mais pelo fato da mídia usar pessoas com culturas, estilo de vida totalmente diferente aproveitando da situação para ganhar audiência e humilhando que é a pior parte, justamente pelo cara ser de outra cultura, não saber falar, ler, nem se quer sabe sua idade e a partir disso sendo atração na TV, mal sabendo ele que está sendo “zuado”, muitos dando risadas e até mesmo tirando “sarro”.
    Temos que conhecer as origens, as identidades, as diversas maneiras que as pessoas vivem e principalmente suas culturas, hoje vejo esse lado de todos saberem um pouco da cultura do outro importante para se viver em uma sociedade, com pessoas de todos os tipos, e para isso é necessário que a escola seja a principal responsável não só por passar essas informações aos alunos, mais também de ensinar, educar, para que os mesmos aprendam desde cedo respeitar as diferenças dos outros e também lidar com essas situações.
    CRISTIANA DA SILVA NOVAIS RA: 36203

    ResponderExcluir
  42. Os dois vídeos são opostos em minha opinião. O 1º retrata a real cultura do Brasil, com sua variedade e sua legitimidade. O 2º mostra que a cultura daquele homem foi apagada e que foi transformada em várias outras culturas dominantes e que não se originaram na região dele. Ou seja, enquanto o 1º vídeo mostra a cultura brasileira em sua totalidade, o 2º mostra a cultura de um homem que foi alterada e que não tem nada a ver com suas origens. A situação engraçada e de tom debochado faz com que o público em geral goste daquele homem, mas pelo que ele está fazendo, não pelo que ele é. Ninguém conhece a história real dele, das dificuldades que ele pode ter passado, somente queremos saber da "apresentação" engraçada e debochada que ele faz.

    Eduardo Mazotti Garcia
    25.412
    Manhã

    ResponderExcluir
  43. a midia quer dinheiro o engraçado, falta de conhecimento traz mais ibope para eles, agora a cultura brasileira tem que lutar pelo seu espaço e nao deixar sumir nesse mundo moderno e capitalista.

    Atauata da Silva RA:29250

    ResponderExcluir
  44. O vídeo I,nos mostra quantas culturas diferentes.E fez-me pensar o quanto deixamos de saber dessas culturas diferentes,do nosso povo.E que muitas vezes ocorre o desrespeito pelas diferenças.E que muitas vezes isso ocorre na escola.Nos que vamos iniciar nossa jornada de educadores,temos como ao menos tentar mudar isso.utilizando assunto do nosso cotidiano,mostrando a valorização da nossa cultura.Além da manipulação da mídia,que incentiva o consumismo,no caso de Mike apenas usado para garantir pontos a mais no Ibope.Mas,não esqueçam ,se isso acontece e porque nos deixamos,e assistimos o programa.Nilza A.Moreno Delgado RA 28989

    ResponderExcluir
  45. Concordo com Thiago,que a nossa Cultura deve ser preservada,juntamente com a valorização do ser humano,e com Mauricio,que a mídia só se preocupa com o Ibope,desrespeitando a simplicidade de Mike.
    E que não tem a mínimo preocupação em como isso vai repercutir.E que realmente temos que fazer a nossa parte.Nilza A.Moreno Delgado RA 28989

    ResponderExcluir
  46. como é citado em aula cada povo tem sua cultura, cada corpo expressa seu sentimento, para nos que vivemos em grandes capitais ver certas danças acaba por parecer uma coisa chata, porem estes povos esperam o ano todo pra chegar o dia de festa, eles enveste em roupas e gostam de aparecer bem luxuosos, essas festa sao mt importante para eles, mas mts ignorantes nao sabe o que se trata e fizem coisas absurdas, o folclore dentro de nosso pais é levado mt a serio no norte e nordeste e é uma gde festa onde elas comovem as cidades proximas ja em sao paulo nao temos festas e pessoas com espirito folcloricos aparecida cristina ra: 25354 tarde

    ResponderExcluir
  47. no começo da reportagem fausto silva ja detonou o cara falar dos dentes etc. segundo fazer o cara de bobo querer falar de ingles e compara-lo com ex bbb. isso ele so precisava de 30 segundos e ficou com o cara mais de dez minutos é claro o cara deu audiencia pra ele que nem ele se tivesse os 30 segundos saberia se livrar, fauto ate pode ser uma pessoa estudiosa, mas o burro do programa é ele que nao sabe apresentar. aparecida cristina ra: 25354 tarde

    ResponderExcluir
  48. mauricio rossi 26124

    o nosso papel é levar os nossos alunos a pensar sobre estes assuntos, levando para eles as culturas, mostrando que nao tem cultura certa ne cultura errada e sim culturas diferentes umas das outras.gerando alunos criticos e educados no meu ponto de vista.

    ResponderExcluir
  49. Devemos encarar a cultura não como uma forma de pré conceito ou critica, e sim como respeito a cada região.
    Tendo em mente o valor de cada dança eo significado de suas crenças,dando enfase a suas tradiçoes histórias,valorizando suas culturas independente do local onde estiver, por que o mesmo.Te mostrarar o valor de um conhecimento cultural em prol a valorização humana.Onde a ignorancia predomina,como mostrar, ao nossos alunos as diferenças,se nós mesmo não analisamos e valorizamos esse tipo de pratica, se continuarmos dando ouvido a classe dominante,que só se preocupa com o q o outro esta vestindo,se é de marca ou de boa qualidade, devemos abrir mais nossas mentes para novos horizontes,colocando essas praticas não só no curriculo escolar mas sim no nosso dia dia.mostrando não só para as crianças como para si proprio os valore de suas origens e culturas.
    Solange Andrade Nogueira RA:25564


    Concordo com o Mauricio Rossi,a midia ea hipocrisia esta ai cabe vc alimentar ou não essa pratica,se é possivel melhorar o mundo, não devemos desacreditar nessa hipótese só assim fazendo sua parte,para adquerir um bom resultado...Solange Andrade Nogueira RA:25564

    ResponderExcluir
  50. Os vídeos mostram o quanto o Brasil é rico em cultura e não sabemos aproveitar a riqueza
    que vem dela, temos diversas opções de conhecer nosso país, mas por influência da mídia
    pouco podemos ver, a não ser que agente busque na internet ou viaje a esses lugares, é
    interessante passarmos isso na escola, ensinando desde de cedo nossos valores fazendo
    crianças crescerem conhecendo seu país e dando mais valor as coisas.
    Dentro disso temos de respeitar as outras culturas pois é a forma que encontram para viver em suas
    cidades.

    RÉGIS DE OLIVEIRA, RA 30352 - NOTURNO

    ResponderExcluir
  51. Acho que a cultura popular deve ser conservada nas escolas ,e cada vez mais lembradae respeitada por todos.

    De acordo com alguns relatos dos nossos amigos , a midia as vezes acaba fazendo com que as pessoas desrespeitem a cultura do outro ,ou
    até mesmo quer ganhar audiência em cima de pessoas humildes que ainda preservam a cultura popular.solange lopes ra:28783

    ResponderExcluir
  52. A Denise Rocha teve uma ótima observação, todos nós temos uma cultura diferente, vinda de outros estados e isso nos dar condição de conhecer-las, embora não tenhamos nenhum interesse de conhecer profundamente mas temos que respeita-la, o programa do Faustão não nos traz nenhum conhecimento cultural, é apenas um auditório de alegria no final de domingo, onde a direção foi infeliz ao exibir esse programa, onde brincaram com a cultura de uma pessoa simples onde não sabia se defender. LEOSMAR RA. 25799

    ResponderExcluir
  53. Percebemos que a midia adora pegar as pessoas simples que tentam ganhar a vida com suas culturas,para que tudo vire gozaçao,para que fiquem em primeiro lugar no ibope,penso que devemos levar diversas culturas para a escola,para que pare um pouco com essa palhaçada de que tudo vire sarro,vamos mudar isso dai.
    Adriano Luis Pertinhes RA-34490

    ResponderExcluir
  54. Hoje em dia tem muitas culturas diferentes e temos que respeitar a cultura de todos que são diferentes mais lindas.As culturas populares vem de muitos tempos atras e a midia que cria novas culturas, temos que preparar nossos jovem nas escolas para respeitar essas culturas diferentes.

    Marcos vasconcelos RA:25435

    ResponderExcluir
  55. partindo das imagens, eu acho uma grade falta de respeito, por parte da mídia e principalmente por parte do apresentador, pois eles se aproveitam de uma determinada cultura para se promoverem, eu diria que zombar de uma determinada cultura por conta de uma determinada forma de falar ou de se impor diante de uma situação principalmente em público se torna o cumulo do ridículo, será que o Faustão iria gostar de ser chamado de pelancudo, por que diante das imagens se torna claro que ele esculacha o cidadão!!e ainda fala do lugar de origem do cidadão, e isso me revolta!! Edson Soares RA:27093

    ResponderExcluir
  56. Diante das imagens é revoltante a forma a qual o cidadão é tratado, por conta da sua cultura e da forma como o mesmo se comunica, infelizmente a mídia quer isso, se promover através de nossas culturas, e ridiculariza de forma esculachadora, não podemos de forma alguma tirar o chapeu para certas coisa, isso é revoltante, Edson Soares RA:27093

    ResponderExcluir
  57. concordo plenamente com o amigo Márcio Honório, pois muitas vezes as nossas culturas são transmitidas de forma ridícula, com um unico objetivo dar audiência para a mídia e não para enriquecer as culturas, pro ridicularizar é mais engraçado e isso trás mais audiência, e consequentimente arrebentando a cultura popular brasileira. Edson Soares RA:27093

    ResponderExcluir
  58. No brasil as pessoas não conhece a propria cultura, sendo que a que vem de fora é sempre melhor, nós criticamos as pessoas de classes desfavorecida só porque elas são diferentes do nosso contexto, se fizermos uma viagem pelo brasil a fora, vamos ver a diversidade que temos.Para eles seremos estranho tmb, E vermos o fato da midia se aproveitar da diversidade abrangente que temos e ganhar dinheiro e ibope, Eles entram nas culturas diferentes com proposta de melhoria para eles, temos que alertar as novas gerações a essas coisas...
    Luciano J.Santos LUK RA 27109 MANHÁ

    ResponderExcluir
  59. É! As pessoas simples são criticadas pelas sua culturas, enquanto a elite se diverte com os costumes, culturas das pessoas que não tiverem a mesma oportunidades que eles, a diversão é garantida nas custas dos desenformados, ou seja pelo fato de alguém ter um pouco mais de informação se acha no direito de tirar proveitos de seus semelhantes (seres Humanos).
    A mídia fortalece esse tipo de preconceito, discriminação e classificação de classe social.
    A mídia tem forte influência de manipulação de massa, ou melhor colocam dentro das casa e das pessoas que o mundo tem que ser daquela maneira, se outra pessoa for por outro caminho está errada, ou melhor é excluída dos demais.
    É isso.

    José Patriota RA= 25605

    ResponderExcluir
  60. Bom! Concordo com meu amigo Tiago Roediger RA: 26340, porque a mesma força que a mídia tem para levantar uma pessoa, uma cultural, um costume ela também tem o poder de humilhar,discriminar,criticar e excluir tudo e todos.

    É isso.

