quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Entre a Finlândia e o Piauí

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http://www.4shared.com/photo/K8yQfWP7/Entre_a_Finlndia_e_o_Piau.html
Posicione-se criticamente diante do texto, utilizando argumentos com base nos conteúdos adquiridos nas aulas.
Responder até 25/09 as 23:59

260 comentários:

  1. Vamos pensar no que estamos vivendo hoje! O desinteresse dos alunos na escola, nos professores, nas matérias, novas formas de se adquirir conhecimento mais fáceis e legais do que as que estão sendo adotadas nas instituições de ensino, o que o aluno escolhe uma escola que não proporciona ao aluno interesse ou uma escola que o posiciona a querer aprender o que está sendo dito o que esta acontecendo no mundo, vamos ter que aprender a lidar com essas mudanças e fazer com que o ensino seja para o aluno não para as instituições ganharem notas!

    JACKSON - NOTURNO - 26628

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  2. Tanto a escola da Finlândia e a escola do Piauí no Brasil têm metas para ser atingidas. Por conta disso fazem o feijão com arroz porque é mais simples, em vez de ficarem se preocupando com os problemas da vida real e ficar decorando fatos, os professores então não criam suas aulas pega o que já está pronto tanto nos livros como na internet que já vem dizendo como que é para ser ensinado, onde os alunos tem que atingir as metas estabelecidas, porque o seu desempenho será avaliado com vigor para elevar o nome da escola, atingindo os pontos que são necessários para estarem no topo das melhores escolas do Exame Nacional do Ensino Médio (EMEM).
    BOY VESPERTINO RA – 26252

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  3. A educação realmente deve ser levada a serio e nesse sentido a politica tem que intervir diretamente nestas questoes, mas infelismente pensando desta maneira o governo cria meios de avaliar o que esta nas maos dos outros atravez de provas e questionarios, olhando por esse lado qual o tipo de aluno que a escola de hoje quer formar??

    Douglas dos santos ribeiro ra: 39596

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  4. temos comido arroz e feijao a vida inteira de olho no file de quem esta lá em cima, é claro que o simples funciona, a pergunta é, pra quem tem funcionado? esta na hora de refletir sobre estas questoes, o problema nao é o que é ensinado mas como esta sendo ensinado.

    Douglas dos Santos Ribeiro ra :39596

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  5. eu acredito que ambas tem a preocupação de formar cidadaos é ter a melhor educão do mndo,más no meu ponto de vista o piauí tem a melhor escola secundaria. más falta muito interesse público a serem envestido...
    valmirete lima noturno 28812

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  6. Feijão com arroz é fazer o básico, e muitas vezes pode dar certo, mas nas nossas escolas não é isso que são usados. Pode ser no Piauí ou na Finlândia, tento um planejamento, idéias, uma boa administração com recursos para serem aplicados na escola onde teremos professores satisfeitos, motivados onde encontram prazeres para lecionar e ter o retorno dos seus alunos que é o aprendizado com satisfação. LEOSMAR RA: 25799

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  7. Temos muitos problemas nas escolas, mais algumas coisa que acontece com nossas
    crianças vem de casa,porque a educação começa de casa.
    temos alguns professor que continua com a mesmices e não se atualiza,só que saber ganhar o dele, e os outros que se ( ) um dia eu vir a professora falando para a outra ele (aluno) não consegue responder a atividade vou ter quer ameaçar ele para fazer.
    ta correto?se nas escolas hoje tive ser alguns professor igual ao Mario, que faz o aluno pensar,seria diferente.termos que trazer as criança para a gente(professor) estimular eles para os estudo,e sempre te um contato com eles.
    Eraldo R de Souza RA28797

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  8. Percebe-se que o conhecimento, obviamente, é o fundamental e torna-se fundamental para o bom currículo escolar, para os bons resultados e uma dose de disciplinaridade serve como auxílio de peso no aprendizado do aluno.
    A educação do feijão-com arroz, soa estranho, deixa ar de simples ou comum demais, porém extremamente eficaz. O que mais importa é saber o que se ensina, do que ler e tentar saber sobre os autores e sobre a pedagogia da atualidade.
    Róberson Cristiano de Souza 25558

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  9. eu acho que o nosso país tem muito ainda a ser feito pela educação...muito mesmo,mas tudo isso precisa de apoio politico...interrese também da sociedade...valmirete lima noturno 28812

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  10. bom
    estas escolas só olha para os melhores alunos.e querem melhorar ele ainda mais.
    e os piores alunos? eles não estão nen ai, mas para que isto? para ser elogiada por estas estatisticas ai, de enen de provas do governo, dizendo que quem foi melhor numa prova e o mais inteligente ou o mais educado ou tem a melhor estrutura familiar.
    e a exclusão? isso eles não fala nada
    depois é a educação fisica que exclui, e o mercado de trabalho que exclui, a escola deles, eles não fala nada, que separa os melhores e os piores,levam puchoes de orelhas.
    isso vem da propria escola.

    mauricio rossi 26124

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  11. Boas escolas possuem metas, professores são reconhecidos, o diretor é um gerente onde consegue bater suas metas, familiares que participam, colaboram com aprendizagem, será que essa seria a solução para uma aprendizagem, onde falaríamos de cultura local, de integração de diferentes culturas, lendo a mesma cartilha? LEOSMAR RA: 25799

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  12. A afirmação propriamente dita, se refere à educação de qualidade, e possíveis metas a serem alcançadas, no qual, tudo que vier a ser proposto na escola, é avaliado com muita autonomia pelo diretor e professores do local. Buscando sempre maneiras diversas em que o aluno aprenderá rapidamente o conteúdo , assim é de extrema importância que o professor juntamente com o diretor busque o diferencial, além de focar em objetivos que só venha a somar e multiplicar saberes. Modificar estrategicamente a forma de se passar o conteúdo, que sem dúvida é o melhor caminho a ser seguido, pois a transformação e o crescimento espontâneo, se torna real e prazeroso ao decorrer do processo, e consequentemente a relação com a vida real e os materiais utilizados em sala de aula, pode ser sim um ponto de partida, e por que não dizer o despertar da criatividade. No entanto a família e escola tem uma ligação extremamente importante para o desenvolvimento construído, simplificando estrategicamente e não buscando o complexo quando me refiro a educação, por tanto não acho correto quando no texto afirma-se que é através de um puxões de orelha que podemos educar, e sim é através de um amplo leque de ideias e diálogos.

    Jarleny F. de Sousa
    RA: 25957 (manhã)

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  13. O texto disse uma coisa que me chama a atenção,diz que as famílias acompanhavam a vida escolar dos seus filhos de perto e se eles cumpriam seus deveres de casa. hj em dia não existe mais isso infelizmente, a educação não depende somente da escola e professores mas tbm dos pais que devem acompanhar de perto e tbm o aluno que tem por obrigação se comprometer. Infelizmente esse sistema de aprovação automática veio para dar sua contribuição detonadora para educação.

    DENISE ROCHA R.A 30839 (VESPERTINO)

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  14. O ensino de antigamente funciona até hoje, mesmo com as inovações, tecnologias, novos sistemas que são usados hoje, mas ainda tem o ``arroz com feijão´´ sendo utilizado nas salas de aulas, e dentro das salas de aulas os professores na frente comandando e os alunos sentados nas carteiras individuais em filas indianas e sem conversa dentro da sala, mesmo sendo utilizados novos metodos trocando informações em grupos sentando em circulo, mas assim que acaba à atividade volta para o lugar filas indianas e sentando individuais e sem conversar, e nas avaliações são feitas do mesmo jeito que se senta na sala de aula durante todo o ano e sem se quer olhar pro lado, então pelo o que li, o que realmente fuciona no ensinamento é o ``feijão com arroz´´.

    Marcelo Coelho da Mota RA:39840, noturno

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  15. Bom, o texto deixa claro a questão desnecessaria de se criar fórmulas mirabolantes para se oferecer educação de qualidade.
    O termo "praticar o feijão-com-arroz da educação" mostra q o sistema educativo de sucesso é mais simples e óbvio do que se imagina, o professor que aprende a ensinar, consequentemente gera alunos que aprendem como devem aprender.

    Thamires Rodrigues Pereira RA:3207-8

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  16. A partir do momento em que se passa nas escolas o feijão com arroz, como um programa pré estabelecido, fica mais facil de passar o as informações contidas na ano letivo pois os professores conseguem repassar os ensinamentos, os conteudos com maior facilidade, principalmente se ele esta feliz com que esta fazendo e feliz com o ambiente em que está trabalhando, com isso quem tem a ganhar é o aluno.

    Flávio N. Minozi RA 28760

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  17. Pois é "Entre a Finlândia e o Piauí", nos diz que o FEIJÃO com ARROZ da educação é o sistema mais fácil de lidar,rígido e em busca de resultados, assim como ocorre em outros países. Mais porque não fazer uma educação de Risoto de Camarão ou Strognoff, voltada para a qualidade não para quantidade?!Não concordo que tenhamos que ficar praticando Feijão com Arroz, afinal não é tão simples assim....

    Elaine Priscila RA:28806

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  18. se quando citasse piaui pelo menos estivesse se referindo ao piaui todo!!!

    Douglas S ribeiro 39596

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  19. Com base nos prerrogativos adquiridos em aula, este artigo fomenta elogios à Proposta Pedagógista ou Desenvolvimentista enfatizando a hierarquia escolar, notando os bons diretores por reponsáveis diretos por este êxito e avaliando comparativamente a educação brasileira com a educação européia, naturalmete nos promovendo apartir de um exemplo simplório de uma escola no nordeste do brasil que figura na região pobre de nosso país, com um figurativo ou simbologismo de meta educacional cumprida na esfera mais baixa, citada por exemplo de toda organização educacional de um Brasil aprovado pro terceiro milênio.
    Eduardo Henrique, RA: 12033.

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  20. Podemos perceber na fala do texto que a escola da finlândia e do Piau forma um cidadão marionete quando o autor cita que escola tem a cara do diretor. E quando ha sinais de resistência são puxadas as orelhas dos alunos
    Como podemos perceber no texto enas aulas do professor Mário é que quem faz o aluno é a escola e não como ouvimos pelos diretores, professore e até mesmo os nossos pais onde quem faz a escola é o aluno

    Everton PA Jesus 27426

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  21. As boas escolas tem a cara de uma empresa onde o objetivo é bater a meta e todos em sua volta trabalham para que isso ocorra. O diretor exerce o papel do gerente, é o responsável por bater as metas. Escolas públicas ou privadas do Piauí ou da Finlândia funcionam com o mesmo organograma das empresas. Recebem o que é pra ser ensinado (apostila pronta), ensinam as mesmas competências. Somente se importam com a avaliação de alguma entidade política. E segue o consumismo, o poder na mão da elite. Alex Maciel R.A 29149 manhã.

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  22. Concordo com o Leosmar, e acrescento com aulas muda o discurso, o formato, mais ocorrem as mesmas coisas a elite no poder, decidindo o que vai ser ensinado e como ser ensinado. Alex Maciel R.A 29149 manhã

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  23. O sistema educacional de hoje nao se importa com o aprendizado da criança mas sim com pesquisas que serve somente para mostrar na midia numeros. Esses numeros sao tudo mentiras porque eles buscam somente o que lhe interessa a eles e nao estao preocupados com futuro das crianças. quantos menos alunos com dificuldades melhor pra eles pq preferm passar perguntas e respostas de uma vez pra nas pesquisas ter média boa e o governo ganhando mas sobre isso... q governo é esse q temos.... Débora Ramos Elias RA: 29422

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  24. é verdade o metodo do feijao com arroz por parece ser bem simples , mas tevemos olhar pra esse metodos pelo dois lado , lado social , e da enganação.

    leandro santana 21904

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  25. Estou de acordo com o Alex do período matutino, quando essas duas escolas tem metas para serem cumpridas, e o diretor diz o que tem que fazer cobrando resultados dos alunos para atingir suas metas estabelecidas. Fica evidente que fazer o feijão com arroz é mais simples, para elevar o nome da escola e quem sabe poder ser eleito novamente.
    BOY VESPERTINO RA - 26252

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  26. Cade as crianças nesse texto? As crianças não estão presente num contexto escolar e sim numa fabrica de crianças onde todas tem que sair iguais. O texo fala com outras palavras em que a criança tem que ser preparada para o trabalho e não para o mundo, porque eu não vi que eles valoriza as diversas identidades que á numa sala de aula ou até mesmo numa escola...

