sábado, 3 de setembro de 2011

Rafinha e o CyberMundo

Assista ao vídeo e com base nas aulas responda a pergunta a seguir:
http://www.youtube.com/watch?v=UI2m5knVrvg
Se a globalização interfere na constituição do sujeito e de suas marcas, como o prof de EF e a própria EF podem se relacionar com o CyberMundo e seus Rafinhas no contexto das aulas?

Atividade Aberta em 03/09 as 12:30
Término em 14/09.

303 comentários:

  1. nos podemos usar isso a nosso favor tambem !!!
    se nao conseguirmos passar tudo que estamos aprendendo para os nossos alunos nas aulas.

    podemos usar a internet como um aliada,
    exemplo:colocando esses videos,uns artigos importantes,e todo o conteudo que estamos tendo a oportunidade de aprender, e compartilhar nosso aprendizado e passar para os nossos alunos por web.
    mais ou menos como o prof Mario esta fazendo...
    e unir os dois elementos como um aprendizado.
    é despertar a curiosidade do aluno e o interrese


    MAURICIO JESUS ROSSI 26124

    ResponderExcluir
  2. De repente pode ser algo um tanto quanto que complicado, essa era digital deixa as coisas muito mais acessíveis... fazemos zilhões de coisas simultaneamente obtendo apenas o acesso à internet. Já temos aulas à distância, daqui a pouco não será mais necessário ir pra escola ... você já faz tudo sem sair de casa. Fica fácil isso acontecer pois seguiria bem o perfil de alunos que temos hoje, somente aqueles assimilativos ... assistirão as aulas deitados na cama, no sofá, cozinha, tomando banho ... que facilidade ! A Ed. Física poderia até ser banida das escolas, já aproveitando a sua má reputação entre os demais professores. Eu até acredito que a tecnologia atrapalhe um pouco todo este andamento. Não têm como ir na contra-mão da tecnologia porque ela sempre cria algo para um certo perfil de consumidor, SOMOS ESCRAVOS !!!!!!

    Wallace Almeida 26781 Noturno

    ResponderExcluir
  3. Acredito que o desenvolvimento da Educação Física também esta ligado com o avanço da tecnologia, o mundo ja mudou bastante, assim como a Educação Física. Atualmente o que vemos é uma nitida distância entre a aulas de EF e a globalização, falta para nós, profissionais da área saber aproveitar mais as vantagens proporcionada pela globalização, devemos sair da mesmice,e usar a mobilidade dessa nova geração C com novos conteúdos nas aulas.

    Elaine Priscila RA :28806

    ResponderExcluir
  4. A globalização interfere pois o sujeito se torna mais refem das marcas, exemplo que a pessoa pode se achar o mais diferente de todos, e na net ele se ver diante de milhões igual a ele, e na mesma web ele é bombardiado com produtos que tenham significado pra identidade que ele acha que possui. Como prof de EF devemos mais do que nunca dar ferramenta para transformar o aluno em um sujeito critico, pois da mesma forma que o CyberMundo é uma arma poderosa do consumismo, a gente tem o poder de derrubar o que julgamos não servir. A EF pode ser relacionada com assuntos do interesse do jovem e que traga algo pro aluno que estimule a quando estiver navegando buscar mais conhecimento sobre os assuntos debatido em aula. Alex Maciel RA 29149 Manhã.

    ResponderExcluir
  5. Assim caminha a humanidade,a globalização interfere sim e muito,todos nós temos um "rafinha"dentro de nós, a tecnologia esta cada vez mais rápida que as vezes nem dá tempo de nós nos acostumar com um "aparelho" novo que na semana seguinte ja tem coisas mais avançadas. Os professores tem que estar bem antenado e atentos há essas mudanças tecnológicas e se atualizando para inovar também a nossa educação física e sair dessa mesmice do "rola a bola ai" ou 3 de 15 e qualquer coisa me chama"

    DENISE ROCHA RA: 30839

    ResponderExcluir
  6. Desde que a tecnologia vem crescendo ultimamente permitindo a facilidade que faz com que o corpo, fique em estado de repouso absoluto, percebe-se que a complexidade de qualquer atividade gera tal desanimo e desconforto, um simples ligar e desligar a TV sem o uso do controle remoto, o elevador ao invés da escada e assim sucessivamente tudo para evitar a fadiga esquecendo assim da necessidade que o corpo precisa para o trabalho. Trabalho que conhecidentemente é retirado aos poucos de nossas vidas e preechidas por maquinas em empresas que adquirem um melhor faturamento pela pouca mão de obra. Já para proficionai na area da saude seguindo o ciclo do capitalismo, isso é aportunidade, pricipalmente ao da Ed. Fisica, pois grande parte desta categoria estar em atividades continuas "sujeitos ativos", diferentimente de qualquer profissional de outras areas, pegamos como exemplo a "Administração" onde a preocupação não é o corpo e sim outros interesses.

    Ricardo de Freitas RA: 30160

    ResponderExcluir
  7. A cada dia que passa estamos mais sujeitos a esses tipos de situações, portanto já que a tecnologia é quem move o mundo temos que estar sempre bem preparados para saber manuseá-la,assim nos interligando rapidamente a este mundo.
    Portando um jeito do profissional de educação física se relacionar com o cybermundo é sempre estar atento a todas essas mudanças para assim ter um diálogo de igual para igual com o seu aluno, ou seja temos que inserir algumas alternativas computadorizadas para que eles interajam nas aulas, tendo em vista que hoje em dia um ser humano sem tecnologia é um ser humano ultrapassado, infelizmente!

    Bruno Leonel Legarra. Ra: 29057

    ResponderExcluir
  8. Não e facil pois a sociedade esta muito bem informada de todas as tecnológias principalmente as crianças. Deve relacionar e contextualizar a globalização com as aulas de EF.Hercules RA: 26844

    ResponderExcluir
  9. Rafinha é um cara que nasceu no berço da tecnologia, do consumo e da produção em massa pelo mundo digitalizado, não ler jornais e nem acompanha noticias, pois o que importa é está conectado. Essa cultura digital em que o Rafinha convive pode ser mais um método implantado dentro da escola para aumentar a comunicação entre professores e alunos melhorando na aprendizagem. E para que os alunos possam fazer um mapeamento de como era a cultura de antigamente comparada com cultura do cyber mundo de hoje. Onde as crianças perderam a criatividade brincando de várias brincadeiras inventadas pela mídia. BOY VESPERTINO RA - 26252

    ResponderExcluir
  10. Eu acredito que podemos utilizar esta ferramente para agregar valores e conhecimentos as aulas de Ed.Física, através de vídeo, pesqisas, procurando levar o aluno e refletir sobre problemas sociais, pre-conceitos, falta de atividade, e mostra por que o corpo precisa e necessita práticar uma atividade física, mesmo que seja uma vez por semana, desde que traga prazer e felicidade para o práticante. Como em qualquer profissão, somos refém das necessidades pessoas, como o Ricardo descreveu que as pessoas estão se movimentando cada vez menos, isto se dá por opção, o que mais temos e espaço para elas se movimentares, quando o Hercules afirma que a sociedade está muito bem informada, eu discordo de certa forma, o que eu vejo são os alunos e pessoas globalizadas naquilo que são do seu interesse, então temos que estar atento a tudo isso, por que as pessoas são detentoras dos seus interesses, e procuram apenas aquilo que são necessárias para elas. Acredito que o CyberMUndo pode nós trazer muitos benefícios. Vou apenas repetir o que escrevi no começo, o nosso principal papel e agregar valores e conhecimentos aos nossos alunos, agora o que eles vão fazer com eles ai já e outro problema.
    Valter RA.25542

    ResponderExcluir
  11. Primeiro o prof.deve estar interado destes assuntos relacionados no video e mais importante estar disposto a incluir discuções sobre em suas aulas.A EF pode mostrar outras situações,evidenciarque existe outras atividades (vida)além do cybermundo e quando possível trazer o cybermundo para a aula de educação física. Marco Freitas RA28886

    ResponderExcluir
  12. A EF pode ser relacionada com assuntos de interesses dos jovens e que traga algo para o aluno que o estimule a quando estiver navegando buscar mais conhecimento sobre os assuntos falados em sala de aula.
    Acredita-se que o desenvolvimento da Educação Física também esta ligado com o avanço da tecnologia, o mundo já mudou bastante, assim como a Educação Física, podemos usar a internet como uma aliada, colocando vídeos e artigos importantes, e todo o conteúdo que estamos tendo a oportunidade de aprender, e compartilhar nosso aprendizado e passar para os nossos alunos através da web.

    Thiago de Menezes - RA: 29290 - Noturno

    ResponderExcluir
  13. Olá pessoas estou de acordo com alguns colegas a Ed.Fisica ja mudou muito ,mais falta ainda a mudança dos profissionais em cada vez mais inovar em suas aulas deixar a criatividade falar mais alto ,falta nas nossas aulas a globalização e socialização então cabe ao professor saber trabalhar essas aréas.
    Solange Lopes ra:28783

    ResponderExcluir
  14. Concordo com alguns colegas que a Ed.Fisica precisa de mudanças ,porém cabe ao profissional ir atrás de novas idéias e informações que possam ajudar nessa mudança ,visto que o mundo em que vivemos esta bem atualizado em tecnologias .
    Solange Lopes ra:28783

    ResponderExcluir
  15. A globalização interfere e muito na formação.Rafinha desde bem cedo foi influenciado ao consumismo.E o Cybermundo é o mais atrativo.Ficar conectado,muito tempo,esquecendo do mundo real.deixando de ter o contato humano,até o familiar.e assim perdendo alguns valores.
    nós profissionais de E.F,podemos e devemos utilizar a ferramenta ao nosso favor.Para ficarmos mais próximos dos nossos alunos.solicitando pesquisa,do conteúdo utilizado nas aulas.Fazendo com isso ,tenham conscientização,e saibam utilizar a ferramenta de uma forma instrutiva e saudável.
    Nilza A.Moreno Delgado Ra 28989

    ResponderExcluir
  16. Todos hoje em dia já está nesse mundo virtual e de consumismo, então o prof de ed física tem que se relacionar como antigamente com seus alunos, por que eles estão no mundo virtual então vamos dar um pouco de atividades físicas para eles praticarem. Mas não dar para fugir desse mundo cyber e eles já nascem informados entam vamos usar isso a nosso favor tambem trabalhando com eles com temas utilizando o mundo virtual. Marcos Vasconcelos Santista RA:25435 Tarde.

    ResponderExcluir
  17. Como profissionais de educação física é nosso dever usar a tecnologia como aliada, já que a facilidade de chegar bem perto do seu alvo está mais fácil com esses veículos de comunicação. As informações sobre excesso de dependência das tecnologia que não têm apenas o lado positivo também tem o negativo, hoje nem mesmo precisamos olhar nos olhos de alguém para conversar e não conseguimos conhecer a finco ou o tanto que deveríamos conhecer uma pessoa. É preciso alertar de que ainda somos humanos e nossas atividades e corpo não devem ser substituídos por um clique e que a informação sobre obesidade e sedentarismo que é quase unanimes em "cyberfans" provavelmente têm ou irão desenvolver. Fica a dica.

    DANILO DE MEDEIROS TONIOLO RA: 29127 manhã.

    ResponderExcluir
  18. Eu concordo com o Wallace,as aulas de educação física deverão ser a distância, isso vai evitar contato físico e social,assim não falariam mal dos professores e da EF,quando não fazem o que os alunos querem.
    Marco Freitas RA28886

    ResponderExcluir
  19. Eu gosto desta tecnologia,gosto de celulares novos e computadores avançados,enfim,tudo que eu não vi na area da tecnologia eu quero fuçar,quero conhecer tudo,dentro do meu orçamento é lógico.
    Acho que essa tecnologia toda tem seu lado positivo,por exemplo,o professor cada vez mais tem que aprimorar seus estudos e conhecimentos porque senão passa vergonha diante dos alunos,por conta desse fácil acesso a tudo pela internet.
    Eu gosto desta tecnologia nas aulas de ed.física,pois é interessante porque sou a favor dos jogos e brincadeiras de raizes,sendo assim ao aplicar uma atividade não tecnologica eles poderiam usar a tecnologia para pesquisar tal atividade,ou seja,resgatar o passado com a tecnologia não faz mal nenhum.
    MATEUS MANZAN DE ASSIS RA 26662 VESPERTINO

    ResponderExcluir
  20. A técnologia é muito importante por que se nós juntarmos com o que temos de criatividade com certeza seremos otímos profissíonais da ed fisíca.É muito importante que acontessa a globalização,mas temos que tomar muito cuidado com o que pode vir para nós,por que vamos repassar essas informações para os nossos alunos Edson m dos santos RA 28671

    ResponderExcluir
  21. Infelismente a globalização interfere muito é bom é, mas é péssimo também,o comodismo faz com que as pessoas fiquem cada vez mais paradas e com acesso mais rápido as coisas sem se moverem, e fora isso o (desemprego) que sem comentários.
    A internet é uns dos meios mais usados de comunicação, seria a melhor forma de passar a importância da atividade fisica as pessoas como rafinhas que so vivem no mundo da net.
    CELY DE SOUZA DANTAS RA:28570 manhã

    ResponderExcluir
  22. Comentário sobre o comentário da aluna Denise Rocha RA:30839.
    Concordo plenamente com você , se a tecnologia vem avançando cada vez mais, porque não mudarmos o nosso método de ensimo de prof. de edf e sairmos da mesmice 3x15 já tá bem ultrapassado.
    Estudamos para um mundo melhor sair do básico(curiosidade,interesse,aprendizado, e outras coisas a mais afinal a globalização está ai né.
    CELY DE SOUZA DANTAS RA;28570