    Patriota RA=25605

    ResponderExcluir
  61. Os saberes dos alunos estão voltados ao aprendizado das coisas atuais, ou seja, daquilo que eles estão vivendo atualmente (comprar e comprar, ser melhor que o outro, que o fraco não tem vez e outros). E a escola ensina a ser assim. Ensina a recusar a cultura do outro que é diferente da sua, que não lhe trás nada interessante. Então, se você tenta levar algo que seja diferente do que eles estão habituados, logo recusam. Tente organizar em uma escola a´´ Festa do Boi Bumbá `` dificilmente irão participar. Ao contrário, se fosse um samba ou um baile funk (nada contra os gêneros) todos topariam ir. Outro exemplo, a vestimentas dos gaúchos, tem muita gente que adora tirar um barato delas, mas não sabem o que elas representam à estes. Acham cafona porque nunca viram seus amigos fazendo uso delas. O que será que vale mais pra eles ??? Ter um Nike ou um Adidas e ser exaltado, ou ter as botas de uma marca que é lá do interior do RS ?? Eles aprendem o que recebe mais valor e que trarão-lhes um melhor status entre si. Se atualmente o bem material é o mais importante, pra que saber sobre a Guerra do Paraguai ou a Revolução Farroupilha ??

    Wallace Almeida 26781

    ResponderExcluir
  62. À Róberson Cristiano e Marcelo Coelho da Mota ...


    Tchê, realmente cara... fico à pensar porque o nome ´´Ensino Superior``, se realmente for pra ser SUPERIOR aos demais a escola já repassa isso. Compartilhando a mesma idéia do nosso colega Marcelo para esta fazer sentido: Que os alunos só falam em viagens e em ter coisas de outros países... vivencio isso no meu estágio. Já é um ´´ ENSINO SUPERIOR ``, vc aprende como ser melhor que aquele lá, que ñ têm nada, será maior do que ele.

    Wallace Almeida 26781.

    ResponderExcluir
  63. Hoje em dia nosso pais esta totalmente esquecido de algumas culturas que vem de rais
    a midia tem uma boa parte sobre isso como hoje em dia tudo e televisao, radio, jornal,
    a midia se aproveita muito de algumas coisas banais e pensando so no ibope e os lucros
    atraves de besteiras, aproveitando tambem de algumas pessoas revertendo historias
    para que pareça uma coisa agradavel.

    Bruno henrique c. pereira
    RA: 34489

    ResponderExcluir
  64. não entendi o que vc quiz dizer marcos vasconcelos, vc fala que hoje temos muitas culturas diferentes e depois vc fala que as culturas populares vem de muitos anos atras, e outra coisa a midia não cria cultura ela transforma as culturas que ja existe.

    Márcio Hónorio

    RA: 25384 vesp.

    ResponderExcluir
  65. Existem duas razões porque os itens que atraem as massas dominam a cultura popular. Por um lado, as companhias que produzem e vendem os seus itens de cultura popular tentam maximizar os seus lucros, enfatizando itens que agradam a todos. Por outro lado, aparentemente, a cultura popular é governada pelo efeito meme de Richard Dawkins, o qual é uma forma de selecção natural - os itens da cultura popular com maior probabilidade de sobreviver são aqueles que atraem maior quantidade e variedade de público, propagando-se mais eficazmente.
    Shirley T.Santucci RA:34981

    ResponderExcluir
  66. gente a cultura esta ai para resgatar valores, o que seria da gente sem esses valores. a midia esta ai para detonar e ajudar e isso so acontece quando eles querem ,nos temos que fazer a diferença e continuar enriquecendo essas culturas .programa de televisao so ajudam quando querem e ve que vai dar ibope caso contrario nem ligam para aquele pobrezinho que vai ate a televisao levar um pouco do conhecimento do estado a onde nasceu.antes mesmo de nascermos essa palavra cultura ja existia cabe a nos somente enriquece-la.corina modesto RA:33656 manha

    ResponderExcluir
  67. bruno concordo com voce,cultura tem raizes a midia náo ela e nova no mercado .como seria bom se podecemos contar com a midia para levar a cultura para as pessoas menos favorecidas e para os iguinorantes!!! corina fernandes modesto RA:33656 manha

    ResponderExcluir
  68. wallace ,voce falou a mais pura verdade. a escola com certeza ajuda muito os alunos a esquecer a verdadeira cultura do pais .e a se preocupar com coisas banais o que ela apenas esquece e que a cultura faz parte de um povo seja ele rico ou pobre. e tem mais os alunos hoje nao acham nada interresante saber o que ja aconteceu em seu pais anos atras com relacao a cultura popular e sim em coisas novas que sãofuteis. Corina Modesto RA:33656 manha

    ResponderExcluir
  69. Concordo com alguns colegas que colocam a culpa na mídia, mas se não houvesse procura não haveria oferta, se é isso que vende é o que irão colocar no ar, ou transformar para atender o " REI " consumidor.
    Marco Freitas RA 28886

    ResponderExcluir
  70. Poxa, gostei Emerson concordo com vc, cada povo traz consigo uma cultura e tem que haver uma preservação da mesma, sendo apresentada para outros povos, é importante q as crianças conheçam outras raizez até por todos nós temos na nossa família raizes de outras clturas

    DENISE ROCHA 30839 VESPERTINO

    ResponderExcluir
  71. Tiago Menezes, podia evitar de plagiar comentários né colega!! Fla sério, acrescentar 3 linhas ao seu comentário, não o faz deixar de ser plágio!! Creio que tu consigas criar seu próprio comentário!! Valeu, abraço!!
    Róberson Cristiano de Souza 25558

    ResponderExcluir
  72. Infelizmente algumas culturas estão sendo brevemente apagadas,com a globalização as todas as formas de mídias estão padronizando somente uma cultura que infelizmente é a cultura dominante a cultura eurpeia,branca,heterogêneo e burguesa.Com isso é o papel do professor trazer essa problemática para os alunos entenderem as relações de poder que existe nas mídias.

    Luis Felipe Alves Abbade
    RA 22144

    ResponderExcluir
  73. Pois é Thiago vc discurdou de mim...e se contrariou depois, pois se nós desnosprezamos algumas culturas, pode ter certeza que a mídia através dos meios de comunicação contribui sim para isso...

    Elaine Priscila RA:28806

    ResponderExcluir
  74. Bom eu concordo com a Elaine Priscila pois devemos levar a cultura popular para escolar para desmitificar esse pensamento que temos que a cultura do outro não serve somente a sua é a certa.

    Luis Felipe Alves Abbade
    RA 22144

    ResponderExcluir
  75. A cultura popular vem de diversas raizes cada um tem a sua,a classe alta tem seus privilégios vivem e podem investir em sua saúde,estudos,viagens para o mundo todo e assim adquirem novas cultura e a classe baixa sobrevive em situações precárias sem condições de cuidar de sua propria saúde e adquerir novos conhecimentos "pessoas leigas"um ex: Mike do mosqueiro no faustão não sabia nem sua propria idade e só atraves de sua carga dentária descobrirão sua idade de 38 anos,pessoas assim ainda acaba sendo exposto na internet,tv e a maioria aplaude. Ademilson F Santos RA:24491 noturno

    ResponderExcluir
  76. Como mostra no primeiro video, muitas coisas da cultura brasileira, já fazem parte do curriculo escolar, como o dia do Índio, personagens do folcore brasileiro, carnaval, etc. Porém sem nenhuma ênfase, de forma extremamente sucinta! O segundo video, o Mike do Mosqueiro, mostra uma maneira de se expressar, sem preocupações técnicas, e algo que ele cria. Isso é algo que falta nas escolas, pois as crianças não podem criar nada do zero, só fazem a repetição imposta nas escolas.
    Leandro Bertolini – RA 25545

    ResponderExcluir
  77. Minha opinião vai um pouco de encontro com a do Marcelo Coelho, essa cultura já até “existe” nas escolas, mas coisas contribuem para que não seja explorada, como ele disse, a falta de interesse dos alunos (pois só se preocupam com o que a mídia impõem) e a falta de “jogo de cintura” por falta dos professores. Daí entra a questão que o Róberson cita, que temos que trazer a cultura nas escolas, mas sem estipular as certas e as erradas.
    Leandro Bertolini – RA 25545

    ResponderExcluir
  78. A cultura popular muita das vezes é considerada algo de mal gosto e sem valor, e ai e penso quando estamos na escola a nossa cultura e colocada de lado e sem valor o que é bonito e bom são a cultura dos branco precisamos refletir sobre este pensamento.Fabiana da silva 25379

    ResponderExcluir
  79. Jose Patriota você está com toda razão, nos devemos nos colocar no lugar das pessoas, para vermos na pele quando uma pessoa esta sendo ridicularizada por mostrar a sua cultura. Fabiana da silva 25379

    ResponderExcluir
  80. A culura dos povos de diferentes regiões devem ser transmitidas aos alunos.Márcia Priscilla S. Candido RA: 37680

    ResponderExcluir
  81. Trabalhar o aspecto critico na escola é um grande desafio, pois a mídia, se não, é uma das mais poderosas influencias. o trazer para o currículo as diversidades culturais é fornecer ferramentas para ver além do que a mídia divulga, perceber as intenções.

    GUILHERME LOPES - RA: 21720

    ResponderExcluir
  82. A intenção da mídia na ótica capitalista é esta, apropriar-se da cultura de massa, divulga-la e ao mesmo tempo apontar aspectos ruins, sem valor, sem prestigio, sem glamour e com isso impor padrões da estética ao status..... seu poder de manipulação é tamanha que faz com que negamos a nós mesmos.

    GUILHERME LOPES - RA: 21720 - NOTURNO

    ResponderExcluir
  83. Josias Miguel da Silva RA: 24205

    Quando assistimos um vídeo como esse das pipas ou uma propaganda (antiga da época) ou vemos uma criança soltando pipa, nos faz voltar no tempo e lembrar de nossa infância, de nossas origens, da música que ouvíamos na época, brincadeiras etc.. Isso faz com que fiquemos com saudade querendo vivenciar tudo de novo. Uma forma de estarmos resgatando toda essa riqueza que hoje está mais presente na mídia e em menor escala no dia-a-dia das crianças e trazer de volta para a escola.

    ResponderExcluir
  84. Concordo com as palavras do nosso colega Emerson José - RA: 39017, onde a educação e a cultura vem de berço, das nossas raizes familiares, porém tem que ser exercitado e praticado nas escolas, não devendo cobrar nada da midia e dos meios de comunicações, pois só visam grana (Merchans, propagandas).

    Carlos Nuñez - RA: 25527

    ResponderExcluir
  85. Infelizmente os anos passam, mas o sistema continua o mesmo, onde sempre as classes burguesas dominam e se destacam perante a sociedade, e como se não bastase se divertem muito com as classes mais abastadas (pobreza) através dos meios de comunicações, midia e na sociedade.
    Culpados???, acho que somos nós porque nos confortamos com estas situações desvalorizando nossas raizes e culturas, assistindo, concordando e dando IBOPE para que não haja mudanças.

    Carlos Nuñez - RA: 25527.

    ResponderExcluir
  86. Cada povo tem a sua cultura e precisamos respeitar essa diversidade. Mas o que acontece nos dias de hoje é que o indivíduo foca apenas na sua própria cultura e desprezando as demais, gerando às vezes até discriminação. Penso que as diversas culturas seria um conteúdo bom para ser introduzido nas escolas, pois assim aqueles que não conhecem outras culturas teriam a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos, e também para aqueles que as desprezam, seria uma oportunidade para que conhecessem os seus significados e origem e assim a escola poderia mudar o pensamento desses alunos e fazer com que todos respeitassem as culturas, costumes e diferenças das pessoas. Para essa introdução nas escolas, seria interessante o professor de Educação Física levar essas diversas culturas para ser trabalhada em suas aulas, como nas danças, costumes, comida, e até mesmo as brincadeiras e o esporte, que em vários lugares há adaptações às regras.