    Fabiana Ferreira RA:26674

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  27. Essa teoria do feijao-com-arroz é muito comodo pros professores, as aulas ja estao prontas e mesmo se nao tivessem nao ia mudar a vontade dos alunos, aqueles mesmo estariam interessados nas aulas.
    Com isso eles nao se preocupam com os alunos que nao tao afim da aula, eles batem a meta de acabar com os livros, apostilas e ja consideram trabalho feito.

    guilherme kendi kitadai
    ra 26775

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  28. As escolas se baseiam muito em objetivos , tendo em vista que isso não é apenas a visão das escolas e sim a visão da nossa sociedade como um todo.
    O método do feijão com arroz é um metodo no qual não à dor de cabeça, é simples e facil de ser administrado.
    Pórem tanto o colegio do Piaui quanto o colégio da Finlandia precisam alcançar seus objetivos , tendo em vista as apostilas e as provas, quem sem duvida nenhuma é um metodo nem sempre eficaz , podendo punir aquele que infelizmente estava nervoso no momento da mesma se complicando e muitas vezes reprovando de ano.

    Bruno Leonel Legarra: Ra: 29057

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  29. Concordo com o comentario do Everton , pois os colegios com esse tipo de pensamento sempre formaram cidadões marionetes não tendo suas proprias opinioes e sim tendo que ir de acordo com aquilo que lhe é passado.

    Bruno Leonel Legarra Ra: 29057

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  30. ola marcelo coelho,concordo com voce ,se pararmos para ver nada mudou,tudo se repete ate mesmo as filas indiana, a utilizacao das carteiras infileiradas e ate mesmo a postura dos professores.RA:33656 corina modesto manha

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  31. oi everton ,sera que se os professores continuar a puxar as orelhas dos alunos as coisas nao melhoraria? antigamente naõ se ouvia dizer que alunos batian em professores.concordo com voc que o aluno pode fazer uma escola melhor porém é preciso reconhecer que a direção tambem faz parte desse progresso.RA;33656 Corina Modesto manha

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  32. Podemos entender que hoje em dia todas escolas tem seu plano de aula montado,a coordenaçao apenas passam para o professor e o professor aplica, por isso que acaba ficando tudo no feijao com arroz.Nao importa qual a escola o importante é a avaliaçao para que a escola tenha nome.
    Adriano Luis Pertinhes RA-34490.

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  33. Muitas vezes o simples e o melhor caminho e trás o melhor resultado, precisando apenas de um planejamento e metas simples que possam a ser atingidas e pessoas engajadas com a sua proposta de trabalho e foi o que estas duas escolas fizeram, tenho certeza que logo, logo estaram no strognoff, risoto de camarão, enhoque, lasanha, etc. As escolas representam os seus diretores e os professores o seu diretor. Pego como referências as duas escolas que estagiei, no mesmo bairro, mas com profundas difernças, desde da postura dos professores, alunos, organização, planejamento e material. E nestas duas escolas citada no texto, eu vejo uma propostas pedagógicas responsável e comprometida com o ensino e com aluno, pensando no seu desenvolvimento como pessoa, e para isso a família acompanha o desempenho do aluno dentro e fora da escola. Agora eu pegunto qual escola vc matricularia o seu filho(a)?
    Fica evidente que o comprometimento de todos e fundamental para mudar o cenário da educação, basta acreditar e procurar fazer o seu melhor, indiferente de qualquer problema que tenha.
    Valter RA 25542

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  34. Ao Eduardo, concordo com o seu comentário vc foi muito feliz com as sua palavras.
    Ao Everton, meu querido tb concordo com o seu comentário, só que tem umas questão muito importante que talvés vc não tenha se dado conta, que para que o aprendizado aconteça, algumas regras são impostas mesmo que indiretamente. Então não tem como ter ensino de qualidade sem normas, regras. Hojé o que vemos na maioria das escolas e o desrespeito dos alunos com os professores e olha que tem professores comprometido com o ensino, mas se este professor não tiver o respaldo e apoio da direção infelizmente ele não vai conseguir dar aula por mais dinâmina e atualizada. Temos que desenvolver um senso critico, mas sempre terá dois lados, duas verdades, duas mentiras, quem está certo ou errado?
    Valter RA 25542

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  35. Infelizmente a escola de hoje não e levada a serio o ensino muito fraco devido a política fraca que temos hoje teriam que investir mais nessas áreas onde muitos falam que tão de olho mais na verdade continua a mesma coisa o governo criando regras meios para avaliar os alunos com provas onde poderia investir mais com materiais para melhora os alunos e suas notas em vestibular.

    Manha RA 28442

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  36. Infelizmente a escola de hoje não e levada a serio o ensino muito fraco devido a política fraca que temos hoje teriam que investir mais nessas áreas onde muitos falam que tão de olho mais na verdade continua a mesma coisa o governo criando regras meios para avaliar os alunos com provas onde poderia investir mais com materiais para melhora os alunos e suas notas em vestibular.
    RA: 28442 Manha

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  37. Eu concordo com a Denise Rocha, quando ela afirma a ausência da família na vida de seus filhos, no qual esses pais que passam a maior parte do tempo estressados, impaciêntes, desanimados, não são um bom exemplo, além de não serem pessoas preocupadas com a formação desse aluno.

    Jarleny F. de Sousa
    RA: 25957

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  38. De acordo com o texto a escola precisa ter uma boa gestão, e os professores precisão estar engajado com projeto pedagógico da instituição, que na verdade não é necessário proposta pedagógica mirabolante para que a escola tenha um bom desempenho, mais visando o aluno e o que ele precisa.Fabiana da silva vespertino 25379

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  39. Leo você tocou num ponto importante, que as cartilhas estão para padronizar o ensino para os diferentes alunos, e vem problematização do aprendizado, porque o aluno aprende quando ele se identifica. Fabiana da silva vespertino 25379

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  40. Este texto retrata de forma objetiva a melhor idéia sobre a verdadeira educação, pois de maneira simples nos mostra que para o sistema dar certo, tudo terá que funcionar como uma piramide.
    24205 Josias

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  41. Bom acho que sempre estivemos nesse sistema do arroz e feijãolevando sempre em consideração que os professores estão ensinando ,porém nem sempre é o ensino certo para aquele aluno as vezes utilizando até mesmo o sistema rigido.
    Solange Lopes ra:28783

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  42. Concordo com o Alex as escolas de classe media estão preocupadas em ensinar não somente o basico da educação aos seus alunos mais tambem dar-lhes uma profisão.Solange lopes ra:28783

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  43. é verdade quando-se diz que a escola tem a cara do diretor,tem muitos profissionais que em 2 há 4 anos consegue colocar a escola nos pradões esperado,contra partida outros profissionais ficam 20 anos em uma escola e não mudam nada na escola.é la na finlandia tem uma cobraça muito maior,e tem uma família que fica orientando o tempo todo,com os deveres de casa.no brasil quando o aluno chega em casa da escola infelizmente não tem ninguem para orienta-lo é por que os pais estão trabalhando.o aluno tem que aprender na escola,e também em casa,em casa ele vai se alto conhecer,e a escola vai ensina-lo a ser um cidadão.Edson m dos santos RA 28671

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  44. É muito facil falar quando nao temos conhecimento do que acontece em sala de aulas ou melhor dentro de uma escola.Para o arroz com feijão dar certo é preciso uma parceria entre alunos ,professores e os pais dos alunos.E quando a diretora colabora ai fica mais facil ,para a escola ter a cara do diretor ela a mesma precisa ser muito bem instruida e ter um conhecimento enorme com relação ao seua aluno.quando se respeita as normas da escola o professor é qualificado ,da chanse ao aluno tudo melhora e mais a escola do piaui deveria ser modelo para outras escolas de outros estados .

    Corina Modesto 33656

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  45. Analisando a Escola de hoje,realmente ocorre a teoria do arroz e feijão.Apenas O necessário, esquecendo da real necessidade do aluno.A escola sendo utilizada para outros interesses,transformada para atender a necessidade das empresas,e atingir metas,ou maquiar resultados.Podemos citar o exemplo como diminuir o nível de repetência,não se preocupando com aprendizado das crianças,e desenvolvimento. E sim,os valores do programa.Esquecendo, totalmente da necessidade de reestruturar o ensino,voltado para as diferenças,e inclusões.NILZA A.Moreno DELGADO RA 28989

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  46. Acredito que seja necessário um pouco de rigidez no ensino, pois muitas vezes se não o tivermos, não teremos controle e nem voz de comando nas nossas aulas. É necessário sim, darmos um ensino de qualidade e termos controle da nossa aula.
    Róberson Cristiano de Souza 25558

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  47. Os olhos saltam todas as vezes que são feitas comparações entre paises presupostamente mais desenvolvidos que o Brasil. No texto o curriculo da escola na Finlandia prescreve, mas os alunos recebem o que tem por direito frente a um orgão Internacional, e aqui recebemos aquilo o que nós é legado por "direito" ou por imposição internacional.

    Quando tem alguem disposto a dar um pouco mais é criticado - entenda isso.

    No ultimo ENEM, melhor escola foi do Rio de Janeiro, mensalidade R$ 2.000,00.

    Quais são as nossas competências?

    Julio Novo - RA 25355

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  48. corina modesno você não me enteudeu.

    "O aluno pode fazer uma escola melhor" é uma fala de professores e diretores pelo menos eu cansei de ouvir isso na escola. Porem depois das aulas do Mário, de alguns livros que eu li observei que essa frase é falsa, pois como vimos no filme entre os muros da escola alguns alunos ou muitos não aprendem nada, por falta de insentivo do professor que só pensa em transformar o aluno.

    Em quetão dos alunois baterem nos professores pode ser no fato deles cansarem de apanharindiretamente de um professor que só quer tranformala. por outro lado existem noticiarios que professores batem em alunos porem vc não citou isso.

    EVERTON PA JESUS 27426

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  49. Concordo com você Valter que nas escolas tem que existir regras.

    Porem não pode ser uma ditadura como podemos ver nas escolas da finlândia e do Piauí onde os aluno não pode se expressar.
    vc acha que com essas regras impostas por estas escolas vai sair algum aluno critico?
    Everton PA JESUS 27426

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  50. Concordo com o Guilherme Kitadai que a teoria feijão-com-arroz é muito comoda para os professores, onde já se viu que acabar com as metas, livros e apostilas já consideram trabalho feito, quer dizer esses professores não estão nem ai para o futuro dos seus próprios filhos e nem para a humanidade, onede sera que tudo isso vai parar??????????