    ResponderExcluir
  23. Cybermundo, o mundo de Rafinha, como não fazer parte? Impossível mesmo quando não se tem tempo, de uma forma ou de outra você é "obrigado" a conectar-se. Seja para manter-se informado de festinhas familiares, trabalhos escolares, entre outras coisas mais. Consigo conectar-me apenas em casa, mas ultimamente percebi que para acompanhar o Rafinha precisarei a comprar um celular onde poderei conectar me a internet a qualquer hora em qualquer lugar. É o minimo!!
    Eliana T. Taroda RA 27050

    ResponderExcluir
  24. Podemos perceber como as crianças vivem na tecnologia,mais podemos fazer a diferença pegando esses assunto que o professor passa e em vez de sermos consumistas,devemos ser consumista de informação de sua matéria e ajudar a mudar nossas crianças,fazendo elas enxergar um pouco de como era a cultura e as brincadeira de antigamente.
    Adriano Luis Pertinhes RA-34490

    ResponderExcluir
  25. Em minha opinião o professor de EF deve entender e compreender que vivemos em uma sociedade de rede, onde há choque de todo tipo de cultura, o que gera todo tipo de conflito contemporâneo. É importante nós professores de EF entendermos que vivemos em uma sociedade moderna e para lidar e entender “os Rafinhas” dos dias atuais, precisamos está bem informados e acompanhado a todo esse processo de mundo globalizado. E para isso, o professor de EF deve buscar conteúdos além da Universidade, e está sempre atualizado, buscando sempre novos desafios e preparados, pois a cada ano e dia que passa a tecnologia também cresce...
    Porém nunca esquecer e perder o foco principal da ED. Física procurar está sempre inovando para que as aulas não fiquem na rotina, na mesmice, buscando sempre novidades, tornando as mesmas mais interessantes, usando muita criatividade sem fugir dos padrões, como por exemplo, vídeos estimulando os esportes e sua história, investir em pesquisas e criações, trabalhar atividades culturais, incentivando os alunos a entender e respeitar as diferenças interpessoais e por fim conscientizar a prática da atividade física, e não ficar refém, isolado nesse mundo virtual e fazer as coisas tudo online, só por comodidade. CRISTIANA DA SILVA NOVAIS RA: 36203

    ResponderExcluir
  26. Hoje a informação é muito rápida, só o fato de abrir o meu email fico sabendo de varias manchetes, por mais que o Rafinhas não assista o jornal de algumas emissora, mais está por dentro das informção,a tecnologia está ao nosso serviço se usarmos com consciência.
    A Ed. Física também por se benefíciar com a tecnologia, os celulares que tocam musícas vc pode usar em aula em alguma atividade, são muitos os exemplos é só não ter medo de usar, porque tudo que é novo temos medo, principalmente para as gerações antes da tecnologia.
    Fabiana Da Silva Vespertino RA:25379

    ResponderExcluir
  27. Em minha opinião o professor de EF deve entender e compreender que vivemos em uma sociedade de rede, onde há choque de todo tipo de cultura, o que gera todo tipo de conflito contemporâneo. É importante nós professores de EF entendermos que vivemos em uma sociedade moderna e para lidar e entender “os Rafinhas” dos dias atuais, precisamos está bem informados e acompanhado a todo esse processo de mundo globalizado. E para isso, o professor de EF deve buscar conteúdos além da Universidade, e está sempre atualizado, buscando sempre novos desafios e preparados, pois a cada ano e dia que passa a tecnologia também cresce...
    Porém nunca esquecer e perder o foco principal da ED. Física procurar está sempre inovando para que as aulas não fiquem na rotina, na mesmice, buscando sempre novidades, tornando as mesmas mais interessantes, usando muita criatividade sem fugir dos padrões, como por exemplo, vídeos estimulando os esportes e sua história, investir em pesquisas e criações, trabalhar atividades culturais, incentivando os alunos a entender e respeitar as diferenças interpessoais e por fim conscientizar a prática da atividade física, e não ficar refém, isolado nesse mundo virtual e fazer as coisas tudo online, só por comodidade. CRISTIANA DA SILVA NOVAIS RA: 36203

    ResponderExcluir
  28. Um boa forma de podermos ajudar e auxiliar na formação dos nossos alunos dentro da Educação Fisica, dentro deste periodo é utilizando dos meios como a internet uma forma de buscar a curiosidade dos alunos em fazer leituras, trabalhos pela internet que hoje é o meio em que o Rafinha por excemplo esta vivendo, mas não deixando de fazer com que ele viva somente em função da internet mas sim passar informações que a vida e suas vivewncias nao passam somente na internet.
    Flavio N. Minozi RA: 28760

    ResponderExcluir
  29. sem dúvidas a globalização interfere de forma direta na contituíção do individuo, pois a grnde jogada das empresas é fazer com que os individuos assim com Rafinha dentre outros se divirtam sem se esforçar, e essa diversão vem através da tecnilogia. Edson soares RA:27093

    ResponderExcluir
  30. A sustentabilidade social e ambiental é a ultima coisa a ser lembrada pelas empresas,as familias é outro fator a ser lembrado pois são as famlias que presenteiam seus filhos com aparelhos de ultima geração,quem nunca ouviu?filho se vc passar de ano te dou um computador, um video game ou um Nitendo wii, e com isso contribuindo para seta dourada e esquecendo das consequencias futuras, então para muitos Rafinhas as enovacões já fazem parte do cotidiano deles, nos proficionais sabendo dessas jogas temos que nos infarmar cada vez mais e orientar melhor nossos alunos e os cidadãos, sendo que essas tranformações vem a longo praso mais não custa nada tentar e fazer acontecer. Edson Soares RA:27093

    ResponderExcluir
  31. Bom o professor de ed. física sempre deve ser diversifica, sempre procurando considerar os temas abordados pelos alunos dando foco no conteúdo abordado.
    A tecnologia é uma das ferramentas que pode ser utilizada de forma para melhor o aprendizado dos nossos alunos, mas também não podemos esquecer que a tecnologia já faz quase tudo pelo ser humano, que hoje em dia mal se movimenta.
    Temos sim que usar a tecnologia como, uma forma de abordagem em nossas aulas. Mas temos que tomar muito cuidado por que ela pode ajudar e também atrapalhar o desenvolvimento dos nossos alunos.
    DOUGLAS SANTOS RA: 24138 NOTURNO

    ResponderExcluir
  32. Concordo plenamente com a nossa colega Denise Rocha, pois sem dúvidas e infelismente todos nós inclusive os adelecentes temos um Rafinha detro de nós e samos culpados por tudo isso, e sem cabresto a tecnologia dispara cada vez mais rápido para muitos é uma grande vantagem pois mal sabem esses a consequencia que estar por vir,e cada vez mais sem necessidades a população mundial consumem exageradamente, pois é bom ficarmos atento aos avaços tecninolígicos e consientizar aos próximos. Edson Soares RA:27093

    ResponderExcluir
  33. Acredito que o professor tenha que se adaptar nesse mundo cyberloko em que vivemos, pois é uma das maiores ferramento de entretenimento onde "felismente não ficamos presos no que nos é imposto pelos veículos de comunicação o qual "nós" estamos mais aconstumados", nos possibilita entrar em uma dinâmica mais poderosa se o professor de E.F estiver apto com essa técnologia, poderremos oferecer uma diversidade de questionamentos proporcionando uma linha de trabalho mais de acordo com o mundo em que seus alunos vivem ou não... Pois conhecer ou estar por dentro do que as cçs os jovens falam, auxiliam no desenvolvimento dos trabalhos apresentado e seu retorno por parte dos alunos....
    Tiago Roediger RA: 26340

    ResponderExcluir
  34. bom acredito que todos nos temos que esta atento por quer vivemos num mundo que cada dia que passa atecnologia almenta,e somos dependente deles e como o rafinha. Nós estamos vivenciando, isso por estudamos efazemos outra coisa atraves da tecnologia. RA:25817:Maria Aparecida de souza

    ResponderExcluir
  35. Bom, a esta altura do campeonato não há como separar uma coisa da outra... estamos presos e interligados ao mundo cibernético para tudo. Os alunos hoje fazem parte de uma era digital. Envolvê-los em uma aula onde busquem conhecimento na Net é simplesmente partir de algo que eles entendem e falar a mesma língua. Mas não existem só Rafinhas para ensinar... Uma grande massa hoje ainda vive fora desse mundo virtual. E o ideal seria, até mostrar, de forma interativa mesmo, dentro das aulas, a realidade da vida do lado de cá da tela. Para que talvez esse Rafinha possa conhecer um outro mundo e reconhecer dentro dele outros valores... Afinal, acho que dentre outras coisas esse é o papel do professor. Através do esportes, da cultura corporal, de trabalhos voluntários, enfim... dá pra usar a net e mostrar muitas coisas que o Rafinha conhece porque viu na Net, mas nunca vivenciou. Cristiane Santana RA 39815

    ResponderExcluir
  36. PODEMOS NOS UTILIZAR DA TECNOLOGIA E DE SEUS BENEFÍCIOS QUE INEGAVELMENTE PROPICIAM UMA MAIOR FACILIDADE DE ACESSO AOS MAIS VARIADOS CONTEÚDOS DE PESQUISA, DEVEMOS INCENTIVAR E SUGERIR A NOSSOS ALUNOS TEMAS QUE POSSAM CONTRIBUIR PARA O SEU DESENVOLVIMENTO SOCIAL. CONTUDO TEMOS QUE RESSALTAR QUE AS CRIANÇAS DE HOJE EM DIA ESTÃO MUITO VOLTADAS AO ASPECTO VIRTUAL (INTERNET, VIDEOO GAME...), E QUE ALGUNS DOS PROFISSIONAIS TALVEZ POR QUERER TORNAR A AULA MAIS COMODA (APENAS PARA ELE), DEIXAM DE APLICAR AULAS VOLTADAS A ATIVIDADE FISICA PRIVANDO ASSIM AS CRIANÇAS DE VIVÊNCIAS QUE PODEM SER FUNDAMENTAIS PARA O SEU
    CRESCIMENTO ENQUANTO SERES HUMANOS!

    MACIEL LEANDRO RA 32741

    ResponderExcluir
  37. Em plena era digital, não há como separar totalmente uma coisa da outra. O jeito é unir o útil ao agradável. Assim como o profº Mário está fazendo através desse blog. A Educação Física não é só prática, mas também teórica. É obrigatório colocar os alunos para fazer trabalhos e outras vivências pelo computador, inclusive práticar esportes como o jogo de tênis que foi mostrado no vídeo. Só uma vivência, pois a necessidade de conhecer o próprio corpo continua e a ed. física tem a missão de continuar com isso e a consciência corporal através dos exercícios está fora da internet. Seria a aula prática e isso não pode deixar de existir. O mundo virtual é necessário e ajudador, mas na ed. física os cuidados corporais e mentais continuam à moda antiga através de experiências concretas realizadas pelos exercícios propostos.
    Ivani Costa de Morais R.A.: 28508

    ResponderExcluir
  38. concordo com o colega Hercules, sabemos que não é nada fácil reverter essa situação, pelo menos por enquando, mais sabemos que está vindo por aí as futuras gereações, melhor ainda, assim como a geração atual, as futuras não são obrigadas a cunsumirem compulsivamente e cabe aos mais informados a tranmitir informações pertinentes aos demais, sejam alunos ou o cidadão comum, no que desrespeito ao consumismo, a seta dourada, a Disney entre outros meios que enfluenciam a sociedade.Edsun Soares RA:27093

    ResponderExcluir
  39. Concordo com Elaine Priscila. Os profissionais de Ed. Física devem estar mais ligados ao mundo digital e proporcionar aulas mais inovadoras aos seus alunos. É o mundo deles, eles não vão, nem devem voltar atrás. Alguns profissionais devem correr para alcançar pelo menos uma parte dessa globalização, começando por mim mesma. Já melhorei bastante. Vou chegar lá. Rs...rs....
    Ivani Costa de Morais R.A.: 28508

    ResponderExcluir
  40. Eu acho que a globalização é o mundo onde vivemos hoje, temso que nos adaptar a essas transformações, assim como a 10 anos atrás não falavamos em celular e as pessoas viviam uito bem sem esse equipamento, porém somos seres inteligentes e pensantes que evoluimos acada dia, temos que acompanhar essa evolução, como o olega acima disse, somos escravos, acho que não, somos evoluidos, equando refletimos sobre as coisas e a utilizamos de maneira adequada acho que é válido. Como o colega Valter acrescentou, temos que que estudar ficarmos atualizados, pois daquia 2 anos, menos talvez etaremos na sala de aula academia, que seja, e se não estivermos atualizados, não saberemos responder a mais simples questão quando perguntados, "todos" tem acesso a tudo, ou a quase tudo, nós fazemos parte desse contexto e devemos respeita-lo e mais devemos nos atualizar, estudar, mas sem manter a criticidade sobre as coisas. Acho que devemos evoluir sempre. Os alunos passam, o mundo evolui os Rafinhas hoje são 2.0, amanhã serão 3.0 e assim por diante e os professores continuam sempre nas mesmas séries. Pensem nisso.
    Eduardo Neto (tarde RA 41477)