    Amanda Cardozo Silva - RA: 39686

    ResponderExcluir
  87. A cultura pode ser vista de duas maneiras, uma como troca de saberes, e, a outra como deboche,como demonstra os dois videos.

    Concordo com a Solange Lopes, pois a escola ajuda muito a preservar a cultura,pois a midia em si acaba desmerecendo as pessoas, fazendo assim escapar a cultura do outro com desprezo ou ate desdenha.
    Camila Alves (RA 26498)

    ResponderExcluir
  88. A cultura é colocada como se tivesse uma mascara, um canal de transmissão, onde um povo mostra uma cultura leiga, e outra fazendo uma troca de conhecimento.

    Concordo com Adriano Luiz, pois muitas pessoas usam as pessoas leigas humildes para gozação, tiração de sarro, desmerecendo a cultura dessas pessoas humildes, nos como professores de Educação Fisica, precisamos trabalhar com isso, tirando esse preconceito do olhar dos alunos por causa da pripria midia nos passa.
    Fabiane Delicia (RA 25539)

    ResponderExcluir
  89. Todos nós temos nossa propria cultura e isso deveria ser valorizado e simbolizado por todos, principalmente pela midia que é uma ferramenta fortissima de comunicação. E nao desvalorizada como mostra o video com o apresentador Fausto Silva.

    Concordo com o meu colega de classe Edson, é muito triste ver as pessoas rindo da cultura do proximo,E na minha opiniao é uma grande riqueza termos nossa propria cultura e compartilhar como outras;

    Sandra Rodrigues noturno RA 26274

    ResponderExcluir
  90. Muitas culturas ainda sofrem preconceito principalmente nas escolas.Muitos alunos não gostam quando alunos de outra cultura entram em sala de aula, mas acredito eu que isso seja influência das mídias e de certos programas de televisão.

    Jefferson Santos Fernandes RA: 26116

    ResponderExcluir
  91. Infelizmente creio que a escola ensina ao aluno a ser muito fechado, com isso nao aceitando a cultura do outro ou até mesmo a experiencia de vida que os outros tem, que em muitos casos pode ensinar muito a nao repetirem os erros que uns cometeram com isso aprendendo com o colega.


    Tenho a mesma visão do wallace, nao temos que a escola ensina a nao ver a cultura do nosso colega. Acabam recusando algumas informações ou ate mesmo com nosso colega informou algumas culturas como as nordestinas as do Rio grande do sul por exemplo, por isso temos que incentivar o maior numero de atividade que possa passar culturas diferentes para os alunos para que eles possam ter uma vivencia e uma experiencia.

    Flavio N. Minozi RA: 28760

    ResponderExcluir
  92. O 1º video mostra varias formas de cultura que podem ser agregadas ao nosso curriculo, só que nos não buscamos essas culturas por causa do acesso difícil que temos para encontrar ou estudar essas culturas, ao contrário do 2º video que mostra que o povo não quer ampliar o seu conhecimento ou curriculo e sim tirar um sarro das pessoas, independente da sua cultura popular ou crença... pra isso que serve a mídia pra diverti as pessoas e não importa o conteúdo nem a dificuldade para encontrar esses tipos de imagens !!


    Leonardo Barbosa RA: 25403

    ResponderExcluir
  93. As grandes industria ela percebeu pra convencer mais consumidor tem que fala a lingua deles então ela usa cultura de cada pais no proposito de maiores vendas
    E que nois professores temos que fazer para ensinar nossos alunos antes de planejar uma aula observa como age nossos alunos

    DAVI ABREU CORREIA: RA.14724

    ResponderExcluir
  94. Estou de acordo com o EMERSON, o EVERTON e o LUIZ FERNANDO. Esses dois vídeos é um tipo de práticas que expressam significados diferentes, ou seja, diferentes culturas. E a escola por sua vez por ser um meio de comunicação, ela tem que compreender os sentimentos, valores e significados das diferentes culturas. Já para a mídia vale tudo, ou seja, usam esse tipo de cultura para aumentar cada vez mais a audiência do programa.
    BOY VEPERTINO RA - 26252.

    ResponderExcluir
  95. A mídia expõem as pessoas que tem pequenos conhecimentos para ridicularizar a população,por que não saber se expressa ou conversa corretamente sem respeito com o próximo pouco estudado até para poder trabalhar e ajuda em casa. A cultura é muito conhecida,pois cada um tem a sua e temos que respeitar as diferenças sempre conhecer a cultura do outro para aprendemos cada dia coisas novas.
    Jaqueline F. Lemos 26086

    ResponderExcluir
  96. A cultura de hoje não existiria e nada seria sem a base sustentadora da cultura popular, que é achincalhada, distorcida e maltratada a todo instante em função de culturas massificadoras, que adentram de forma permissiva e lasciva o nosso cotidiano – ligando um aparelho de TV e permitindo que nossos filhos e nos mesmos sejamos seduzidos por toda sorte de prazeres. Ocultamos nossas origens, nosso berço pelo medo de sermos julgados e excluídos. Rimos da condição do outro que é humilde, e grassamos a cultura invasora e regozijamo-nos com isso, pois “é da hora”.
    Acredito sim que a cultura deve ser levada para a escola.

    Júlio Novo RA 25355

    ResponderExcluir
  97. sociedade moderna e as culturas dominantes estão na frente com o poder de criar sujeitos e colocalos no topo da piramide. E as culturas que a mídia coloca como de sarro como a tv globo está mostrando é para servir de riso para os poderosos e a tv ganhar audiêcia nas custas de saberes diferentes que são humilhados sem eles mesmo perceberem.
    Marcos vasconcelos RA:25435

    ResponderExcluir
  98. O 1 video representa a diversidade cultural do Brasil, e o professor deve trabalhar isso demonstrando que em cada lugar ocorre culturas diferentes, que mesmo sendo diferente devemos entender e respeitar a cultura do outro. Isso pode ser transferido para a cultura de outros povos, como o japones, o turco e assim vai... Ja o 2 video traz um tom de superioridade por parte da elite, ridicularizando porem ao mesmo tempo tirando proveito do apelo que gera com a massa.

    Alex Maciel RA 29149 manha

    ResponderExcluir
  99. No primeiro vídeo mostra as várias culturas espalhadas pelo Brasil a fora. Várias origens e povos diferentes é uma pena que isso não é passado nas escolas, uma vez que a cultura popular tradicional, produzida por camadas sociais economicamente desfavorecidas, tem sido lembrada na escola somente por ocasião da Semana do Folclore, outras comemorações parecidas.
    Eu creio que essas culturas existam no currículo escolar, só não são passadas e nem exploradas pelos professores e as escolas, sendo a mesma o ambiente propício para a aprendizagem do respeito pelas culturas populares, pouco divulgadas na televisão (portanto diferentes daquilo que se tornou normal para os jovens), obtido a partir do conhecimento de suas formas de expressão materiais e imateriais, na complexidade de suas dimensões históricas, geográficas, sociais, artísticas, religiosas. Vencendo o preconceito com a luz do conhecimento, é preciso formar um público jovem interessado nas suas próprias raízes, não envergonhado, mas orgulhoso delas, com espírito aberto o suficiente para redescobrir e valorizar, nas periferias das grandes cidades onde moram, as belezas ancestrais guardadas na memória de seus pais e avós.
    No segundo vídeo na verdade, dá muita vergonha de assisti não pelo fato do cara está lá se apresentando, mais pelo fato da mídia usar pessoas com culturas, estilo de vida totalmente diferente aproveitando da situação para ganhar audiência e humilhando que é a pior parte, justamente pelo cara ser de outra cultura, não saber falar, ler, nem se quer sabe sua idade e a partir disso sendo atração na TV, mal sabendo ele que está sendo “zuado”, muitos dando risadas e até mesmo tirando “sarro”.
    Temos que conhecer as origens, as identidades, as diversas maneiras que as pessoas vivem e principalmente suas culturas, hoje vejo esse lado de todos saberem um pouco da cultura do outro importante para se viver em uma sociedade, com pessoas de todos os tipos, e para isso é necessário que a escola seja a principal responsável não só por passar essas informações aos alunos, mais também de ensinar, educar, para que os mesmos aprendam desde cedo respeitar as diferenças dos outros e também lidar com essas situações.
    CRISTIANA DA SILVA NOVAIS RA: 36203


    Concordo com o Thiago de Menezes, muitas vezes nem sabemos a origem das pessoas, porque fala de tal jeito, se porta de tal maneira, já vamos tirando sarro, criticando pela maneira de falar, vesti, andar e até mesmo pela aparência, posso falar disso porque eu não só presenciei várias situações dessas como também já passei, por se de outro estado. Na verdade é como o professor Mário fala temos que apresentar sim as diversas culturas nas escolas, para que futuramente essas crianças, adolescentes não passem por situações do tipo, tendo assim argumentos para se posicionar diante as essas situações de crítica. Hoje eu vejo o quanto é importante ensinar, fazer com que as crianças conheçam, vivenciem e entenda as diversas culturas que existem no nosso país que são tão pouco exploradas no contexto escolar.
    CRISTIANA DA SILVA NOVAIS RA: 36203

    ResponderExcluir
  100. Temos várias culturas,e devemos fazer com que nossos alunos tenham conhecimento,e respeite as diferenças.Com isso,temos meio caminho para mudar as atitudes e o respeito pela cultura do outro.
    Quem sabe,para o futuro, a mídia não teria ibope.utilizando e desrespeitando Mike,pois nos não selecionaríamos o canal,e saberíamos ser mais críticos.Messias Gomes Ra 29752

    ResponderExcluir
  101. Concordo com a Corina,a valorização da cultura,e muito importante, não perdermos nossas raízes.Pois a mídia mostra de uma forma contrária,por isso precisamos,fazer um trabalho na Escola, voltado para a conscientização e respeito com o outro.Messias Gomes 29752

    ResponderExcluir
  102. Falar da pessoas sem ter conhecimento de causa, um cidadão, praticamente esquecido do mundo que teve que ser reconhecido pela arcada dentária, que faz o que poucos conseguem, mesmo aqueles que acessaram o vídeo para dar risadas, que no final é o objetivo dele. Tocar violão, como se diz por aí de ouvido, sem estudar tempo, ou notas, se arriscar em outro idioma, que para muitos, inclusive para mim, é um saco de estudar e de pronunciar Devemos olhar com outros olhos para essas pessoas. Eduardo de Souza Neto RA 41773

    ResponderExcluir
  103. Caro Alex, não sei se o cidadão do segundo vídeo se sentiu ridicularizado, para ele é o momento de aparecer e de mandar o seu recado, e foi o que ele fez, "quero fazer as pessoas sorrirem" do jeito dele ele nos proporciona isso, a ridicularização está na forma em que olhamos e julgamos, pode ate ser que o inuito foi esse, mais a partir do momento que damos espaço a ele em um grande canal de TV, onde muitos queriam estar ao vivo, e ele se coloca da maneira que o fez, ele transmitiu sua mensagem, então acho que ele não foi ridicularizado, pode até ser que o intuíto inicial seria, mas vejo de outra maneira. Um cara simples, que faz uma coisa para nos alegrar, dentro de suas possibilidades.
    Eduardo de Souza Neto RA 41477