    Fabiana Ferreira RA 26674

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  51. Hoje em dia o nosso futuro depende de uma boa educação, e pra termos uma boa educação além da que aprendemos em casa, na escola também há uma parceria para contribuição disso, mas para que isso aconteça as escolas tem que pensar em não formar máquinas e sim como diz a LDB formar bons cidadãos futuros para uma boa educação e qualidade de vida e com base no texto tanto a Finlândia quanto o Piauí tem objetivos e metas a atingir, o termo que eles usam feijão com arroz é uma boa para um processo de aprendizado, mas para adquirir uma boa educação só essa meta não basta é preciso de muito mais conteúdo.
    Yasmin C.R.Nascimento RA:19395

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  52. Concordo com a Solange Lopes RA:28783, pois é como já havia dito não basta só termos esse termo, tem que ter muito mais conteúdo, pois como diz a solange nem sempre é o certo para o aluno, ou se é para alguns também deve ser programados muito mais para os outros.
    Yasmin C.R.Nascimento RA:19395

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  53. Cada escola tem uma caracteristica e planejamento de aula, para isso dar certo tem que ter um planejamneto de professores, e diretores para que os alunos tenham um conhecimento de qualidade e aprendam o que está sendo passado pelo professor.seria importante a minidia estas divulgando exemplos de escola que deram certo p/serem exemplo de outras.acredito eu que essas escolas tem uma boa estrutura pedagogica e por isso estão dando certo.Elaine Barreto ra 32775

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  54. Leo discorde de que não são todas as escolas que usam cartilhas .esse sistema tem em poucas escolas rstá um pouco ultrapassado.
    concordo com joão as escolas ñ são levadas á sério por alguns alunoscabr ao professror esta trabalhando mais com esses alunos .Elaine Barreto ra: 32775

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  55. O que mais inporta e a educação o arroz e o feijão e pra supri a fome. o objetivo aqui e ensinar e passa mais conhecimento,pra essas crinças.Maria aparecida de souza,RA25817

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  56. com cordo com acorina modesto. por que não so com o arroz e o feijão que a escola vai para frente existe varios fatores um deles e a colaboração dos funcionarios e professores tambem do nosso proprio pais. Maria aparecida de souza.RA25817

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  57. O texto quis mostrar que mesmo em dois lugares completamente diferentes em cultura e economia, o que faz a diferença são o planejamento e os profissionais.
    O feijão com arroz não significa não formar alunos/cidadãos críticos, quis demonstrar que o ensino tem uma essência: comprometimento e responsabilidade, com aplicação de conteúdos relevantes, sem, no entanto a necessidade de idéias mirabolantes como muitos andam achando que precisa.
    Há uma ansiedade por incluir a tecnologia nas aulas, mas que tecnologia realmente precisamos?
    Os alunos precisam saber o por que da importância de aprender e os professores conhecerem bem o assunto e suas relações com a sociedade, e a partir daí, seguir o planejamento.
    Alguém acha que na Finlândia a população é alienada? Então, feijão com arroz, dá certo sim.

    Emerson José RA: 39017

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  58. Concordando com o que o texto diz, os professores devem trazer à tona a realidade dos alunos e da comunidade. Ora se todos nos conhecemos não é preciso grandes manobras para trazer algo que não nos interessa e não nos pertence, logo desinteressados ficam os alunos e o rendimento cai. Então precisamos focar nas necessidades e desejos dos alunos assegurando assim sua atenção, compreensão e interesse pelo objeto de estudo, então tudo se torna simplista e objetivo e todos ganham, professores, sociedade e acima de tudo os alunos verdadeiramente interessados.

    DANILO DE M. TONIOLO RA: 29127 - manhã

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  59. De acordo com alguns colegas, as escolas devem privilegiar à todos de igual maneira sem dar destaques negativos, mas sempre exaltando o bom trabalho em equipe e grupo quando for conquistado, as barreiras e diferenças devem vir abaixo. Sem excluir as chances de uma melhor sociedade de iguais chances crescem muito, então a participação de professores e comunidade é de suma importância no desenvolvimento como cidadão crítico do aluno, dando ferramentas para que estes possam se conhecer e conhecer ao que está do seu lado.

    DANILO DE M. TONIOLO RA:29127 manhã

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  60. podemos anlisar este texto por dois ângulos:1-Uma escola certinha como todas deveriam ser,simples,elas ensinam e os alunos aprendem.2-Ou se olharmos o objetivo da escola que é ensinar o que vai ser avaliado no Pisa(programa internacional de avaliações dos alunos).Formando seres IGUAIS. Marco Freitas RA28886

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  61. Bem, as instituições estão ai pra você ver como, não estão preocupados com o aprender e sim com a formação de pessoas mecanizadas que acredita em balelas sem fundamentos...quando a sociedade criar método que roube a atenção de um modo que toda a sociedade se conscientizem que não só as instituições devem lucrar com tudo isso mais sim os alunos com o conhecimento.

    Claudio Marinho RA:31203

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  62. Se o maior projeto de vida da criança é a escola e sua educação,os famíliares deveriam e devem fazer parte deste processo, porem este fato não ocorre em muitas familias brasileiras,de fato deixam de acompanhar o dever de casa de seus filhos para assistir a novela das oito entre outros programas televisivos, e deixam de acompanhar de perto o desenvolvimento de seus filhos, esse acompanhamento seria o básico para mlhorar o desenpenho da criança na escola, assim as famílias poderia cobrar melhor dos órgão competentes e assim contribuir para melhorar o nível de ensino público,e é óbvio que se fosse seguido a teória do feijão com arroz o ensino público nacional seria outro, ou seja se os orgão competentes quesessem de fato mudar o sistema de ensino nacional não seria nada díficio era só investir forte, tanto nas instituíções incluindo material de qualidade com boa alimentação para os educandos, e com ótimas remunerações para os proficionais da area, porem isso não ocorre e nem vai ocorrer tão cedo porque tem um jogo política muito forte por trás de tudo.Edson Soares RA:27093 NOTURNO.

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  63. Bom, eu acho que na teoria é tudo muito bonito.. mas ninguem sabe o que se passa na escola, a hierarquia que se tem.. o professor as vezes quer fazer o melhor mas é impedido por forças maiores, então como fazer? creio que o problema está no povo que esta no 'TOPO' fazer com que eles assistam de perto a realidade de uma sala de aula, perceber que o feijão com arroz funciona, apesar de todos quererem os filés. !!


    Mayara Cristina L. 33764

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  64. Não concordo com o Edson, pois a escola tem que tem a cara do diretor não deve funcionar bem, a escola deve ter a cara de quem faz por onde dentro dela, ou seja, os Professores e alunos.
    Diretor só sabe das partes ruins e resolve problemas.. as partes boas quem sabe é o prof e aluno !!

    Mayara Cristina 33764

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  65. Concordo plenamente com a colega Valmirete, quando ela fala que o país ainda tem muito a ser feito, e os pricipais por essas mudanças são os políticos, porem isso não ocorre por conta dos jogos sujus entre partidos, onde eles visam o melhor em benefícios proprios ou do partido e não para o país, será que se os salários dos políticos fosse 1,500 reais eles queriam ser políticos?bom eu acho que não, mas aos poucos a socioedade vai enxergar algumas jogadas e melhora através de seus votos.Edson Soares RA:27093 noturno.

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  66. A busca pela excelencia no resultado é a decadencia da sociedade moderna, esse objetivo extremo e evidente dentro das 2 escolas torna por demais aparente nossa fragilidade em lidar com o ser humano e com nós mesmos, não dialogamos com as nessecidades atuais tão pouco com o ascesso globalizado de nossos alunos, estamos nos perdendo em nossos vicios de soberania e padronizações... deixamos de ser humamos para nos tornar-mos máquinas...
    Tiago Roediger RA: 26340

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  67. Tanto a escola da Finlândia e a escola do Piauí no Brasil têm metas para ser atingidas. Por conta disso fazem o feijão com arroz porque é mais simples, Vamos pensar no que estamos vivendo hoje! O desinteresse dos alunos na escola, nos professores e nas matérias, novas formas de se adquirir conhecimento mais fáceis e legais do que as que estão sendo adotadas nas instituições de ensino, o que o aluno escolhe uma escola que não proporciona ao aluno interesse ou uma escola que o posiciona a querer aprender? O que está sendo dito é o que esta acontecendo no mundo.

    Thiago de Menezes - RA 29290 - Noturno

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  68. Se a escola é responsávelpela formação do sujeito, porque não encrementar esse feijão com arroz, deixe-o ter mais autonomia/ de situações onde ele possa resolver sozinho.
    O sujeito para sua boa formação precisa e tem o direito de ir e vir a escola e portanto a escola tem e deve ter estrutura para o desenvolvimento do sujeito.
    Mas não é bem assim que funciona, as escolas não tem estrutura para ensinar, qualificar um sujeito,os professores não se importam com nada estão nas cartilhas ainda,estão ultrapassados e não se importam em modificar essa situação assim é mais facil sem dor de cabeça.
    enfim precisamos rever esses conceitos ter uma politica mais objetiva onde o sujeito seja o maior beneficiaro.
    CELY DE SDANTAS RA 28570 MANHA

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  69. que devemos seguir de exemplo o melhor isso é obvio, mas uma andorinha só não faz verão, o q fazer para mudar essas politicas e paradigmas que norteiam a educação física???

    douglas s. ribeiro 39596

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  70. Comentário sobre o comentário do aluno Guilherme Kitaday, os professores se acomodam com o feijão com arroz é fácil né vai lá dão sua cartilha ultrapassada e pronto fizeram sua obrigação, nao estão preoculpados em desenvolver o sujeito para uma sociedade e sim mais um parasita ambulante.
    CELY DE SDANTA RA28570 manha

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  71. É Muito importante que fassamos que o aluno aprenda para que isso aconteça devemos achar estratégias como feedback com alunos um plano de aula bem elaborado com construções criticas sitada no texto. o feijão com arroz educativo é muito importante para que possamos torna-la a educação muito mais eficaz.

    Luis Henrique Alves Abbade R.A 22143

    Para que a escola e alunos se entenda é preciso fazer um plano de aula que adequa as necessidades e interesses dos alunos e aplicado com o feijão com arroz.

    Luis Henrique Alves Abbade R.A 22143

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  72. É bom saber que a escola do Piauí é assim, todas as outras escolas deveria toma - lá de exemplo, mas o que acontece que nem sempre a cara do diretor é a solução para uma boa escola, para se dar tudo certo é preciso que o aluno e os familiares se unam juntamente com os professores e diretor para se ter uma comunicação e interesses de ambas as partes!
    Para concluir acredito que nosso país para crescer na educação, tem que ter um apoio grandioso do nosso governo, que na realidade se preocupa mais com outras coisas do que com a própria educação!

    Letícia Pereira da Silva (Noturno)
    RA: 34614

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  73. O conteúdo nas escolas, se trabalhado de uma maneira simples e objetiva, flui de uma forma muito melhor do que se trabalhada de maneira complexa. As escolas devem ter objetivos claros e específicos do sistema que vai ser trabalhado; a avaliação deve ser feita de uma forma que seja eficaz tanto para o aluno como para a escola. Para que haja uma escola dessa maneira é necessário que se comece do diretor, que é o principal sujeito da escola, depois os professores, que são os transmissores de conhecimento e por último o aluno, que também deve seguir as metas propostas para que o trabalho seja eficiente.

    Amanda Cardozo Silva RA: 39686

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  74. Lendo este artigo e relacionando ele as aulas, Fica facil notar que a educação é um tema vendido, hoje as instituições de ensino trata a educação como negocios e por isso utilizam-se do arroz e feijão, para garantir resultados e nome para as intituiçoes, chegando aos seus objetivos que em enumeras vezes não se trata de supri as necessidades dos alunos e sim as proprias.
    Bruno Alencar RA:28243

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  75. concordo com o mauricio rossi 26124, pois e bem por ai que acontece os bons a escola faz questão de auxiliar a ficar melhor, sendo que os mais fracos vão ficando de lado e convencidos de que são os burros ou os diferentes assim ocorre as exclusões e tudo mais, enquanto a escola fica a se preucupar com as cotas a serem batidas.