    ResponderExcluir
  41. Independente do que ocorre no mundo, o profissional tem que acompanhar as tendências da atualidade, usando essas ferramentas que tragam tantas informações a favor de suas aulas, como por exemplo, solicitando pesquisas aos alunos. O complicado, é que em função de tantas facilidades a juventude hoje não se mexe, pois tem “tudo” em suas mãos. E como diz o próprio vídeo, o “Rafinha nunca conheceu o mundo sem internet”. Leandro Bertolini - 25545

    ResponderExcluir
  42. Concordo com a opinião da Elaine Priscila, temos que usar a criatividade e usar essas ferramentas a nosso favor. Porém conscientizando os jovens que é fundamental a execução de atividades físicas!
    Leandro Bertolini - 25545

    ResponderExcluir
  43. Todos nós somos Rafinha, consumista, interligado ao mundo cibernético, sempre a procura de novidades. O prof. de Ed.Física deve aproveitar dessa cibernética para utiliza-la como aulas modernas onde leva o aluno através da globalização conhecer melhor e interagir com culturas e esporte diferente. LEOSMAR 25799

    ResponderExcluir
  44. eu acho que aquelas brincadeiras de rua como jogar bolinha de gude , jogar taco ,até mesmo futebol já não se enquadra no contexto de hoje pois a grande maioria da mulecada ja tem endereço eletronico e computador portátil então as brincadeiras de rua do meu tempo de moleque muito desses garotos se perguntar nem sabe como se brinca pois já esta tão bitolado nesse mundo virtual que não se da conta de como é bom se sentir livre, más infelismente ao mesmo tempo não posso ser ipócrita e dizer que essa ferramenta nos oferece diversas oportunidades de procurar a informcão correta para tentar abrir os olhos dessas mesmas crianças a ver que a vida vai muito alem do que sites, salas de bate papo ,msn e outras coisas virtuais o professor de EF tem que ter essa condição para explorar o lado digamos mais humano do seu aluno ,exercitar alem do seu corpo o lado intelectual do aluno Arnaldo (topete)RA 28385

    ResponderExcluir
  45. concordo com o colega marcos freitas.o professor tem a obrigação de estar interado com a internet,e fazer esse intermédio do mundo cybernético para os alunos,para que os alunos não fique tanto tempo em frente a um computados,e não deixar os alunos esquecer que devemos fazer atividade física é muito importante para o nosso bem estar e nossa saúde. Edson m dos santos RA 28671

    ResponderExcluir
  46. Eu discordo de vc Marco,as aulas de educação física jamais deverião ser a distância, isso vai fazer com q haja exclusão de alunos e não irá garantir a presença de tds nas aulas, além de não acrescentar nada a ed. físca.

    Thiago de Menezes - RA29290 - Noturno

    ResponderExcluir
  47. bom e muito simples hoje podemos interagir com as crianças porque elas cada vez mais tem tecnologias como a internet então poderiamos hoje dar aulas com isso para educação fisica e um jeito de interagir com seus alunos assim como em aulas praticas e teoricas ronaldo gomes pacheco RA:28339

    ResponderExcluir
  48. Discordando de alguns colegas eu não concordo que aulas de educação física sejam a distância, pois se o objetivo é justamente integrar, interagir e socializar isso seria impossível a distÂncia. O próprio nome Educação Física, física pede físico e corporeidade.

    DANILO DE MEDEIROS TONIOLO RA:29127 - manhã

    ResponderExcluir
  49. Pois é Leandro Bertolini e Ivani Costa, nossas idéias em relação á este assunto são bem parecidas. E imaginem a importância da Educação Física,ai está a solução, afinal a tecnologia trás mais "comodidade", "facilidade", e para podermos usufruir temos que ter "saúde", se não de que valerá todo o conforto?A Educação é para o corpo e a mente.

    Elaine Priscila RA:28806

    ResponderExcluir
  50. Temos que trazer essa ferramenta tão utilizada que e a internet para dentro das aulas, e através de exemplos mostrar o quanto e importante unir os sistemas "redes" e as atividades físicas para a formação do sujeito, pois o contato corporal lhe tará grandes benefícios para sua formação, porque se a dosagem desse interesse pela internet não for associado a outras práticas de atividade, distanciara esta pessoa do convívio social "calor humano" de outras pessoas.

    João Santana
    Ra 28834

    ResponderExcluir
  51. À Marcos Vasconcelos RA:25435 ...


    Colega,
    Como assim se ´´ relacionar como antigamente `` com os alunos ??? A relação de Prof. de Ed. Física e aluno sempre foi a mesma ... se fosse diferente a maioria não seria execrada como são pelos outros professores e alguns alunos, claro que teríamos outro cenário da Ed. Física atual se essa sintonia professor-aluno fosse de outra forma, aí eu não sei distinguir se seria boa ou ruim ... dependeria do que o professor faria com eles.

    Divido a sua opinião quanto a fuga do Cybermundo, acho que a tendência é que essa situação cresça futuramente, isso possui uma parte ruim e outra boa. Como eu havia publicado no meu post sobre as aulas serem assistidas on-line, esta é a ruim. A parte boa é que a tecnologia também traz coisas benéficas pra todos... não vale meter o pau nela só porque está deixando as pessoas cada vez mais sedentas... Você usa e eu também uso... nós usamos e reclamamos dela porque temos que dar nossa opinião quando estamos vendo que ela tá atrapalhando algo ...

    Wallace Almeida 26.781

    ResponderExcluir
  52. Acredito que o cybermundo é o resultado de coisas boas e ruins para nós. Podemos destacar que hoje fazemos a maioria das coisas utilizando essa grande tecnologia. Na parte ruim relaciono jogos que agora estão "ultrapassados" que faziam as crianças movimentarem somente seus dedos. Nós como professores de EF e na EF podemos utilizar essa ferramenta como arma ao nosso favor. Um exemplo disso é este blog... estamos fazendo determinada atividade dentro do curso com vários propósitos,e isso é muito importante para todos. Fernanda Rodrigues RA 20058 Noturno.

    ResponderExcluir
  53. Concordo com o amigo Leosmar que cita que todos somos um "Rafinha", realmente o interesse por coisas novas como sites de relacionamento, videos, músicas e etc nos fazem ficar a maior parte de nosso tempo livre, na frente de um computador. Por isso temos que enteder que mesmo que esse mundo nos traga novidades diversas, não devemos nos esquecer que o nosso foco é procurar assuntos que interessem nossos alunos. Fernanda Rodrigues RA 20058 Noturno

    ResponderExcluir
  54. Vivemos em um sociedade globalizada e evolutiva ao longo dos tempos,por conta das tecnologias e suas facilidades as informações e as atualidades do mundo. As aulas de Educação Física e a própria Educação Física não pode ser diferente, "temos que ver a educação Física num olhar critico e ao mesmo tempo propondo evoluções para a área, por conta dos cidadãos que a sociedade forma, um sujeito como o Rafinha antenado com o mundo e as informações, ou seja, dentro das evoluções do cotidiano.

    Vinicius Ribeiro RA 28871 Noturno

    ResponderExcluir
  55. Podemos fazer uso da internet para desenvolver idéias inovadoras que venham a ajudar outras pessoas e também ouvir idéias que possam ser utilizadas por nos mesmos pois como no vídeo mesmo foi citado e o mundo da participação da colaboração então estamos um colaborando com o outro e para mim isso e muito importante pois nesse mundo virtual tem algo acontecendo que e muito importante para convivência e esse algo que eu estou falando tem se tornado cada vez mais difícil de acontecer no nosso mundo real que e o tempo para o dialogo pois as pessoas só querem falar hoje em dia mais nunca tem tempo ou ate mesmo interesse em ouvir o que o outro tem para falar .


    RA 29093

    Ricardo Leal Silva

    ResponderExcluir
  56. Podemos fazer uso da internet para desenvolver idéias inovadoras que venham a ajudar outras pessoas e também ouvir idéias que possam ser utilizadas por nos mesmos pois como no vídeo mesmo foi citado e o mundo da participação da colaboração então estamos um colaborando com o outro e para mim isso e muito importante pois nesse mundo virtual tem algo acontecendo que e muito importante para convivência e esse algo que eu estou falando tem se tornado cada vez mais difícil de acontecer no nosso mundo real que e o tempo para o dialogo pois as pessoas só querem falar hoje em dia mais nunca tem tempo ou ate mesmo interesse em ouvir o que o outro tem para falar .


    RA 29093

    Ricardo Leal Silva

    ResponderExcluir
  57. Vivemos atualmente em uma atimosfera globalizada por tecnologias que forman diversos rafinhas. Diferentes a alguns anos atraz o meio de comunicação de aprendizado era focado apenas nas instituiçoes de insinos apropriaso mais o que observamos hoje que podemos ter aprendizado em tudo ao nosso redor. nisso entra o professor de EF informado que nao quer só passar conteudos que estimulem o corpo do seu aluno e sim passando conhecimento geral do que acontece ao redor dele passando informativos do mesmo geito que estamos tendo agora com videos blogs postagens diversos meios que podemos unir com o aprendizado dos nossos futuros alunos.


    Valdir Rodrigues RA:25396

    ResponderExcluir
  58. eu concordo com a minha colega Cristina da silva pois pra vivermos nessa cultura atua que esta sendo estabelecida temos que nos informa cada dia mais aprender onde podemos colocar sempre um poko mais de informação produtiva para que os jovens possa ter um aprendizado de uma forma interativa que ele estege englobado nisso.

    Valdir Rodrigues RA: 25396

    ResponderExcluir
  59. Concordo com a maioria dos meus colegas: Unir o útil ao agradável, aproveitar todos os benefícios da interatividade... Mesmo porque, sem isso não estaríamos aqui hoje ESBARRANDO NAS OPINIÕES!
    Lendo texto sobre "Educação escolar e culturas: construindo caminhos" alguns pontos ficam mais claros no sentido de envolver o aluno. O texto é exato quando diz que a idéia é favorecer novos rumos que busquem uma nova visão. Temos filmes, anúncios, modas, costumes,danças,músicas,revistas,espaços urbanos,acrescento ainda, eventos culturais... Tudo isso precisa entrar na sala de aula e compor objetos de atenção e discussão entre os alunos na sala de aula. Com certeza, Caros Amigos, tudo isso está ligado principalmente ao "GOSTAR". Um professor que gosta do que faz tem comprometimento, tem vontade, tem prazer no que desenvolve e acima de tudo tem criatividade e, através dessas ferramentas que só pode partir dele é que é possível fazer a diferença e chamar atenção desses Rafinhas perdidos pelo mundo.
    Cristiane Santana RA39815

    ResponderExcluir
  60. O mundo mudou muito e continuará esse processo de forma cada vez mais acelerada. A informaçao e o conhecimento dobram em tempo record, dando a impressao de q é impossivel acompanhar tal velocidade, afinal apesar de termos tanta tecnologia disponivel, somos os seres humanos q as utilizamos, com todos os nossos defeitos e virtudes, capacidades e limitaçoes. Ë importante acompanhar, saber utilizar com sabedoria os recursos tecnológicos disponiveis pois do contrario é impossivel estar socialmente adaptado ao momento e sociedde em que vivemos. A ed física, pelo q percebo, está passando por um momento de crítica, q acredito útil p produzir-se mudanças e adaptaçoes às necesidades socioculturais atuais. Eu acredito q é necessario usar as novas tecnologias p atrair o interesse dos alunos. O problema é que para isso a escola tambem teria q estar colaborando com possiveis investimentos em materiais modernos, tecnologicos para que essa nova Ed. Fis. surja. Ë possivel isso acontecer? Existe um fundo economico disponivel para isso? Existe outro meio para se fazer educaçao física sem tais recursos e tecnologias? Eu ñ consigo responder às muitas perguntas q tenho...
    Clédina Chaves- Vespertino - RA:39708

    ResponderExcluir
  61. sabemos o quanto é difícil concorrer com o aspecto ilusionista que por meio de mídia assediabilidade que ela proporciona a os interesses das crianças durante essa evolução de novos tempos do seculo 21
    Marco Aurélio 25,380

    ResponderExcluir
  62. poderíamos trabalhar com as crianças de maneira que elas se estimuladas, emergindo coisas novas a estimulando-as mostrando o tanto que um professor de educação física pode influencias na aprendizagem e para a vida delas
    Marco Aurelio;25,380

    ResponderExcluir
  63. Concordo com você Leosmar, todo profissional poderá sim aproveitar essas tecnologias a favor de oferecer aos alunos novos conhecimentos, mudando a formação de saberes do individuo. Priscila Costa, 25427

    ResponderExcluir
  64. No mundo de hoje não a mai criança que não conheça um computador ou celular...como o vídeo mesmo fala as crianças de hoje não conheceram o mundo sem a internet somente seus benefícios, como baixar músicas da internet, vídeos, filmes entre outros.
    O poder das marcas que o vídeo cita podemos pensar para a educação física, nas marcas que deixamos em nossos alunos para a vida, quando fazemos seleção de produtos que são nossos alunos, o cyber mundo é assim tem de tudo nós que selecionamos o que gostamos ou queremos ver.
    Para nós na educação física, hoje temos de colocar tarefas de pesquisa que seja interessante a todos os alunos e colocar sempre atividades que para eles estimule a pesquisa. Sem isso não terá motivação para eles. Já se tornou um vício cultural.

    RÉGIS DE OLIVEIRA, 30352 - NOTURNO

    ResponderExcluir
  65. concordo com o Wallace, daqui um tempo as escolas estarão em casa, pela internet...somos escravos da tecnologia!!