    ResponderExcluir
  104. Oi Julio, concordo com você, em tudo que disse, só discordo em um ponto, as escolhas são nossas, nós dominamos o controle da TV e em apenas um clique podemos mudar essa história. Aqui em casa faço uma coisa, com o meu filho, que alguns puderam conhecer, simplesmente mudo de canal, pode o Ben 10, pode, mas deve ser primeiro O Teatro Cultura, o livro que toda semana ele deve trazer da escola para ler as histórias para nós, as escolhas dos títulos é dele, mas cobramos isso sempre, hoje não preciso mais exigir nada, a TV Ra tim bum ´pe rotina, TV Cultura também os livros, não é mais um por semana, ele já traz dois, e fica bravo quando tenho que escrever ou estudar para a Faculdade. Somos os seres pensantes e dominamos os nossos sentimentops e atitudes, então mude de canal e cobre. Eduardo Neto RA 41477

    ResponderExcluir
  105. A cultura popular faz eé parteda nossa historia ou seja é quem diz quem somo a que povo pertencemos.É muito importante que a escolas trabalhe essas diversidade culturale possa educar para a diferença, caso isso não aconteça fai ficar cada dia mas dificil de "derrubar" a classe dominante porque povo enfaraquecido e povo dominado.Vilma de N.S Fausto
    RA:41296

    ResponderExcluir
  106. Concordo com o Emenrson JoséRA:39017, quando diz que o povo tem que conhecer suas raizes e preservar suas culturas,e que isso para aconteça a escola precisa dar sua devida colaboração.
    Vilma De N.S Fausto RA:41296

    ResponderExcluir
  107. Concordo com a Elaine Priscila, eu tambem assisti ao faustão nesse dia e tambem dei risada, logicamente sem ter o conhecimento que tenho hoje e sinto vergonha disso e de saber o quanto a CULTURA POPULAR serve de sarro para midia ganhar ibope, e o quanto e desvalorizada.
    Devemos levar sim a cultura para a escola e mostrar para os nossos furos alunos o qunato é importante para todos, e deixarmos de ser iguinorantes.

    Fabiana Ferreira RA 26674

    ResponderExcluir
  108. 1º video- esclarece que existem varias culturas, cada uma com seus valores atribuidos culturalmente, pode ser encontrada em qualquer lugar porem sabemos e respeitamos o cada de cada um nda podemos ter preconceitos a tals...mas podemos apresentar aos alunos nas escolas que exitem outras culturas diferente da que estão abituado a ver e sim tirar suas proprias conclusoes.
    2º video- No programa que se apresenta como a midia, apresenta a cultura de uma pessoa, influenciando outros tipos de pessoas com uma cultura que nao aparece realmente, apenas o que ele faz naque momento, camuflando quem realmente ele é,pq e o unico jeito de ser inserino na sociedade, pq é oque vai dar audiencia.
    Claudio Marinho RA: 31203

    ResponderExcluir
  109. 1- 0 primeiro video fala da cultura popular brasileira em varias regiões do brasil, mostrando diversos traços relacinando desde os indios, o carnaval e outros, que no ambiente escolar só é relembrado em datas comemorativas, mais nessas regiões faz parte da cultura deles.
    2- Ja no segundo video, mostra literalmente a realidade de muitos trabalhadores que nem conheceram a escola, mas vai empurrando com a barriga, e quando o individuo, faz algo para seu divertimento pessoal, a mídia pensando em lucro abre para população mas meio que ridicularizando a cultura do outro, o Faustão, é um dos exemplos, pois neste caso a mídia ate ajudou o Mike, que não sabia nem sua propria identidade na sociedade, mais enfatizou que a cultura do outro é inferior a nossa.
    André Luis Ra:24571

    ResponderExcluir
  110. Concordo plenamente com vc Marcos, que tv ganhar audiêcia nas custas de saberes diferentes que são humilhados sem eles mesmo perceberem, mas é isso que a maioria não percebe, e continuam dando ibope, pois muitos se identificam com esses tipos de situações, um exemplo claro é o Ídolos,que tem como objetivo escolher um cidadão popular, mas a maioria que se candidata a vaga é popular, e quem ganha, não preciso nem falar, mas o mais interessante para os telespctadores,não é quem ganha, mais sim os que tem poucas habilidades musicais, que a mídia ganha ibope sobre eles.
    André Luis Ra; 24571

    ResponderExcluir
  111. A cultura é uma das maiores riquezas do nosso pais, como outras culturas também são importantes para outros povos, mas para isso se tornar algo de conhecimento de todos temos que proporcionar as relações com outras culturas, através das escolas e outros ambientes educacionais. De acordo com Emerson estimular o conhecimento das culturas.

    Vinicius Ribeiro RA 28871 Noturno

    ResponderExcluir
  112. Atualmente apesar de grnde parte da midia dar mais valor a certas representações culturais e a outras tentar extinguir, ainda existem outros meios que valorizam o que importa para certas regioes, a questão é que em sua maioria esses meios são de mais dificil acesso ou não tem tanto poder quanto outros. Uma forma simples de entender isso é perceber que na televisão aberta não há lugar para certas emissoras e programas que mostram isso. Mais ainda, existem emissoras que apesar de estarem na Tv aberta não possuem abrangencia nacional igual as de maior influencia, como a Globo por exemplo. Vale lembrar tambem que apesar de o termo midia estar fortemente relacionado a Tv, existem diversar outras maneiras de se obter acesso á certos valores culturais que muitas vezes não são conveniente ao meio televisivo.

    Nathan Politano R.A. 26450

    ResponderExcluir
  113. Concordo com o Jefferson Santos Fernandes e acrescento que, infelizmente, muitos professores tambem possuem esse olhar discriminatorio a certas crianças que chegam trazendo novas experienças que muitas vezes poderiam ser muito bem aproveitadas.

    Nathan Politano R.A. 26450

    ResponderExcluir
  114. a cultura deve ser preservada e respeitada. A midia se aproveita da simplicidade das pessoas pra ganhar ibope em cima disso.
    geisa almeida reis ra:26506

    ResponderExcluir
  115. o preconceito esta relacionado tambem com a falta de conhecimento da cultura do outro. O objetivo na escola é quebrar essa barreira e compreender o valor de cada um.
    geisa almeida reis ra: 26506

    ResponderExcluir
  116. Somos rodeados de culturas com as suas diferenças e expressões, mas infelizmente a falta de compreensão e de conhecimento dessas diferenças ( que não seja a sua) acaba ressultado no desprezo e a perca da oportunidade de enriquecer o seu conhecimento da forma multiplas e somatória. Para a mídia o que interessa é apenas lucrar , independentemente de que forma ou maneira , diante ai isso o cotidiano ESCOLAR acaba sofrendo a essas alterções. Não podemos crucificar a isso mas sim, em contornar a nosso favor de maneira satisfatória e desenvolvimento.
    MICHELLE DA PAZ. RA:24441. MATUTINO .

    ResponderExcluir
  117. Sempre teremos auguma diferença com a classe alta ou seja com os topos da piramide mas podemos mudar isto se cada um de nós fizermos alguma coisa para melhorar,mesmo que seja uma pequena contribuição em breve fará a diferença. Ademilson F.Santos RA:24491 noturno

    ResponderExcluir
  118. Concordo com o que Mauricio Rossi Comentou, “fazerem os alunos pensarem sobre estes assuntos”, não só levando as culturas, mas os mecanismos que os circundam, como a nossa sociedade se organiza, “os Rafinhas” fazem diversas tarefas, em meio às tecnologias e não tem idéia do que está por trás dos discursos abordados na mídia.
    Caio Henrique (BLAH) – 26149 - tarde

    ResponderExcluir
  119. Marcos Santista, mais do que servir de riso. A TV mostra esses caras como se eles não fossem nada, apenas um cara engraçado fazendo bobeira e cantando esquisito. O que isso acrescenta para as pessoas? Nada... Muito pelo contrário, deveriam mostrar coisas interessantes que agregam valores ao público da TV, não isso... Porque não mostraram a vida desse cara, os problemas da cidade dele, porque que ele não sabia sua idade certa, suas dificuldades? É fácil pegar um cara desconhecido e expô-lo ao ridículo, né?

    Eduardo Mazotti Garcia
    RA: 25.412
    Manhã

    ResponderExcluir
  120. o video 1 demonstra a cultura dominante no brasil de vários tipos
    o video2 infelizmente muitas pessoas deixam a se desejar a falta de conhecimento de diversas culturas !!
    Genivaldo Ramires Teixeiar jr Ra:29348 vespertino

    ResponderExcluir
  121. Concordo com marcos freitas A midia se preocupa muito em assunto em que vai ser repercurtir na audiência

    Genivaldo Ramires Teixeira jr Ra:29348

    ResponderExcluir
  122. os videos em si mostram as diversidades culturais,o modo que nos espresamos,manias, moto em q nos comportamos tudo isso se refere a cultura em que vivemos. a classe dominante sempre esnobam essas culturas, discriminao como se fose so a cultura deles q os levam a elite, e utilizao da situacao para ganhar ibope, tirar vantagens quando os convem, ate pq pra classe dominante e vantagem manter as pessoas mais humildes sem informaçaes. devemos respeitar a cultura de cada um ate pq antes mesmo de respeitar as culturas devemos ter em consiencia e tratar o proximo como ser humano independete de tudo, de classe social, de cultura. devemos trabalhar essas diferencias nas escolas com nossos alunos fazendo um curriculo do local e aproximano a cultura dos pais para trabalhar melhor o aprendizado do aluno. edivaldo ferreira lana ra 32228

    ResponderExcluir
  123. concor plenamente com alguns amigos q com essas diferenças de cultura o rico cada vez fica mais rico e o pobre cada vez fica mais pobre.esta em nossa mao para começar a mudar essa estoria so depende de nos oq ñ pode é continuar dando ibope para essas coisas banais e sim correr atras de mudanças. edivaldo ferreira lana ra 32228

    ResponderExcluir
  124. Hoje a cultura nas escolas não são exploradas, os alunos não tem oportunidade de expressar sua cultura. Nós professores temos que dar essa oportunidade de manifestação cultural para nossos alunos, a cultura tem que ser levada à escola com toda certeza. Mas também vejo isso como uma barreira grande a ser superada, não vejo que seja por falta de interesse do aluno, mas sim pelo o que a midia hoje impoe na sociedade, o poder da midia é muito grande, e o que dá dinheiro pra ela, é ridicularizar a cultura do leigo, tirar proveito dessas pessoas, dizendo que dá oportunidades de aparecer, de mostrar o que sabe, mas por trás disso, esta o interesse em ganhar ibope, dinheiro, em cima do "mico" que essas pessoas passam na frente das cameras de uma grande emissora de TV, sem saber.
    Hoje é de extrema importancia que seja explorada a cultura nas crianças no ambito escolar, ensinar a importancia, afim de evitar situações como a do video 2.
    Caique César Gonçalves - RA: 26384 Noturno

    ResponderExcluir
  125. Toda populaçao tem diversas formas de cultura isso e fato! o que a midia faz e introduzir o consumismo nas pessoas em uma proporçao cada vez maior tornando as cada vez mais iguais deixando as raizes das proprias culturas populares de lado onde os que nao fazem parte dessa modernidade imposta pelos dominantes sao ridicularizados.
    Eliseu Nascimento RA:22224