    Bruno Alencar RA:28243

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  76. a escola é como na vida os melhores são escolhidos enquanto os considerados piores são descartados não se enquadram no sistema cabe a nós professores através de conhecer a cultura de cada um deles tentarmos traze-los para o convivio com esses selecionáveis temos um professor que esta abrindo os nossos olhos e dando um caminho a ser trilhado e alcançar esse objetivo porque a escola aqui no píaui ou na finlandia como instituição trabalhara sempre como empresa enquanto tiver batendo as metas e acabando suas apostilas e seus livros nunca ira se importar com o tipo de ensino que esta sendo passado para o mesmo pois a grande maioria delas só esta preocupada com o boleto no final do ano pago e o ensino em si fica para um segundo plano Arnaldo (topete) RA 28385

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  77. A Finlandia e o Piaui num comparativo estão entre as melhores escolas do mundo e tbm o melhor metodo de ensino, utilizando o metodo de arroz com feijao. Achamos estranho, logo o Piaui um estado considerado pobre, não é mesmo? mas esquecemos de ver todo uma politica que está atrás de tudo isso,o porque,etc.
    Sandra Rodrigues RA 26274

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  78. O que acontece com esse nosso país? temos exemplo de escolas que fazem a diferença, somos lutadores, vencemos batalhas todos os dias, mas nossas politicas publicas só fazem besteiras, o que adianta uma escola em vista desse Brasil imenso. temos exemplos de educação no nosso país, mas adoramos importar e misturamos tudo mascarando nossa realidade, quando percebemos o erro e as influencias erradas ja é tarde e fizamos uma bela salada de frutas esquecendo a nossa essência, esquecendo o nosso famoso arroz com feijão, simples facil, mas, eficaz.
    MATEUS MANZAN DE ASSIS RA 26662

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  79. Amanda achei muito bom seu ponto de vista em relaçao a escola, diretores e alunos, se partirmos deste principio, nosso metodo de ensinoe de aprendizagem passariapor uma revolução bem benefica a vantajosa pra todos.

    Sandra Rodrigues RA 26274

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  80. Acredito tbm que algumas instituições, estão mais preocupadas com o seu nome e prestigio, do que a importancia do ensino em si Bruno.

    Sandra Rodrigues RA 26274

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  81. O que seria o “feijão com arroz”? O necessário. Exemplos expressados no texto, como o papel o diretor (gestão); professor (ensinar); família educar e acompanhar); alunos que tem interesse em aprender; separados dos alunos que não tem interesses (“levam puxões na orelha”).
    Atualmente é difícil ocorrer isso, porque pais trabalham constantemente, algumas escolas para alunos que tem indisciplina deixam abandonados, e ainda dizem o “mundo vai ensinar”.
    A escola faz isso “Ao vencedor as batatas”
    A Educação se tornou empresarial, diversas escolas privadas estão no nosso país, juntamente com as redes públicas. Com o intuito de formar certo tipo de indivíduo, de acordo com os ideais na sua organização.

    Caio Henrique (BLAH) R.A.:26149 vespertino

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  82. Como todos bem sabemos, Dar aula é F*&# porém, segundo o texto não há mistério pois com um pouco de organização e estímulo e plano de carreira para os professores, a educação tem surtido efeito nos exemplos citados no texto.
    O problema está em confundir a escola com uma empresa onde se encontra um gerente que faz valer suas vontades e não as necessidades dos alunos.
    Ler o texto me passou a sensação de que tudo são flores e de que a educação requer somente de um manual básico de normas a serem seguidas e conseqüentemente alcançadas.

    TATIANA C. CALLORE - RA. 26382 – TARDE

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  83. Assim como o BOY, alguns outros citaram a questão das metas mas esquecemos de que a meta que deveria ser batida é a da falta de informação, cada professor deveria preocupar-se única e exclusivamente com o aprendizado dos alunos e não em bater metas estabelecidas por diretores, proprietários visando somente o lucro.
    Acredito que este tipo de comportamento, é mais comum em escolas particulares. Trabalho em uma instituição particular e vivencio essa tortura que é a de ter metas. Sinto me mais uma vendedora de produtos do que uma educadora. Afinal o aluno vai à escola para adquirir conhecimento e não um produto pré moldado objetivando somente lucro para seus proprietários
    Temos que acordar para a nossa real função – A de educadores.

    TATIANA C. CALLORE - RA. 26382 – TARDE

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  84. Acredito que a diferença neste método esteja no comprometimento e participação de todos(família,escola)há a valorização dos professores pela sociedade.O fato de o material de trabalho ser pronto não os impede de inovar,porém pelos resultados obtidos, acredito que eles entendam ser a melhor forma de trabalho.Francisca Mª Mesquita Dutra-R.A29309

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  85. Infelizmente hoje o ensino vive abandonado. Professores acomodados num formato de curriculo que foram moldados na época de nossos pais. Algumas escolas conseguem por conta de um pouco mais de recursos ter uma aula diferente e nem sempre produtiva. Os professores ensinam o básico para facilitar o trabalho. As crianças não absorvem nada, não entendem e muito menos questionam, achando que é só isso mesmo... O que tenho visto no Estágio reflete a realidade do que se tem visto nas aulas. E cada vez mais sinto que é uma vergonha e um descaso. Saio no final das aulas de estágio me perguntando: O que será destas crianças? Que hoje acham graça de tudo e nem se quer imaginam o quanto estão sendo prejudicadas quando nem do arroz com feijão estão tendo direito de desfrutar.
    Cristiane Santana RA39815

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  86. O que o Guilherme e a Celi comentaram,realmente ocorre com a maioria dos professores,sabemos que tem exceções.Mas,não podemos esquecer que estes professores se formaram época diferentes,e o sistema Educacional a muito que precisa ser Modificado.E muitos não se unem para tentar fazer reestruturação,pois os bônus de incentivo os separam.O que fazem acreditar que é impossível,esquecendo do seu papel.Nos estamos acordando, e espero que cada um de nos, educadores, façamos a diferença.Nilza A.Moreno Delgado Ra 28989

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  87. eu vejo a escola como um instituição onde o aluno é o foco do ensino, onde nossos filhos vão a escola para aprender a ser um cidadão, que vai de encontro a um modelo de sociedade,que as empresas quer,mas sei que a maioria dos aluno só vão as escolas publicas,porque tem o incentivo do governo,muitos só querem brincar, comer o arroz com feijão que a escola dar, sabe que não vai reprovar,os aluno finge que estuda,e a escola cumpre seu papel na sociedade que é de educar nossos filhos, se formos comparar o modelo de ensino da finlândia e o piauí ou outro pais ou estado,vai ser tudo feijão com arroz, e a mistura vai ser um choque de cultura,essa vai ser a unica diferença. as pessoas que estão no poder não estão nem ai para educação o que eles querem mesmo é o nosso dinheiro. LOURIVAL NASCIMENTO ;26644 , noturno

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  88. ai letícia pereira, mandou bem concordo com você, se todos pensasse assim teríamos um modelo de ensino bem melhor e não iria ser só o piauí mas sim todos os estados que iria ta na mídia, e o numero de analfabeto seria bem menor. LOURIVAL NASCIMENTO; 26644 , NOTURNO

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  89. concordo com a FABIANA FERREIRA onde ela fala cade as crianças? Pois nessas escolas não colocam o aluno acima de tudo (tema tambem da italo que pode ser verdade ou não) porem como disse GUILHERME KITADAI as aulas já estão prontas colocando apostilas e livros de interesses dos professores. aproveitando as falas desses meus amigos acredito que essa escolas ainda vive no periudo de ditadura e no periodo colonial

    EVERTON PA JESUS

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  90. Acredito que o que faz a diferença seria os professores e suas formas de ensinar um curriculo bem planejado com os professores comprometidos com o ensino respeitando as diversidade culturais e sempre avaliando os resultados podendo mudar de estrategias quando nescessário nos ajudara a ter um ensino de qualidade.
    Shirley Tavares RA:34981

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  91. as escolas tem preocupações em relação a formação dos aluno o que falta é interesse de superiores em ajuda, para criar novas estrategias.
    Geisa Almeida Ra; 26506 manha

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  92. concordo com a Amanda Cardoso realmente a escola do Piauí é um exemplo, junto com os familiares interesse de superiores é um caminho bom para ser seguido e torna a escola melhor..
    Geisa Almeida RA 26506 manha

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  93. concordo com a Mayara Cristina quando ela diz que muitos dessas pessoas não conhecem a realidade de uma sala de aula e que os professores são podados a fazer o que a instituiçao lhes mandam muitas das vezes impedidos de fazer o seu proprio plano de aula e de seguir as suas convicçoes de mestres do ensino sendo que a escola teria de ser uma fonte de saberes sem objetivos só lucrativos
    Arnaldo(TOPETE)RA 28385 MANHA

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  94. Concordo com o leosmar, os dizer que as aulas mudam o discurso mesmo porque com a elite no poder decidindo o que será passado e ensinado as crianças mesmo sabendo que o arroz e feijão no caso seria mais viavel e até mesmo mais facil de nossas crianças aprenderem.

    Flavio N. Minozi RA: 28760

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  95. Acho que temos q estar mais preocupados com a formação de nossas crianças, ao inves de pensarmos como será nosso dia de trabalho, ou como vamos pagar as contas, mesmo porque as nossas crianças é que são o nosso futuro.

    Flavio N. Minozi RA: 28760

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  96. Ao se passar dos tempo a escola , e o curriculo vao mundando , a escola que segui da metodo se é errado ou nao , nao sei , mas avera um pouco de critica com tal respeito de , curriculo escola

    leandro jullian santana 21904

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  97. Como o Prof mário ja nos ensinou a classe dominante passa para a massa o feijão com arroz,simples e guardam os filés como narra a Mayara para seus Filhos,nas escolas particulares.
    Cabe ressaltar que o autor do texto é um "economista",provavelmente um membro da classe dominante.
    Marco Freitas RA 28886

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  98. O texto mostra uma forma de educação que não prioriza o aprendizado dos alunos para que eles tenham uma base sólida de conhecimento para levarem por toda vida e sim o interesse e de dar informações que eles julgam necessária para sua formação e consequentemente darão o retorno que eles imaginam que seja suficiente para colocar aquela instituição entre as melhores.Em alguns trechos da a impressão de que os alunos e o fator mais importante dentro da escola, mas na realidade á uma maquiagem, pois o maior interesse e de status perante pesquisas que comprovem boa colocação diante daquela eficiência pre-estabelecida.


    João Santana
    Ra 28834
    Noturno

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  99. O Edson quanto a família estar mais presente no acompanhamento escolar dos seus filhos muitas vezes e a vontade de vários pais, mas como fazer isto? Em muitas situações os pais trabalham o dia todo, e se optar em acompanhar seus filhos pelo menos nas reuniões podem ficar sem seu emprego que é o que garante o sustento daquela criança. Ao chegar em casa muitas vezes o cansaço e tanto que ele quer verificar mas não aguenta, isso quando ele consegue encontrar o filho acordado,porque chega muito tarde, para conversar e saber como foi o seu dia na escola, com certeza este acompanhamento e necessário, mas não e tão simples como você cita em seu comentário.