    RÉGIS DE OLIVEIRA, 30352 - NOTURNO

    ResponderExcluir
  66. Temos que interligar de forma inteligente e chamativa em nossas aulas podendo fazer com que os alunos busquem na internet pesquisas que tenham o objetivo de aulas de Educação Física acredito que não precisa da escola disponibilizar de equipamentos de ultima geração para poder entrar no mundo do aluno e o professor precisa apenas ter conhecimento do que acontece e criar formas para introduzir na sala de aula.
    Shirley Tavares Santucci RA:34981

    ResponderExcluir
  67. resposta: Podemos nos relacionar da melhor maneira, não só pelas tecnologias e sim como uma ferramenta de trabalho ,um pouco de diversão não faz mau á ninguém não podemos ficar só nesse mundinho de cyber tecnológico(computadores) não só tem informações nos computadores , e sim em jornais, revistas,tv etc..
    É importante usar o computador em horas de
    precisão ou necessário ,assim os alunos saberão ultilizar sem exagero.Não podemos deixar que nossas crianças fiquem nesse mundinho virtual,e sim que existem mais informações importante também !!!!!!!! em outros meios de comunicações.

    jõao m.venâncio RA:25751

    ResponderExcluir
  68. Temos que ensinar aos alunos a fazerem pesquisas e trabalho, procurar respostas para as dúvidas escolares,pois nos dias de hoje existem varios alunos que só sabe usar o computadores como diversão ou brinquedo. Pois nesse video o rafinha , saber ele deve saber que existem outros tipos de comunicações, mais ele só sabe utilizar seu computador. E viver no seu mundo virtual.Não podemos deixar nossos alunos assim como o rafinha, sem atividades físicas ,sem praticar esportes,sem saber da importancia de outros tipos de diversões.Que é o esporte.

    João m.venâncio RA:25751

    ResponderExcluir
  69. A Educação Física proposta na escola não pode ser a mesma proposta em outros espaços, pra isso existem clubes, ginásios públicos, academia, etc. A escola não foi feita para formar atletas, e sim, cidadãos. Acredito que a Educação Física no âmbito escolar nesta perspectiva de formar não consumidores seja passando valores, VALORES maiores que o consumismo. Transmitindo conhecimentos, informações. Ensinar a prática esportiva, como conceito de desenvolvimento motor, social, conhecimento e senso crítico, comparando, indagando e aprofundando conteúdos para que a turma reflita. E não usar a prática esportiva como aliada ao consumo, mais do que já é! Eu acredito que hoje em dia, a principal função da escola é fazer o aluno pensar, e pensar sobre tudo. Não só sobre conteúdo da disciplina, mas pensar nas atitudes, quais são os valores que mobilizam a sociedade para transformar e para poder modificar essa sociedade para melhor.

    “A educação que um menino recebe dos objetos, das coisas, da realidade física, em outras palavras, dos fenômenos materiais da sua condição social, torna-o corporalmente aquilo que é e será por toda a vida. O que é educado é a sua carne, como forma do seu espírito." Pier Paolo Pasolini

    Carla Hortelan - 18715

    ResponderExcluir
  70. o mundo tecnológico atráves de seu avanço sem limite tem sido difícil controlar as ciranças...porém eles são desssa nova geração,avastadora...
    o professor sem duvida não podem abrir mão da internete,ela servem como um alido...más um profissional de educação física podem traze outros objetivos pra a sala de aula...
    valmirete lima noturno 28812...

    ResponderExcluir
  71. Com certeza Fabiana da Silva o que leva o profissional de Ed. Física a ter medo do que é novidade e a falta de preparo e falta em algumas situações o interesse em ir em busca dessas novidades, sendo mais simples optar pelo comodismo, consequentemente para ele e mais fácil aplicar o tradicional porque não fugirá do que esta ao seu conhecimento e quase sempre não acrescentará em nada para a formação do sujeito.

    João Santana
    Ra 28834

    ResponderExcluir
  72. A tecnologia já faz parte da nossa vida, então devemos usar ela a nosso favor e não deixar que ela domine e faça a gente de escravo...

    Alex Maciel R.A 29149 manhã..

    ResponderExcluir
  73. nosso mundo é globalizado, as pessoas vivem da era dinamica e moderna, é claro que a internet é uma aliada nao só aos prof. de ed. fisica mas de todo e qualquer aluno, para as realizaçaoes de seus trabalho, como esta sendo agora o do professor mario, daqui mais alguns anos provavelmente na era de nossos netos quem sabe se os estudos ja serão em casa mesmo o ensino a distancia, ate mesmo como ja existe algumas faculdades que as aulas sao online. Hoje a populaçao é da era moderna, pois quem nao se atualiza esta fora do mercado nao é mesmo. aparecida cristina ra: 25354 tarde

    ResponderExcluir
  74. Com todo esse desenvolvimento da tecnologia temos uma serie de aprendizado diversificado bons e ruins,cabe a nós professores ,transforma essa tecnologia em uma maneira boa e saudavel para passarmos informaçoes para nossos alunos sem estragar e sem os empedir de manifesta toda suua cultura estabelecida ate o momento seja ela qual for.

    Valdir Rodrigues RA: 25396

    ResponderExcluir
  75. Como a Denise falou a questão da globalização, que todos temos um Rafinha dentro de nós,para esta geração a internet contribuir para eles lerem mais, são muita redes sociais ou fazer qualquer coisa eles precisam ler para está atenados, só tem a ganhar. Fabiana Da Silva RA 25379

    ResponderExcluir
  76. As crianças, os jovens e até mesmo os adultos estão vivendo hoje uma espécie de alienação pois como vimos no video do Rafinha os jovens de hoje em dia obtem celular, computadore, Mp5,6,7,8 e por vai, tudo do + moderno porem eles fazem isso sem perceber ou simplesmente para se enquadrar ao grupo e não serem alvos de gozações.

    Como professores acredito que o nosso papel é no minimo alertar esses jovens ao modo de vida que sistema toma a vida deles. Assim fazendo com que eles pensem na maneira como esta conduzindo as suas vidas

    EVERTON PA JESUS RA 27426

    ResponderExcluir
  77. O Prof. ED e a ED devem dialogar com o/no universo virtual onde os Rafinhas coexistem e se expandem nas “redes neurais” de informações, para que possa existir um dialogo e ambas as partes possam entender as linguagens expressas em seus mundos. Mundos esses que estão separados pelo fator idade, interesses, objetivos e responsabilidades. Como eu vejo o aluno/criança, e como o aluno/criança me ver. Interpolação de papeis e imagens, sugerir atividades como essas que praticamos agora neste blog. Levar o virtual para as salas de aula e para as quadras, como? Falando a mesma língua. Paulo Freire disse: “Ler não é passar por cima das palavras”, então aprendamos a ler nos dois mundos.

    Júlio Novo - RA 25355

    ResponderExcluir
  78. a internet é uma valiosa ferramenta nas maos do professor basta ter criatividade e saber utiliza-la, pois do mesmo jeito que na internet tem muita coisa boa tambem tem muita coisa ruim!!

    douglas dos santos ribeiro ra: 39596

    ResponderExcluir
  79. A internet ajuda os professores como uma ferramenta de auxilio para suas aulas e para os alunos serve como complemento para a aprendizagem, conhecimentos e se atualizam muitas vezes fora da sala de aula.
    Sandra Rodrigues RA 26274

    ResponderExcluir
  80. Concordo com o Alex Maciel,se estamos vivendo no mundo da tecnologia, entao devemos utilizar essa ferramenta a nosso favor, mas que nao nos tornemos escravos dela;
    Sandra Rodrigues ra 26274

    ResponderExcluir
  81. A internet pode ser uma arma, mas, todos estamos prresos á ela e dependentes a cada dia mais.. e ela pode nos judar e muito na formação de nossos alunos.. isso é.. se solbermos usar á nosso favor..

    mayara cristina 33764

    ResponderExcluir
  82. Como a valmirete disse com muita tecnologia fica dificil controlar as crianças, mas como professores temos capacidade de inovar sempre e criar inumeras aulas interssantes e motivadoras para nossos alunos.
    Sandra Rodrigues RA 26274

    ResponderExcluir
  83. Concordo com o João.. o que mata hoje em dia é o despreparo de profissionais da nossa area.

    mayara c. 33764

    ResponderExcluir
  84. Este video mostra que o Rafinha é dominado praticamente pelo computador, celular, e toda essa tecnologia que vivemos, claro que a web é uma grande aliada p nós professores mas nao podemos deixar de lado nossas aulas de educação fisica inovadoras, motivadoras e ludicas tbm.
    Sandra Rodrigues RA 26274

    ResponderExcluir
  85. É verdade, na minha opinião a globalização pode sim interferir na constituição do sujeito, além de suas marcas, pois nesse mundo que vivemos, todo tempo necessitamos de produtos que são exportados para o Brasil, exemplos muito simples são os eletroeletrônicos, produtos de informática, veículos, etc. Tal que minha função é mostrar caminhos paralelos e alternativos para os alunos, para que eles obtenham informações diferenciadas, em diversos locais, onde a tecnologia está cada vez mais evoluída, fazendo com que nós professores estejamos sempre atualizados em quaisquer situação. Sendo que o papel da Educação Física juntamente com os conteúdos que foram mostrados no vídeo, se relacionam com as transformações e evoluções do dia-a-dia, que se tornam claras e abrangentes, e objetivas no sentido dos acontecimentos atuais que se tornam presente no cotidiano de toda a sociedade.

    Jarleny F.de Sousa
    RA: 25957

    ResponderExcluir
  86. Eu concordo com o que a maioria vem afirmando que podemos fazer uso da internet como uma ferramenta para o nosso trabalho pois proporcionar maior facilidade em divulgar informações e coletar informações também e ate mesmo divulgação de serviços referente a nossas habilidades quanto professores de educação física .


    RA 29093

    Ricardo Leal Silva

    ResponderExcluir
  87. não tem como deixar de utilizar toda essa tecnologia que temos disponível,sendo assim todos nós somos um pouco "RAFINHA",pois sempre queremos estar antenados no que tem de novo para acompanhar a inovação da tecnologia, então devemos utiliza-la nas aulas de Ed. Fisica sim, onde leva o aluno através da globalização conhecer melhor e interagir com esportes diferentes.
    O QUE FOR FAZER PROCURE SEMPRE FAZER O MELHOR, E FAÇA VOCÊ DIFERENÇA..
    Lucimeire RA: 38944 (Vespertino)

    ResponderExcluir
  88. com toda essa tecnologia disponivel,ela veio para nos ajudar mesmo que muitos tenham dificuldades de ser um 'RAFINHA',mas temos que usar isso a nosso favor e oferecer aos alunos novos conhecimentos
    Vilma de Novaes Fausto. RA:41296

    ResponderExcluir
  89. Hoje qualquer profissão tem que estar por dentro das tecnologias e usufruir de todas possiveis, pois as pessoas estão cada vez mais por dentro do mundo global e creio que o professor de Ed.Física tem que colocar em prática suas atividades pois hoje tudo é feito por maquinas e isso facilita muito . !

    Luiz Fernando Araujo R.A: 29774

    ResponderExcluir
  90. Concordo com Bruno Leonel, pois hoje quem não tem tecnologia, infelizmente é um caso inferior a qualquer sociedade, então o ser humano tem que se adaptar em qualquer tipo de modernidade parar estar bem servido no futuro. !

    Luiz Fernando Araujo R.A: 29774

    ResponderExcluir
  91. Descordo de alguns colegas, que disseram que somos escravos da tecnologia. Nós esquecemos que mesmo com toda essa tecnologia, em algumas escolas não existem banheiros, merendas, cadeiras em muitas nem quadra. E vivemos em um mundo globalizado. Acho que temos que lembrar das diversas realidades e que nem sempre é tudo "bonitinho"......fica a dica!

    Elaine Priscila RA:28806

    ResponderExcluir
  92. Hoje como já comentamos anteriormente em " A história das coisas", a globalização não só interfere na constituição do sujeito como como cria determinados sujeitos como por exemplo os "rafinhas" e logo criam suas marcas para esses sujeitos criados.
    A relação da educação física com os "rafinhas", no meu ponto de vista, é de dar ferramentas de pesquisa, pois como já foi dito , eles já sabem fazer de tudo no cybermundo, e o cybermundo é uma grande ferramenta quando usado de maneira correta, usando para pesquisas, afim de aproximar a escola com os alunos, pesquisas que apresentam a eles diversos mundos, e pesquisas que se encaixem no universo desses "rafinhas" assim trazendo eles para as aulas e não sendo como é hoje em muitos lugares, os professores e os alunos se comunicando em universos paralelos.