    ResponderExcluir
  126. Toda populaçao tem diversas formas de cultura isso e fato! o que a midia faz e introduzir o consumismo nas pessoas em uma proporçao cada vez maior tornando as cada vez mais iguais deixando as raizes das proprias culturas populares de lado onde os que nao fazem parte dessa modernidade imposta pelos dominantes sao ridicularizados.
    Eliseu Nascimento RA:22224

    ResponderExcluir
  127. o Estado deve criar condições para que as diferentes heranças culturais tenham seu espaço no currículo da escola, ou seja, a efetivação da justiça curricular, visando promover atitudes de respeito e combater preconceitos contra as minorias. A igualdade perante a lei e os direitos de participação na vida pública, pressupostos das sociedades democráticas, só se tornam reais se todos, independentemente das suas origens, tiverem acesso a uma educação que lhes assegure possibilidades e oportunidades de atingir o máximo de suas potencialidades.
    FABIO ROGERIO RA 32531

    ResponderExcluir
  128. Os vídeos nos mostram a diversidade cultural do nosso Pais, onde muitos não sabem alguns significados das culturas apresentadas, culturas essas que às vezes só é lembrada e transmitida em escolas na semana do Folclore, isso é, escolas que ainda comemoram ou demonstram alguma coisa nessa semana. Assim como o outro, nos causa a impressão da mídia estar usando a cultura do homem que foi lá se apresentar como motivo de "graça" humilhando na intenção de gerar ibope e audiência. Uma das maiores fontes de informação que deveria ser a TV, passa a ser a maior arma para discriminalizar, gerar preconceito e práticas preconceituosas, mas não podemos julgar se errado é o produtor que faz questão de expor um simples homem ou os telespectadores mal informados que assitem essa humilhação e geram auidiência para a emissora. Devemos usar ou selecionar esses meios de comunicação a favor do bem, na transmissão de conhecimentos....Débora Ap. Bohnke RA 34924

    ResponderExcluir
  129. Acredito que como a escola é transmissora de saberes que é ali onde tudo começa, deveria começar pelo começo de tudo, trabalhando a cultura de cada um inserido ali dentro da mesma. Trabalho esse que deveria começar com os pequenos, mostrando o Pais rico em diversidade cultural que moramos, ajudando na formação de futuros jovens, adultos, menos preconceituosos, desinformados...Mostrar que a cada um tem uma cultura e que essa cultura faz parte da história de um povo, mostrando que deve ser preservada, respeitada e que não existe cultura certa ou errada, sendo assim formar cidadão rico em conhecimento e cultura e não envergonhados e preconceituosos perante a uma cultura diferente...Débora Ap. Bohnke RA 34924

    ResponderExcluir
  130. Classes sociais e culturais, tais culturas que às vezes não tem espaço nas sociedades predominantes. A não ser quando a mídia quer usar e tirar vantagens dessas pessoas simples, para chamar atenção ganhar mais ibope para esses programas de tv, essas pessoas por muitas vezes nem sabe que a mídia esta denegrindo sua imagem, bem creio que a função social do currículo escolar é pedagógica do aluno refletindo a cultura de cada um, desenvolvendo determinada lógica e como reconhecer, entender e conviver com o q é "diferente", temos obrigação de formarmos alunos críticos, q saibam discutir e impor sua posição diante da sociedade, de acordo com o q acredita e tem em suas raízes, seus conhecimentos e sua cultura.
    Ronaldo Leão.
    RA:25662

    ResponderExcluir
  131. Os videos são diferentes porem se misturam a cultura popular é uma manifestação popular onde cada região tem a sua.
    já o video do faustão é um senciasonalismo explorando a simplicidade, doindividuo .Elaine Barreto RA :32775 manhã

    ResponderExcluir
  132. concordo com a Jaqueline a mídia explora as pessoas de menos conhecimento p/dar audiencia ao seu programa .tambem concordo com jeferson a cultura ainda sofre preconceito se esquecem que cada um tem a sua . Elaine Barreto RA : 32775

    ResponderExcluir
  133. O primeiro vídeo mostra como é lindo cada cultura existente no nosso pais,de como ela é rica!
    E que os professores pode trabalhar de maneira criativa dentro de cada uma delas,por exemplo realizando eventos culturais no qual os alunos se organiza juntamente de seus professores para conhecer um pouco mais das outras culturas.
    Mais o que acontece no segundo vídeo é que simplismente as pessoas principalmente as que pensam que são ricas de espirito mais na verdade é pobre,pensa que não é uma humilhação para a pessoa no qual ela ao invés de ter ficado 30 segundos ficou 10:55, para aquele senhor ele pode não ter o pensamento que o apresentador ficou expondo ela de uma forma debochante, mais sim que ele e as outras pessoas que ali estavam estavam gostando!
    Nesse mundo temos que ter respeito com nosso próximo sempre,pois ninguém gostaria se fosse do mesmo lugar que ele ou até mesmo de outra região que possui uma outra cultura não iria se agradar de alguém debochando da forma que se veste ou até mesmo do sotaque!
    Palavrinha chave RESPEITO com o seu proximo.
    Letícia Pereira da Silva RA:34614 Noturno

    ResponderExcluir
  134. Eu concordo plenamente com o Alex Maciel,pois realmente é possível se levar conhecimentos de outras culturas para a escola,pois assim o aluno irá conhecer e aprender que temos que respeitar as pessoas,pois nesse mundo ninguém é igual a ninguém,mesmo sendo da mesma cultura!
    Letícia Pereira da Silva RA:34614 Noturno

    ResponderExcluir
  135. hoje em dia a cultura que as pessoas valorizam, gostam e acham bonita é a do consumismo, com isso a cultura popular fica de lado, passa ate por cultura brega, que as pessoas não tem o interesse de conhecer melhor, não valorizam, só acham que são engraçados.

    guilherme kendi kitadai
    ra 26775

    ResponderExcluir
  136. concordo com meu amigo Flavio, as pessoas estão fechadas para novos conhecimentos, novas culturas... ficando assim cada vez mais egoístas.

    guilherme kendi kitadai
    ra 26775

    ResponderExcluir
  137. eu acho que a escola deveria trazer as diversas culturas e trabalhar seus aspectos,tradiçoes,contexto historico.hoje em dia um ta querendo matar a culturaa do outro,se o cara e da bahia e fala com um sotaque os outros ja caem matando,mas se ele e gaucho por exemplo ninguem fala nada tanto que muitos valorizam muito mais a cultura americana a europeia e excluem e discriminam a nossa propria cultura,que e muito rica e que a escola tem que trabalhar..
    creio que a escola e o pont fundmental para que o tema cultura seje trabalhado em todas as aulas inclusive na de ed. fisica.


    Fabio henrique oliveira santos RA 33894

    ResponderExcluir
  138. Eu concordo com o comentario do Davi Abreu,as empresas hoje estao criando diversos modos e produtos para alcancar as diferentes culturas por exemplo a Adidas que hje tem roupas voltadas para o esporte,como tambem tem roupas para o uso do dia a dia,roupas voltadas para um publico que nao e o esportivo.e como o Davi citou que temos que observar nossos alunos ,eu digo que temos que conhece los ao maximo e usufluir do seu conhecimento,que nos dias de hoje a molecada esta muito ligada e tem sua cultura que nem sempre e aquilo que a sociedade aceita,hoje em dia podemos ter em sala de aula gays,rockeiros,funkeiros,RAfinhas,esportistas e temos que estarmos prontos para aceitar a cultura de cada um e trabalhar de igual para todos ,temos que estar mais ligados nos diversos assuntos mesmo aqueles que fogem da nossa cultura,para assim podemos traba;har muito melhor.



    fabio henrique oliveira santos ra 33894

    ResponderExcluir
  139. devemos ensinar nossos alunos,utilizando conteúdos para a necessidade de cada comunidade e sua respectiva cultura.A"elíte da educação",criou material didático unificado porém cada escola tem sua propria cultura e suas necessidades pedagógicas.
    joão m.venancio RA25751

    ResponderExcluir
  140. Concordo com o que foi postado por parte de alguns colegas, existe uma ridiculiração com relação a determinadas formas de expressão cultural, por parte daqueles "detem" e controlam os meios de comunicação, o desrespeito com que se trata essas pessoas esta nítido ja a muito tempo e a forma como vamos lidar a frente dessas situações são determinantes ou não, para a perpetuação de um modelo falido se sociedade, que não representa o momento pós-moderno em que vivemos.
    Tiago Roediger RA: 26340

    ResponderExcluir
  141. As escolas já agregam vários tipos de culturas, mas não sebemos ampliar isso. Cada um tem sua própria cultura, e não devemos ficar menosprezando e nem rindo de ninguem, como aparece no video do Faustão.
    Cada um tem que prestar atenção em si mesmo antes dos outros, pois a nossa cultura que parece ser a mais comum, pode ser estranha para as outras pessoas.

    Danielle Santos RA: 28949 Noturno

    ResponderExcluir
  142. para mim, primeiro video relata e mostra uma pluralidade cultural onde aparece musicas e danças de varias culturas, eles(a) se espressando atravez da dança e demostrando teus sentimenstos.

    ja no progama d tv a imagen mostrada de um cantor umilde mostra que realmente as midias se aproventao das ingenuidades e zombar das pessoas para que possam subir seu ibope..
    cade ao professor ao contar o curriculo levando essas e otras culturas para que os alunos possam conhecer e debater sobre elas, a conhecer a cultura do otro..
    DENYS R PÁDUA RA: 35138

    ResponderExcluir
  143. O VIDEOS MOSTRA CULTURAS E ORRIGENS DIFERENTES E PARA NOS PROFESSORES E MUITO IMPORTANTE PARA A CONSTRUÇÃO DO CURRICULO POIS DEVEMOS PASSAR DEVERSOS CONHECIMENTOS SOBRE AS CUTURAS, ASSIM OS ALUNOS POSSAM CRIAR DEBATES E ARGUMENTOS SOBRE O QUE CADA UM SABE..

    JÁ NA MIDIA, TEM COMO FORTE USAR DAS INGENUIDADES DAS PESSOAS HUMILDES E POBRES PARA TER UMA GRANDE ALDIENCIA E SUBIR NO IBOPE, E POR ISSO TAMBEM E IMPORTANTE MOSTRAR PARA OS ALUNOS A REALIDADE Q VIVEMOS E ESPLORAR NOSVAS CULTURAS..
    VITOR CANDIDO DA COSTA RA 30965

    ResponderExcluir
  144. todo lugar tem sua cultura... todos nois viemos de cultura difetente. para nois estarmos bem hj, para estarmos vivendo em harmonia, nois deveriamos agradecer a nossos avos e bizavos por terem lutado para que matemssem a `paz´no pais em que vivemos. mas nos dias de hj ainda existem preconceitos relacionados a nacionalidade e cultura de cada individuo. nao concordo com esse tipo de preconceito, na minha opiniao isso tem q mudar, uns devem respeitarem aos outros.

    richallesson vasconcelos 27361

    ResponderExcluir
  145. Comentário : Bruno Leonel Legarra: Ra: 29057

    Concordo com o que o Bruno apontou. A mídia usa das pessoas ingênuas para ganhar ibope, por mais que o Mike esteja fazendo "sucesso" no youtube.
    E acrescento, que acho um absurdo a mídia fazer isso, ridicularizando uma classe social que ja passa por várias dificuldades.