    João Santana
    Ra 28834
    Noturno

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  100. Eu acho que o nome feijão com arroz e um nome perfeito para o método correto de se ensina pois a forma correta deve ser simples igualmente ao arroz com feijão não precisa ficar inventando e por isso que tanto a Finlândia quanto o Piauí estão com esse excelente índice de aprendizagem e sem falar que a metodologia utilizada para chegar a obter essa qualidade e simples como e citado no texto agora fica uma questão no ar por que essa metodologia não e utilizada nas demais escolas

    Ricardo Leal Silva

    RA 29093

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  101. o que vemos hoje nas escolas é um desenteresse dos alunos em aprender, e tambem uma boa parte dos dos professores estão desenteressados em ensinar os aluno. Na verdade hoje em dia a educação se tornou um grande negócio , com isso as autoridades não estão preocupadas com o ensino mais sim nos lucros que vão obter. Bem diferente do texto, onde relata o interesse dos alunos, dos professores e da escola.
    BOAZ 29010

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  102. Tambem concordo com a Denise Rocha quando ela diz que a falta da familia tambem ajuda a influênciar na má formação dos filhos, pois os memos acabam ficando desenteressando pelos estudos.
    BOAZ 29010

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  103. O texto é muito interessante, mas precisamos analisar se realmente a realidade brasileira de ensino condiz com o que foi relatado. Temos no Brasil, escolas conforme relatado no texto, mas também vemos escolas com péssima "organização", onde alunos mal tem uma sala de aula para estudar
    alex 24610

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  104. O texto é uma ironia quanto à educação das escolas do mundo inteiro. Assim como diz o autor ao final do artigo: “Ainda bem que não são necessárias fórmulas mirabolantes para oferecer uma boa educação”. O que todos entendem como educação, e até mesmo os professores, é “impor” o conteúdo das disciplinas. A escola está preparando o aluno para o mercado de trabalho, e não para a vida. As escolas deviam fazer os alunos pensarem, e não serem pensados!
    Leandro Bertolini – RA 25545

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  105. Lendo os comentários dos meus colegas, percebo que há muito mais a considerar do que preparar os alunos para a vida, mas não vou contra essa ideia. Se quiserem fazer uma mudança no currículo escolar, indo a esse rumo, os alunos com esses currículos “filosóficos”, decerto seriam menos valorizados no mercado de trabalho! Pois teriam um menor conhecimento!
    Leandro Bertolini – RA 25545

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  106. Concordo plenamente coma Cely a idéia é ssa desenvolver melhor uma estrutura de aula para favorecer nossos futuros cidadãos e não a instituição o engraçado é que é muito facil e comodo praticar o famoso arroz com feijão...Deixando de lado novas experiências e praticas de ensino ...
    JACKSON - NOTURNO - 26628

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  107. Eu concordo com a Valmirete quando ela diz que falta muito interesse público a serem investindo, mais na realidade o nosso governo que tem que dar uma mãozinha, sendo assim ajudando a educação do nosso Brasil!

    Letícia Pereira da Silva RA: 34614

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  108. Concordo com a Denise, pois não basta apenas haver esforço por parte da escola,dos professores e do aluno, deve haver uma grande participação e acompanhamento dos pais, para que eles possam saber como seu filho está se comportando e se desenvolvendo dentro da escola, e também para que os pais dentro de casa possam ajudar o filho em suas dificuldades.
    Amanda Cardozo Silva RA: 39686

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  109. Concordo com guilherme kendi kitadai,da para se ver em algumas escolas,que os professores só querem termina os livros mais rápido,e nada de se preocupa com quer as crianças tão aprendendo.
    a lição dos que chegaram ao topo:1)OS ALUNOS PASSAM PELO MENOS SEIS HORAS NA ESCOLA DUAS A MAIS QUE A MÉDIA BRASILEIRA.2)TODOS OS PROFESSORES TÊM ENSINO SUPERIOR COMPLETO E SÃO PERMANENTEMENTE ESTIMULADOS ACONTINUAR ESTUDANDO.3)O CORPO DOCENTE TEM, EM MÉDIA,DEZ ANOS DE CASA.4)HÁ METAS ACADÊMICAS CLARAS.5)AS AULAS SÃO PLANEJADAS(E NÃO INTUITIVAS,COMO É TÃO COMUM EM ESCOLA BRASILEIRAS).6)OS DIRETORES SÃO FIGURAS PRESENTES NA ROTINA DA ESCOLAR.7)EPISÓDIOS DE INDISCIPLINA SÃO PRONTAMENTE PUNIDOS..(VEJA)
    ERALDO RODRIGUES DE SOUZA RA 28797

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  110. Cada dia q passa fico mais desiludido com a educação em nosso país, pois virou um negócio na verdade, vejo isso não somente nas aulas do professor mário, mas tbm nesse artigo.Pra falar a verdade ou seja ainda mais sincero, espero que nós futuros educadores pelo menos tente mudar essa situação, cada um faz a sua parte, e eu faço a minha. Adriano Fernandes ra: 29182 VESPERTINO

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  111. Hoje em dia o que mais acontece é a falta de interesse e falta de amor para com a humanidade,ou seja,para com o próximo,onde os interesses de cada uma se tornam em primeiro lugar o mais importante.É por isso que o Brasil vai de mal a pior,por causa da falta de professores e falta de interesse entre muitos deles.E é lógico também falta de interesse dos alunos.Nada se modifica,tudo é normal,os professores vão por ir para escola,para ganhar apenas o seu dinheiro e não por preocupação dos alunos e de sua formação.Mais podemos fazer a nossa parte nos tornando os diferentes,entre estes,para isso precisamos adquirir muito mais conhecimento e buscar alcançar novos alvos,como um ex:uma pós.Na teoria tudo é maravilhoso e bonito,é muito fácil falar,mais fazer é o diferencial,é o importante.O aluno precisa não só de uma escola como também de profissionais competentes e uma direção interessada em resolver e ajudar na educação.Independente de ser no piauí ou na Finlândia ou qualquer que seja o lugar,o estado ou país,precisamos modificar as coisas,para isso precisamos da ajuda de todos,começando por nós.
    Djane Barroso Miranda RA: 37175

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  112. a escola é um lugar de mudanças, se não tiver metas e objetivos nunca havera um ensino de qualidade. nesse mundo que vivemos (numa correria) se depender dos politicos e das familias, não havera melhorias no ensino.
    Márcio Honório RA:25384 vesp.

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  113. A politica do feijão com arroz serve para atingir um propósito, que é o alcance de alguma meta e como é possivel observar, ela traz resultados, mas não é porque os resultados são aparentes que é comprovado que esta é a melhor maneira de se trabalhar uma aula. Precisamos de pessoas que sejam capazes de compreender o periodo histórico ao qual estamos vivendo e saibam se espressar e tenham consciencia de que todos tem direito de dar a sua opinião e contribuição para construir melhorias.

    José C. do Nascimento r.a.28836

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  114. Eu concordo em partes com o que a Amanda Silva colocou em relação aos pais estarem mais presentes na vida academica dos filhos combrando dos mesmos que sejam feitas as lições de casa, prestando atenção no conteudo que é ensinado mas acho que somente isso não é o suficiente tambem acho interessante a colocação do Adriano Fernades e do Jackson porque este é um quadro que tem que ser analisado cautelosamente e preparado todo um solo para que o conhecimento possa brotar nas escolas a partir da vontade dos alunos e não de imposições como uma aula rigida ou ameaças de espulsão da escola.

    José C. do Nascimento r.a 28836

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  115. Adriano luiz pirtinhes concordo quando você diz que todas as escolas tem seu plano de aula montado,o professor não é obrigado a ficar no feijão com arroz,ele pode tentar fazer algo diferente para tentar melhorar a educação. Edson m dos santos RA 28671

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  116. Na minha opinião se faz necessário sim o feijão com arroz, pois, acredito que falta de rigidez durante as aulas fez com que as pessoas perdessem o respeito, não só com os professores mas também com os colegas de sala que possuem um pouco mais dificuldade de aprender. Mas precisamos também da salada, da carne para complementar, professores mais preparados como comenta Djane.

    Eliana Toyoko Taroda N. RA 27050

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  117. Estão colocando uma carga de responsabilidade na escola maior que ela pode absorver. Tudo agora é atribuição da escola: mudar o mundo, transformar as pessoas, educar para a vida, preparar para o mercado...
    Os pais podem trabalhar fora que a escola cuida e educa, eles podem aprender tudo de ruim nas ruas, pois, nas 4 ou 5 horas que ficam na escola os mágicos professores os transformarão.
    Muita calma com tudo isso. A sociedade está doente psico e emocionalmente, a moral e ética são raridades e a escola não é a salvação. A mudança é intrínseca, enquanto as pessoas continuarem sendo más e egoístas e dando tanto valor para bens materiais, não é o professor nem a escola que farão milagres. Estes são muito importantes, mas são parte do processo.

    Emerson José RA: 39017

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  118. A escola acaba se tornando uma linha de montagem de uma empresa,onde os professores são robôs controlados por cartilhas que mandam eles fazerem tudo e não tendo possibilidades de evolução e os alunos são o resultado dessas linhas de montagem esperando que eles sejam um ótimo produto para elevar o nome da instituição para fazer bonito para as pessoas que abrem seu jornal de manhâ e vem o nome da escola como melhor colocada do ENEM.
    Ewerson 27272 noturno

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  119. Concordo com o Leandro Bertolini,mas hoje o que importa é o trabalho!O trabalho esta se tornando a vida das pessoas.Ensinamentos para a vida,para ser um bom cidadão estâo sendo deixados em sgundo plano.O que importa hoje,é um indivíduo pronto para o mercado de trabalho,nada mais de bons princípios.
    Ewerson 27272 noturno

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  120. O texto esta falando que não precisa de muita tecnologia para ter um bom sistema de ensino, basta fazer o simples e ter o auxilio dos pais para conseguir o objetivo que é ensina as crianças.

    Rafael R.A. 25339

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  121. Estou de acordo com o Guilherme e o Eraldo, ainda mais na educação física só se da o quarteto fantástico (futebol, vôlei. Handebol e o basquete), os professores jogam a bola e já era, não se esforçam para dar uma atividade diferente uma recreação um atletismo, o descaso é cada vês maior, e isso que aconteceu essa semana de um aluno de 10 anos atirar na professora vai ficar mais freqüente por falta de preparo dos professores de dos pais das crianças.

    Rafael. R.A. 25339

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  122. Feijão com arroz das escolas ajuda a nos entender um pouco o porquê tantas crianças chegam no ensino médio e não sabem de nada , onde a maioria das vezes essas crianças só aprendeu o que a escola acha que é certo e não o que o mundo Lá fora os cobra quando as mesmas vai para o mercado de trabalho.Na verdade esse feijão com arroz que vimos no texto , realmente é muito interessante e bonito de se ver, mais na prática não funciona. Como que durante as aulas os alunos não podem expressar, conversar dá suas idéias, porque tem que ser dessa forma, vem na cartilha o professou passa e acabou tudo meio que robotizado, cadê o conhecimento das culturas? Como já vimos na sala, que escola é essa que não é capaz de formar, preparar o cidadão para o mercado de trabalho? È muito confuso isso tudo... Que nem dá pra entender a real situação que presenciamos hoje nas escolas quando se comparadas a esse texto.
    CRISTIANA DA SILVA NOVAIS RA: 36203

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  123. Realmente o texto lido parece maravilhoso, nossa uma escola organizada onde estão todos felizes até os professores com os salários? Queria muito ver isso de perto. Praticamente esse tipo de feijão com arroz é uma escola onde as crianças não têm nem direito de falar, se tornando crianças não críticas que aceitam tudo, e só se preocupam com as provas, não se preocupam em aprender aquilo para o futuro delas e sim para irem bem às notas, ou seja, é uma escola padronizada, onde há várias regras e metas a se cumprir, será que isso é mesmo correto? O aluno vai a escola apenas para aprender e o professor apenas para ensinar.
    CRISTIANA DA SILVA NOVAIS RA: 36203

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  124. Falar de educaçaõ de sempre complicado mesmo que seje essa igual do artigo o feijão-com-arroz por que sempre existiu e vai existir poder politico ditando as regras.A educação da Finlandia ou a do Piauí ambam tem um objetivo, isso sem falar que educar não depende só da istituição de ensino mas sim de um trabalho com a familia a comunidade para que esse objetivo seja alcançado.

    Vilma Fausto RA:41296

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  125. Cada um entende o texto como pode,sabendo disso não concordo quando o Marco Freitas diz que a escola certinha por que não existe essa escola alguem sempre vai reclamar de algumas coisa e tem mas cada um tem seu tempo de aprendizagem e o mais dificil ainda formar seres IGUAIS como assim??????