    Phelipe RA: 26044

    ResponderExcluir
  93. Tenho a mesma opiniao do Alex, todos temos que estar atento com a tecnologia, principalmente porque ela ja esta ai, e temos que fazer com que nossos alunos nao fiquem dependentes dela e sim utilizar ela ao nosso favor.
    Flavio N. Minozi RA: 28760 Manhã

    ResponderExcluir
  94. Concordo com o comentário da nossa colega Denise Rocha, que todos nós temos um rafina dentro de nós, isso inevitável, a informação está cada vez mais rápida, hoje se cria, compartilha, boicota tudo através de um click,então devemos estar antenados com essas mudanças para mudarmos também, pois se hoje temos em nossas salas os " rafinhas 2.0" então temos que nos "conectar" a eles fazendo um upload para "professores 2.0"

    Phelipe RA:26044

    ResponderExcluir
  95. Bom como a maioria do jovens de hoje preferem o computador, video game e celulares, o professor e a própria educação física precisam criar mecanismo para torna as aulas mais atrativas, para poder chamar a tenção desses jovens. Sem contar que ao memso tempo estará cuidando da saúde deixando de ser um jovens sedentário.
    BOAZ 29010

    ResponderExcluir
  96. Aprender a usar a tecnologia para exposição de conteúdos e fazer os alunos interagirem é importante, no entanto, a nossa área é voltada para trabalhar a corporeidade através de diversas ferramentas e manifestações. O Prof precisa se atualizar, mas não pode deixar de lado as ocupações e preocupações da sua área e disciplina.
    Alguém citou que no que futuro as aulas serão online. Ótimo, então teremos que fazer outra facul, pois Ed. Física à distância já é demais...então, muito cuidado com atualização e mudança de rumo...
    Acredito que o Prof tem deveres com a sociedade, porém, não dá pra mudar tudo e abrir mão de alguns conceitos pra convencer os estudantes a se engajar na aula. Daqui a pouco nem precisaremos sair de casa e utilizaremos holograma pra transmitir as aulas, e ainda dirão que não conseguimos motivar os alunos. Até isso agora é obrigação do prof?????
    Emerson José RA: 39017

    ResponderExcluir
  97. Todos nós somos Rafinha, consumista, interligado ao mundo cibernético, sempre a procura de novidades. O prof. de Ed.Física deve aproveitar dessa cibernética para utiliza-la como aulas modernas onde leva o aluno através da globalização conhecer melhor e interagir com culturas e esporte diferente. LEOSMAR 25799

    9 de setembro de 2011 18:53
    bom comcordo com o leosma quando ele disse que todos somos um rafinha que somos consumista e que hoje temos que esta no mundo da tecnologia, mas estamos esquecendo que nem tudo e so tecnologia por usamos tanto o nosso raciocinio pra escrever e so copia ecola, não usamos mas o nosso raciocinio, isso faz nos mas depentente doconsumo. maria Aparecida de souza RA:25817

    ResponderExcluir
  98. A globalização interfere no sujeito sim, pois suas marcas são vistas em grande parte pelo o que os outros pensam, no intuito de monopolizar uma cultura de lógica homogênea de certa parte, onde se deve entrar no mundo cybers ou você pode não fazer parte desse mundo.
    Os professores podem utilizar como ferramenta nas aulas. Como o Mário esta fazendo dentro do blog, ele tem um feedback das aulas que ele aborda, sobre determinado assunto.
    Concluindo tem o seu lado bom e ruim, o professor terá o papel de orientar esses meios e dialogar, pois a internet esta deixando as pessoas dentro de um cubo e a educação física deve ajudar nessa integração entre as pessoas.

    Caio Henrique (BLAH) R.A.: 26149- vespertino

    ResponderExcluir
  99. Lembrando no vídeo anterior demonstra como o mecanismo funciona do consumismo.
    Para se ter informação, necessita de um computador se você não tiver esta fora da lógica atual, onde politicamente é discutido como inclusão digital. Será que as pessoas estão tendo um senso crítico ou abraçando as referências de outras pessoas. Como exemplo os comentários de outras pessoas na compra de algo pela internet, vocês repararam que só tem comentários positivos, não é estranho, esse mundo esta sendo democrático ou possuem mecanismos que não estamos vendo.
    Tem um Filme que recomendo para quem poder assistir, os substitutos (Surrogates), vou deixar o trailer para dar um gostinho a mais sobre esse assunto. flw te +
    Caio Henrique (BLAH) – R.A.: 26149 – Tarde

    ResponderExcluir
  100. Acredito que com toda essa modernidade de relacionamentos on line, cada vez negamos nossos impulsos e negamos o que nos torna humanos, mantemos esses relacionamento talves por medo de nos expormos fisicamente perante os outros, fato visto nas discuções acima, em sala de aula as pessoas tem receio de se expor de falar, ja nesse "cyber mundo" é como se tudo ficasse mais comodo, a tecnologia pode até ser aliada forte do Prof. de E. Física e do aluno, mas acredito que isso só venha a afastar o relacionamento interpessoal.
    Tiago Roediger RA: 26340

    ResponderExcluir
  101. Realmente, a globalização e a era digital está crescendo mais e mais, a cada dia que passa novos produtos são lançados, estamos num momento muito grande e com isso acabamos nos tornando escravos disso devido a facilidade que nos é oferida, compras, vendas, bankline, e aulas a distancia.
    essas aulas a distancia traz mais uma mordomia aos estudantes e a educação física fica meio que balançada com isso, se já não fazem vistas boas a essa matéria, com a aula a distância a situação piora!!!

    Paulo Costa RA 26320

    ResponderExcluir
  102. Concordo com você Allan, porém vivemos num mundo digital, e é dificil remar contra a maré...

    Paulo Costa RA 26320

    ResponderExcluir
  103. A tecnologia veio para facilitar a vida,em contra partida trouxe a tona o consumismo e o comodismo excessivo,os Rafinhas de hj em dia já crescem tão "conectados",que até os albuns de figurinhas que se colecionava é digitalizado.Portanto acredito que a tecnologia pode ser usada na Educação Física como fonte de pesquisas,estudos e atualizações...mas o contato com o outro,o olhar nos olhos jamais deve ser banido,pois essa é uma grande oportunidade de novas descobertas.
    Francisca Mª Mesquita Dutra-R.A 29309

    ResponderExcluir
  104. Nos podemos nos aproximar deles com essas novas tecnologias. De um jeito que conseguimos aliar a internet com nossas aulas, fazendo com que eles tenham mais interesses nas aulas e nas conteúdos.

    guilherme kendi kitadai
    26775

    ResponderExcluir
  105. Acredito que o desenvolvimento da Educação Física também esta ligado com o avanço da tecnologia,se pegarmos o ensino ea tecnologia de antes e totalmente difente de agora,que com certeza será diferente futuramente, acho que a Aparecida explicou bem.
    Josias RA:24205

    ResponderExcluir
  106. Achamos soluções para todos os problemas da sociedade, mas não conseguimos solucionar nenhum deles.As criticas são boas, mas devemos fazer mais e estudar para agir correto.Não aceitar que essa modernidade de consumir acabe com a cultura de cada ser humano.Hercules RA:26844

    ResponderExcluir
  107. Se a globalização interfere na constituição do sujeito e de suas marcas, como o prof de EF e a própria EF podem se relacionar com o CyberMundo e seus Rafinhas no contexto das aulas?

    A tecnologia é algo fabuloso criado pelo homem a fim de facilitar e melhorar a troca de informações.
    Acredito que o cyber mundo, quando bem utilizado só tem a acrescentar e trazer benfeitorias à todos pois a busca por informações torna-se mais fáceis assim como o poder de expressão. Uma vez que podemos opinar sobre diversos assuntos a qualquer momento, em qualquer lugar.
    Acredito que a Ed. Física está totalmente relacionada ao movimento e portanto o mais óbvio seria dizer que o mundo virtual não se relaciona com ela. Porém, como disse, o mundo virtual nos possibilita coisas inimagináveis e através do mundo virtual é possível aprender a dançar, a jogar, etc.
    O Professor de Ed. Física pode e deve utilizar-se desta ferramenta poderosa a fim de atualizar-se constantemente.
    O que não pode ocorrer é a alienação. Utilizando-se moderadamente e sabiamente.
    TATIANA CRISTINA CALLORE - RA.26382 - TARDE

    ResponderExcluir
  108. Concordo em partes com a Ivani, pois como foi mostrado no vídeo, O Nintendo Wii permite a diversão virtual aliada a atividade física. A prática das atividades tem que existir e sabendo usar a tecnologia a nosso favor vamos descobrir meios inteligentes de estarmos atualizados, com otimização do tempo sem deixar de lado o movimento.
    Um exemplo claro disto somos nós mesmos, alunos do curso de Ed. Física, utilizando-se da internet com este blog para realização de trabalho com otimização de tempo e de uma forma muito criativa e dinâmica.
    TATIANA CRISTINA CALLORE - RA. 26382 - TARDE

    ResponderExcluir
  109. As crianças de hoje já nascem inseridas nesta cultura de consumo e existe uma publicidade que fala diretamente com ela, que é o principal influenciador. O mercado enxergou na criança uma consumidora em potencial, já que ela é capaz de influenciar familiares e colegas na escola. As crianças começam a consumir muito mais cedo que antes, pois a sociedade de consumo invade o mundo delas: Hoje, no próprio ambiente dela, a criança é respeitada pelo que tem, e não pelo que é. O papel dos professores é ensinar os alunos a se relacionarem de outra maneira, que não a atual, com o mundo de consumo.

    Rodrigo Ruiz
    RA33939

    ResponderExcluir
  110. Podemos estar usando as tecnologias nas aulas de ed física como ferramenta para o aprendizado, e não apenas como uma arma para auguns. Infelismente somos movidos pela tecnologia.
    JEFFERSON SANTOS FERNANDES

    RA:26116

    ResponderExcluir
  111. Certamente aparecida daqui mais alguns anos poucas coisas não serão on line, e temos que fazer por onde não deixarmos que a Educação Física tenha este proposito, imagina Ed. Física on line ai sim nós profissionais da aréa seriamos taxados de vários adjetivos pejorativos por professores de outras disciplinas e por outras pessoas.

    João Santana
    Ra 28834

    ResponderExcluir
  112. Muito complicado responder uma questão como essas, pois estamos frente à uma evolução na informação, na busca por conteúdos, imagens, áudios e nós mesmos da educação física, utilizamos desses benefícios. Diante desse Cybermundo e de seus Rafinhas, nós podemos nos aliar a isso e aproveitarmos essas vantagens para nossas aulas. Pois um muitos momentos, teremos dúvidas, nossos alunos em muitos casos virão com respostas ou perguntas difíceis e nessas horas, podemos nos aliar ao Cyber. Não adiante tentar ou querer fugir, o Cyber nos rodeia, nos acompanha e muitos de nós já cresceram em meio a grande evolução tecnológica, nosso filhos então, nasceram em meio a ele. O que temos que fazer, é usar desse recurso a nosso favor e não privar nossos alunos deles, mas sim, orientá-lo e incentivá-lo a aproveitar-se da tecnologia também, pois no final, todos nós temos um pouco de Rafinha também.
    Róberson 25558

    ResponderExcluir
  113. eu concordo com a cristina...pois o mundo esta cada vez mais globalizado com tantas opições.que a mídia mesmo divulga...a internete é uma febre no mercado...
    valmirete lima 28812

    ResponderExcluir
  114. Coloquei que podemos usar desse artifício, a tecnologia, o Cyber, porém esqueci de colocar o lado negativo, aquele lado que o parceiro Wallace escreveu, que tanta tecnologia, tanta velocidade num simples clic ou toque, que cabe até na palma da mão, que logo perderemos nossa profissão dentro do lugar que caracteriza seu maior valor, sua maior essência, a escola, perderemos nossos alunos do acesso à escola, pois essa onda de EAD (ensino a distância) tem crescido e atrapalhado muito, até as escolas podem ser vítimas desse avanço. Podemos sim usar da tecnologia como aliada, porém, temos que ter consciência de onde estamos pisando e com quem estamos lidando. Trata-se de uma "faca de dois gumes", o lado aliado e o lado devastador.Por qual iremos optar? Certamente devemos optar por aquele que é melhor para a sociedade e não o mais cômodo ou fácil.
    Róberson 25558

    ResponderExcluir
  115. O professor e a ED física deve procurar sempre informações dos alunos e o que eles esperam das aulas , o mundo está em constantes mudanças ,as crianças os jovens de hoje não são o de ontem e nem os de amanhã e assim vai sendo construído novas gerações , a internet esta sempre um passo a frente.Procurar conhecer seu aluno e um pouco do seu mundo virtual pode trazer mais conhecimento a ambos atividades pela internet como esse que fazemos agora , é que tal um dia da uma de loco e levar uma TV e um vídeo game Nintendo WII em vez de jogar no ginásio ou fazer brincadeiras de rua como antigamente.
    Debate pelo MSN ou fecebook sobre o que eles acham sobre a copa do mundo ser no Brasil. Fazer pesquisa sobre algum assunto relacionado à saúde, educação , exercícios tentar criar algo novo. Sei que essas idéias depende de outros fatores como a Escola, dinheiro, tempo, o comportamento dos alunos, o bairro ... Pode ser possível ou não é só um comentário.
    Keila Torquato RA: 27243

    ResponderExcluir
  116. concordo com o alex maciel, tudo na vida gira em torno da internet e os profissionais de ed fisica devem mais que munca estar antenado em tudo pois a imagem do professor na midia é de galã e que vai abafar na academia ou que escolheu esta profissão por ser mais facil,por mais que não queremos acabamos dependendo muito da internet
    keila torquato RA 27243

    ResponderExcluir
  117. se ficarmos dando aulas repetitivas e que não estimule o aluno que quase sempre apenas ouve e observa sem participar ativamente com questionamentos, perguntas etc..., devemos utilizar dessa tecnologia que nos rodeia para interagir mais com os alunos nos sentindo de inovar um pouco mais aula, deixando-a mais dinamica e interessante. Só assim podemos atingir esse publico que já nasceu nesse mundo comandado pela tecnologia

    caio reis ra:26655

    ResponderExcluir
  118. concordo com o meu amigo leosmar devemos utilizar dessa ferramenta q é a internet para poder falar e interagir com esses alunos q vamos ter q sao ligados praticamente direto no cyber mundo

    caio reis ra:26655

    ResponderExcluir
  119. Podemos nus relacionar sim, cabe a nós professores sair do comodismo como dis alguns colegas e correr atras do nosso proprio prejuiso pq o atrasado somos nós e não os Rafinhas, o mundo sempre vai estar mudando e não adianta querer ficar parado no tempo, nós prof. temos é que nos interagir com o mundo, olhar para os nossos Rafinhas com outros olhos, tentar conhecer aquele q precisa de vc e sim comesar atrabalhar, pq não é isso que estamos fazendo e eu acho que é hora de mudar o nosso conceito!!!