    Marlon Marques Gomes. RA: 37691

    ResponderExcluir
  146. Comentário à Camila Alves (RA 26498):

    Concordo com o que a Camila disse sobre o papel da escola dentro desse ponto abordado nos dois vídeos.
    Um dos papeis da escola hoje, é tentar diminuir essa diferença de classes sociais e esses diferentes pontos de vistas sobre o que é a cultura, assim mostrando que todos são iguais.

    Giovanna Franke Bellotto RA 37697

    ResponderExcluir
  147. O primeiro vídeo mostra as diferentes culturas, tradições, valores, significados de cada povo brasileiro - perceptivel a passagem de pais para filhos. A escola tem um grande papel, de tentar mostrar o máximo possível essas diferentes culturas, para que os alunos tenham um vivência e se considerem todos iguais. No segundo vídeo mostra a história de vida de um homem que mal sabia a idade dele, trabalha no campo, toca violão (apredeu sozinho) e canta. A mídia usa disso para que tenha mais audiência; a mídia sabe que o Mike está tendo sucesso na internet (youtube) e aproveita da oportunidade

    Giovanna Franke Bellotto RA 37697

    ResponderExcluir
  148. Acredito que seja sim difícil trabalhar e mostras as diferentes culturas na escola, mas isso não vem de agora, há muitos anos atrás se isso ja fosse trabalhado com os alunos, hoje pode ser que não estaria como está. No primeiro vídeo tem uma mostra das diversas culturas e valores no Brasil e no segundo vídeo mostra a história de um tal de Mike, com uma cultura muito diferente da nossa e que por final ele acaba sendo o bobo da história.

    Marlon Marques Gomes RA: 37691

    ResponderExcluir
  149. Engraçado como a mídia é influenciada por audiência expondo diversas culturas e de certa forma humilhando seus praticantes para atingir publico, será que os leigos são os que estão sendo apresentados ou os que estão apresentando por falta de conhecimento e de respeito pela cultura corporal!!!!!


    JACKSON - NOTURNO - 26628

    ResponderExcluir
  150. Acredito que para transmitir culturas devemos conhece -las, entende-las e assim poder mudar de pouco em pouco certas discriminações por falta de conhecimento...Partindo de nossas aulas e dando oportunidade para que nossos alunos se expressem....

    JACKSON - NOTURNO - 26628

    ResponderExcluir
  151. Concordo com o Caio Henrique (BlAH),quando ele diz que o apresentador massacra, ridiculariza o sujeito por viver de sua forma simples e que a mídia tacha a pessoa como ibope e esquece o real conteúdo e o expõe em rede nacional como o engraçado e que ele não tem motivos para adequar-se com o que a mídia quer. Dessa forma não respeita a cultura do outro.
    CLAUDIA OCANA RA:27562 (VESPERTINO)

    ResponderExcluir
  152. Na minha visão acredito que as culturas poderiam ser resgatada,valorizando e respeitando, visando de formas educativas não só nas escolas como em outras instituições, levando em conta os princípios de cada individuo, não expondo como fez a mídia aproveitando-se e explorando da humildade do leigo Mosqueiro do Pará,servindo de rizadas e gozação p/ os demais.Sabemos que a mídia tem grande poder e influencia,porque não usar para demonstrar a cultura Brasileira como está despedaçada p/ a sociedade. Roseni RA: 25648, Vespertino.

    ResponderExcluir
  153. Boa Noite Angélica,

    Desde ontem não tenho conseguido postar no Blog, referente os dois vídeos,
    Sou Roseni de lima Ribeiro RA: 25648, Vespertino.

    Meu comentário:
    Na minha opinião acredito, que as culturas poderiam ser resgatadas valorizadas, levando não somente a escola, como a outras instituições, respeitando, os princípios de cada individua. Não aproveitando para expor como fez a mídia só pensando em resultados e audiências sabemos, do poder e da influencia que a tem, quando colocou a exposição a cultura,do Mosqueiro do Pará,servindo de risadas e gozação para os demais.

    Resposta de debate:
    Concordo com Emerson RA: 39017
    A Cultura e a história de cada pessoa deve ser preservada, usada de forma responsável transmitindo conhecimento a quem interessa .

    ResponderExcluir
  154. Trazer culturas como essas para o currículo escolar é uma ótima idéia. Quanto mais culturas os educandos tiverem acesso, melhor será para a formação deles.
    será para a formação deles.
    Mike toca com um violão desafinado, sem metragem de compasso, com mudanças bruscas de andamento e ritmo, mas é a forma como ele se expressa através da musica.
    tem coisas que nao sao muito apropiada para apresentar aos alunos

    Alex 24610

    ResponderExcluir
  155. As culturas são diversas e lindas. O Brasil tem muito o que mostrar dessa beleza, mas o problema é que as proprias pessoas nem sempre aceita a sua propria cultura e ainda mais a cultura do outro. Enquanto isso a midia se aproveita dessas pessoas para ganhar ibope e de uma serta forma humilia o mesmo. Isso tudo nos mostra o quanto essas identidades e culturas são importantes e temos o dever de resgata-las e preserva-las.
    Fabiana Ferreira RA 26674

    ResponderExcluir
  156. É impressionante como uma cultura tão rica como a nossa Cultura Brasileira ainda sofra tanto preconceito pelo próprio povo. Deveríamos nos orgulhar da diversidade cultural existente e enaltecer as pessoas que promovem o nosso folclore.
    As formas de preconceito podem ser de várias formas. A exposição ao ridículo é uma forma de mostrar superioridade perante às pessoas menos instruídas mas que fazem parte da nossa cultura.

    Concordo com o Eduardo Mazotti, pois os dois vídeos são de certa forma diferentes. Devemos sim enaltecer a nossa cultura (vídeo 1), porém a mídia não deveria dar tanta ênfase à exposição de pessoas simples que ás vezes não tem noção de que estão fazendo papel de bobos da corte. É uma pena que as pessoas assistam e achem um vídeo como esse (vídeo 2) engraçado. Pra mim é deprimente expor alguém de origem simples ao ridículo. E pior que isso, é rir e dar audiência a isso.

    Tatiana Cristina Callore RA.26382 - Tarde

    ResponderExcluir
  157. Concordo com você Amanda Cardozo Silva - RA: 3968, somente levando a diversidade cultural para a escola haveria a oportunidade de aprofundamento e reconhecimento para que o respeito se tornasse possível.

    O Emerson José RA: 39017, utilizou uma palavra que é chave ao meu ver quando a questão e cultura popular – tradição – arremete a herança, a ancestralidade que deveria ser honrada e preservada.


    Júlio Novo RA 25355

    ResponderExcluir
  158. A cultura seria uma forma de identidade de cada regiao como nos
    mostra o primeiro video, porem com base no segundo
    video ela vem sendo usada para conquistar audiencias,
    atravez de deboches e brincadeiras conseguindo destruir
    essa identidade e desrrepeitando as pessoas que creem nisso.
    Thiago Gasparotto 23214


    Concordo com o emerson Jose, acredito que as culturas regionais
    deveriam ser mais respeitadas desde a escola sendo colocada com mais
    evidencia entre os aluno, criando uma certa sabedoria e entendimento
    por parte dos alunos, para que nao haja nenhuma ignorancia com
    essas culturas quando nossos alunos crescerem

    Thiago Gasparotto 23214

    ResponderExcluir
  159. concordo com o boy pois pensamos iguais com a mesma resposta
    temos que respeitar a cultura do outro, e sabe que todos ter direito
    e devere por iguais e não devemos só jugar e ver o error do outro.
    Cada um tem sua cultura e conhecimento diferenciado.

    Jaqueline Ferreira Lemos RA:26086 TARDE

    ResponderExcluir
  160. O que a mídia que na verdade é explorar as pessoas devido suas culturas. tipo sensacionalista, fazendo com que ganhem audiêcia as custas alheias... Do mesmo modo acontece na escola, quando professores colocam alunos para participar da aula, onde há os habilidosos e os menos habilidosos com intuito de serem ridicularizados.


    Como eu disse Boy (VERPERTINO), concordo com você, a mídia ganha muito mais ibope explorando/ridicularizando as pessoas.

    Paulo Costa RA: 26320 VESPERTINO

    ResponderExcluir
  161. A cultura popular se faz parte da história de um certo povo demarcado por eles mesmo e deve ser preservada e transmitida para não sumir. visualizar as diferentes culturas populares regionais ao currículo escolar sempre mostrando o respeito e os valores.A escola é responsável pela transmissão de cultura juntamente com a própria comunidade em que ela está inserida.
    Gilcinei Alves R.a 38327

    ResponderExcluir
  162. Concordo com o Thiago de Menezes, muitas vezes nem sabemos a origem das pessoas, porque fala de tal jeito, se porta de tal maneira.hoje em dia se você não for informado você desprezados em alguns lugares. um dia eu precisava abrir um conta no banco.só que antes eu entre no site do banco pegues todos as informação para abrir a conta. precisava 100,00 reais para abrir a conta.quando cheguei.a moça falou que precisava de 5.000.00 a 20.000.00 mil reais.ela falou que era a normas do banco.questionei mais eu dei um pesquisada no site do banco e falei que a informação era de 100 reais para abrir a conta,ela me respondeu mais e a norma do banco. e falei mais o site do banco e para toda rede.logo ela ficou sem resposta e desconfiada.
    talvez pelo meu jeito ela dificultou para abrir a conta.
    Eraldo R de Souza
    RA 28797

    ResponderExcluir
  163. 1°hoje em dia alguns programas de TV e rádios só servem para fazer piadas calcadas em preconceitos e agressões gratuitas,com todos os tipos de classe e culturas.veja o que alguns apresentadores falaram de pessoas famosas.(EU C......ELA E O BEBÊ. NÃO TÔ NEM AI,RAFINHA BASTO CQC FALANDO DA CANTORA WANESSA CAMARGO)muitos programas só serve para fica tirando onda das pessoas,penso que as pessoas tem que deixa de ver esses programas de baixaria.e começa a mudar tem outros programas mas importantes(TV escola cana 12) (TV senado canal 15) (TV câmara 15 canal) (TV cultura) nisso você vai saber para quem vota.
    Eraldo r de Souza
    RA:28797



    2°discordo do comentário da Elaine,quando ela escrever quer muitas vezes a cultura popular serve de sarro para a mídia. depende como você ver a situação,falta o respeito com próximo hoje em dia. temos que respeita as diferenças de todos.
    Eraldo R de Souza
    Ra 28797

    ResponderExcluir
  164. É importante trazer essas culturas para que as crianças tenham conhecimento dos outros povos,porque muitos tem preconceito com o "DITO'' Baiano,Pernambucano,Indio entre outros.etc.



    Alguem disse nas primeira postagens que estava no ar sobre a midia,para complementar...A Midia aproveita de algumas situações de cada programa o relacionamento a cultura até mesmo o que eles produzem e transmitem,outros acabam interpretando de outra forma por isso o preconceito é bem relativo e comum cada vez mais.


    Nome:Andressa ap lima dos santos RA:26908 6°Semestre-Noturno.