    Vilma Fausto
    RA:41296

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  126. O objetivo do professor é socializar o aluno como um cidadão perante a sociedade, mais ai eu percebo que a cultura brasileira, são os professores tender a permanecer na mesma instituição por muitos e muitos tempos, até se aposentar no mesmo, o que não é bom para ter novas ideias e se autodesafiar. Mostrando ai o tipo de profissionais que estão no mercado como professores e diretores, visando dinheiro, e o sucesso da escola em nome no mercado, e se esquecendo de nossas crianças como um todo.
    Concordando com Everton Jesus, quando ele diz: (a escola da finlândia e do Piau forma um cidadão marionete quando o autor cita que escola tem a cara do diretor. E quando ha sinais de resistência são puxadas as orelhas dos alunos) É lembrado o filme que professor Mario passou do Pequena Arvore onde não é respeitado seus costumes, suas culturas, seu modo de pensar e agir. Fabio Rogerio RA 32531

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  127. Falando dos tempos modernos de hoje podemos constatar que esse "feijão com Arroz" é bem simples as escolas tem com ela o principio de implanta sua cultura nos alunos nao dando valor para cultura vivida por tal ate omomento temos como obrigações nós educadores formadores de opinião inglobar no aluno a cultura dele com a cultura que é exigida dando-lhe oportunidade de diversas formas de aprendizagen são coisas simples mais que muitos nao sabem como lidar com essa mudança rapida da sociedade por causa da tecnologia .




    Valdir Rodrigues RA:25396


    Vespertino

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  128. Enato BOAZ 29010 nao concordo com vc os professores sofren um desenteresse por causa do desenteressedasociedad em cima deles aquino brasilo professor é super desvalorizado e nisso o professor sofre um descontentamento enorme ai é umciclo que é passado para os alunos que nao conseguem intender nada das aulas pois tudo que é passado nao faz parte da sua cultura e professor nao se preocupa em da exemplos trazer coisas do cotidiano da cultura do aluno. nisso eu posso concluir que nao existe culpado ou inocente todos tem culpa.

    Valdir Rodrigues RA:25396

    Vespertino

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  129. As 2 escolas na minha opinião tem metas(objetivos) para serem atingidas, então na minha opinião é mais cômodo para o professor seguir os padrões da instituição de ensino ou do diretor, o feijão com arroz é mais prático(não que o professor não saiba ensinar coisas diferentes),pois o mais importante pra eles são as metas e nem sempre o aprendizado em si.
    Lucimeire RA: 38944 Vespertino.

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  130. eu discordo do meu colega Róberson,qd ele diz (que mais importa é saber o que se ensina, do que ler e tentar saber sobre os autores e sobre a pedagogia da atualidade),pois os 2 conteúdos se complementam para se ter o mínimo de conhecimento do que se ensina.
    Lucimeire RA:38944 Vespertino

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  131. O feijão com arroz citado no texto é o básico e o essencial que tem em todas as escolas, independente de país de 1º mundo ou não. É aquilo que completa ou dá o impulso para que o aluno aprenda aquilo que o professor tem que ensinar de acordo com o que aprendeu e se formou, de acordo com a grade da escola e com o que o diretor da mesma deseja de seu trabalho. Assim, o aluno aprende a maneira que a escola quer e a família se interage de acordo com o que ela também quer. A cobrança de dever de casa, das horas de estudo e da expectativa que as famílias depositam com relação a educação dos filhos por estarem em uma escola e terem um grau de instrução maior que eles por vários motivos não tiveram. É um ciclo, um verdadeiro feijão com arroz.
    Ivani C. Morais R.A.: 28508

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  132. Concordo com a visão que o Adriano tem da escola ser uma empresa que lucra, faz dinheiro correr, etc. Então é somente a educação que fala, mas interesses diversos que ao longo de nossa vida nos deparamos e sem querer ser pessimista, acho que isso não vai mudar.
    Ivani C. Morais R.A.: 28508

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  133. Independente do pais deve ter uma união entre os o Profissionais que atuam na escola como todo time, existe um técnico pena que o mesmo nao procura organizar o seu time. Afinal todos estão na mesma meta, formar sujeitos,mas sabemos que não é a realidade no ensino. Implantar mudanças na escola, adequando-a às exigências da sociedade do conhecimento, constitui hoje um dos maiores desafios educacionais. A escola é um espaço de trabalho complexo, que envolve inúmeros outros fatores, além do professor e alunos. A implantação de novas idéias depende, fundamentalmente, das ações do professor e dos seus alunos. Porém essas ações, para serem efetivas, devem ser acompanhadas de uma maior autonomia para tomar decisões, alterar o currículo, desenvolver propostas de trabalho em equipe e usar novas tecnologias da informação.É preciso pensar o novo papel do professor de modo amplo. Relação ao seu desempenho frente à classe, mas em relação ao currículo e ao contexto da escola. Portanto, a mudança na escola deve envolver todos os participantes do processo educativo alunos, professores, diretores, especialistas, comunidade de pais.
    E para isto o professor terá um grande desafio, não existe uma receita e o que é ser efetivo é polêmico, pois depende de um contexto teórico, do estilo do professor e das limitações culturais e sociais que se apresentam em uma determinada situação. Adriana Felipe-vespertino Ra 29693.

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  134. Estao tendo uma comparacao da educacao da finlandia em comparacao ao piaui e que as dus mesmo possuindo um criterio (feijao com arroz)possuem um ensino satisfatorio na opiniao de professores eu acho que essa comparaçao entre a filandia e o piaui mostra que nao eh necessario a educaçao se torjnar rigida e sim somente com estrategias e pessoas qualificadas. Jurandir vieira RA 28731

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  135. PARA FABIANA VESPERTINO
    concordo com vc, a escola tem que ter uma boa gestão além disso o corpo docente tem que estar comprometido.A abordagem tem que ser acolhedora e sempre olhar diferente para que haja boas inovações. não sei até quando esse arroz com feijão vai dar certo.

    DENISE ROCHA RA 30839

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  136. concordo om o boy para o ensino comessar a ter consistecistencia igual o da finlandia e do piaui temos quer comessar a ter objetivos e colocar eles em praticas nao esquecendo nunca do cultura atual dos alunos.

    Adriana Felipe RA:29693

    Vespertino

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  137. Leticia, não é que falta muito interesse público a ser investido, o que falta na grande maioria das vezes são profissionais mais capacitados e remunerados de uma forma mais digna! pois o que ganha um professor hj no Brasil é o que ganha um servente de obra, sem querer desmerecer nenhuma das profissões! E é como o Mmário ja nos falou(apesar de eu discoradar de algumas coisas que ele diz) a classe dominante passa para a massa o feijão com arroz,simples e guarda os filé como narra a Mayara para seus Filhos,nas escolas particulares.

    Thiago de Menezes - RA:29290 - Noturno.

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  138. São poucas escolas que conseguem manter a disciplina elevada e bem conceituada nesse país... Se estudarmos a fundo essas instituições veremos que a maioria quer receber um título ou mais uma estrela em seu currículo como melhor instituição de ensino do bairro ou cidade!!
    Com os meios de comunicação que temos hoje é difícil controlar o aluno no que é certo ou errado de se aprender. Por isso devemos pesquisar e estudar mais ainda, como fazer o arroz com feijao de maneira construtiva para não prejudicar os alunos no seu crescimento e na sua formação como cidadão.

    Leonardo Barbosa RA: 25403

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  139. A POLÍTICA IMPOSTA PARA QUE OS DIRETORES CUMPRAM SUAS METAS DE PONTUAÇÃO QUE EU NÃO CONCORDO, FAZ COM QUE ELES SÓ PENSEM EM PONTUAR E NÃO SE PREOCUPAM COM CONTEUDO QUE E DADO EM SALA DE AULA,OS PROFESSORES TAMBEM FICAM SEM MOTIVAÇÃO QUANDO ELES VEEM ALUNOS NA SALA SEM INTERESSES NAS AULAS E APARTI DE TODOS ESSES INTERESSE O CONTEUDO QUE PODERIA SER RICO EM CONHECIMENTOS ELES NOS MOSTRAM UMA AULA FEIFÃO COM ARROZ.E APLICANDO ESTE TIPO DE AULA NOSSAS CRIANÇA SE FORMAM SEM NENHUM CONHECIMENTO PARA CONSEGUIR AO MENOS UMA BOA COLOCAÇÃO PROFISSIONAL. MANHÃ RA 25976 M. DE FATIMA C DE ANDRADE

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  140. CONCORDO COM O LEANDRO,POIS ONÃO PRECISA COLOCAR NOSSAS CRIANÇAS PARA FICAREM FILOSOFANDO,DEIXEM QUE A FAMILIA OS EDUQUEM PARA A VIDA E A ESCOLA PARA FAÇA O SEU PAPEL DE MOSTRA-LHE CONHECIMENTO DE ESTUDO, PESQUISA E QUE MAS TARDE ELES POSSAM TER UMA BOA COLOCAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO.
    RA 25976 M. DE FATIMA C DE ANDRADE

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  141. NA MINHA OPNIÃO O TEXTO RETRATA UM FENÔMENO NÃO MUITO DIFÍCIL DE SER COMPREENDIDO, O DA SIMPLICIDADE, POIS, QUANTO MAIS SE INVENTA, DEPENDENDO DO GRAU DE COMPROMETIMENTO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO PARA COM A ESCOLA E O EDUCANDO, MAIS COMPLICADO SE TORNA O MÉTODO DE APRENDIZAGEM, PORTANTO FICA CLARO QUE A PARTIR DO MOMENTO EM QUE OS PROFESSORES DEFINIREM SEUD OBJETIVOS E SEUS MÉTODOS DE ENSINO E DIDÁTICA ESTES SERÃO MAIS FACILMENTE COMPREENDIDOS PELAS CRIANÇAS,E MUITAS DAS VEZES UMA AVALANCHE DE IDÉIAS E INFORMAÇÕES, NÃO SÃO TÃO ÚTEIS E CAUSAM UMA TREMENDA CONFUSÃO EM SUAS CABEÇAS, ENFIM APESAR DA POUCA EXPERIÊNCIA ACHO QUE O SUCESSO TANTO DE UMA QUANTO DE OUTRA ESCOLA SE DÁ DEVIDO A SIMPLICIDADE DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO.

    MACIEL LEANDRO SANT'ANA RA 32741

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  142. Não da pra ficar comparando as escolas, pois cada lugar tem uma cultura diferente, mas sabemos que existe um curriculo que é adotados pelas instituições,ou seja um curriculo universal de ensino onde os professores vem seguindo como se fosse o fejão com arroz,"tudo se copia e nada se cria"sendo assim as crianças estão sendo educadas do jeito que os governantes querem........
    Nome:Italo da Silva Magalhães RA:25342

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  143. concordo com todos que postaram que é facil fazer o arroz com feijao, mas vejo que,nós futuros professores temos que pensar diferente e fazermos a difêrencia, pois assim não da pra ficar o ensino do nosso país!
    Nome:Italo da Silva Magalhães RA:25342

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  144. Nos dias de hoje tanto as escolas e os alunos não tem tanto interesse pelo ensino e educação, por isso fazem o tal do "feijão co arroz", um se adequando o outro de acordo com o que lhes é proporcionado.
    Com o tempo, nós como futuro educadores vamos aprendendo a lidar com essas situações de facilidades e fazer com que mudemos esse estiilo de ensino.

    PAULO COSTA RA: 26320 VESPERTINO

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  145. Concordo com a Valmirete, pois falta muito interesse público nesse meio da educação, alunos e professores tem que ser mais incentivados e motivados para tal exercício.

    PAULO COSTA RA:26320 VERPERTINO

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  146. Caramba pelo jeito entendi o texto muito diferente da maioria dos colegas, poís não concordo com a educação do Arroz com Feijão. Se no Piauí e na Finlândia deu certo NÃO SIGNIFICA QUE VAI DAR CERTO NAS OUTRAS ESCOLAS, AFINAL O QUE NÓS ESTAMOS OBSERVANDO NAS AULAS DO MARIO É EXATAMENTE QUE CADA REGIÃO TEM SUA CULTURA. ENTÃO PORQUE A MAIORIA DOS COLEGAS QUEREM PADRONIZAR ESSA MANEIRA DE ENSINO, PARA O TODAS AS ESCOLAS??
    VAMOS OUVIR AS CRIANÇAS!!!!!!!