    Fabiana Ferreira RA- 26674

    ResponderExcluir
  120. Devemos utilizar a internet e a globalização a nosso favor preparando melhor o conteúdo que iremos ensinar ou melhor a direção que iremos propor aos nossos alunos para que eles possam entender que as mudanças que são normais estarem acontecendo possuem um propósito e devem ser utilizadas de forma que venha atender as necessidades de cada individuo.
    As aulas devem ser melhores elaboradas porque a cada palavra que falarmos vai ter um aluno que pode pesquisar através da internet que o conhecimento que o professor possui já está obsoleto ultrapassado, nossa obrigação nos dias atuais é incentivar as pessoas para que se tornem mais criticas a respeito de tudo o que é dito e se mobilizem quando julgarem necessario.

    José C. Nascimento
    r.a. 28836

    ResponderExcluir
  121. Acho correto o comentario do Alex Maciel, pois ja que a tecnologia esta dominando o mundo, devemos usar ela a nosso favor para assim dominarmos nossos alunos que estão interligados a esse sistema tecnologico que é a internet.

    Bruno Leonel Legarra Ra: 29057

    ResponderExcluir
  122. Os indivíduos que nascem nos dias de hoje,já nascem nesse mundo sem ter qualquer outro tipo de experiência.No caso da EF,muitos dos alunos talvez tenham praticado pouca atividade física antes de engressar na escola por viverem dentro de seus apartamentos cercado de seus eletrônicos.Então é difícil fazer com que elas ce acostumem a outro tipo de vivências que seria a praticar atividade física na escola.
    O professor tem que usar o cybermundo ao seu favor para se atualizar sobre informaçoes da área.Acho que seria legal também tentar usar a tecnologia para saber o que os alunos estão curtindo no momento e tentar levar isso para as aulas,por exemplo,ele comente dos esportes do video-game e incentive os alunos a vivenciar aquilo que eles jogam na tv da sua casa. Ewerson 27272

    ResponderExcluir
  123. concordo com o Marco Aurelio,seria interessante mostrar para os alunos quanto pode ser importante na vida delas a importância do professor.Acho qeu seria legal também,já que muitos professores são "analfabytes",que descem espaço para os alunos poderem expor seu conhecimento cyber,acho que o professor teria muito o que aprender com elas também.Ewerson 27272

    ResponderExcluir
  124. na minha opiniâo o prefessor de ed fisica, tem que ta ligado no mundo globalizado, para poder montar seu plano de aula, saber ouvir as opinioês dos alunos,porquer os mesmos estao o tempo todo ligado na net, os alunos vao pra sala de aula conectado na internet,sabe de tudo que acontece no mundo, se a educaçâo fisica continuar a mesma do seculo passada, daqui a alguns anos os alunos nao vao mas querer fazer ed fisica, acontece que tem professor que dar aulas a mas de 20 anos e suas aulas continua as mesmas, a ed fisica so vai mudar quando todos os professores tiver o a visão e o pensamento do mario, se essa nova geraçâo de professores que estar se formando, tiver a visao do mario sobre ed fisica, o nivel de ensino será bem melhor, e os alunos participarâo de maneira gradativa das aulas de ed fisica; LOURIVAL NASCIMENTO RA; 26644

    ResponderExcluir
  125. concordo com vc aparecida cristina, hoje em dia com a velocidade, do quer as coisas andam, será bem provavel, que com a tecnologia e a era digital, daqui mas alguns anos as aulas serâo olaine, onde as pessoas ficarao nas suas casas tendo aulas via internet, isso se chama tecnologia digital.
    LOURIVAL NSCIMENTO RA;26644

    ResponderExcluir
  126. concordo com o alex, a tecnologia foi inventada por nois humanos,entâo tudo que vem surgindo de novo no mercado tecnologico, devemos saber mas sobre essas coisas para ter dominio e saber usa para o nosso bem.
    LOURIVAL NASCIMENTO RA; 26644

    ResponderExcluir
  127. Bom com a globalização e a modernidade tudo vai avançando de maneira rapida e repetina.
    Assim, as crianças que nascem hoje em dia tem mais acesso aos meios de comunicações, e essa comunicação prende a atenção da crinança de serta maneira que chega até hipnotizar as crianças na frente do computador.
    Com todas essas técnologias fica bem claro que a Educação Física e a escola acabam de certa maneira perdendo espaço para o acomodismo do computador. as escolas e Professores precisam de novos metodos para apreender os alunos dentros das escolas.
    E a educação fisica pode contribuir e muito para essa mudança, tendo mais preparo do profissional de Educação Física.
    É isso.

    José Patriota RA= 25605

    ResponderExcluir
  128. Concordo com o Thiago pois jamais deve ser feito uma aula de educação fisica a distancia porque a exclusão será demais, mesmo porque todos os alunos devem fazer as aulas e participar para que possa criar um acervo motor cada vez maior.

    Flávio N. MInozi RA: 28760 manha

    ResponderExcluir
  129. Concordo com o Thiago pois jamais deve ser feito uma aula de educação fisica a distancia porque a exclusão será demais, mesmo porque todos os alunos devem fazer as aulas e participar para que possa criar um acervo motor cada vez maior.

    Flávio N. MInozi RA: 28760 manha

    ResponderExcluir
  130. Creio que o professor de EF deve sempre tentar inovar para que estimule a participação de todos porem nao deixando a internet no caso, de nado pois ela pode ser um otima aliada no aprendizado dos nossos alunos.

    Flavio N. Minozi RA 28760 manha

    ResponderExcluir
  131. eu concordo co o Ricardo que devemos quando ele diz que o professor de educação física não deve somente ficar preocupado com a parte do corpo mais sim passando conhecimeto geral para os alunos e tentar atrair esse rafinhas para a educação fisica
    BOAZ 29010

    ResponderExcluir
  132. Ricardo de Freitas da Silva RA:30160

    Referente: Foi Enviado comentario más nome e Ra esquecido. Comentario enviado dia 13/09 as 13:38hs. Sobre a utilização da tecnologias afins profissionais para progresso, más observar os efeitos colaterias para não gerar a desigualdade, exclusão, preconceito etc, da sociedade.

    ResponderExcluir
  133. eu acho que devemos usar a tecnologia para termos maior rendimento e assim falar a lingua dos jovens,deixando as aulas mais interessantes e modernas...
    ADEMIR RA 29238

    ResponderExcluir
  134. O professor de educação fisica tem o papel fundamental para que esses jovens conheça também as práticas esportivas que é muito importante para o seu desenvolvimento na sua totalidade, para que isso aconteça temos que interagir com esse mundo que os alunos vivem trazendo assuntos caracteristico da educação fisica como jogos, brincadeiras e práticas esportivas associando com assuntos da atualidade unindo com as práticas tradicionais da educação fisica talvez assim conseguimos trazer todos alunos conectado nessa realidade.

    Luis Henrique Alves Abbade R.A 22143

    ResponderExcluir
  135. Para que os alunos consigão sentir enteresse pela prática esportiva é fundamental que o professor estimule esses alunos com esportes não tão difundindos no brasil para que possar criar novas experiencias e assim talvez maiores interesse desses alunos.

    Luis henrique Alves Abbade R.A 22143

    ResponderExcluir
  136. Para mim hoje em dia os próprios professores são Rafinhas ou vivem o dia-a-dia de Rafinhas nos cybermundos, existem até discussões em blogs e grupos na internet realizados por alunos e professores de Faculdade rs!!!
    O mais fácil é ir a favor desse novo mundo, dessa nova geração "C", devemos entender o que acontece na atualidade e trazer a EF para dentro deste mundo, não tirar os alunos do mundo em que vivem para colocarem em um mundo até estranho.
    alex 24610

    ResponderExcluir
  137. eu acho que nos como futuros professores de ed. fisica temos que estar antenados na tecnologia para que as aulas sejam mais dinâmicas,podendo trazer aos alunos mais conhecimentos.
    lucimeire ra:38944

    ResponderExcluir
  138. A tegnologia veio para nos ajudar no dia a dia, e nas aulas de educação fisica não pode ser diferente temos que usar essa ferramenta ao nosso favor.Muitas pessoas tem dificuldade de ser um "Rafinha" mas só vai superar se tentar.

    Vilma de N.S Fausto
    RA:41296

    ResponderExcluir
  139. na minha opiniao querendo ou não somos todos escravos da tecnologia,podendo usufruir dela para fazer trabalhos com os alunos ,fazendo cm que conheçam novas culturas,pois nós professores de Ed. Física somos responsáveis em grande parte pela formação dos alunos para a cidadania.
    Denys Ramos de Pádua RA: 35138

    ResponderExcluir
  140. Não concordo muito quando o REGES de Oliveira:quando ele diz que no mundo de hoje não tem criança que não conheça a tecnlogia.Não podemos nos esqueçer que muitos até conhece mas não tem condições de comprar. Então do mesmo modo que a tecnologia pode ser usada como algo positivo nas aulas,os professores tem que ficar atentos para que essa mesma tecnologia não faça excluidos durantes as aulas.

    Vilma de N.s Fausto
    RA:41296

    ResponderExcluir
  141. eu discordo do meu colega Alex Maciel,pq não temos o que fazer pois já somos escravos da tecnologia.
    Denys RA: 35138

    ResponderExcluir
  142. Eu concordo com a minha amiga DENISE ROCHA RA: 30839, as novidades estão chagando cada vez mais rapido ou seja, hoje lançam um produto, que até aparece que já esta ultrapassado.
    E nós profissionais da edcação temos que utilizar e aprender o mas rapido posível, para
    não ficarmos para trás.
    É isso.

    Jjosé Patriota RA= 25605

    ResponderExcluir
  143. Sim devemos utilizar a Globalizaçao a nosso favor,porque não. Se a modernizaçao esta viva no nosso cotidiano porque eu vou contra, devemos utilizar esta ferramenta a favor da Ed.Física, mas desde que nao se torne uma ferramenta contra.O Profissinal de Ed Física vive uma eterna pesquisa assim como outros amigos da aréa da saúde. Um exemplo é este Blog discutindo assuntos atuais, onde todos podem participar e expor a sua opinião o objetivo proposto a desenvolver
    Adriana Felipe Vespertino RA 29693

    ResponderExcluir
  144. o professor de educação física deve mostra,para os seus aluno que a internet não e só para bate papo,mais uma grande ferramenta de conhecimento, usando corretamente.
    porque ela tem seu lado bom e mal......
    Eraldo Rodrigues de Souza
    RA:28797

    ResponderExcluir
  145. Nos todos somos massacrados com tanta tecnologia que surge a cada momento. É tanta informação que não se damos conta e nem acabamos fazendo oque realmente nós queriámos, só pensamos em ter obter alcançar as coisas objetos tudo que a tecnologia oferece, acabamos até muitas vezes conquitar muitas coisas, más depois não sabemos mais oque fazer com elas e as deixamos de lado. Só aguardando aparecer coisas novas pra mais uma vez compra-las. Tudas essas coisas só vem sendo imostas pela midia pelo mercado e principalmente pelo consumismo. Isso realmente é um CÂNCER do nosso milênio. Pra Mim já chega, Eu acredito e procuro entender oque noso professor tanto luta para despertar em nós, a quetão é saibamos porque as coisas acontecem quem determinou ou idealizou, e se isso e de interesse pessoal porque dvemos contemplarmos ou querer ser assim. Devemos começar a ler mais, buscar mais, saber e termos entendimento do que aconteçe, para não sermo manipulados e enganados por um sistema e sermos tragados pela garganta dos corrupitos e idealistas capitalistas.

    Roney Chinalia RA: 29372 Vespertino

    ResponderExcluir
  146. concordo com Elaine Priscila,devemos usa a internet para fortalecer nossas aula só falta a gente te força de vontade para busca os conteúdos que tem na rede. e sair da mesmice..tem muitos cursos grátis nos bairros.......
    Eraldo Rodrigues de Souza
    RA:28797

    ResponderExcluir
  147. Discordo do wallace almeida, não vejo a tecnologia atrapalhe,porque sabendo usar ela
    é muito útil em nossas vida.tudo mal administrado em nossas vida atrapalha.....
    Eraldo Rodrigues de Souza
    RA:28797

    ResponderExcluir
  148. o prof deve usar a tecnologia atual ao seu favor sim,como hoje em dia todo mundo esta conectado,devemos usar a internet como uma aliada o youtube por exemplo e uma grande feramenta para monstrarmos diversos videos relacionados com o conteudo a ser passado,podemos criar um blog como esse para q os alunos respondao e possam debater diversas questoes e concerteza isso e um atrativo a mais para que nos possamos trabalha ainda melhor.