    ResponderExcluir
  165. concordo com o Jefferson Santos aonde muitos ainda tem esse preconceito sobre a cultura do outro sempre impor a sua de modo que a sua é a mas correta mas nao tem isso e sim todas estao certas dentro do seu paramentro culturalmente falando
    Gilcinei alves R.a 38327

    ResponderExcluir
  166. No primeiro vídeo fala sobre a nossa cultura,danças típicas,datas comemorativas e um pouco da nossa cultura,no segundo vídeo fala sobre a criatividade do povo brasileiro em sua simplicidade trabalha duro aprende olhando tem outros tipos de habilidades,a mídia que não é boba aproveita este gancho para aumentar o ibope de programas já saturados pois o publico que assiste esta categoria de programa se identifica com o personagem mostrado pois também são pessoas simples.
    E os que ñ são.Critica, da risada, a pobresa, o sotaque do povo simples incomoda, mas também somos, e eu também faço parte, porque sou nordestina.
    Motivo de piada.




    Concordo com o colega Marcio Honório que tudo é mostrado de acordo de quem vai assistir a mídia monopoliza informações e também as pessoas sem que elas percebam:

    Keila Torquato RA:27243

    ResponderExcluir
  167. no mundo em que vivemos esta cheio de preconceitos. muitos deles estao relacionados a cultura. nao concordo com essas apinios dos outros em querer jugar pessoas apenas pela sua aparencia ou jeito de se comportar, isso tem q mudar, ´pois somos todos iguais independetes de cor e raça.

    richallesson vasconcelos 27361

    ResponderExcluir
  168. Apesar da mídia trazer vários males como mostra o segundo video, que só vem para abusar da Inocência das pessoas nem sempre é assim, no primeiro video mostra culturas de vários lugares e que muita gente não conhece pois varias vezes esses lugares são longe e muitas pessoas não tem condições de visitar. Por isso é legal existir essa grande tecnologia para poder mostrar para todos o que existe no mundo. Acredito sim que podemos trazer essa culturas não só para escola, como para o mundo, diversificar e aprender outras coisas.

    Concordo com o Leandro Bertolini, em algumas escolas algumas culturas já existem porem alguns alunos dificultam de serem usadas. Porem acredito sim que possa se melhorar e trazer para mais escolas se os professores trabalharem de forma correta e não só eles a direção também.

    NOME: BIANCA ESTADELLA TISSONI RA: 29082

    ResponderExcluir
  169. Concordo com a Cristina da Silva. Aproveito para colocar um grande ponto de interrogação nessa questão.
    Como eu já havia lido algumas coisas sobre tipos de violência que se transmitem nesse tipo de esfera, faço minhas as palavras de Verônica Regina Müller. Onde ela diz que: A violência, produzida por nós em forma dissimulada, impondo nossos estilos de vida, encontra abrigo nas camadas que sobrevivem na pobreza e se torna delas arma. Então isso é reflexo do coletivo, não só da televisão. Claro que ela é a grande transmissoras dessas atitudes, mas temos que ter em mente que:

    ‎"As respostas somente são encontradas quando se descobre à razão do que deve ser questionado. Assim é com o mundo, só vai melhorar quando tivermos a curiosidade de perguntar o que se quer mudar. E a ousadia de lhe responder o que se busca".

    Finalizo dizendo que a ferramenta televisiva deve ser mera fonte de informação, e não formadora de opinião. Digo por mim, mais quantas pessoas que saem depositando suas afirmações na televisão sem nem ter acesso a outros pontos de vista, assim acabando por reproduzir esse tipo de cultura popular sem se importar em ser ao menos "EMPÁTICO".

    Hagamenon Junior - Noturno.
    RA: 25694

    ResponderExcluir
  170. Bom eu concordo com o Paulo Costa VESPERTINO// que reaumente a midia ganha ibope em cima das pessoas ridicularizando-as// quando mas humilhadas mas elas ganham ibope e outra nas escola é a mesma coisa os professores comparando quem tem habilidades e não e isso acabda dando ibope pra o bulling.... e muitos gostam disso

    Débora Ramos RA: 29422

    ResponderExcluir
  171. concordo com a Maria Aparecida quando ela diz que cada um tem sua cultura e que a sociedade tenta mesmo de todas as formas moldar o sujeito a sua maneira,fazendo com que aceitem tudo o que dizem.

    Lucimeire RA:38944 vespertino

    ResponderExcluir
  172. Lucimeire RA:38944 Vespertino


    A mídia se aproveita e acha engraçado a simplicidade dessas pessoas,para aumentar a audiência.
    Então seria importante trazer essas culturas para o currículo escolar para que os alunos vivenciem e aprendam um pouco mais sobre a cultura do outro.

    ResponderExcluir
  173. concordo com marcos vasconcelos ra25435 quando ele fala que hoje em dia tem muitas culturas diferentes e temos que respeitar a cultura de todos que são diferentes e lindas.

    richallesson vasconcelos 27361

    ResponderExcluir
  174. A cultura popular cada um tem a sua deve ser respeitada. A mídia por sua vez para ter mais audiência como mostra no vídeo do Mike do mosqueiro por ser um pessoa com uma cultura diferente com o seu jeito de falar com a sua musica, acaba expondo Mike mais do que os 30 segundos permitido por achar que ele esta fazendo graça. Mesmo com essa malicia da mídia e a ingenuidade de Mike, ele disse eu canto para trazer alegria.
    Renato Oliveira Souza RA:28888

    Concordo com Luiz Fernando que a escola é meio de comunicação onde vai haver diferentes tipos de cultura, a escola terá que compreender e respeitar essas diferenças culturais, e a mídia para ganha mais audiência por achar diferente esse tipo de cultura acaba expondo mais a cultura do próximo.
    Renato Oliveira Souza RA:28888

    ResponderExcluir
  175. É importante trazer novas culturas para ampliar o curriculo escolar.Para que os alunos não conheça somente a sua cultura e aprenda a respeitar as diversas culturas sem preconceito.Sendo que o preconceito é o q mas se tem hj em dia...

    Jose Luis e Silva RA: 21392

    ResponderExcluir
  176. Bom, na minha opinião a Cultura Popular é a particularidade de cada um, pois é através dela que podemos construir, reconstruir e transformar opiniões, e consequentemente relacionar tudo que ela poderá trazer para outras culturas. Portanto é fato que a mídia tem grande influência na formação de um específico grupo de pessoas, que se colocam inferiores, mais que não percebem que tem grandes qualidades e que são importantes para a Sociedade, que sem dúvida deverá se envolver criticamente falando, mais de forma construtiva e não destrutiva, como a própria mídia em geral vem mostrando e usufruindo de saberes alheios, para utilizar desse poder um benefícios pessoal, além de aumentar o ibope. Por isso, a Sociedade deve sim buscar ferramentas para compreender a realidade, e quais as relações sociais existentes dessa grande massa.
    Jarleny F. de Sousa 6ºSemestre (manhã).
    RA: 25957

    ResponderExcluir
  177. concordo com o carlos oscar o fato de sermos culpados, o cara é detonado no programa desrespeitado tanto por sua classe social e trabalhista, e ainda damos ibope no que estamos vendo na midia, e por outro lado vemos o quanto a cultura popular de nosso pais pode dar forças para se unirmos.
    Alex vieira 26279

    ResponderExcluir
  178. Acho que a cultura está dentro de cada um de nós,vindo através de nossos avós,bisavós,ou seja cada um tem sua cultura e o importante é respeitar cada uma delas e tentar aprender com aquelas culturas que não são as nossas.
    Foi bom ver a cara de bocó do FAUSTÃO quando aquele homem conduziu muito bem as musicas por ele cantadas e levantou a platéia,quem mandou achar que sabe tudo e se senti o dono do mundo e achar superior a todos,bem feito,quem mandou subestimar o próximo.....

    Mateus Manzan 26662

    ResponderExcluir
  179. Olhando para os videos apresantados, conceguimos notar o quanto o Brasil é um pais rico em cultura, cultura essa que pode ser de origem própria, ou até mesmo as culturas criadas pelas massas.No 1° video, mostra um povo que defende suas origens expondo quem são realmente e o que é de sua cultura,porém se notarmos como e apresentado o 2° video, iremos nos deparar com uma realidade de um ser humano esquecido pelo seus lideres e obrigado mesmo que de forma indireta, a se apropriar de uma cultura a ele inposta tornando-o alvo da massa dominante e servindo apenas como distração ou mão de obra sem qualificação e barata.
    BRUNO DAMASCENO ALENCAR RA:28243

    ResponderExcluir
  180. Cultura é a forma de vida de um derterminado grupo, desde o momento que nascemos nos deparamos com conhecimento, historias, fatos que levamos para toda a vida, e com a passar do tempo mais conhecimentos adquirimos, através de leitura historias contadas e também através da midia, felizmente ou infelizmente, a midia tem sido uma grande responsavél para um desenvolvimento cultural, através de tudo que vemos, lemos ou assistimos. Em nosso dia a dia incluimos costumes como escritas e falas que aprendemos na tv, revista, propagandas entre outros,isto é muito influenciado pela classe social, pos os que possuenm mais sempre querem se sobre sair em cida dos que possuem menos, mais eles não entende que todos temos a mesma cultura, cabe a cada um de nos interpreta da forma mais coerente e não da forma facíl.
    Nos dias de hoje muito sobre nossa cultura popular estmos perdendo, uma cultura rica em cores historias e raças como demostrado no primeiro video, podemos sim até mesmo de forma ludica trazer isto para o ambito escolar e mostras que sem esta nossa cultura poderiamos não ter ou ser o que temos e somos hoje, e até mesmo esta "cultura" comica que esta se criando poderia não existir.

    Marcelo Nascimento
    R.A 17920

    ResponderExcluir
  181. Acho que devemos respeitar e aprender a olhar tudo a nossa volta. A mídia pode nos proporcionar isso com maior velocidade e rapidez.
    Devemos estudar de acordo com as respostas de nosso grupo de alunos.
    As mensagens estão por toda parte, até mesmo nos lugares que não imaginamos, Xanana, quem disse que esse cara não deu o recado dele?
    Foi em rede nacional e disse que fazer os outros rirem era o seu objetivo. Objetivo alcançado. Quem disse que ele é um pobre coitado que não dabe o que está fazendo? Eu por exemplo não sei tocar violão, já até estudei, o cara toca de "ouvido".
    Devemos respeitar e entender os outros e suas origens.


    Segundo Post.