    ELAINE PRISCILA RA:28806

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  147. A educação depende da organização e da boa vontade do Governo de implantar um sistema educacional viável, onde os resultados desses esforços sejam positivos tanto para o professor quanto para o aluno. Os países desenvolvidos tem excelentes métodos de ensino que podem e devem ser aplicados nas escolas brasileiras entao futurros professores abrao suas mentes
    alex 24610

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  148. Se a educação forma pessoas para atender a um formato de sociedade, comparar o resto do mundo com a um ou outro modelo nao basta, pois existem fatores historicos e sociais a serem analisados. Um breve exemplo: Se em determinado territorio a educação historicamente é entendida de forma mediana e/ou nao eficaz e ao invés de pautar essa questao for impor conteudos, haverá desinteresse por parte dos alunos e demais componentes do sistema, pois estão tendenciados ao fracasso.

    GUILHERME LOPES RA: 21720 - NOTURNO

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  149. Temos de um lado o melhor sistema educativo do mundo e do outro a melhor escola secundária do Brasil, pergunto: Esse regime da Finlândia daria certo neste mundo em que vivemos? Acho que não, as coisas mudaram muito. Tudo depende da cultura em que vivemos e acredito que não daria certo aqui no Brasil pelo menos.

    Carla Hortelan - 18715

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  150. Acho que não devemos fica comparando o Piauí com a Filândia, o discurso é o que estamos falando e ensinando para as crianças.Hercules RA:26844

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  151. Colegas de curso,

    Por isso é tão importante nos preocuparmos com o planejamento de aula... sempre visando o aluno, sua cultura e região da escola, fazendo um mapeamento de tudo isso e traçando objetivos. Dar aula nunca foi receita de bolo, seja diferente!

    Carla Hortelan - 18715

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  152. O que leva uma criança de 10 anos atirar no professor e cometer suicídio dentro da escola.Enquanto ficamos comparando países, cidades, escola e educação, as crianças estão sofrendo. Hercules RA:26844

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  153. concordo com Ricardo Leal Silva RA 29093 ,a escola sabe que o feijão com arroz funciona, mais pq será que não funciona em todas? será que é os professores ou é a população?
    Márcio Honório
    RA: 25384

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  154. Bom no meu ver o modelo dessas escolas deram certo por isso eles fazem esse ensino. O professor ensina a materia e o aluno aprende realmente. Os melhores professores pegam as turmas mais dificeis.Se tem que mudar é para melhor vamos colocar o estudo no topo do mundo o principal aliado para o a humanidade mudar. marcos vasconcelos ra:25435 tarde

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  155. Os estudos tem que ser para formar cidadão para o topo da piramide, todos hoje em dia tem esse direito e acredito que isso seja o ponto maximo de realização da humanidade. marcos ra:25435 tarde

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  156. por isso que. falar de escola é muito dificil, temos que analizar nem e ver quem organiza e como organiza e para que, segundo ldb a escola é de todos e a comunidade e os pais deve participar,para saber qual o metodo que estao praticado na quela escola que seu filho esta estudando e verificar se esta tendo resultado no seu aprendizado.

    mauricio rossi 26124

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  157. O texto mostra uma forma de educação, que visa somente o status da escola, da para comparar como a configuração de uma maquina, onde colocam a informação desejada que realize com perfeição. Tirando os alunos da realidade do mundo e da vida fora do âmbito escolar. A escola tem de preparar o aluno para a vida, para o mercado de trabalho, para entender a realidade que esta ao seu redor, fazer ele pensar. O aluno está se transformando num "robô". O governo pensa somente em fazer as escolas atingirem os altos níveis, esquecem de transformarem os alunos, em grandes cidadãos, pois isso é desinteressante para eles (o governo), quantos menos pessoas criticas, que entendam o mundo, menos pessoas questionam o governo no futuro. Essa é a realidade de hoje no país.
    Caique César Gonçalves - Noturno RA: 26384

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  158. O "feijão com arroz " realmente ainda faz diferenças em lugares como os citados no texto, pois estes, tem uma cultura diferente da que presenciamos por exemplo em São Paulo.Contudo acredito que ter uma escola que exige mais dos alunos em termos de aprendizagem é o grande diferencial.
    Ailton Santos Ra:25559

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  159. Bom nas escolas da Finlândia e do Píaui, possuem o mesmo objetivo o de ensinar mas vivemos em realidade bem oposta a deles...
    Nas escolas de hoje não existe avaliações frequentes temos as avaliações bimestrais e semestrais, ao que da a entender pelo texto é que as avaliações são realizadas todos os dias, quando de fato sabemos que aqui no Brasil, não é assim. Mas cobrar nosso alunos hoje não é uma tarefa fácil, pois é difícil achar alunos que estejam interessados em aprender de fato, como por exemplo, no filme da escola francesa, onde os alunos tem aula mas quando perguntados pelo professor sobre o que aprenderam, uma dessas alunas responde que NADA; então nos dias de hoje desde de cedo deveria ser revisto o conceito de ensino nas escolas desde de cedo ensinando a criar o hábito da leitura, escrita, fazer pesquisas, respeitar as regras, mas o professor acima de tudo nunca deve esquecer de se relacionar com seus alunos, pois é uma forma também de ajudá-los a crescerem pessoas para a vida social.

    RÉGIS DE OLIVEIRA, RA 30352 (NOTURNO)

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  160. O texto apresenta os pontos em comum entre os dois sistemas que possuem metas claras, constantes que podem ser medidas. Isto facilita a sua avaliação onde as autoridades das escolas possuem autonomia para operar, os professores tem reconhecimento social e os currículos são claros e precisos.
    Os resultados acadêmicos podem ser eficientes, no entanto não consideram as individualidades dos alunos nem tão pouco aproveitam as suas vivências no entorno social, uniformezando-as e perdendo as suas características pessoais.
    CLAUDIA OCANA RA: 27562

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  161. é o Piauí está de parabéns, e as escolas poderia seguir os exemplos por que hoje nas escolas os professores não se importam a trabalhar em passa coisas novas mais si em passa sempre a mesmas coisas e o que já ter.
    As escolas não são mais organizadas está tudo bom do jeito que tá,sem materiais para se trabalhar,alunos virando robol,não pode fazer nada onde a mesa e a cadeira segura o aluno,onde só falta os professores mais todos são culpados,e cada um pode mudar este papel ou pelo menos tentar.
    jaqueline F. Lemos (mor@ngo)RA:26086

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  162. jackson concordo com você não estão nem ai se os alunos aprenderam ou não só querer que o nome da escola sai em 1° lugar,e os alunos ganhem notas e não as instituições.Pois está td de cabeça para baixo.tendo um desenvolvimento adequado,com pais,filhos e professores todos trabalhando juntos para um melhor educação.
    Jaqueline Ferreire Lemos RA(26086)

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  163. Acredito que a escola com um modelo de educação como o citado no texto educará o aluno tendo como objetivo final um indivíduo arroz com feijão também, que aceita as mudanças sem questionar. Na verdade,penso que existe um jogo de interesses por trás desse discurso da educação arroz com feijão, pois todo o parâmetro de ensino é determinado pelo governo para que o aluno se saia bem numa prova criada pelo próprio governo.
    DOUGLAS SANTOS RA:24138 NOTURNO

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  164. O texto não leva em consideração a organização educacional da Finlândia comparado ao nosso. Por exemplo: não abordou-se que no ensino fundamental de lá a educação primaria é de seis anos (apenas um professor acompanha a turma durante esse tempo). O secundário são três anos, sendo este ultimo possuir um currículo flexível, ou seja, a partir da 7ª serie os alunos escolhem as matérias na qual mais se identificam para estudar. O currículo é elaborado com a participação de todos... Pais, alunos, professores e o Conselho Nacional de Educação, ou seja é decido em conjunto. Não comentou-se também no texto que a população de lá e bem menor que o Brasil e relativamente "homogênea".

    Ainda assim poderemos entender o texto como simplesmente copiar o sistema finlandês para o nosso país, onde as diversidades sociais e culturais são acentuadas????

    Para a Educação ter exito em nosso país, politicas sérias deverão ser implantadas e pensando em currículo (com base nas aulas), este deve privilegiar a todas as diferenças.

    GUILHERME LOPES RA: 21720 - NOTURNO

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  165. A educação não precisa de todas as tecnologias pra ter o titulo de exelencia. Mas sim de estrutura que supra as necessidades e deficiência das aulas. Consequentemente não só fazer o "feijão com arroz" mas dessa forma capacitar os profissionais para as reais situações das escolas, tornando o ambiente escolar mais produtivo em matéria de educação.

    Vinicius Ribeiro RA 28871 Noturno

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  166. Apesar do texto passar a ideologia de que as melhores escolas são aquelas mais rigidas no ensino e na educação do alono, pois estão, estes alunos com notas maiores em provas de avaliação, o que se deve analisar é o aluno estar realmente aprendendo, densenvolvendo sua opinião critica sobre o assunto, ao invés de decorar e reproduzir(copiar) o que foi passado, ao invés de refletir, o que ajudalo na vida e no futuro próximo. Apesar disso, o ensino público no Brasil tem cada vez mais sido de péssima qualidade, em quanto este modelo apresentado no texto não é nem de perto o mais indicado, em vista do atual modelo brasileiro, pode ser considerado como um grande trabalho na educação brasileira. Muitos profissionais se sujeitam a este ensino, se acomodando e reproduzindo, cabe a estes educadores pensar e repensar que atitudes tomar, criando algo novo e trazendo uma melhor forma de ensino.
    Genivaldo J de Sousa RA: 27399.

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  167. Este sistema de escola feijão com arroz, num primeiro momento parece ser realmente o ideal, mas o currículo prescrito que constam as competências e conhecimentos, no qual os alunos são constantemente cobrados nas avaliações, podem deixar de formar o mesmo a ter uma visão crítica de sua realidade, ignorando todo o contexto das aulas, restringindo somente à atingir as metas. Como relata o texto, os professores são cobrados a saber e ensinar o q será cobrado nos exames, mas não reconhecem as teorias que fundamentam os conteúdos.

    VALQUIRIA OLIVEIRA, 25616 - NOTURNO

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  168. Discordo do Lourival, RA:26644, quando ele fala que a escola cumpre o seu papel com os alunos, oferecendo educação e ensino, pelo contrario as escolas estão preoculpadas com estatos, com posição no ranque e em se destacar e seguir o que o gonverno lhes ordena a fazer, infelizmente esse é o nosso Brasil.
    Genivaldo J de Sousa. RA: 27399.

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  169. A educação depende da organização e da boa vontade do Governo de implantar um sistema educacional viável, onde os resultados desses esforços sejam positivos tanto para o professor quanto para o aluno. Os países desenvolvidos tem excelentes métodos de ensino que podem e devem ser aplicados nas escolas brasileiras enta futuros prof. abra a sua mente
    alex 14610

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  170. Ricardo Leal da Silva, Numa sociedade com tantas diversidades, de classes, etnias..., será mesmo que é tão simples assim, o feijão com arroz é o melhor para todos? Idealizam o cidadão desejado e impõem uma educação para transformá-los, só ensinam o que devem ser, o porquê são deixados de lado.
    VALQUIRIA OLIVEIRA, 25616 NOTURNO

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  171. Pelo que entendi do texto, o fato de o autor chamar de feijão com arroz educativo a forma como a escola do Piauí e o sistema de ensino da Finlandia é praticada, não é uma forma depreciativa. Tanto que ele diz no final do texto que não é necessário idéias mirabolantes para se oferecer uma boa educação. O que entendi do arroz com feijão, é que se trata de uma forma simples de ensinar, mas muito robusta dependendo da forma como é aplicada. Se os professores sabem o que estão ensinando e dominam a forma de ensinar, eles com certeza terão êxito na sua função.
    Ao contrário de muitas outras escolas que tentam revolucionar o método de ensino, tentando fazer novas regras e novas técnicas de aprendizagem nem sempre obtendo êxito em sua proposta, pois ainda estas são de caráter experimental.
    Por tanto, acredito que se for feito o simples, mas bem feito e bem ensinado, teremos o mesmo resultado do feijão com arroz...