    Fabio henrique oliveira santos RA 33894

    ResponderExcluir
  149. concordo com a maioria do que o pessoal disse principalmente com Arnaldo,que antigamente o nosso mundo era de um jeito mas hoje em dia tudo mudou as brincadeiras ainda existem porem temos uma grande concorencia com a internet mas nem por isso as crincas deixarao de brincar o que mudou foi a brincadeira ... fabio henrique oliveira santos ra 33894

    ResponderExcluir
  150. Para entendermos os "RAFINHA" precisamos está conectado ao CYBERMUNDO,pois precisamos está bem informado,a EF tem sempre muitas novidades e com a tecnologia podemos está buscando materiais diferentes com muitas criatividades, não podemos nos isolar-mos deste mundo virtual, hoje precisamos está sempre online.
    M: de Fátima RA:25976

    ResponderExcluir
  151. Brenno G. C. dos Santos ra: 26.351

    Temos q usar a internet e todas as tecnologias ao nosso favor, e planejarmos aulas q façam sentidos a esses jovens,pois estamos dando aula com o mesma metodologia a q nos foi passada, só q na época em q estudamos o mundo o nosso mundo era diferente do de hoje,hoje as necessidades sao outras ...acredito eu q as aulas começariam a serem muito mais interessantes se fizerem sentidos para as pessoas eo mundo em q elas vivem e convivem, como é o casa da tecnologia .....

    ResponderExcluir
  152. concordo com o leandro bertoline....temos de utilizar as ferramentas a nosso favor no casa a tecnologia ....com criatividade..para pesquisar nos atualizar etc.. mas claro sem deixar de lado que temos q conscientizar sobre a importancia da atividade fisica ...
    brenno g. c. dos santos ra:26.351

    ResponderExcluir
  153. Acredito que conseguimos unir estes dois mundos quando o prof de Ed. Física aproxima sua aula do cyber mundo, trabalhando aulas com acesso a redes como blog e outros sites de relacionamentos e etc... MAS, é muito importante que seja colocado em pauta o quanto este mundo pode nos alienar e podemos nos transformar em marionetes novamente, em uma época em que parece escapar o controle do governo em alguns lugares do mundo...a investida do governo pode vir de forma silenciosa. Não ha dúvidas que a principal arma da globalização é o cyber mundo e não a dúvidas que a globalização gerou a globoculturização, exatamente de onde pode vir a investida. Dois pontos já levantados por um filosofo e teólogo, é o ecletismo cultural onde as culturas são postas uma ao lado da outra, são relativizadas, e as pessoas vão assumindo qualquer tipo de cultura, de produção sem discernimento algum. E isso faz com que as culturas vivam uma ao lado da outra, mas separadas, faz com que o verdadeiro dilogo intercultural não aconteça, pois neste as pessoas precisam ter uma identidade bem definida, chave para uma verdadeira integração. Outro ponto é o nivelamento cultural, marcado pela homogeneização do comportamento e estilo de vida e porque não dizer produção e consumo também, fazendo com que as culturas percam seu dado transcendental no qual estão ancoradas, fazendo o homem acreditar que é um simples dado cultural refém do consumo. Estes dois pontos ecletismo cultural e nivelamento cultural no qual estamos inseridos hoje, pode ser uma arma para facilitar a manipulação das pessoas. Dai trabalhar em aula as identidades de forma sólida e não com qualquer jogo ou brincadeira que se diz cultural e integrativa... Acredito que a sociedade cada vez mais globalizada torna-nos vizinhos, mas não irmãos.
    Claive RA-24964

    ResponderExcluir
  154. para Fabiana da silva

    é isso aí fabi,algumas pessoas ainda se privam da tecnologia,porque ainda tem não o medo mas o receio em arriscar o que é novo por estar muito preso no passado.a técnologia esta ai,graças a Deus rs, e temos sim q nos beneficiar dela,se não ficaremos pra trás.

    DENISE ROCHA 30839 (VESPERTINO)

    ResponderExcluir
  155. Cabe ao professor de EF, trabalhar esses assuntos na aula de forma positiva mostrando ao aluno que a tecnologia facilita o estilo de vida.Porem durante a aula e preciso orientar e articular esse tipo de globalização essa crescente da tecnologia que muito das vexes atrapalha a aula ou pode servir de assunto para a aula, fica claro que precisamos evoluir junto com essas tecnologias para aborda seus resultados e suas significâncias no processo de construção da vida do sujeito.

    rodrigo dos santos RA:25613

    ResponderExcluir
  156. Agora na era da modernidade com a globalização, os professores devem explorar esse campo á favor de das aulas em ambas partes, pois não temos como combater. Assim ficaremos ligado no mundo deles, ensinando o que é necessário no ensino através dessa ferramenta tão poderosa e moderna. Muitos professores devem deixar o pré conceitos de lado e ter um maior interesse e curiosidade para buscar coisas novas, pois pois querendo ou não essa mobilidade pode nos unir ou nos afastar dos alunos. Simone tarde RA 25500

    ResponderExcluir
  157. a tecnologia faz parte do video teoria das coisas e esta relacionada diretamente ao consumismo pois no mercado ja ha tecnologia dez anos a frente tecnologia lançada paulatinamente para incentivar o ato de comprar o mais moderno.

    Douglas dos Santos Ribeiro ra:39596

    ResponderExcluir
  158. a tecnologia faz parte do video teoria das coisas e esta relacionada diretamente ao consumismo pois no mercado ja ha tecnologia dez anos a frente tecnologia lançada paulatinamente para incentivar o ato de comprar o mais moderno.

    Douglas dos Santos Ribeiro ra:39596

    ResponderExcluir
  159. Colegas,

    Se somos desafiados e temos a função de formar indivíduos não consumistas, cidadãos críticos e pensantes, pergunto: Aulas à distância? De que forma se dá uma aula de Educação Física na escola à distância?

    Carla Hortelan - 18715

    ResponderExcluir
  160. Descordo de vc Marcos Vasconcelos, devemos aplicar atividades físicas modernas e não antigas, mas muito mais que isso é trabalhar nas aulas outros aspectos para o desenvolvimento completo do aluno e para isso podemos sim utilizar coisas modernas associado ao aprendizado. certo? Simone tarde RA 25500

    ResponderExcluir
  161. Viver no mundo da internet o tempo todo, é um vício, vejo desta forma não é necessario ficar escravo da tecnologia, dependendo de tudo, usar como ferramenta p/ desenvolver uma determinada buscar é sabio, agora chegar ao ponto de ñ saber separar é grave.È importante que o Educador(EF)e a própria diciplina, consiga interferir,através de seus conhecimentos mostrando e dispertando interesse pela prática do movimento, onde possa agregar e inovar seus desenpenhos respeitando suas diferenças e seus limites, e cada dia estimulando a novas buscas positivas.
    Roseni RA: 25648

    ResponderExcluir
  162. Concordo com Cristiana da Silva, onde cita que internet deve ser uma ferramenta a mais. Mas não podemos deslumbrar-nos com a pesquisa na Internet e deixar de lado outras tecnologias. A chave do sucesso está em integrar a Internet com as outras tecnologias - vídeo, televisão, jornal,livros,computador. Integrar o mais avançado com as técnicas já conhecidas, dentro de uma visão pedagógica nova, criativa, aberta.
    Adriana felipe vespertino RA 29693

    ResponderExcluir
  163. Alguns sujeito não vive sua vida, vive a vida do outro (quer fazer o que outro faz, vestir-se como o outro). o prof. de EF pode usar o cyberMundo para comunicar pesquisar e atualizar, fica mais facil para comunicação.
    Márcio Honório RA: 25384 vespertino

    ResponderExcluir
  164. A globalização interfere sim a tecnologia esta voando a cada dia que passa um produto novo e lançado ou ate podemos dizer a cada minuto que se passa um produto novo e lançado cada vez mais "Rafinhas aparecendo" nos professores devemos estar bem atentos com tudo isso nao podemos ignorar a twecnologia.
    Bruno henrique c. pereira ra:34489 manhâ

    ResponderExcluir
  165. Temos que usar os avanços da tecnologia a nosso favor,e aproveitar as vantagens que esses(como Rafinha nos propôs) ,o interesse no mundo deles os Cybermundo,querem se divertir e inovação para o nosso cotidiano,e paz parte da vida dos prof e alunos.
    Andressa aparecida RA:26908 Noturno.

    ResponderExcluir
  166. Não concordo com o Amigo Marco RA:28886, a EF, precisa de socialização de contato fisico afinal estamos falando de EF, que tem como objetivo, atividades que envolver contato, e referente as criticas devemos usar-las para construção positivas, não destruitivas.(o que precisamos é avaliar).
    Roseni RA:25648

    ResponderExcluir
  167. Nós prof´s de ed física devemos nos preoculpar em inovar trazer novas ferramentas novos tipos de chamar a atenção,reciclar é a palavra chave assim como a Fabiana Da Silva Vespertino RA:25379 diz:devemos sair do comodismo...e explorar os beneficios que a internet nos trás.Esta aula pra mim é uma inovação,de quantas aulas vocês participaram que o professor estendeu a aula para uma dinâmica desse tipo...devemos nos atualizar não só para as novas tendências mas também para as novas crianças que estão cada vez mais ligadas e dominando a internet e suas modernidades.
    Felipe Branco RA:36853

    ResponderExcluir
  168. Nos podemos sim usar esta globalização ao nosso favor ,porque a aula de EF não é somente quadra, então o professor de EF pode colocar esses Rafinhas pra pesquisar estudar, descobrir coisas que a internet acaba enfim no ajudando para fazer pesquisas e assim aumentando a curiosidade da pesquisa e conhecer vários assuntos relacionados a a aula de EF.
    Porque nos mesmo não sendo criado nesta geração estamos acabando sendo influenciados a vivenciar o mundo com o Cybermundo
    Fabiane Delicia (RA 25539)

    ResponderExcluir
  169. Nós como professores de EF podemos usar a internet ate mesmo para desenvolver aulas com maiores conhecimentos para nosso alunos, e fazendo eles terem o interesse de pesquisar, e enfim assim influencia o desenvolvimento deste aluno ate nas outras matérias que precisam ter pesquisas.
    Solano Chaves (RA 27229)

    ResponderExcluir
  170. Concordo com o Leosmar, Pois podemos aproveitar da cibernética para dar aulas modernas e trazer o aluno a interagir com culturas e esportes de outros países, que sem a internet os alunos teriam difícil acesso e interesse em conhecer.
    Fabiane Delicia (RA 25539)

    ResponderExcluir
  171. Olá colegas, acho sim que as aulas possam ser virtuais, mas não no ambito escolar, se tratando de alunos já graduados(PROFEESORES) as aulas virtuais podem ser usadas como FERRAMENTA.
    Em carater escolar não, acho que a presença do professor, a interação entre alunos e professor, o ambiente da aula de EF ainda pode render frutos para alunos e professores. Mas eese meio está mais próximo do que pensamos, temos que nos preparar. Eduardo Neto (tarde RA 41477)

    ResponderExcluir
  172. Lendo os comentarios aqui colocados, gostei do comentario da Carla Hortelan - 18715, coerente, parabéns.

    ----------

    Incentivar o uso da tecnologia as nossas crianças com o objetivo do seu crescimento é ótimo, mas se ela não for "assessorada", "assistida" e pq não dizer "vigiada" as tecnologias somente servirão para brincadeiras, ou para q elas sejam/façam vítimas.

    Júlio Novo - RA 25355

    ResponderExcluir
  173. A Ed. Fís e o Prof. De Ed. Fís. pode se relacionar através de conteúdo do cybermundo aplicado nas aulas, assim traz ás aulas a globalização.Márcia Priscilla RA: 37680

    ResponderExcluir
  174. CONCORDO COM O MAURICIO, ACHO QUE PODEMOS USAR A TECNOLOGIA PRO NOSSO FAVOR ! INTEGRANDO NOSSAS AULAS COM A INTERNET.

    GUILHERME KENDI KITADAI 26775

    ResponderExcluir
  175. Sou a favor do o Leosmar e Ivani disse, o profº de educação física tem que usar essa ferramenta a seu favor, porque a sociedade em que vivemos muda tão rápida, e o professor precisa acompanhar esse ritmo também e se beneficiar dessa tecnologia proporcionando uma variedade de informações através de pesquisa a favor das aulas de educação física.
    BOY VESPERTINO RA 26252

    ResponderExcluir
  176. A tecnololigia pode sim atrapalhar o profissional da ed, fisica. As pessoas ja estão "consumindo sem sair de casa sem esforço nenhum". teve sim achar maneira de trazer a tecnologia a nosso favor.

    geisa almeida 26506 manhã

    ResponderExcluir
  177. A maneira de ultilizar os computadores sabendo que as informações chegam tao rapido as pessoas, temos que saber usar isso de forma produtiva.

    geisa almeida ra:26506 manhã

    ResponderExcluir
  178. A globalização é algo inerente na vida da nova geração. É impossível desassociar a globalização da nova geração, como a do Rafinha, pois como é mostrado no vídeo, isso passa a ser natural. Logo, a Ed. Física não pode se relacionar com o sujeito sem considerar a presença da globalização. Portanto, acredito que o correto é considerar a globalização como parte integrante na sociedade, quase como um organismo vivo, pois só assim, o relacionamento escola x aluno pode ser bom. Negar ou então ignorar o CyberMundo não deve ser o melhor caminho, pois o tempo corre, a história sofre mudanças e devemos acompanhá-la.