    Em Resposta ao Julio. Concordo com todas as suas afirmações, sem dúvida alguma.
    Só discordo em um ponto, ainda tem muita coisa boa na TV, claro muitas vezes em canais fechados, ou em horários estranhos.
    Só que a opção de assistir é nossa, somos os donos do controle e mudamos de canal a hora que quisermos, em apenas um click.
    Vocês já viram o filme Click, uma comédia com o Adam Sandler (acho que é assim o nome dele), lá retrata bem, somos frutos de nossas escolhas.
    O Controle é nosso?????????? só o remoto.
    Eduardo Neto RA 41477

    ResponderExcluir
  182. Na minha opinião sao dois  vídeos que apresentam a cultura brasileira de formas distintas. No primeiro vídeo nos vemos varias manifestações 
     de diversos lugares e a frase no final referente as nossas diferenças  culturais como forma de união.
    No segundo vídeo  vemos um brasileiro que segundo o apresentador vive isolado do mundo,mas que esta claramente influenciado pelas mídias,pois ele inventou o seu próprio jeito de falar inglês e citou cantores conhecidos.mas ele só estava  naquele programa por ter tido mais de 30 milhões de acessos no youtube,a finalidade foi apenas aumentar a audiência do programa e mostrar a superioridade da cultura dominante usando esse cidadão como"o bobo da corte".
    Matheus Silva vespertino RA:26857

    ResponderExcluir
  183. Concordo com o boy quando ele diz que a midia só pensa em faturar porque e homem do video passou dez minutos quando era para ser somente trinta segundos e tambem acho que o marcelo do noturno quando ele alegou que a cultura do outro esta inseida de certo modo na essencia da sociedade que chega ao ponto de uma pessoa gastar um valor absurdo em "um par de tênis", mas porque será que é gasto tanto em itens que não são de primeira urgencia. O curriculo tem as ferramentas necessarias para guiar os alunos para um determinado caminho por isso deve ser bem elaborado.
    José C. do Nascimento
    r.a. 28836

    ResponderExcluir
  184. No primeio video é mostrado diversas formas de maifestações culturais, mas todos no seu ambiente onde esta inserido naturalmente. No segundo video mostra como a os meios de transporte midiaticos estão se aproveitando das culturas e da "ingenuidade" e necessidade de algumas pessoas para poderem mais uma vez lucrarem.
    No ambiente escolar só deve ser ensinado ao aluno se for de vontade do mesmo aprender sobre a cultura de outrem, porque ela não ira ser necessaria para a formação do aluno, independente de o aluno se um grande dançarino na escola não significa que ele pretende seguir a vida de dançarino, a cultura do outro só deve ser trabalhada no ambiente escolar se for servir de alguma forma para o aluno desenvolver novos saberes "uteis".
    José C. do Nascimento
    r.a.28836

    ResponderExcluir
  185. 1°)Não e apenas o Mike que passa pelo ridículo, e sim outras milhares de pessoas que encontramos no nosso cotidiano.
    As pessoas costumam afirma que a mídia e culpa por isso pelo aquilo. Eu discordo deste discurso, pelo seguinte fato, a mídia e aquilo que as pessoas querem que ela seja.
    Os caras poe no ar, o que dá ibope, foi caso do Mike, milhares de acesso na internet, e são milhares de telespectadores assistindo e dando ibope, dúvido se o ibope não estive regular o Mike estaria no AR!

    2°) Estamos em uma busca constante para adquirir novos conhecimentos, conceitos, forma e maneiras de melhorarmos a nós mesmo, todo o processo de mudança leva algum tempo para ser concluido,
    mas temos que ter muito discernimento com os discursos, pois muitas vezes falamos muito e fazemos menos ainda. Ou fazermos ótimos discurso e na prática tudo ao contrário..
    Muitas vezes fazermos o mesmo papel dá mídia no nosso dia a dia, ridícularizamos a pessoas por diversos motívos.

    Valter RA 25542

    ResponderExcluir
  186. O ser humano tem como instinto julgar as pessoas por não serem iguais a elas, ou seja, todos homogeneizados com a mesma linha de pensamento e opiniões. Às vezes nós mesmos discriminamos nossos amigos ou colegas quando fazem algo que não gostamos os xingamos de baiano, cearense como se os mesmos fossem burros, idiotas ou algo de ruim e isso não é verdade são pessoas como todas as outras com o direito de serem respeitadas. O brasileiro tem pra si que tudo que é europeu ou estrangeiro é melhor do que o que é construído aqui mesmo no Brasil, penso que temos que trabalhar nas escolas a diversidade de cultura que há no Brasil respeitando e entendendo cada uma delas construindo pensamentos críticos sobre a sociedade Homogeneizada.

    Eu concordo com o Phelipe a respeito da mídia fazer tudo pelo ibope (dinheiro ) mesmo tendo que ridicularizar uma pessoa analfabeta e fazer piadas com aquelas situações, pois a classe que mais é atingida é dos menos favorecidos.

    Rafael Antunes 26880

    ResponderExcluir
  187. Concordo com você Phelipe quando faz a seguinte colocação em relação ao IBOPE, que vem crescendo cada dia mais e mais, e que a mídia faz de tudo para poder ter alguns assuntos atualizados, ou até mesmo uma diversão em vários momentos, mesmo que isso ridicularize a imagem de alguém. Portanto, as pessoas me incluindo, deve sim repensar em determinadas atitudes, valorizando as diversas culturas. Para que assim grande parte dos problemas sejam solucionados da melhor forma possível.
    Jarleny F. de Sousa
    RA: 25957

    ResponderExcluir
  188. Infelizmente o meio de comunicações que deveria ser para termos mais informação, hoje muitas das vezes serve de sarro, pois mostram pessoas diferentes, com culturas diferentes que nos não sabemos valorizar, assim a mídias obtêm ibope. No meu ponto de vista isso acontece devido a nos mesmos, pois nos que damos ibope para qualquer tipo de matéria televisionada, que de certa forma chega quase humilhar o ser humano, assim acabando mais é mais com as culturas.
    Priscila Costa, 25427

    ResponderExcluir
  189. O poder da midia reflete na postura que adotamos diante dos fatos, por que ao ver o apresentador tirando sarro e sabendo que milhares de pessoas estão vendo aquele fato, muitos vão para a rua e acabam reproduzindo chacotas em cima de outras pessoas, e dessa forma se cria a logica que quem é possuidor do saber é um ser superior, e por condições desiguais a maioria é da elite e essa elite permanece no poder, como se tivesse ma bolha protegendo pouco desvaforecidos conseguem entrar nessa mundo. Alex Maciel 29149 manha.

    ResponderExcluir
  190. o Estado deve criar condições para que as diferentes heranças culturais tenham seu espaço no currículo da escola, ou seja, a efetivação da justiça curricular, visando promover atitudes de respeito e combater preconceitos contra as minorias. A igualdade perante a lei e os direitos de participação na vida pública, pressupostos das sociedades democráticas, só se tornam reais se todos, independentemente das suas origens, tiverem acesso a uma educação que lhes assegure possibilidades e oportunidades de atingir o máximo de suas potencialidades.



    FABIO ROGERIO GOMES BEZERRA RA 32531

    ResponderExcluir
  191. Toda populaçao tem diversas formas de cultura isso e fato! o que a midia faz e introduzir o consumismo nas pessoas em uma proporçao cada vez maior tornando as cada vez mais iguais deixando as raizes das proprias culturas populares de lado onde os que nao fazem parte dessa modernidade imposta pelos dominantes sao ridicularizados.
    Eliseu Nascimento RA:22224

    ResponderExcluir
  192. eu concordo com o mauricio rossi,essas empresas só esta se preocupando com o lucro que vai ter,e não respeita a cultura do povo humilde,e nem se preocupa se vai magoa as pessoas,eu tenho esperança que as pessoas que administra a mídia, e coloque a mão na conciência e pare com este tipo de programa,e comece a divulgar as culturas de todos os povos com muito respeito. Edson m dos santos RA 28671

    ResponderExcluir
  193. Hoje a cultura nas escolas não são exploradas, os alunos não tem oportunidade de expressar sua cultura. Nós professores temos que dar essa oportunidade de manifestação cultural para nossos alunos, a cultura tem que ser levada à escola com toda certeza. Mas também vejo isso como uma barreira grande a ser superada, não vejo que seja por falta de interesse do aluno, mas sim pelo o que a midia hoje impoe na sociedade, o poder da midia é muito grande, e o que dá dinheiro pra ela, é ridicularizar a cultura do leigo, tirar proveito dessas pessoas, dizendo que dá oportunidades de aparecer, de mostrar o que sabe, mas por trás disso, esta o interesse em ganhar ibope, dinheiro, em cima do "mico" que essas pessoas passam na frente das cameras de uma grande emissora de TV, sem saber.
    Hoje é de extrema importancia que seja explorada a cultura nas crianças no ambito escolar, ensinar a importancia, afim de evitar situações como a do video 2.
    Caique César Gonçalves RA: 26384 Noturno

    ResponderExcluir
  194. A Aluna Cristina da Silva disse o essencial...
    se buscarmos mais culturas, mais informações e mais conhecimentos para nossos alunos e filhos eles iram entender que o mundo virtual e os meios de comunicação de hoje, filtram muitas coisas que seriam essenciais para o crescimento de todos e ajudaria a melhorar o currículo brasileiro !!


    Leonardo Barbosa RA: 25403

    ResponderExcluir
  195. todos temos culturas diferentes ou parecidas no maximo é oque mostra no primeiro video que ha varios tipos de culturas
    espalhadas pelo o mundo e tem q ser respeitadas pois elas mostra um pouco de como nos somos........diferentes uns dos outros
    no segundo videos mostra um pessoa q tem sua cultura marcada no corpo pois o faustao ja olha para ele sabendo q vai ser ruim so que o cara arrebenta
    pois o homem é julgado antes de se apresentar

    concordo com a cristiana da silva muitas vezes somos julgados pela nossa aparencia ou de onde viemos
    do q gostamos ..........isso tem q ser trabalhado com as criancas mostrar q a outros tipos de pessoa no mundo e aprender a conviver
    com todos os tipos de culturas q existe pois ñ a uma certa......cada um vive do jeito q quer e tem q aprender a conviver com o jeito do outro

    caio reis ra 26655

    ResponderExcluir
  196. A cultura não é algo fixo, ligado apenas à tradição, algo herdado ou imutável. Ela é um campo de luta por significados e também não é algo absolutamente puro, tampouco algo absolutamente corrompido. Dessa mesma maneira a cultura popular tem elementos que transitam a todo instante, Trazer a cultura popular para dentro da escola não é ensinar o exercício da solidariedade,
    alexsandro ra 24610

    ResponderExcluir
  197. O que falar sobre nossa cultura popular se hoje tudo é motivo de gargalhada , as vezes insultamos essas pessoas de baiano e nem sabemos que nossos parentes sao descendentes teriamo que estudar essas culturas e trazer para o ambiente escolar!!!
    Jurandir Vieira Ra 28731

    ResponderExcluir
  198. Concordo com Leonardo Barbosa,pois as mídias se aproveitam das culturas não dominantes para ridicularizalas e implantar o pensamento de que o melhor é ser como eles,pois ser for diferente você pode ser rotulado e ridicularizado por ser diferente.
    Matheus Silva. Vespertino. RA:26857

    ResponderExcluir
  199. 01 A instiuição escolar é um ponto de partida para a aprendizagem do respeito pelas culturas populares, pouco divulgadas na televisão (portanto diferentes daquilo que se tornou normal para os jovens), obtido a partir do conhecimento de suas formas de expressão mateirais e imateriais, na complexidade de suas dimensões históricas, geográficas, sociais, artísticas, religiosas. Vencendo o preconceito atraves do conhecimento, é preciso formar um público jovem interessado nas suas próprias raizes, não envergonhado, mas orgulhoso delas, com espírito aberto o suficiente para redescobrir e valorizar, nas periferias das grandes cidades onde moram, as belezas ancestrais guardadas na memória de seus pais e avós. A parir dai a figura do senhor Mike tera novos olhares e sua origem será respeitada como deveria ser. Adriana Felipe vespertino RA 29693.



    02Concordo com voçê em partes Marcos Vasconcelos, porém nós que somos o motivo da audiên cia ou seja alimentamos a audiencia dos canais que explorão demasiadamente a imagem de varios Mike da vida . Cabe a nós não dar bola para este tipo de exploração Cultural.
    Adriana Felipe RA 29639.

    ResponderExcluir
  200. Amanda Cardoso Silva concordo com vc cada povo tem sua cultura e devemos respeitar cada uma delas so assim saberemos conviver com essas diferenças!!!
    Jurandir Viera Ra 28731

    ResponderExcluir

Digite seu comentário, escolha a opção anônimo e ao finalizar o seu comentário, por favor informe seu nome completo e R.A.