    Lauro Max Meyer RA 30036

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  172. Eu concordo com o texto que a fórmula do arroz com feijão funciona, mas não é sempre assim.
    Pode funcionar na Finlândia ou no Piauí, pq lá eles têm planejamento e alguém que se impõe de verdade mostrando quem é que manda na escola, no caso o Diretor, pq as coisas são do jeito que ele quer. Os professores estão satisfeitos com o local de trabalho e com o salário e os alunos aprendem.
    As escolas tem sim o planejamento, mas acredito que falta capacitação dos próprios professores, e até satisfação, pois ganham mal e trabalham demais. E dá a entender que quem manda na escola não é Diretor ou Professor, mas sim o aluno, e isso acontece por causa do Sistema que não está aí se o aluno aprendeu o não, mas sim, se ele cumpriu a obrigatoriedade dele, que é estar na escola.

    Janaina Vanessa - RA 25347 Noturno

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  173. não é o correto que o texto fala ,puxar a orelha do aluno não e desse jeito que o aluno vai aprender ou maneira correta de se educar o aluno. Por isso é importante á participação da familia com á escola, pois precisamos verificar os comportamentos,eo desenvolvimentos de nossas crianças nas escolas.Nos dias de hoje, observamos nas mídias ( tv,net,revista,etc)algumas atitudes de alunos que agridem professores.
    Será que esses pofessores não tem um bom relacionamento com esses alunos? Ou não sabem desenvolver seus planos de aulas,não está preparado para exerce sua função de professor?
    Professor têm que saber lidar com esse tipo de situação, para que não ocorra problemas durante á aula.
    joão m.venâncio RA25751

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  174. Concordo com o boaz,a familia ajuda na influência na má formação dos seus filhos,pois têm pai e mãe que nem-se preocupa com os estudos dos filhos ,por isso que nos dias de hoje têm muitas crianças no mundo das drogas e nas ruas .
    Cadê o apoio da familia com a preocupação do futuro dos filhos???
    João m.venâncio RA25751

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  175. A educação passou a ser um négocio, com objetivo de formar cidadãos que trabalhem para o crescimento do seu país e não para o ganho de si próprio.
    Camila Aves RA:26498

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  176. temos escolas boas e escola com problemas de estrutura,mais cabe a cada professor fazer seu papel,ensinar ,educar,respeitar cada cultura dos seus alunos.também temos escolas com problemas em relação aos ensinos em fim ,problema em todo lugar sempre vai ter,basta saber como resolver esses tipos de problemas,nem todos sabem. Mais sempre tem soluções de como resolver.
    João M.Venâncio RA 25751

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  177. A edução esta longe de ser apenas uma forma de incluir o cidadão na sociedade pois, ela e posta para moudar e forma o pensamento da quele cidadõa que contribuira com a sociedade amanhã.
    Fabiane Delícia RA:25539

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  178. Lendo este texto lembro daquele desenho que o Mário postou uma vez na aula de quando eu estava ainda no 5º semestre... daquela fábrica que constrói alunos iguais ... mas aí lembrando de outra coisa que não deixa de ser importante ... será que esse método funciona com todos ??? Será que assim, até aqueles alunos que não aprendem nada conseguiriam aprender alguma coisa ??? E a inclusão ???? Ela acontece ??? Afinal de contas... ainda ñ deixa de ser uma prática que constrói uma sociedade hegemônica e que ainda continua sendo excludente.

    Wallace Almeida 26.781

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  179. O ensino é algo que pertence aqualquer cidadão ter, mas a forma como é trabalhado causa um de desenteresse que afeta sua forma de vida e sua forma de pensar.
    Solono Chaves RA:27229

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  180. Comcordo com Adriano Fernandes pois, a escola virou um négocio onde se é trabalhado a costrução das criança e dependendo de como for trabalhado essa costrução afetara ela de alguma foma seja boa ou ruim.
    Camila Alves RA:26498

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  181. Concordo com a Ivani C. Morais, a educção por mais que seje o fijão com arroz ela eo básico para leva a educção as pessoas.
    Solano Chaves RA:27229

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  182. De acordo com postagem do colega Márcio Honório, as mudanças tem que começa pela escola, pois ela o lugar onde as crianças passam a maior parte do tempo sendo moudadas.
    Fabiane Delícia RA:25539

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  183. Concordo com a colega Cely,o aluno precisa participar do processo educativo da escola.Se não for dessa forma,como iremos formar sujeitos com visão critica e cidadania.SERGIO PIPOLLI RA 26374 MANHA

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  184. Concordo com a Elaine, que pode ser que essa forma de ensino arroz e feijão dê certo na Finlândia e no Piauí, mas o que acontece é que cada parte do país tem uma cultura, uma forma de ensino e isso deve sim, ser respeitado.
    O governo quer exatamente que as crianças aprendam para o governo e não para elas. O governo não quer formar pessoas críticas, pois isso seria muito ruim pra eles, o que eles querem são pessoas que atinjam as metas deles, que é alcançar o nível mais alto dos Exames por aí afora, ou seja, aprendendo o arroz e feijão.

    Janaina Vanessa - RA: 25347 Noturno

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  185. As escolas tem que trabalhar em regime participativo.Alunos,pais,diretores e professores devem estar envolvidos nesse processo.A autonomia que reebem por parte do poder publico favorece tal regime participativo.Somente com regime democratico,as escolas serão de boa qualidade.SERGIO PIPOLLI RA 26374 MANHA

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  186. com um bom ambiente escolar é claro que facilita a assimilação do aprendizado e tambem o trabalho do professor ,e o diretor faz o papel de um gestor ,o espelho a seguir o correto ,o a dar exemplo,não devemos dificultar e propor ferramentas que não são a nossa realidade de trabalho.
    keila torquato RA:27243

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  187. concordo com o leandro santana, deve ser olhar os pros e contra do metodo pois senão seriamos todos iguais ,devemos analizar os riscos e virtudes do sistema
    keila torquato RA:27243

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  188. As politicas públicas direcionadas a educação em cada Estado certamente tem seus interesses próprios de acordo com a região (cultural) portanto fica meio complexo comparar educação de um local para o outro, mas o preocupante e que na maioria das vezes a escola tenta impor formas para que o aluno tenha o aprendizado, quando deveria trazer subsidios para que este aluno se sentisse satisfeito dentro da escola e ele próprio construisse seu conhecimento a partir de ferramentas que lhe fossem oferecidas.

    João Santana
    RA 28834
    Noturno

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  189. Bom o desinteresse de hoje e visível entre alunos e professores com as matérias que o governo da para que seja passado e muito ruim principalmente em lugares de baixa renda essa escolas que falam no texto não tem nada a ver com hoje quiseram inovar e só pioraram no tempo de hoje. RA: 28339 RONALDO GOMES PACHECO

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  190. Bom a janaina vanessa tem razão no que diz quando o governo ensina de um jeito mais insignificante para que não possam lhe tirar o poder 28339 ronaldo gomes pacheco.

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  191. sabemos que a educação se começa, em casa. mas as nossas familas estão se discipando, e acabam deixando tudo de lado por que nada mais vale apena, pra que então estudar?. aproveitando essa deixa os professores dizem quem faz a escola são os alunos, frase essa de quem não quer trabalhar, e o governo tambem não ajuda pagando mal os seus servidores e fazendo escolas de lata, simplesmente para depositos de alunos sempre visando quantidade e não qualidade. QUE PAÍS È ESSE...È A .....DO BRASIL!
    MATEUS MANZAN DE ASSIS RA¨26662

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  192. Bom, acredito que este termo“feijão com arroz” não seja tão simples assim, que bom que deu certo na Finlândia e no Piauí, mas vejo dois lados,pois o lado positivo houve um planejamento entre ambas as escolas para um ensino excelente, porém vejo o negativo que é mais uma vez a Padronização, será que esse sistema favorece a todos?!Esses alunos mais uma vez serão “marionetes”, estarão nas mãos do poder.Enfim não havendo mudanças para um mundo melhor.
    Priscila, 25427

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  193. Bom,acredito que este termo“feijão com arroz” não seja tão simples assim, que bom que deu certo na Finlândia e no Piauí, mas vejo dois lados,pois o lado positivo houve um planejamento entre ambas as escolas para um ensino excelente,porém vejo o negativo que é mais uma vez a Padronização,será que esse sistema favorece a todos?!Esses alunos mais uma vez serão “marionetes”,estarão nas mãos do poder.Enfim não havendo mudanças para um mundo melhor.
    Priscila, 25427

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  194. Concordo com você Caique, quanto diz “quantos menos pessoas criticas, que entendam o mundo, menos pessoas questionam o governo no futuro” assim não acontecem mudanças no mundo , afinal e o mais cômodo, o mais simples é fácil... Aceitar e obedecer.
    Priscila,25427

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  195. Concordo com ( Wallace Almeida 26.781 ) quando ele diz ( fábrica que constrói alunos iguais )
    Segundo o dicionário !!! Educação significa, desenvolver e orientar as aptidões do indivíduo,
    Paulo Freire, educar é influenciar um aluno de tal maneira que ele não se deixe influenciar, para isso deve-se quebrar o velho paradigma educacional onde o aluno torna-se um espectador passivo no processo ensino-aprendizagem. Lendo isso percebo que Educar é como uma máquina, todas as peças devem estar em perfeitas condições para o seu funcionamento. Ai fico a pensar! Sabemos quais são as engrenagens da máquina educadora?
    Fabio Rogerio RA 32531

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  196. Bom, as compareções são boas, a escola é como se fosse uma forma de fazer cocada, ou seja tem que estar tudo na medida certa, e se colocar um pouco mais de recheio? e se fugir do feijão com arroz? as elites que montam essas formas acreditam que podem fracassar, caso aconteçam mudanças na formação de uma nova forma.
    As Elites são tão inteligentes para formar da manira que eles querem, mas são cegos quanto a outra parte, ou melhor a parte que esta sendo moldada, a cidadania não tem o direito de opinar na elaboração do que quer aprender.
    No Brasil sempre vai existir esse monopólio camuflado, enquanto o povo não se manifestar.

    É isso.

    José Patriota RA= 25605

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  197. essas escolas praticam o feijao com arroz pelo pelo fato de que ja que deu certo durante tanto tempo por que mudar a forma de ensino,o comodismo em tentar inovar com formas de ensino acaba ficando pra depois.
    felipe branco 36853

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  198. A diferença... eu acho que é o descaso dos políticos brasileiros com a nossa rede publica de ensino, pois os filhos desses políticos estudam em colégios caros e bem atualizados, por isso o descaso... Pimenta nos olhos dos outros é refresco!! Se não mudarmos o sistema dos politicos não mudaremos o nosso sistema... né?

    Leonardo Barbosa RA: 25403

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  199. eu concordo com a Thamires Rodrigues Pereira RA:32078.por isso os professores muitas nao sabem quem escreveu o livro que eles usam, qual a forma de pensamento daquela pessoa pelo simples fato de usar a maneira de ensino que ele ja sabe que vai dar certo.entao por que pocurar uma formula nova se ja se tem uma pronta nas maos.
    felipe branco matutino 36853

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  200. Concordo com meu amigo DOUGLAS SANTOS RA:24138, porque é isso que o sistema quer que sejamos
    manipulados em suas mãos, temos que ser do geito que o governo quer, temos quer ser do geito que a elite quer, não nos deixam ver um palmo adiante. Isso é um absurdo.
    Temos que lutar contra essa desinqualdade social.

    É isso.

    José Patriota RA=25605

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