    Eduardo Mazotti Garcia
    Matutino
    25.412

    ResponderExcluir
  179. Acredito que os “Rafinhas” por viverem no Cyber Mundo como o próprio vídeo expressa, eles vão à busca de mais e mais tecnologia e liberdade de expressão sendo os próprios protagonistas e produtores podendo criar, publicar, expor pensamentos, personalidade entre outras várias possibilidades podendo criar um mundo além da imaginação, conectando pessoas em qualquer parte do mundo em segundos, recebendo noticias, fotos, arquivos..
    A web tem a maior biblioteca do mundo com milhões de artigos fazendo que os interesses os diferentes assuntos sejam esclarecidos sem ao menos precisar fazer qualquer curso, faculdade, intercambio e etc...E isso faz com que as pessoas recebam as noticias antes mesmo que a TV divulgue, hoje todas as pessoas podem ditar o que será ou poderá ser tendência no mundo (moda, noticia, ritmos) e tudo SEM qualquer custo...
    Enfim, nós da Educação Física ainda temos uma vantagem sobre o mundo Virtual que são as emoções quando fazemos a prática de uma atividade física que nos dá prazer, portanto a criatividade, a inovação, o conhecimento e a prática farão toda a diferença em nossas aulas...além de termos por obrigação compartilhar conhecimento e aprender juntos...com isso construir o conhecimento e as práticas corporais, não há como melhorar sua qualidade de vida ou saúde mental e corporal pela REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES...

    Espero muito que nunca desistamos de nossa profissão e de nossos alunos e que cada dia tenha que superar um novo desafio para que a Educação Física tenha sempre esse gostinho de quero mais....

    NÓS SOMOS UNICOS, PORÉM A TODO O MOMENTO QUEREMOS UMA BOA COMPANHIA PARA COMPARTILHAR MOMENTOS ESPECIAIS...

    Felipe Trevizan – RA: 31998 (NOTURNO)

    ResponderExcluir
  180. A globalização esta por todo mundo, as tecnologias virtuais, computadores, midia, hoje em dia nós temos acesso ao mundo na palma da nossa mão, esperar mais o que da humanidade??
    Nós como professores da Ed. Física acho de extrema importância a era tecnológica, digital, más não devemos deixar de lado alguns valores como o contato humano, a prática da atividade física, usando como ferramentas de trabalhos essas tecnologias que temos em nossas vidas e nos ajundam muito e peças quase que inseparavéis da nossa vida.
    Carlos Nuñez - RA: 25527 (noturno)

    ResponderExcluir
  181. O ser humano vem em uma constante linha evolucionária dentro da ciência e da tecnologia.Nós como professores não podemos nos acomodarmos, devemos estar sempre dispostos a aprender e a nos adaptarmos a todo instante. Cabe a nós, professores de ed. física, formadores de opiniões estimularmos nossos Rafinhas, a usarem todas essas "novas" ferramentas em seu favor.
    Saulo Brasil Freitas RA 29164

    ResponderExcluir
  182. Podemos sim trabalha com o avanço da globalização sem afetar nossa profissão e ate nossas aulas, pois com o uso da internet podemos incentivar nossos alunos a pesquisar e ate mesmo fazer blogs de pesquisa para sua escola como é feito na aula do Mario

    Camila Alves (RA 26498 )

    ResponderExcluir
  183. Comentário a João Venâncio,

    Bom muitos valores familiares vem se perdendo com o mundo globalizado, ensinar hoje torna-se complicado pois as informações vem transbordando por todos os lugarem, as crianças hoje estão muito a frente de muitos adultos, pois enquanto estamos preocupados em manter a familia trabalhando e trabalhando, o que essas crianças estão fazendo? Estão sendo bombardiadas de informações então já possuem um grande conhecimento pela faixa etária em que estão, por isso acredito que muitas coisas que vamos ensinar as crianças temos ter grande base de conhecimento e ficar a aberto a supostas divergências de opiniões, não existe mais a questão dogmatica onde o que o professor fala está exato e é a mais pura verdade, o conhecimento pode ser formado de inumeras formas . Com isso temos que compartilhar e construir o conhecimento com as crianças aprender brincando e não adianta fazer o conhecimento descer pela garganta das crianças por que somos cobrados de seguir uma série de "Cronogramas, planejamentos e etc...." É mais fácil atende a uma necessidade delas e a partir disso apresentar mais possibilidades de conhecimento.
    Ex.: Fazer uma criança aprender a nadar se ela não gosta da pratica, só faz por que os pais dela são extremamente ocupados e enchem as crianças de atividades que julgam necessárias e fazem com que participem dessa e outras praticas.
    Eu pergunto será que essa criança q não quer fazer a prática ela vai aceitar aprender os 4 estilos da natação? OU sobreviver na água para esta criança ja se torna o sulficiente?
    Agora será que os pais querem que eles aprendam a sobreviver na agua ou vão cobrar os professores e as instituições de ensino que façam que seus filhos aprendam os 4 estilos?Pois em nossos empregos somos a todo tempo cobrado a ter postura, conhecimento e fazer com que as crianças desenvolvam as práticas com exito?

    Fica a questão, que o professor falou em sala para que jogar amarelinha? Simplesmente para jogar amarelinha como uma pratica da cultura.

    hauhauhauah esse Mario é otimo parabéns!!!!

    Felipe Trevizan RA: 31998

    ResponderExcluir
  184. Com certeza Alex,a tecnologia faz parte da nossa vida, porem,a condicao de sedentario pode trazer prejuizos bem maiores para as criancas.SERGIO PIPOLLI RA 26374 MANHÃ

    ResponderExcluir
  185. Com certeza Alex,a tecnologia faz parte da nossa vida, porem,o sedentarismo a qual ela pode proporcionar, trara prejuizos para suas vidas.SERGIO PIPOLLI RA 26374 MANHÃ

    ResponderExcluir
  186. A globalização vem se interferindo muito em nossas vidas, resultando assim em um mundo cheio de tecnologias, que por sua vez atinge milhares de pessoas, modificando sua formação e se tornando cada vez mais geração C. Acredito que a EF pode ser sim uma ferramenta que nos ajudará ao decorrer das aulas , pois ao indagar no CyberMundo serão muitas vezes beneficiados com as informações adquiridas , podendo assim trazer para as aulas levantamentos das suas opiniões ,criticas , o concordar ou descordar com algo, assim transformando o papel do cidadão na sociedade .
    Priscila ,25427

    ResponderExcluir
  187. Concordo com você Leosmar, todo profissional poderá sim aproveitar essas tecnologias a favor de oferecer aos alunos novos conhecimentos, mudando a formação de saberes do individuo. Priscila, 25427

    ResponderExcluir
  188. A globalização vem se interferindo muito em nossas vidas, resultando assim em um mundo cheio de tecnologias, que por sua vez atinge milhares de pessoas, modificando sua formação e se tornando cada vez mais geração C. Acredito que a EF pode ser sim uma ferramenta que nos ajudará ao decorrer das aulas , pois ao indagar no CyberMundo serão muitas vezes beneficiados com as informações adquiridas , podendo assim trazer para as aulas levantamentos das suas opiniões ,criticas , o concordar ou descordar com algo, assim transformando o papel do cidadão na sociedade .
    Priscila ,25427

    ResponderExcluir
  189. A educação física se relacionar com o cybermundo é sempre estar atento a todas essas mudanças para assim ter um diálogo de igual para igual com o seu aluno. A globalização de um modo geral tem sido vista no mundo inteiro, de tal maneira que nos mesmo não temos percebidos.Do mesmo modo, o próprio ser humano tem si habituado com essa tecnologia atual e aceitado como ela é de fator.
    Adriano Fernandes RA:29182 VESPERTINO

    ResponderExcluir
  190. Concordo com a Carla Hortelan , não temos que ensinar só as fundamentações técnicas do esporte, mas os valores éticos, como aquele esporte pode agregar para a nossa vida e no convívio com a sociedade.E não ensinar a prática esportiva serve para ficarmos bonitas de corpo para no fim de semana comprar uma roupa bonita que sirva no nosso corpo, sendo assim, estaremos colaborando para o consumismo exacerbado.

    Rodrigo Ruiz

    Ra 33939

    ResponderExcluir
  191. Tendo em vista a globalização, seu sistema capitalista e de consumo, se consumimos por questoes de sobrevivencia a Educação Fisica não é diferente e tao pouco o seu profissional. Nesta dinâmica de interação com o cybermundo, o professor pode apropriar-se da tecnologia a fim de aprofundar os conhecimentos já existentes nos alunos sobre a tarefa/atividade, mostrando aos mesmos ferramentas, mecanismos para tal.

    GUILHERME LOPES RA: 21720 - NOTURNO

    ResponderExcluir
  192. Vivemos na era digital e totalmente moderna, onde a internet é uma das maiores aliadas não só para nós futuros professores como para os alunos nas realizações de trabalho, pesquisa, busca de conhecimento e tais pessoas que não se aliam a essa era podem se considerar desatualizada e fora do mercado. O que devemos fazer é conciliar essa ferramenta com as aulas, mas além de buscar mais conhecimento, pesquisas, vídeos, problemas sociais, atualidades e tornar os alunos mais críticos, devemos mostrar outros valores maiores do que o fato de se torna um consumista, mostrando que é importante acompanhar os avanços tecnológicos, mas também usar essas ferramentas a favor do bem e de possíveis transformações na sociedade, enriquecer os alunos com os conteúdos disponibilizados nessas ferramentas....Débora Ap. Bohnke RA 34924

    ResponderExcluir
  193. Eu acho que de certa forma interfere, isso porque milhares ou até mesmo milhões de RAFINHAS adquirem ainda novos tantas informações em tão pouco tempo que não conseguem diluir de forma natural, tornando-se cada vez mais escravos do progresso tecnológico. Como prof. de Ed. Física a coisa não é diferente a não ser pela necessidade de estar um passo a frente de seus alunos afim de manter sua posição como professor e falar o mesmo idioma .
    ANTONIO BENEDITO RA: 28750

    ResponderExcluir
  194. Acredito que temos que fazer bom uso da tecnologia e usá-la a nosso favor, Rafinha não é um alienado do nosso tempo, ele é tão normal quanto eu e vc, afinal de contas se estamos agora na frente de um computador fazendo atividade para nota é pq tbm nos entregamos ao mundo cyber e nem por isso somos alienados, é uma questão de viver o nosso tempo...
    A Ed. Física pode fazer uso dessa poderosa ferramenta. Afinal vivemos em um tempo que até mesmo os games (Nintendo Wii, como mostrado no vídeo) envolve movimento.
    A tecnologia é muito prática, nos ajuda e muito em muitas situações, mas tbm pode atrapalhar. TATIANA CRISTINA CALLORE – RA.26382 - VESPERTINO

    ResponderExcluir
  195. Li vários posts e acho que minha opinião se assemelha ao da Ivani pois temos que saber dosar e não podar o uso da tecnologia. A Ed. Física envolve movimento e por mais estranho que possa parecer, o mundo virtual pode proporcionar movimento através de jogos, músicas, coreografias, etc. TATIANA CRISTINA CALLORE – RA.26382 - VESPERTINO

    ResponderExcluir
  196. Post de desabafo: Eu já havia postado ontem (12/09) e quando fui ver, o meu post não foi publicado. A tecnologia tbm é falha e temos que prestar atenção a isso pois dispensamos tempo precioso de um 6º sem. (onde temos TCC) para postar e não vemos o nosso trabalho postado. É decepcionante!!! Cadê os posts do dia 12??? TATIANA CRISTINA CALLORE – RA.26382 - VESPERTINO

    ResponderExcluir
  197. Acredito que a Ed.física possa sim utilizar a era tecnologica a seu favor, para espandir o conhecimento dos alunos, através de pesquisas,estudos, videos, musicas, a questão cultural de cada um e muitos outras coisas. mas devemos tomar cuidado pq ela tem um poder muito forte no ser humano, como:o consumo execivo,as discriminações, a alienação e etc. O professor tem sim que se adapitar ao mundo que os alunos vivem e atrailos para uma junção de idéias no contesto aluno e professor, assim um aprende com o outro.
    RAFAEL Antunes RA:26880

    ResponderExcluir
  198. Bom pessoal sabemos que hoje em dia fica dificil viver sem a tecnologia digital, pois ela esta cada vez mais envolvida no nosso cotidiano.Mas devemos saber que estamos sendo sufocados por essas parafernalhas de tecnologias e cada vez mais consumistas da mesma.
    Mas como não conseguimos entrar na contramão dessas tecnologias,podemos aprender a usa-las para complementar os estudos e as aulas de Educação Física que iremos ministra

    nome:Italo da Silva Magalhães RA:25342

    ResponderExcluir
  199. Cara Tatiana, é decepcionante mesmo ver que as pessoas cobram por uma coisa que já foi justificada e explicada com antecedência.
    Os seus post's estavam pendentes junto com o de muitos outros usuários do presente blog.
    O detalhe mais importante é que o prazo para as postagens entrarem no ar é de até 3 dias, para facilitar a vida dos usuários e em respeito aos mesmos, foi publicado na página "status das atividades", a quantidade de postagens Recebidas e Pendentes, local que pelo visto você não acessou.
    Att A moderação

    ResponderExcluir
  200. não acredito que somos escravos da tecnologia, mas sim que deixamos ela ser mais importante e por isso a tratamos como principal ferramenta. temos que ter a internet como ferramenta mais não a unica opção e discordo do regis e do walace pois creio que nada substitui um professor te mostrando coisas diferentes, te explicando matérias, tirando suas duvidas pessoalmente e o bacana das aulas são as discuções que sempra tem, o confronto de idéis na hora.
    Rafael antunes RA:26880

    ResponderExcluir

Digite seu comentário, escolha a opção anônimo e ao finalizar o seu comentário, por favor informe seu nome completo e R.A.